+55 (44) 9 9846-8412

Educação 12 min

Gamificação na educação infantil: Veja os impactos dessa metodologia

Se o mundo hoje não é mais o mesmo de décadas atrás, por que então a educação teria que continuar estática, sem processos de evolução? Com este questionamento em mente o sistema pedagógico foi evoluindo gradativamente até chegar a ferramentas como a gamificação, umas das mais produtivas e benéficas para a educação infantil na atualidade.

Neste artigo vamos entender o significado da palavra gamificação, como ela se insere dentro da educação infantil, além de entender todas as mudanças e impactos causados por ela dentro do sistema pedagógico voltado para crianças.

O que é a gamificação e quais seus Impactos na Educação

Para entender o conceito de gamificação, temos que lembrar que a educação mais tradicional tem como base a via de mão única, onde o professor ensina e o aluno aprende, escutando e anotando informações. Esse sistema mais engessado foi sendo questionado ao longo do tempo, até que novas propostas de educação foram sendo pensadas, refletidas e colocadas em prática.

Desse cenário que nascem ferramentas mais lúdicas, que visam deixar o processo educativo mais leve, e, sobretudo, oferecendo mais autonomia e independência para o aluno, que agora deixa de ser somente um receptor, um coadjuvante do processo de aprendizado, e passa a ser protagonista.

A gamificação é uma dessas ferramentas e consiste em trabalhar a educação tal como o modelo usado em jogos recreativos.

A lógica por trás dos jogos carrega elementos que se bem desenvolvidos podem aperfeiçoar sobremaneira o processo de aprendizado infantil.

Cooperação

Jogos em equipe trabalham muito com a ideia de cooperação, pois sem trabalho coletivo muitas vezes não chegamos a lugar algum. Ensinar a criança desde cedo que a cooperação só traz benefícios para a vida é uma das boas qualidades da gamificação na educação infantil. 

Criar jogos onde o objetivo só pode ser conquistado com trabalho em equipe e cooperação mútua entre eles é uma das características que a gamificação traz e que tende a melhorar bastante este aspecto na educação de crianças.

Superação

Um dos elementos centrais de qualquer jogo é a persistência, para que o objetivo final seja alcançado. Nem sempre, ou quase nunca, ganhamos logo de primeira, e é de uma importância única as crianças saberem que somente com superação que conseguimos vitórias nesta vida.

Superar é aprender com os erros cometidos anteriormente, e esse aprendizado que os jogos trazem na sua essência é um dos elementos mais saudáveis no aprendizado infantil. Fazer uma criança entender que uma derrota, ou um dia não tão bom, pode servir de aprendizado para que na vez – ou dia - seguinte as coisas melhorem é uma das características que a gamificação carrega.

Recompensa

O estudo constante traz como resultado uma boa nota em testes e provas, isso já sabemos. Porém essa lógica dentro do universo infantil não é tão atrativa e nesse quesito a gamificação pode contribuir, ao mostrar claramente que a atenção, a concentração e o estudo do jogo trazem como consequência os objetivos alcançados.

Fazer uma criança perceber esta linha de raciocínio através de jogos proporciona um aprendizado muito mais lúdico e com um potencial muito maior para que este conhecimento permaneça na criança por muito tempo.

A gamificação na vida da criança

Transformar uma criança em um ser social não é tarefa das mais fáceis em tempos atuais. Em um contexto onde cada vez mais crianças se isolam em condomínios fechados, dentro de suas casas, em atividades solitárias, a gamificação na educação infantil proporciona uma experiência rica de colaboração mútua, trabalho em equipe e incentivo à coletividade.

Se crianças sabem desde cedo que trabalhar bem em grupo acarreta em resultados melhores, então a tendência é que eles cresçam mais cientes do papel social que eles têm em seus bairros, suas cidades, seus estados e seu país.

O impacto causado por esta mudança de perspectiva para a educação infantil permite que as próximas gerações surjam com características adicionais como senso de colaboração mais aguçado, além de qualidades como persistência, superação e resiliência muito mais sólidas.

A gamificação na prática infantil

Utilizar a ferramenta de gamificação voltada para a educação infantil requer uma série de cuidados e muito conhecimento pedagógico. São várias as possibilidades para o professor inserir jogos no dia a dia da escola.

Storytelling (narrativas)

Umas das características e qualidades dos jogos é a contextualização do game através da contação de histórias. Em games é muito comum antes de se apresentar as missões, os desafios e as recompensas contar a história do jogo, e do que está em jogo. Essa prática de criar histórias aguça a criatividade das crianças.

O professor pode trabalhar coletivamente para criar as missões, as recompensas e também para construir os cenários de cada jogo. Nesse momento, quanto mais lúdico for o ambiente e a história, melhores serão os resultados frente às crianças.

Mas não é necessário o enriquecimento do ambiente, já que o potencial de imaginação das crianças é infinito. O professor, com uma caixa vazia, já pode criar um jogo altamente divertido, incitando as crianças a adivinharem o que poderia ter na ‘caixa mágica’ e quais poderes eles ganharão depois de descobrir a ‘senha’ para abri-la. Essa senha poderia ser trabalhada usando elementos de matemática ou ciências, com figuras geométricas.

Jogos de Tabuleiros

Os jogos de tabuleiro são ótimos para crianças terem noções de regras, além de raciocínio lógico, trabalho em equipe, dentre outras características que o jogo permite ensinar a crianças.

O professor pode gerar um jogo de tabuleiro online, ou via pdf, em caso de ensino remoto, ou usar a criatividade para criar um tabuleiro físico em sala de aula, em qualquer tamanho. Os jogos podem variar, mas dá para trabalhar todas as matérias possíveis, como geografia, história, língua portuguesa, dentre outras.

Os jogos de tabuleiros também podem ser criados adicionando histórias, com explicações, recompensas e missões.

Benefícios da gamificação na educação infantil

São muitos os benefícios da gamificação na educação para crianças.

  • Aguça o senso de coletividade e incentiva a criança a cooperar com seus amigos para alcançar mais facilmente os objetivos, seja do jogo, seja da vida;

  • Incentiva a criança a entender que hoje podemos perder, mas que teremos logo depois outras chances para ganhar. Esse sentimento de resiliência já pode ser apresentado de forma leve e lúdica às crianças;

  • Oferece aos professores e alunos novas perspectivas de ensino, ampliando o leque de possibilidades para troca de conhecimentos;

  • Transforma crianças, ora coadjuvantes do próprio sistema de ensino, em protagonista. Na gamificação há espaço para que as crianças se envolvam diretamente no processo de aquisição de conhecimento;

  •  Aperfeiçoa o foco e o raciocínio lógico nas crianças, já que para sair vitoriosos nos jogos é necessário sempre criar estratégias para ganhar mais pontos, ou para descobrir o esconderijo, etc.

Conclusão

O professor tem na gamificação um poderoso instrumento de ensino, que se bem usado, consegue potencializar ainda mais o processo de aquisição de conhecimento por parte da criança. 

Aprender se divertindo é uma das artes pedagógicas mais desejadas, onde o professor consegue ensinar de forma mais prazerosa e a criança certamente recebe aquele aprendizado com maior leveza, transformando o ensino em uma ferramenta lúdica.  

Para o professor, no entanto, é preciso entender que a gamificação por si só não garante a boa prática pedagógica. Não adianta criar jogos para tornar mais leve o aprendizado se o conteúdo destes jogos de fato não agregar nada à vida educacional desta criança.

Por isso é muito importante que os jogos sejam pensados dentro de uma proposta de ensino, assim seu impacto no processo de aprendizagem infantil será muito maior e mais relevante.

Gostou de saber como a gamificação impacta o aprendizado infantil? Explore outros conteúdos como este em nosso blog, e esteja preparado para os próximos desafios.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados