+55 (44) 9 9846-8412

Educação 8 min

Infográfico Animado: Guia completo sobre esse novo modelo de comunicação

Os ambientes jornalísticos e corporativos foram inundados nestas últimas duas décadas por um estilo bem mais enriquecedor de passar uma mensagem para leitores ou consumidores.

Os infográficos, que misturam informações com imagens, se tornaram um poderoso modelo de comunicação e o seu formato mais novo, o infográfico animado, vem ganhando cada vez mais espaço nas peças de publicidade e educação.

Neste guia você irá conhecer a definição de infográfico animado, exemplos e ainda vai entender seus benefícios para empresas que querem se comunicar de modo mais claro, direto e rico com seus clientes.

O Infográfico animado

Conseguimos entender facilmente que o infográfico é definido pela junção de informação com imagens, ou seja, é uma peça informativa apresentada através de elementos gráficos. Com isto resolvido, partimos para seu desdobramento, que é o infográfico animado.

O que torna um infográfico estático, mais tradicional e comum de ser usado, em animado?

No infográfico animado as imagens e textos se movimentam, potencializando ainda mais as mensagens produzidas naquela peça. Ou seja, se um infográfico já consegue entregar de forma mais ágil e lúdica uma informação, o infográfico animado potencializa ainda mais esta entrega, conseguindo atingir e impactar muito mais o seu público.

Infográfico animado como facilitador de uma mensagem

O infográfico animado possui uma função muito estratégica em ambientes corporativos, que é facilitar as mensagens produzidas em formato de tutoriais e de explicação nas empresas. Nesse sentido, o seu uso oferece suporte interpretativo para que a mensagem seja claramente entendida pelos seus colaboradores. 

Mas seu uso não se restringe às empresas, muito pelo contrário. Ele foi difundido tanto no jornalismo quanto na nova cultura digital, capitaneada por blogs e redes sociais, já que o infográfico animado gera um engajamento infinitamente maior que seu formato convencional, estático.

Estilos de infográficos

São várias as possibilidades de produção e exibição de infográficos, sendo que as mais populares são:

  1. Infográfico comparativo

Um infográfico comparativo tem como função detalhar as diferenças existentes entre dois produtos, duas ideias, duas marcas ou duas possibilidades. Este tipo de infográfico auxilia sobremaneira as tomadas de decisões do público, além de detalhar de forma mais clara aquela informação que está sendo passada.

  1. Linha do tempo 

Os infográficos de linha do tempo são os mais adequados se o interesse do produtor do conteúdo for criar uma lista de eventos, processos ou etapas em ordem cronológica, facilitando o entendimento do público que for consumir aquela informação. 

  1. Mapas

Esse estilo de infográfico é mais pertinente quando se pretende adicionar localizações geográficas nas informações produzidas. 

  1. Infográficos interativos

O infográfico interativo consegue entregar uma experiência única ao usuário, fazendo dele o protagonista daquela leitura de infográfico. A estrutura do infográfico interativo permite que a pessoa interaja com a peça e assim ela vai costurando a sua experiência visual de forma única e muito mais engajadora.

  1. Lista

O infográfico de lista serve para compartilhar uma coleção de ideias, de recursos, de dicas, de utilidades e de benefícios. Em suma, ela lista elementos de forma direta e bastante objetiva, fazendo que o público consiga entender de forma imediata a sua mensagem.

  1. Hierarquia

Os infográficos de hierarquia têm como função organizar informações em níveis de importância do maior para o menor. Sua utilidade é bem grande em conteúdos que visam criar a ideia de níveis de importância para uma perspectiva qualquer. Serve também para explicar resultados de pesquisas, com enfoque nas porcentagens que cada elemento teve e a sua relação com o tema.

São muitos outros estilos de infográficos, tais como:

  • Infográfico de visualização de dados

  • Infográficos de roteiro

  • Infográficos de vista explodida

  • Infográfico de resumo de artigo

  • Infográficos com números 

Os benefícios do uso do infográfico animado

São muitos os benefícios que o uso de infográficos vai gerar para a sua empresa, ou para o conteúdo produzido.

Dentre esses benefícios, temos:

Maior engajamento

Já era de se esperar que a exibição de um infográfico animado tenda a gerar muito mais engajamento por parte do público. Isso porque é um formato novo, que dialoga bastante com as gerações mais novas, muito acostumadas a compartilhar conteúdos na internet, nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens. Os infográficos animados proporcionam uma experiência direta, objetiva, visual e bastante fácil de ser compartilhada e principalmente, de ser objeto de engajamento.

Aumenta tráfego no site, no blog ou nas páginas sociais

Infográficos animados conseguem gerar mais audiência, porque simplesmente são mais legais de serem consumidos. Estamos na era da informação rápida, e quanto mais você comprimir e facilitar a mensagem passada, maiores serão as chances das mensagens produzidas serem visualizadas e consumidas por mais e mais pessoas.

Assim, infográficos animados produzem muito mais tráfego para o seu projeto que infográficos estáticos, ou simplesmente conteúdos de texto somente.

Maior tempo de leitura

Se você comparar a mesma mensagem sendo exibida em dois formatos diferentes, sendo que uma será produzida em formato de texto e a outra em formato de infográfico animado, você perceberá a enorme diferença de tempo de consumo por parte do público.

Enquanto que a mensagem somente com texto vai gerar uma audiência pequena e um engajamento quase nulo, a mensagem em forma de infográfico animado será visto por uma quantidade infinitamente maior, com maior engajamento, gerando melhores resultados para a empresa que produziu o conteúdo.

Sucesso nas redes sociais

Não dá para imaginar um mundo hoje sem as redes sociais. Páginas sociais possuem uma importância ímpar, servindo quase que como uma segunda carteira de identidade. Sendo assim, imagina uma peça publicitária que consegue entrar neste universo de forma eficiente, entregando conteúdos publicitários, mensagens relevantes, ou conteúdos de entretenimento?

Os infográficos animados tem potencial para invadir as redes sociais, transformando peças em virais, alavancando conteúdos de marcas, e ampliando a entrega das mensagens para um público gigante.

Quando usar o infográfico animado

Uma empresa quando resolve produzir um conteúdo deve pensar e planejar bastante a escolha do formato, para quem se destina a mensagem e como ela vai entrar na vida das pessoas, gerando conhecimento, informação ou somente entretenimento.

Um infográfico animado consegue engajar muito mais que infográficos estáticos, isto já sabemos, mas nem sempre é mais adequado se utilizar o formato animado para uma peça publicitária, educacional ou informativa.

Explicar um produto

Infográficos animados são bem úteis para explicar um novo produto para seus potenciais clientes. Se for estiver lançando uma nova ferramenta para uso no mercado publicitário, um infográfico animado será de extrema importância para que seu público alvo entenda de forma direta e com mais impacto todas as funções deste produto no mercado.

Educar cliente 

Outra perspectiva bastante usada e com resultados bem satisfatórios é o uso de infográfico para educar clientes. Uma empresa aérea, por exemplo, pode criar um infográfico animado para ensinar seus clientes a se comportarem de forma adequada nos aeroportos, sobretudo após mudanças de protocolos na empresa que podem gerar confusão e problemas para a companhia aérea.

Ou seja, infográficos animados servem para que serviços e produtos novos sejam colocados à prova e sejam apresentados de forma mais adequada para seus potenciais clientes.

Conclusão

Formato mais novo dentre os existentes, o infográfico animado ainda tem muita margem para crescimento, já que o seu uso está intrinsecamente ligado ao avanço da tecnologia. Sua função é bem importante para empresas que desejam produzir informações estratégicas e gerar engajamento maior por parte de clientes e usuários.

Você já usou este formato nas peças de sua empresa? 

Entre em contato com a Vikings Digital e  solicite um orçamento sem compromisso para produção de um infográfico animado totalmente personalizado para seu objetivo e com a identidade visual da sua empresa.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados