+55 (44) 9 9181-2171

Educação 9 min

Gamificação nas empresas: Como aumentar resultados jogando?

Quem trabalha no universo corporativo deve saber que uma das maiores necessidades que as empresas possuem é a de buscar continuamente novas formas de aumentar os seus resultados, de produção e de vendas. Uma das maneiras mais eficazes e novas é a utilização da gamificação nas empresas. 

Você sabe o que é gamificação nas empresas? Nesse artigo mostraremos o que é gamificação, qual a sua utilidade para as empresas e como ela pode aumentar os números de seu negócio, tornando-o cada vez mais bem sucedido.

O que é Gamificação?

O conceito de gamificação não foge muito à ideia que você provavelmente já possui sobre o termo. Gamificar algo é deixar com elementos dos games, seja no design, nos objetivo, no formato, dentre outras características. O pensamento por trás do termo nasce em 2002 quando um programador britânico teve a ideia de trazer os conceitos e as estratégias dos jogos para o universo das empresas.

Com atividades mais lúdicas e prazerosas a tendência era que a equipe de colaboradores se sentisse mais motivada e se engajasse mais no universo da empresa.

Gamificação interna 

Assim nasce a gamificação interna, que acaba tendo como consequência natural o aumento da produtividade, aumento da produção, e por consequência o aumento de vendas, seja de serviço ou de produtos. 

Gamificação externa

A gamificação também tem uma vertente externa, não tanto voltada para seus colaboradores, mas sim para o seus clientes e potencial público consumidor. Nesse sentido ela ocorre através de jogos que trazem publicidade para a empresa, gera marketing, e engajamento das pessoas, trazendo aumento de vendas como consequência imediata, caso seja bem sucedida.

Exemplo de gamificação externa 

Uma empresa chinesa criou um jogo de aplicativo que os consumidores teriam que jogar enquanto o comercial da empresa fosse veiculado na televisão. Através do QRCODE os consumidores interagiam com o aplicativo e ganhavam diversos prêmios. O resultado disso foi um engajamento nunca antes visto na empresa, com resultados a curto e médio prazos bem visíveis.

Os benefícios da gamificação nas empresas

Entender os benefícios que o processo de gamificação pode trazer no ambiente corporativo é mergulhar um pouco dentro do universo das empresas e do trabalho nestas últimas décadas.

Contextualizando a gamificação

As áreas de gestão e de recursos humanos foram as que mais precisaram evoluir nessas últimas décadas no mundo corporativo, para que as empresas não perdessem mercado e também os seus colaboradores. 

Cargas horárias exaustivas, trabalhos estressantes e recompensas mínimas deixavam as equipes desmotivadas e a produtividade caía continuamente.

Assim, na busca por formas diferenciadas de engajamento da equipe e aumento de produtividade, nasce a ideia de gamificação, de trazer o universo dos jogos para o ambiente de trabalho. 

Os benefícios observados pelas empresas que aderiram ao novo formato de capacitação, de desenvolvimento de equipe e de gestão de empresas foram inúmeros:

  • Aumento do foco

Os jogos - sejam online, de app ou de tabuleiro, demandam muita atenção e foco por parte dos jogadores para que se consiga vencer uma etapa, subir de nível ou derrotar um inimigo. E se esta dinâmica fosse perpassada para o mundo corporativo? Bem, foi isso que aconteceu e os resultados seguem essa lógica: as equipes ficam mais focadas no trabalho e os colaboradores conseguem ficar presos – de uma maneira positiva – aos seus respectivos trabalhos.

  • Determinação

As vitórias não surgem do nada, e nos games aprendemos que ter determinação é conceito chave para ser bem sucedido e entregar bons resultados. Persistir todos os dias é um mantra que empresas levam aos seus funcionários e os jogos podem ajudar de sobremaneira nesta aprendizagem.

  • Cooperação

Incentivar o trabalho em equipe é uma das melhores características da gamificação empresarial. Você dificilmente vence os jogos coletivos sozinho, se isolando da equipe e sendo individualista. Nos games aprendemos que podemos ser o melhor jogador que existe, mas se não estivermos inseridos dentro de um bom grupo isso não adianta muita coisa.

Você precisa de seu companheiro de trabalho para crescer individualmente, e essa união coletiva resulta em melhores resultados de produtividade e vendas para as empresas.

  • Incentivar a competição

Sim, nem toda competição nasce como resultado de um capitalismo selvagem. É possível incentivar a competição saudável dentro das empresas e a gamificação e seu universo podem ajudar. Muitas vezes o crescimento individual e coletivo nasce desse sentimento de competir que o ser humano possui naturalmente. Enquanto gestor, é seu trabalho direcionar essa competição para o benefício coletivo e de forma saudável. Conseguindo, os resultados aparecem.

  • Feedbacks contínuos

O universo dos games proporciona aos usuários a possibilidade de avaliação contínua. A cada jogo você pode dar ou receber feedbacks sobre o seu desempenho e sobre os seus resultados. No mundo da gamificação nas empresas a dinâmica é a mesma e tende a ajudar na produtividade.

Os games proporcionam aos gestores a possibilidade de acompanhar continuamente a evolução de sua equipe de colaboradores, e assim corrigir falhas, capacitar de forma estratégica e potencializar as melhores características de cada membro da equipe.

  • Retenção de conhecimento

Não é novidade que quando aprendemos algo com prazer, o conhecimento adquirido permanece para sempre. Dentro desta perspectiva o conhecimento que o colaborador adquire dentro das capacitações via gamificação tende a permanecer por toda a vida, evitando que a empresa muitas vezes realize capacitações somente para relembrar estratégias e conhecimento.

Resultados que a Gamificação proporciona 

  • Aumento de vendas e de produtividade

  • Aumento do foco e da atenção individual e de equipe

  • Maior engajamento dos colaboradores (interno) e dos consumidores (externo)

  • Melhora da organização da empresa e das divisões de equipes

  • Possibilidade de feedback contínuo feito através dos jogos

Como usar a Gamificação no ambiente das empresas