+55 (44) 9 9846-8412

Educação 10 min

Inovação na educação: Como a Gamificação ajuda no aprendizado

Um dos maiores desafios para os profissionais de educação sempre foi lidar com técnicas educacionais que fisgassem de fato os estudantes. A tecnologia, usada de forma inteligente, ajuda no aumento do engajamento e retenção do conteúdo apresentado para os alunos. É a inovação na educação alcançando resultados significativos.

Todos nós já fomos crianças, adolescentes ou jovens um dia, e sabemos o quão difícil é conseguir que este público se concentre no aprendizado. A Gamificação nasce para ajudar a preencher esta lacuna, mas antes de chegar nela vamos continuar com a linha de raciocínio.

Com este déficit de atenção estudantil, nada mais natural que a evolução tecnológica de alguma forma buscasse formas de fazer com que o estudante aprendesse utilizando ferramentas mais ‘legais’, interativas, tecnológicas e inovadoras. O uso da tecnologia já ofereceu grandes vitórias para o aprendizado, e ferramentas como a Gamificação tendem a ajudar ainda mais no processo.

A tecnologia na educação

Não precisamos dizer que a inserção do computador, bem como depois o tablet e a própria internet ajudou sobremaneira no que chamamos de revolução educacional. As escolas passaram a utilizar cada vez mais materiais digitais em detrimentos dos livros e apostilas. Os custos diminuem, e o modelo educacional vai se transformando.

Evidente que o grande abismo sócio econômico existente no país faz esta revolução acontecer de forma desigual para os estudantes, mas ainda assim é cada vez mais comum vermos estudantes absorverem conteúdos através da internet, das redes sociais, e do uso de tecnologias.

A cada geração que chega vemos o quão mais fácil é introduzir a tecnologia o processo de aprendizado, mas chega um momento em que professores e profissionais de educação param para refletir sobre os avanços educacionais obtidos pela inclusão da tecnologia, e também sobre novas formas de captar a atenção do estudante para o conteúdo proposto.

A Gamificação na educação

Dessa reflexão nasce uma proposta: games a favor do aprendizado. O tema começou a ser discutido de forma bem rasa, afinal, os games sempre foram ferramentas que desequilibravam justamente o processo de aprendizagem. 

Então como um problema para a educação se transformaria em solução? A resposta está na mensagem e no conteúdo a ser trabalhado. Febre entre crianças e jovens, os games sempre trouxeram ideias comuns a educação, como foco, trabalho em grupo, desenvolvimento de raciocínio, capacidade de entender o quadro mais amplo, o raciocínio rápido, dentre outras características e qualidades que alguém precisa para avançar em um joguinho de celular, de computador ou de vídeo game.

O desafio foi fazer com que o estudante, ao invés de matar inimigos, consiga trabalhar conteúdos mais adequados ao aprendizado naquele contexto específico pensado pelo professor ou pelo profissional da educação. Dessa forma, começamos a perceber como a inovação na educação começa a impactar no aprendizado.

Vantagens da Gamificação no uso escolar

São inúmeras as vantagens de se utilizar a Gamificação no processo educacional, e a primeira delas é bem básica: é mais divertido aprender jogando. Não precisa de muita reflexão para chegar a esta conclusão.

A Gamificação também tem o poder de potencializar uma série de qualidades que o processo educacional pede, como o incentivo ao trabalho em grupo

Evidente que os esportes também conseguem resultados parecidos, porém mais uma vez devemos lembrar que estamos vivendo uma era onde novas ferramentas educacionais estão sendo pensadas para cada vez mais ‘fisgar’ o estudante na arte do aprendizado.

A gamificação é um ótimo exemplo de inovação na educação, impactando diretamente na forma tradicional de ensino. Outras vantagens da gamificação, são:

Associação positiva

Já falamos aqui o quão divertido é aprender jogando, mas a ideia por trás dessa sensação é bem pedagógica. A Gamificação ajuda a transformar a imagem existente no imaginário jovem de que estudar cansa, estudar te consome e estudar não é algo divertido, mas sim obrigatório.

Usar ferramentas que ajudem a quebrar essa imagem é necessário e benéfico, e os games tem esse poder imediato de fazer o estudante associar o estudo a algo agradável.

Ensina a persistir 

Todos que já jogaram uma vez na vida sabem que a probabilidade de você começar um joguinho perdendo é bem grande. Tem jogos que o caminho até a vitória é longo e para que ela chegue é necessário ter persistência.

Bem, assim é a vida. Então se um game consegue proporcionar ao estudante o aprendizado desta mensagem, uma das suas missões já foi realizada. É aprendendo com os erros e aperfeiçoando cada vez mais as ações que o estudante melhora seu aprendizado e obtêm melhores notas (seja as protocolares), seja as metafóricas, as notas que a vida lhe cobra.

Incentiva a atenção e a concentração

Uma das maiores queixas dos professores em relação aos estudantes reside na falta de concentração e de atenção dos mesmos nas salas de aulas. Conseguir enxergar uma sala em silêncio e concentrada é um desafio e tanto para qualquer profissional da área. Assim, a Gamificação ajuda nesse trabalho, porque para se dar bem em um jogo uma das principais regras é: TER ATENÇÃO.

A Gamificação assim consegue atrair a atenção e a concentração do estudante para algo relevante, que é o conteúdo proposto pelo professor na mensagem que o jogo apresenta.

Estimula criatividade

Os casos são inúmeros e constantemente professores percebem que estudantes que são criativos nos esportes ou nos games não o são nas atividades mais tradicionais da escola, como provas, testes e atividades como seminários e feiras de ciência.

Sendo assim, usar a Gamificação para potencializar ou aguçar esta criatividade é uma das grandes vantagens dessa ferramenta educacional. Saber explorar de forma adequada o potencial de um estudante é uma das partes do processo educacional, e todo professor que consegue fazer possui um brilho diferente no olhar: é o orgulho de ensinar e ver resultados.

Ensine fora da caixa

A Gamificação representa uma ideia muito difundida no meio educacional e empresarial nestas últimas décadas de evolução e revolução social, tecnológica e educacional, que é o pense fora da caixa.

Pensar fora da caixa é buscar sempre evoluir, usando não somente as ferramentas tradicionais, mas pesquisando e experimentando coisas novas, que aparentemente parecem não ter nexo. Utilizar games para ensinar estudantes pode parecer num primeiro momento algo sem sentido, mas basta um pouco mais de estudo e prática para perceber o quão útil e produtivo pode ser esse formato de educação.

Personalize o seu ensino

Personalizar é a palavra que mais define a evolução nos campos corporativos e educacionais e a Gamificação ajuda muito neste processo, pois oferece a possibilidade do professor ou da escola personalizar o ensino e o conteúdo com base na sua missão, no seu corpo de estudantes.

Criar games específicos para uma turma, para um nível de aprendizado, para um grupo de estudantes, oferece a possibilidade de potencializar características, qualidades e de oferecer de uma maneira mais clara a sua ideia de educação.

Feedback instantâneo

 Uma das vantagens dos jogos é que mensurar resultados é uma tarefa que acontece simultaneamente à medida que se joga. No processo educacional isso ajuda a construir um planejamento de melhorar rendimento de uma forma mais lúdica e menos maçante, que é usando as notas dos testes e provas.

Uma criança ou jovem, quando perde uma partida, sabe que precisa melhorar para que da próxima vez chegue mais próximo da vitória. Esse processo é o mesmo que acontece quando um estudante recebe uma nota baixa em um teste ou prova. Com a diferença que com jogos as crianças terão muito mais estímulo para melhorar. 

Conclusão 

Estimular o uso de novas tecnologias para ensinar é uma das missões mais nobres que os professores e profissionais de educação têm atualmente. A Gamificação, como ferramenta de ensino, se mostra bem sucedida nesta missão e apresenta resultados bem satisfatórios.

Uma escola ou profissional da educação que não esteja aberto para a produção de conteúdo pensado para estas ferramentas está fadada ao envelhecimento. Pensar em novas formas de educar é pensar em construir um futuro mais bonito para toda uma sociedade e é dessa forma que a inovação na educação gera resultados.

E aí guerreiro, está pronto para construir um legado por meio da gamificação?  Explore outros conteúdos como este em nosso blog, e esteja preparado para os próximos desafios.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados