(44) 9 9846 - 8412

Infoproduto

Compartilhar:

Inspiração para escrever: 8 Dicas para produzir seu e-book

Muitos se enganam ao acreditar que basta ter uma boa ideia na cabeça e um pouco de conhecimento para criar um e-book de sucesso e ganhar dinheiro com vendas. Há um grande obstáculo entre a ideia e o produto final, que é a inspiração para escrever e produzir na prática seu livro digital. 

Neste artigo daremos muitas dicas de como produzir na prática o seu e-book, focando principalmente na inspiração para a escrita, parte essencial na criação de qualquer livro digital ou material escrito.

O que é preciso para saber escrever bem

Imagem

Outra ideia enganosa que vemos por todo o canto é a de que a escrita é uma arte que nasce com a pessoa e que você não consegue obter ao longo da vida. 

Essa é uma ideia errada.

Saber escrever requer estudo, leitura, disciplina e muita vontade de aprender. A inspiração para a escrita vem como resultado de tudo isso. 

Não adianta estar inspirado para escrever se você não possui conhecimento necessário, visão ampla do mundo e das coisas em sua volta, e também não adianta muito estar inspirado se você não tem disciplina para colocar no papel tudo que existe dentro de sua mente.

Assim, para poder escrever bem seu e-book você precisa ter como pré-requisitos:

Estudo: Estudar é uma das ações mais ricas que o ser humano possui. Adquirir conhecimento - seja de matemática, história, biologia, física ou qualquer outra área - vai te dar uma bagagem muito grande de informações para a criação de seu e-book, independente do tema que tenha escolhido para escrever.

Leitura: Saber escrever tem tudo a ver com saber ler. Seu vocabulário se enriquece com a leitura, de livros didáticos, romances, livros históricos, jornais, revistas, blogs, todo e qualquer tipo de leitura vai te ajudar muito a escrever.

Visão ampla de mundo: É preciso entender o que acontece no mundo para que a sua visão de mundo ajude no processo de escrita. Por mais que o seu e-book seja específico de um nicho, ainda assim vale a pena conhecer o mundo, conhecer os acontecimentos históricos e atuais para entender o contexto sócio, econômico e social.

Disciplina: A disciplina é um dos fatores fundamentais para a construção de um projeto. Não adianta você ter muito conhecimento se não tem disciplina para colocar tudo em prática. Muitas vezes você tem talento, mas acaba usando para outras coisas diferentes. Assim, é muito importante ser disciplinado, criar metas de escrita e cumprir rigorosamente.

Domínio da língua portuguesa: Dominar a língua portuguesa não significa ser um escritor como Jorge Amado. No caso aqui significa você se fazer entender muito claramente. Ser claro é meio caminho andado para que o seu e-book seja lido e entendido pelos seus leitores. Escolher bem as palavras, as frases, os parágrafos é muito importante para que o livro passe as informações certas para quem for ler. 

8 Dicas para produzir seu e-book

Imagem

Aqui vamos te apresentar 8 dicas muito úteis para você produzir o seu e-book e ter inspiração para escrever.

  1. Escreva sobre o que você entende

Parece óbvio, mas muita gente se atrapalha na produção de um e-book simplesmente por querer escrever sobre algo que está na moda, que sabe que pode render bastante receita, mas que a pessoa não entende. 

Você tem mais chances de ser bem sucedido na produção de seu e-book se escolher um tema que você entenda, e se possível, domine. Ser referência é algo ainda melhor, mas isso vem com o tempo. 

Reflita bem sobre as suas potencialidades, sobre o que de fato você entende e gosta de estudar. Escolha um tema que você entenda exatamente o que quer passar de conhecimento para o seu público. 

  1. Escolha um local tranquilo, ideal para a sua escrita fluir

Escrever ouvindo barulhos de crianças brincando, ou carros passando, não é nada agradável, correto? É muito importante escolher o local e até mesmo o horário ideal para você escrever bem o conteúdo de seu livro digital. 

Busque um local mais tranquilo, aconchegante, que te passe um clima produtivo, sem poluição sonora, visual ou qualquer outro obstáculo. O local precisa ser arejado, longe de toda a loucura do dia a dia. 

Se não dá para ter um local assim para escrever na sua casa, cogite então ir para uma biblioteca pública, ou algum espaço existente na sua cidade que permita escrever com tranquilidade. 

Se não existir este espaço, pense na possibilidade de mudar o horário de produção, e escrever ou bem mais cedo, a partir das 5h da manhã, quando ainda não há barulhos, ou após as 22h, quando os barulhos já terminaram ou diminuíram bastante.  

  1. Esteja descansado e com a mente tranquila

Escrever cansado vai te atrapalhar muito, isso é um fato. Outro fato certo é que o estresse é um dos fatores que mais atrapalham a produtividade de qualquer pessoa em qualquer tipo de trabalho. 

Você deve sempre escolher um dia em que esteja descansado para escrever. Pense com bastante antecedência, para se planejar de um modo tão eficiente que a escrita vai fluir muito pelo simples fato de você estar disposto física e mentalmente. 

Não é possível eliminar as situações de estresse da vida, mas você pode evitar se irritar com coisas bobas, sobretudo em dias que você souber que precisará escrever para o seu e-book.

  1. Entenda seu ritmo de escrita e de produtividade

Você é daqueles que escreve durante 20 minutos e depois para descansar, ver um vídeo ou olhar o telefone? Bem, não há problema algum nisso, contanto que você entenda que este é o seu ritmo e que você precisa ser produtivo dentro desta dinâmica. 

Você pode escolher escrever aos poucos, durante meia hora, para depois descansar, e depois retornar. Ou você também pode escrever durante duas, três horas seguidas, e ser bem sucedido. Não existe receita de bolo para isso, e o fundamental é você se conhecer o suficiente para saber qual o ritmo de escrita se adequa melhor a você. 

Mas é preciso destacar: você precisa ter disciplina, independente do ritmo de escrita escolhido.

  1. Se alimente bem e de forma saudável

Muita gente se impressiona com a quantidade de coisas do cotidiano que influenciam na inspiração para escrever. Uma das coisas que mais atrapalha é a alimentação ruim. 

Uma alimentação pesada, recheada de junk food, doces, salgados, acaba afetando seu organismo de tal forma que as consequências são percebidas na hora de escrever. Não é uma ciência exata, sabemos, mas uma alimentação saudável, leve e regrada ajuda e muito o seu organismo.

Escolher frutas e legumes ao invés de cachorro quente ou coisas similares pode te auxiliar e muito na hora de escrever. Lembre-se: quem está escrevendo é o seu corpo, e quanto mais saudável ele estiver, mais chances você terá de ser bem sucedido.

  1. Anote ou grave suas ideias a todo o momento

Essa é uma das dicas mais interessantes que você pode usar, e que jornalistas fazem por regra. Anote tudo que vier à sua cabeça durante o dia. Suas ideias podem surgir do nada, em qualquer momento, local ou situação. Então é sempre bom andar prevenido, com caderninho e caneta, ou com o celular pronto para registrar todas as suas ideias.

Grave um áudio ou escreva no papel. Faça rascunhos, coloque as ideias em alguma ordem, pontue as palavras chaves do que escreveu, ou simplesmente anote uma frase que te fará lembrar de todo o resto da ideia. 

Esteja atento o dia inteiro as coisas que te cercam, pois muitas vezes uma situação boba ou corriqueira vai te ajudar e muito na produção do seu e-book.

  1. Releia seu conteúdo no dia seguinte à escrita

É muito comum acabarmos de escrever um conteúdo, seja um capítulo do e-book, seja um artigo para faculdade, ou algo similar, achando ele maravilhoso, e no dia seguinte, ao reler, perceber que aquele texto não está tão maravilhoso assim.

Seja crítico, releia o que escreveu no dia seguinte e busque um novo olhar sobre a sua escrita. Essa técnica é muito boa para aprimorar seu texto, mas deve ser usada com cuidado, para que você não fique infinitamente neste processo de revisão.

A inspiração para escrever nasce também de um senso crítico apurado, pois você vai sempre querer entregar conteúdos melhores para o seu público, que sejam produtivos e que de fato agreguem conhecimento para quem for ler.

  1. Consuma conhecimento sempre

Livros, revistas, música, podcasts, teatro, televisão, cinema, dança, jornais, etc. Sabe o que todos eles têm em comum? São fontes de inspiração para escrever.  Você escreve o que você tem de conhecimento e seu conhecimento é consequência das coisas que você consome durante a vida. 

Vá ao teatro, ao cinema, assista séries, ouça músicas, dance, leia jornais, de todos os tipos, escute podcasts, leia blogs, não somente da área que você quer escrever seu e-book, mas de outros nichos. 

Consuma cultura, conhecimento, informação e arte. Uma pessoa rica de conhecimento certamente será uma pessoa com mais facilidade para escrever qualquer conteúdo escrito.

Conclusão   

Vimos aqui que escrever pode até ser uma arte, mas ela é uma arte ao alcance de qualquer pessoa que deseje possuir. Escrever requer disciplina, atenção e muito estudo. A inspiração para escrever nasce de toda essa conjunção de fatores.

Com todas essas dicas você estará pronto para produzir o seu e-book e gerar receitas para você, mas principalmente, gerar conhecimento para quem for consumir seu conteúdo. E não há nada melhor que isso para um escritor.

Navegue em nosso blog e veja mais conteúdos como este. Até a próxima batalha!

Compartilhar:

Posts Relacionados

Ver Categoria

Receba conteúdos exclusivo no seu e-mail, como notícias, eventos, ofertas e muito mais.

Por favor aguarde...

Obrigado!

Nosso oráculo recebeu sua solicitação. Fique atento para novidades em seu e-mail.

Solicitação Falhou

Nossos corvos não receberam sua requisição Por favor, tente novamente!

Voltar