(44) 9 9846 - 8412

Educação

Compartilhar:

Gamificação na educação infantil: Veja os impactos dessa metodologia

Se o mundo hoje não é mais o mesmo de décadas atrás, por que então a educação teria que continuar estática, sem processos de evolução? Com este questionamento em mente o sistema pedagógico foi evoluindo gradativamente até chegar a ferramentas como a gamificação, umas das mais produtivas e benéficas para a educação infantil na atualidade.

Neste artigo vamos entender o significado da palavra gamificação, como ela se insere dentro da educação infantil, além de entender todas as mudanças e impactos causados por ela dentro do sistema pedagógico voltado para crianças.

O que é a gamificação e quais seus Impactos na Educação

Imagem

Para entender o conceito de gamificação, temos que lembrar que a educação mais tradicional tem como base a via de mão única, onde o professor ensina e o aluno aprende, escutando e anotando informações. Esse sistema mais engessado foi sendo questionado ao longo do tempo, até que novas propostas de educação foram sendo pensadas, refletidas e colocadas em prática.

Desse cenário que nascem ferramentas mais lúdicas, que visam deixar o processo educativo mais leve, e, sobretudo, oferecendo mais autonomia e independência para o aluno, que agora deixa de ser somente um receptor, um coadjuvante do processo de aprendizado, e passa a ser protagonista.

A gamificação é uma dessas ferramentas e consiste em trabalhar a educação tal como o modelo usado em jogos recreativos.

A lógica por trás dos jogos carrega elementos que se bem desenvolvidos podem aperfeiçoar sobremaneira o processo de aprendizado infantil.

Cooperação

Jogos em equipe trabalham muito com a ideia de cooperação, pois sem trabalho coletivo muitas vezes não chegamos a lugar algum. Ensinar a criança desde cedo que a cooperação só traz benefícios para a vida é uma das boas qualidades da gamificação na educação infantil. 

Criar jogos onde o objetivo só pode ser conquistado com trabalho em equipe e cooperação mútua entre eles é uma das características que a gamificação traz e que tende a melhorar bastante este aspecto na educação de crianças.

Superação

Um dos elementos centrais de qualquer jogo é a persistência, para que o objetivo final seja alcançado. Nem sempre, ou quase nunca, ganhamos logo de primeira, e é de uma importância única as crianças saberem que somente com superação que conseguimos vitórias nesta vida.

Superar é aprender com os erros cometidos anteriormente, e esse aprendizado que os jogos trazem na sua essência é um dos elementos mais saudáveis no aprendizado infantil. Fazer uma criança entender que uma derrota, ou um dia não tão bom, pode servir de aprendizado para que na vez – ou dia - seguinte as coisas melhorem é uma das características que a gamificação carrega.

Recompensa

O estudo constante traz como resultado uma boa nota em testes e provas, isso já sabemos. Porém essa lógica dentro do universo infantil não é tão atrativa e nesse quesito a gamificação pode contribuir, ao mostrar claramente que a atenção, a concentração e o estudo do jogo trazem como consequência os objetivos alcançados.

Fazer uma criança perceber esta linha de raciocínio através de jogos proporciona um aprendizado muito mais lúdico e com um potencial muito maior para que este conhecimento permaneça na criança por muito tempo.


A gamificação na vida da criança