+55 (44) 9 9181-2171
+55 (44) 9 9181-2171
Quem trabalha no universo corporativo deve saber que uma das maiores necessidades que as empresas possuem é a de buscar continuamente novas formas de aumentar os seus resultados, de produção e de vendas. Uma das maneiras mais eficazes e novas é a utilização da gamificação nas empresas.
Você sabe o que é gamificação nas empresas? Nesse artigo mostraremos o que é gamificação, qual a sua utilidade para as empresas e como ela pode aumentar os números de seu negócio, tornando-o cada vez mais bem sucedido.
O conceito de gamificação não foge muito à ideia que você provavelmente já possui sobre o termo. Gamificar algo é deixar com elementos dos games, seja no design, nos objetivo, no formato, dentre outras características. O pensamento por trás do termo nasce em 2002 quando um programador britânico teve a ideia de trazer os conceitos e as estratégias dos jogos para o universo das empresas.
Com atividades mais lúdicas e prazerosas a tendência era que a equipe de colaboradores se sentisse mais motivada e se engajasse mais no universo da empresa.
Assim nasce a gamificação interna, que acaba tendo como consequência natural o aumento da produtividade, aumento da produção, e por consequência o aumento de vendas, seja de serviço ou de produtos.
A gamificação também tem uma vertente externa, não tanto voltada para seus colaboradores, mas sim para o seus clientes e potencial público consumidor. Nesse sentido ela ocorre através de jogos que trazem publicidade para a empresa, gera marketing, e engajamento das pessoas, trazendo aumento de vendas como consequência imediata, caso seja bem sucedida.
Uma empresa chinesa criou um jogo de aplicativo que os consumidores teriam que jogar enquanto o comercial da empresa fosse veiculado na televisão. Através do QRCODE os consumidores interagiam com o aplicativo e ganhavam diversos prêmios. O resultado disso foi um engajamento nunca antes visto na empresa, com resultados a curto e médio prazos bem visíveis.
Entender os benefícios que o processo de gamificação pode trazer no ambiente corporativo é mergulhar um pouco dentro do universo das empresas e do trabalho nestas últimas décadas.
As áreas de gestão e de recursos humanos foram as que mais precisaram evoluir nessas últimas décadas no mundo corporativo, para que as empresas não perdessem mercado e também os seus colaboradores.
Cargas horárias exaustivas, trabalhos estressantes e recompensas mínimas deixavam as equipes desmotivadas e a produtividade caía continuamente.
Assim, na busca por formas diferenciadas de engajamento da equipe e aumento de produtividade, nasce a ideia de gamificação, de trazer o universo dos jogos para o ambiente de trabalho.
Os benefícios observados pelas empresas que aderiram ao novo formato de capacitação, de desenvolvimento de equipe e de gestão de empresas foram inúmeros:
Aumento do foco
Os jogos - sejam online, de app ou de tabuleiro, demandam muita atenção e foco por parte dos jogadores para que se consiga vencer uma etapa, subir de nível ou derrotar um inimigo. E se esta dinâmica fosse perpassada para o mundo corporativo? Bem, foi isso que aconteceu e os resultados seguem essa lógica: as equipes ficam mais focadas no trabalho e os colaboradores conseguem ficar presos – de uma maneira positiva – aos seus respectivos trabalhos.
Determinação
As vitórias não surgem do nada, e nos games aprendemos que ter determinação é conceito chave para ser bem sucedido e entregar bons resultados. Persistir todos os dias é um mantra que empresas levam aos seus funcionários e os jogos podem ajudar de sobremaneira nesta aprendizagem.
Cooperação
Incentivar o trabalho em equipe é uma das melhores características da gamificação empresarial. Você dificilmente vence os jogos coletivos sozinho, se isolando da equipe e sendo individualista. Nos games aprendemos que podemos ser o melhor jogador que existe, mas se não estivermos inseridos dentro de um bom grupo isso não adianta muita coisa.
Você precisa de seu companheiro de trabalho para crescer individualmente, e essa união coletiva resulta em melhores resultados de produtividade e vendas para as empresas.
Incentivar a competição
Sim, nem toda competição nasce como resultado de um capitalismo selvagem. É possível incentivar a competição saudável dentro das empresas e a gamificação e seu universo podem ajudar. Muitas vezes o crescimento individual e coletivo nasce desse sentimento de competir que o ser humano possui naturalmente. Enquanto gestor, é seu trabalho direcionar essa competição para o benefício coletivo e de forma saudável. Conseguindo, os resultados aparecem.
Feedbacks contínuos
O universo dos games proporciona aos usuários a possibilidade de avaliação contínua. A cada jogo você pode dar ou receber feedbacks sobre o seu desempenho e sobre os seus resultados. No mundo da gamificação nas empresas a dinâmica é a mesma e tende a ajudar na produtividade.
Os games proporcionam aos gestores a possibilidade de acompanhar continuamente a evolução de sua equipe de colaboradores, e assim corrigir falhas, capacitar de forma estratégica e potencializar as melhores características de cada membro da equipe.
Retenção de conhecimento
Não é novidade que quando aprendemos algo com prazer, o conhecimento adquirido permanece para sempre. Dentro desta perspectiva o conhecimento que o colaborador adquire dentro das capacitações via gamificação tende a permanecer por toda a vida, evitando que a empresa muitas vezes realize capacitações somente para relembrar estratégias e conhecimento.
Aumento de vendas e de produtividade
Aumento do foco e da atenção individual e de equipe
Maior engajamento dos colaboradores (interno) e dos consumidores (externo)
Melhora da organização da empresa e das divisões de equipes
Possibilidade de feedback contínuo feito através dos jogos