+55 (44) 9 9846-8412

Educação min

Tecnologia na Educação: Principais Tendências para o Ensino

Podemos dizer que a educação passou por duas revoluções nestas últimas décadas. Uma foi resultado de reflexões sobre novas abordagens pedagógicas e a outra, ainda em curso, têm sido consequência do avanço tecnológico, que possibilitou o surgimento de novas ferramentas de ensino. 

A tecnologia na educação já é um tema que une educadores em todo o mundo, e por isso vamos entender como essas novas práticas ajudam no processo de aprendizado de crianças e jovens.

Nesse artigo veremos mais detalhadamente o papel que a tecnologia exerce na educação.Vamos compreender também a sua importância para o surgimento de uma sala de aula mais inclusiva e igualitária, e ainda veremos quais os benefícios que novas práticas pedagógicas trazem para o processo de aprendizagem. Por fim, vamos conhecer as principais tendências para o ensino. 

A tecnologia na educação

Você já deve ter percebido que as novas gerações utilizam a tecnologia de uma forma muito diferente das anteriores. 

O uso de aparelhos como smartphones, tablets, notebooks hoje em dia faz parte da rotina, do dia a dia deles e é muito comum falarmos que as crianças de agora já nascem aprendendo a usar o celular.

É nesse contexto que o tema tecnologia na educação se insere. Professores passaram a entender que a sala de aula do passado precisava ser atualizada, caso contrário os estudantes perdem cada vez mais o interesse no ensino tradicional, engessado, e sem foco em inclusão e participação.

O principal objeto desta atualização tem sido a tecnologia, mais especificamente as ferramentas tecnológicas surgidas nestas últimas décadas. Assim, a tecnologia na educação surge para promover uma sala de aula mais dinâmica, participativa e inclusiva, com enfoque em problemas práticos, voltados para a realidade e para o dia a dia dos estudantes.

Isso significa que a tecnologia na educação surgiu para substituir o professor? Ou para substituir as interações humanas? 

Claro que não! 

O uso de ferramentas tecnológicas serve para aperfeiçoar as interações humanas e para que isso aconteça é essencial que tenhamos bons e atualizados educadores à frente destes novos processos de ensino e de aprendizado.     

A importância da tecnologia na educação

Desta forma percebemos o quão importante tem sido a inclusão de novas abordagens tecnológicas para a educação como um todo.

É importante para criar novas gerações capazes de lidar com todas as potencialidades que as tecnologias oferecem para a sociedade. 

A tecnologia na educação também é uma importante aliada das novas práticas pedagógicas, que foram surgindo para aperfeiçoar a relação professor e aluno, relação esta que estava sendo colocada em xeque por conta de um sistema de ensino tradicional, focado somente no professor, e que não valorizava a existência de um estudante participativo, com vontade própria e livre para pensar e decidir sobre as suas escolhas.

A tecnologia vem tendo um papel muito importante quando pensamos no acesso cada vez mais abrangente de crianças e jovens ao sistema de ensino. A Educação à Distância e ferramentas como videoaulas e materiais pedagógicos online vem deixando a educação cada vez mais democrática e inclusiva.

Os benefícios do uso da tecnologia na educação

Seja para crianças, jovens ou adultos, o uso correto de tecnologias no processo pedagógico só traz benefícios, tanto para alunos quanto para professores. Vejamos alguns destes:

Educação não está mais limitada à sala de aula

Uma das grandes revoluções no sistema educacional veio a partir desta ideia do ensino para todos, sem limitação de lugar e de espaço. 

Novas tecnologias, como notebooks e smartphones, além do surgimento e popularização da internet, possibilitaram que estudantes nas mais diversas localidades, sejam na zona rural, ou em alguma cidade muito distante, pudessem participar igualmente do sistema de ensino, assistindo aulas e interagindo com professores.

Facilidade de acesso aos materiais didáticos

Se no ensino tradicional o estudante é refém somente do livro didático, com o surgimento das novas tecnologias, há uma pulverização dos conteúdos pedagógicos. 

E-books, videoaulas, podcasts, seminários online, todas estas ferramentas nascem para facilitar o acesso dos estudantes aos materiais e conteúdos escolares e para dinamizar o processo de aprendizado, que agora é flexível, ou seja, o estudante estuda em seu tempo, tendo autonomia para escolher o melhor momento para assitir um vídeo ou escutar um podcast sobre o assunto dado naquele dia.

Inclusão

Um dos grandes benefícios das tecnologias no processo educacional é que ele gera inclusão. 

Ferramentas tecnológicas podem e devem ser usadas para beneficiar estudantes com necessidades especiais, ajudando-os a superarem as barreiras do ensino e auxiliando para a construção de um ambiente escolar inclusivo e democrático.

Aumento de produtividade

As novas tecnologias ajudam professores e alunos a administrarem melhor o tempo, criando um ambiente propício para a melhora na produtividade. 

Se antes perdíamos muito tempo com coisas burocráticas, hoje em dia as ferramentas tecnológicas aperfeiçoaram de tal forma as práticas de ensino que há muito mais tempo para o aprendizado e para troca de experiências entre estudantes e professores.

As principais tendências da tecnologia na educação

Agora que já sabemos os benefícios que o uso de ferramentas tecnológicas promove no processo de ensino, vamos conhecer as principais tendências tecnológicas para utilização na educação.

Gamificação

Uma das ferramentas tecnológicas mais usadas em sala de aula (e na educação corporativa também) é a gamificação, que consiste em adicionar técnicas e dinâmicas de jogos no processo pedagógico. 

O uso de jogos digitais na sala de aula serve para gerar motivação, engajamento e participação dos estudantes, que se vêem incentivados a resolverem problemas através da participação coletiva e de ajuda mútua. 

Incorporar games na estratégia de ensino gera muitos benefícios, como criatividade, motivação, incentiva o trabalho em equipe e ensina o aluno a ser persistente.

Realidade aumentada

A RA, realidade aumentada, já faz parte de muitas práticas pedagógicas, e consiste em utilizar a tecnologia para incorporar elementos reais ao ambiente virtual, ou vice- versa. 

Para visualizar melhor seu uso, podemos lembrar o famoso jogo Pokémon GO, que fazia milhares de crianças e adultos procurarem pelas ruas os bonequinhos fofos.

Podemos usar a RA nas escolas em disciplinas diversas, como em Geografia ou História. Imagina uma aula sobre a proclamação da República, onde o estudante pode com o uso do Smartphone ter acesso a imagens da geografia da época, ou dos locais principais, ou ainda dos personagens mais importantes.

Realidade virtual

A RV, ou realidade virtual, também é uma tendência tecnológica para uso na sala de aula. Diferente da RA, que mantém o estudante no mundo real, a realidade virtual provoca a imersão completa do usuário em um ambiente virtual. 

Assim, a RV tem sido utilizada em diversas disciplinas, como História, por exemplo. Com o uso de RV podemos hoje em dia visitar uma civilização antiga no Egito e ajudar a entender a sociedade da época, ou um acontecimento histórico relevante.

Videoaulas

A utilização de videoaulas aperfeiçoou bastante todo o processo de ensino e aprendizagem, pois possibilitou que professores criassem conteúdos especiais que ficassem armazenados para sempre, ou por tempo determinado, permitindo que estudantes acessassem seu conteúdo a qualquer momento e em qualquer lugar. 

A ferramenta das videoaulas auxiliou muito o processo de democratização do ensino, abrangendo e muito a quantidade de pessoas afetadas pela inclusão educacional. 

Do ponto de vista mais técnico, as videoaulas são ótimas ferramentas de ensino, e pode ser feita para complementar um assunto, para tirar dúvidas, para explicar algum tema específico, para correção de provas e exercícios, ou para interação com os estudantes, caso seja feita através de transmissão ao vivo.

Recursos multimídia

Falamos aqui da importância do e-book como material de aula, não é verdade? 

O e-book, bem como outras mídias como áudios, PowerPoint e animações servem para aperfeiçoar os conteúdos didáticos, servem também para diversificar o processo de ensino, gerando novas possibilidades de aprendizado, enriquecendo a experiência do aluno e serve para facilitar o acesso do estudante ao conteúdo, que agora não é somente físico, mas também virtual, e estão guardados na nuvem para todos acessarem quando quiserem. 

Cultura Maker

A cultura maker nasce com aquela proposta bem famosa do faça você mesmo. 

Na educação isso consiste em aulas menos teóricas e mais práticas, com professores utilizando todas as ferramentas tecnológicas para gerar situações práticas de aprendizado aos estudantes. 

Saem as aulas teóricas e monótonas e entram as aulas expositivas, participativas, e que prezam pela autonomia do estudante na busca pelo conhecimento. As tecnologias ajudam os estudantes a serem mais autônomos e a buscarem por conta própria o conhecimento através de informação.  

Conclusão 

Vimos aqui o quão importante tem sido o papel da tecnologia na educação. A revolução tecnológica afetou de uma forma muito poderosa todo o sistema de ensino, e hoje em dia é impossível pensar em uma sala de aula moderna sem o uso de ferramentas tecnológicas.

Entretanto, de nada adianta o uso de tecnologias sem um plano e uma estratégia de ensino que a transforme em algo saudável e produtivo para professores e, sobretudo, estudantes.

As ferramentas tecnológicas só proporcionarão resultados se houver a mão de um grande educador por trás acompanhando e ajudando a tecnologia a servir da melhor maneira à educação.

E você, qual a sua experiência com a tecnologia no processo pedagógico?

Confira outros conteúdos como este em nosso blog!

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados