+55 (44) 9 9846-8412

Educação 9 min

Gamificação nas empresas: Como aumentar resultados jogando?

Quem trabalha no universo corporativo deve saber que uma das maiores necessidades que as empresas possuem é a de buscar continuamente novas formas de aumentar os seus resultados, de produção e de vendas. Uma das maneiras mais eficazes e novas é a utilização da gamificação nas empresas. 

Você sabe o que é gamificação nas empresas? Nesse artigo mostraremos o que é gamificação, qual a sua utilidade para as empresas e como ela pode aumentar os números de seu negócio, tornando-o cada vez mais bem sucedido.

O que é Gamificação?

O conceito de gamificação não foge muito à ideia que você provavelmente já possui sobre o termo. Gamificar algo é deixar com elementos dos games, seja no design, nos objetivo, no formato, dentre outras características. O pensamento por trás do termo nasce em 2002 quando um programador britânico teve a ideia de trazer os conceitos e as estratégias dos jogos para o universo das empresas.

Com atividades mais lúdicas e prazerosas a tendência era que a equipe de colaboradores se sentisse mais motivada e se engajasse mais no universo da empresa.

Gamificação interna 

Assim nasce a gamificação interna, que acaba tendo como consequência natural o aumento da produtividade, aumento da produção, e por consequência o aumento de vendas, seja de serviço ou de produtos. 

Gamificação externa

A gamificação também tem uma vertente externa, não tanto voltada para seus colaboradores, mas sim para o seus clientes e potencial público consumidor. Nesse sentido ela ocorre através de jogos que trazem publicidade para a empresa, gera marketing, e engajamento das pessoas, trazendo aumento de vendas como consequência imediata, caso seja bem sucedida.

Exemplo de gamificação externa 

Uma empresa chinesa criou um jogo de aplicativo que os consumidores teriam que jogar enquanto o comercial da empresa fosse veiculado na televisão. Através do QRCODE os consumidores interagiam com o aplicativo e ganhavam diversos prêmios. O resultado disso foi um engajamento nunca antes visto na empresa, com resultados a curto e médio prazos bem visíveis.

Os benefícios da gamificação nas empresas

Entender os benefícios que o processo de gamificação pode trazer no ambiente corporativo é mergulhar um pouco dentro do universo das empresas e do trabalho nestas últimas décadas.

Contextualizando a gamificação

As áreas de gestão e de recursos humanos foram as que mais precisaram evoluir nessas últimas décadas no mundo corporativo, para que as empresas não perdessem mercado e também os seus colaboradores. 

Cargas horárias exaustivas, trabalhos estressantes e recompensas mínimas deixavam as equipes desmotivadas e a produtividade caía continuamente.

Assim, na busca por formas diferenciadas de engajamento da equipe e aumento de produtividade, nasce a ideia de gamificação, de trazer o universo dos jogos para o ambiente de trabalho. 

Os benefícios observados pelas empresas que aderiram ao novo formato de capacitação, de desenvolvimento de equipe e de gestão de empresas foram inúmeros:

  • Aumento do foco

Os jogos - sejam online, de app ou de tabuleiro, demandam muita atenção e foco por parte dos jogadores para que se consiga vencer uma etapa, subir de nível ou derrotar um inimigo. E se esta dinâmica fosse perpassada para o mundo corporativo? Bem, foi isso que aconteceu e os resultados seguem essa lógica: as equipes ficam mais focadas no trabalho e os colaboradores conseguem ficar presos – de uma maneira positiva – aos seus respectivos trabalhos.

  • Determinação

As vitórias não surgem do nada, e nos games aprendemos que ter determinação é conceito chave para ser bem sucedido e entregar bons resultados. Persistir todos os dias é um mantra que empresas levam aos seus funcionários e os jogos podem ajudar de sobremaneira nesta aprendizagem.

  • Cooperação

Incentivar o trabalho em equipe é uma das melhores características da gamificação empresarial. Você dificilmente vence os jogos coletivos sozinho, se isolando da equipe e sendo individualista. Nos games aprendemos que podemos ser o melhor jogador que existe, mas se não estivermos inseridos dentro de um bom grupo isso não adianta muita coisa.

Você precisa de seu companheiro de trabalho para crescer individualmente, e essa união coletiva resulta em melhores resultados de produtividade e vendas para as empresas.

  • Incentivar a competição

Sim, nem toda competição nasce como resultado de um capitalismo selvagem. É possível incentivar a competição saudável dentro das empresas e a gamificação e seu universo podem ajudar. Muitas vezes o crescimento individual e coletivo nasce desse sentimento de competir que o ser humano possui naturalmente. Enquanto gestor, é seu trabalho direcionar essa competição para o benefício coletivo e de forma saudável. Conseguindo, os resultados aparecem.

  • Feedbacks contínuos

O universo dos games proporciona aos usuários a possibilidade de avaliação contínua. A cada jogo você pode dar ou receber feedbacks sobre o seu desempenho e sobre os seus resultados. No mundo da gamificação nas empresas a dinâmica é a mesma e tende a ajudar na produtividade.

Os games proporcionam aos gestores a possibilidade de acompanhar continuamente a evolução de sua equipe de colaboradores, e assim corrigir falhas, capacitar de forma estratégica e potencializar as melhores características de cada membro da equipe.

  • Retenção de conhecimento

Não é novidade que quando aprendemos algo com prazer, o conhecimento adquirido permanece para sempre. Dentro desta perspectiva o conhecimento que o colaborador adquire dentro das capacitações via gamificação tende a permanecer por toda a vida, evitando que a empresa muitas vezes realize capacitações somente para relembrar estratégias e conhecimento.

Resultados que a Gamificação proporciona 

  • Aumento de vendas e de produtividade

  • Aumento do foco e da atenção individual e de equipe

  • Maior engajamento dos colaboradores (interno) e dos consumidores (externo)

  • Melhora da organização da empresa e das divisões de equipes

  • Possibilidade de feedback contínuo feito através dos jogos

Como usar a Gamificação no ambiente das empresas

O passo inicial para você utilizar a gamificação na sua empresa é identificar qual será o objetivo de determinada capacitação a ser feita ou ação a ser desenvolvida.

O que motiva a sua equipe

A partir desta identificação surge a necessidade de se buscar elementos lúdicos que tragam maior engajamento de seus colaboradores. Pode ser uma história, jogos de super heróis, jogos de carros, de aventuras, dentre outros tipos. Procure saber o que motiva a sua equipe e o seu grupo de colaboradores.

A empresa e o jogo

Na criação do jogo, insira elementos que a sua empresa se identifica, e faça seus colaboradores entenderem essa relação entre os objetivos do jogo e os objetivos de sua empresa. Esses objetivos devem desde o início estar claros e com facilidade para a equipe identificar.

Use os jogos para treinamento corporativo

Utilize essa dinâmica da gamificação nos treinamentos constantes da sua equipe e perceba o aumento do engajamento dos colaboradores. O uso da gamificação proporciona um prazer e um sentimento de bem estar que se bem desenvolvidas elevam os resultados da produtividade e gera aumento de vendas nas empresas.

Incentive a equipe e forneça feedbacks

Com o processo de gamificação iniciado cabe ao gestor fazer a sua parte, incentivando sempre o trabalho em equipe e, sobretudo, oferecendo continuamente feedbacks individuais e coletivos. O feedback é uma das peças chaves para a melhora de desempenho e para o crescimento pessoal e coletivo dentro de uma empresa.

Divida as vitórias com o grupo

Tanto os colaboradores individualmente quanto a equipe precisam ter a sensação de que a vitória da empresa é também a vitória deles. Para isso, divida os resultados positivos com todos, e ofereça planos de carreira e promoções individualmente para os seus colaboradores. Com uma política de gestão colaborativa a tendência é que a empresa retenha sempre os seus melhores colaboradores.

Escolha o tipo de jogo adequado ao seu objetivo

Entre jogos físicos e jogos eletrônicos, escolha o mais adequado para os objetivos que a empresa deseja conquistar. Se a ideia for incentivar o trabalho em equipe e o engajamento coletivo dentro do espaço interno da empresa, então jogos físicos são mais adequados, com os colaboradores podendo se conhecer melhor e criar vínculos úteis para a evolução do trabalho.

Agora se objetivo for capacitar competências, observar a qualidade dos seus colaboradores ou aprimorar potencialidades, os jogos eletrônicos tendem a oferecer melhores resultados, até mesmo porque o acompanhamento é simultâneo e o gestor observa as informações imediatamente, podendo mensurar resultados mais facilmente.

Conclusão 

Utilizar a Gamificação nas empresas é uma necessidade que todos os grandes gestores já perceberam possuir. E para quem acredita que estas ferramentas de capacitação e de aumento de produtividade e de vendas só tem validade em grandes empresas, podemos garantir que o erro que você comete é grande e pode prejudicar nos resultados de seu negócio.

Utilize a gamificação dentro de sua empresa, com as readequações necessárias, e perceba os resultados. 

Está pronto para criar seu legado através da gamificação empresarial e levar seu negócio a outro patamar? Explore outros conteúdos como este em nosso blog, e esteja preparado para os próximos desafios.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados