(44) 9 9846 - 8412

Educação

Compartilhar:

Revolução digital: O que é? Vantagens? Como afeta a educação?

Todos nós já fomos estudantes na vida e sabemos o quanto a palavra revolução teve impacto para o progresso do nosso planeta. Revolução Francesa e Revolução Industrial são alguns exemplos. 

Todas as revoluções tiveram um papel histórico ímpar. Outra revolução, está ainda em curso, tem gerado muitas mudanças na sociedade e na educação. Estamos falando da Revolução Digital.

Neste artigo vamos entender o conceito por trás da revolução digital, quais as vantagens e desvantagens que ela trouxe para a sociedade e principalmente, como ela tem afetado a educação e as novas formas de se pensar a relação ensino e aprendizagem.

Revolução digital

Imagem

A revolução digital nasce de uma série de situações marcantes para o mundo. Desde a década de 1980, quando os computadores passaram a fazer parte de nossas vidas, que o termo já ganhava forma. Na década seguinte, com a internet ganhando espaço, a ideia de revolução já estava nas discussões acadêmicas e se popularizou na sociedade.

Mas foi nos anos 2000 que o termo de fato ganhou poder, com a criação ou popularização de notebooks, tablets, smartphones, relógios inteligentes, e todo um leque de equipamentos e de novas mídias.

Resumindo, A revolução digital é isso, é este momento histórico onde o mundo é conectado por cabos invisíveis de internet, que une pessoas de todos os cantos do planeta, e que é representado por aparelhos e mídias inteligentes que já indicam tendência para um futuro cada vez mais parecido com o que víamos nos filmes de ficção científica.

Podemos caracterizar a revolução digital com algumas palavras chaves:

  • Internet;

  • Inteligência artificial;

  • Robotização;

  • Smartphones.


As vantagens e desvantagens da revolução digital

Imagem

É evidente que uma mudança tão profunda no modo de vermos e vivenciarmos o mundo trouxe grandes vantagens para o nosso dia a dia. Evidente também que desvantagens surgiram.

Vantagens da evolução digital

  • Internet das coisas;

  • Acesso à informação;

  • Mundo mais eficiente;

  • Inovação;


Internet das coisas

Quando pensamos em uma grande mudança que proporcionou ao mundo grandes benefícios, chegamos logo ao conceito de internet das coisas, a internet atual, que transforma a nossa relação com os outros e com o mundo. 

Do nosso smartphone temos total controle sobre nossas vidas, possibilitando a comunicação com amigos, família e conhecidos, e possibilitando a divulgação de nossas opiniões e ideias para todo o mundo, sem obstáculos.

Exemplos do que a internet das coisas permite fazer

  1. Gerenciar sua conta no banco pelo celular;

  2. Ter acesso a dados de sua saúde através de aplicativos;

  3. Comprar ingressos para cinema, ou shows;

  4. Pagar contas;

  5. Aprender idiomas;

  6. Visitar museus.


Acesso à informação

A revolução digital foi responsável por outra revolução, menor e mais segmentada, que diz respeito ao modo como a informação é gerada e difundida pelo mundo. 

Se antes éramos reféns da televisão e dos jornais, hoje em dia a informação é alimentada e difundida por cada um de nós, que nos transformamos em potenciais jornalistas e replicadores de informações.

Se antes para uma informação viajar de um continente para outro demorava dias ou semanas, agora temos a propagação de informações sendo feita em milésimos de segundos.

O acesso à informação proporciona sociedades mais preparadas para se defender dos males sociais. A informação também é uma arma no processo de construção da cidadania e do processo de ensino.

Mundo mais eficiente

Para você que viveu nos anos 1980 ou 1990, as lembranças de como era o mundo não são nada boas. Telefones fixos que custavam muito caro, ter que ir presencialmente resolver qualquer pendência burocrática, precisar pegar livros e mais livros na biblioteca para estudar, ou alugar uma fita VHS para assistir um filme. Era um mundo cheio de falhas e inconvenientes.

Com a revolução digital e a automação das máquinas, criamos e estamos criando um mundo muito mais eficiente, onde você praticamente não precisa sair de casa para resolver a maior parte dos problemas e pagar quase todas as suas contas.

Inovação

Estamos vivendo a era da inovação no mundo. A revolução digital nos permitiu vivenciar experiências como Uber, Ifood, Spotify, Instagram, aplicativos de hotéis, de reuniões, de adestramento, de gerenciamento de empresas, aplicativos de saúde.

Sim, vivemos em um mundo recheado de inovações, nas comunicações, na tecnologia, nos serviços e nos produtos, cada vez mais inovadores e completos.

A indústria vem levantando essa bandeira da inovação, mas todas as áreas têm buscado gerar inovações, e a educação é uma das áreas que mais vem se beneficiando da revolução digital.

Leia também:

Inovação na educação: Como a gamificação ajuda no aprendizado

Desvantagens evolução digital

O mundo atual, marcado por transformações profundas nas tecnologias e nas experiências sociais, também tem gerado desvantagens que podemos perceber visivelmente.

  • Desigualdade tecnológica;

  • Poluição ambiental;


Desigualdade tecnológica

Sim, a revolução digital potencializou um problema que a sociedade já vinha passando, que é a crescente desigualdade social e tecnológica. 

Enquanto ricos podem vivenciar todas as vantagens da revolução digital, através de smartphones de última geração, notebooks, relógios inteligentes, tablets e aparelhos inteligentes, pessoas menos abastadas não conseguem sequer adquirir uma internet rápida.

Poluição ambiental

Não há como negar que a revolução digital trouxe para o mundo um aumento considerável de poluição ambiental, criando inclusive um novo tipo de lixo, ainda mais nocivo para os homens: o lixo eletrônico.

As fábricas cada vez mais produzem máquinas, equipamentos e aparelhos para serem substituídos em curto prazo e assim vamos gerando para o mundo cada vez mais lixo.


Como a revolução digital afeta a educação

Imagem

Como já foi dito, a educação está sendo uma das maiores beneficiadas da revolução digital em curso no mundo. Isso por causa de uma série de motivos.


Uma nova relação ensino e aprendizagem

O uso de novas tecnologias e novos recursos de aprendizagem como vídeo aulas, gamificação, uso de tablets, computadores e smartphones, transformou a relação existente entre ensino e aprendizagem e entre professor e aluno.

Vivemos hoje um momento onde estudantes são protagonistas de suas jornadas pedagógicas, e os professores possuem agora uma função (ainda essencial), de intermediar e oferecer suporte, atenção e mediação ao estudante na sua relação com as novas práticas de ensino e de aprendizagem.

Nessa nova conjuntura os professores instigam os estudantes a buscarem conhecimento e informações das mais diversas fontes, criando futuros cidadãos mais cientes de seu papel no mundo.

Acessibilidade maior de ensino

Mesmo entendendo que ainda há um pequeno abismo entre o ensino produzido em escolas privadas e escolas públicas, é evidente que a revolução digital deu uma contribuição muito grande no acesso ao aprendizado. 

Se antes os estudantes precisavam se deslocar de casa para a escola para adquirir conhecimento, hoje em dia com vídeo aulas e atividades online estes mesmos estudantes conseguem acessar o mesmo conhecimento, só que agora de qualquer lugar do mundo.

Não há mais a barreira física. Você pode ser um estudante de uma grande cidade ou você pode ser estudante de uma cidadezinha do interior, que ambos terão acesso aos mesmos materiais de estudo.

Estudantes melhores preparados para o futuro

Um dos maiores legados da revolução digital será a criação de uma nova geração de estudantes muito mais preparados para as demandas do futuro. Temos uma geração formada por jovens que dominam as tecnologias, as redes sociais, todas as novas formas de comunicação e que possuem uma facilidade muito maior de absorver informações de diferentes meios.

Com estas características fica claro que as novas gerações nascerão preparadas para as demandas do futuro, seja na área profissional, seja na área humana.

Maior facilidade de aprendizado

Com as novas tecnologias e os novos recursos utilizados por professores no processo de ensino, os estudantes sentem muito mais facilidade no ato de aprender. As atividades, mais lúdicas e interativas, aceleram o processo de aquisição de conhecimento, fazendo que crianças e jovens aprendam cada vez mais facilmente e de forma mais prazerosa.

A revolução digital ofereceu a base para a construção de uma educação mais flexível, interativa, lúdica e integrativa. Essa educação proporciona aos estudantes protagonistas do processo de aprendizado, além de estudantes proativos, mais cientes de seu papel no mundo e mais criativos.

Conclusão

Entender de fato o legado que a revolução digital vai deixar para nós é tarefa para daqui a muitos anos. Ainda estamos vivendo este período de mudanças tecnológicas e essas mudanças vêm surtindo efeitos em áreas como a educação.

A relação ensino-aprendizagem passa por uma mini revolução, com o uso de novos recursos e novas tecnologias. 

Professores e estudantes ainda estão na fase de entenderem estas mudanças para com isso encontrar os melhores métodos de ensino e de aprendizagem, tão essenciais para a construção de um futuro mais promissor na nossa educação. 

Leia outros conteúdos como este em nosso blog. Até a próxima batalha.


Compartilhar:

Posts Relacionados

Ver Categoria

Receba conteúdos exclusivo no seu e-mail, como notícias, eventos, ofertas e muito mais.

Por favor aguarde...

Obrigado!

Nosso oráculo recebeu sua solicitação. Fique atento para novidades em seu e-mail.

Solicitação Falhou

Nossos corvos não receberam sua requisição Por favor, tente novamente!

Voltar