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Produtos digitais: O que são? Como desenvolver? Erros comuns!

O impacto que o avanço da tecnologia causou no mercado de trabalho vem gerando constantes mudanças de tendências. Essas transformações possibilitaram que alguns tipos de empreendimentos ganhassem força nos últimos tempos e neste artigo falaremos de uma das mais produtivas formas de ter sucesso no mundo dos negócios, que é o mercado dos produtos digitais, e mais especificamente, dos cursos online.

Curso online é uma forma simples e fácil de produzir conteúdos, mas requer muito conhecimento, disciplina e estudo de mercado. Não adianta criar um produto que não esteja acessível da forma correta ao seu público alvo, e é por isso que estas dicas abaixo serão muito úteis para você, empreendedor.

Mas antes vamos entender um pouco mais sobre produtos digitais e cursos online.

O que são produtos digitais?

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Produtos digitais são conteúdos produzidos para o mercado online, sem a necessidade de um espaço físico para estoque. São chamados também de infoprodutos, e vem ganhando muita aceitação tanto dos empreendedores produtores de conteúdo quanto do público consumidor.

Criar um produto digital é muito vantajoso, por diversos motivos:

  • Possui um baixo custo, você pode criar um conteúdo inclusive com custo zero, basta ter conhecimento e conteúdo relevante para comercializar;

  • Muito prático e fácil para vender, já que não precisa de estoque e nem de espaço físico;

  • Seus conteúdos tendem a ser relevantes e ajudar pessoas a crescerem pessoalmente e profissionalmente;

  • Não possui limites de crescimento, afinal, a escalabilidade é infinita, um curso online depois de pronto pode ser vendido para 10 pessoas, ou para 10 milhões de pessoas;

Os cursos online como produtos digitais

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Dentro do universo dos produtos digitais se encontram os cursos online, uma das mais populares formas de gerar receitas através do seu conhecimento sobre algo que seja relevante para algum grupo específico de pessoas.

Gerar renda e ser bem sucedido dentro do mercado de cursos online não é tarefa das mais fáceis, e são muitos os erros que os produtores de conteúdo cometem quando decidem criar este tipo de infoproduto para comercializar. 

E para evitar tais erros, é preciso conhecer, se informar e estudar muito antes de dar o pontapé inicial na produção do conteúdo propriamente dita.

Alguns erros que produtores de conteúdos cometem:

  • Não tratar o trabalho com toda a seriedade que ele merece – Produzir um conteúdo on-line em forma de curso requer uma responsabilidade e seriedade muito grandes. Você está lidando com produção e comercialização de conhecimento, que se bem feito vai ajudar bastante a vida das pessoas que consumirem o seu produto. Seja profissional em todo o processo de criação, produção e comercialização. 

  • Não planejar o processo inteiro – Ser bem sucedido no ramo de cursos online é consequência de um planejamento bem feito e executado. Desde a escolha do tema que você irá abordar no curso, até o tempo de duração, a escolha dos equipamentos, ambiente, a identificação do público alvo, e toda a parte de divulgação e comercialização, além do pós-venda, exatamente todo este processo deve ser bem pensado, planejado e executado.

  • Não se preocupar com a parte técnica – Ah, vou fazer um curso de qualquer jeito, com a câmera da minha tia. Não, nunca faça isso. Pense em seu curso como um projeto profissional, que requer profissionalismo. Trabalhar com produtos digitais demanda estudo, conhecimento e responsabilidade. Caso não tenha os equipamentos técnicos adequados para produzir um curso online, busque parceiros que possuam. Atualmente há muitas empresas especializadas em auxiliar produtores de conteúdo em absolutamente todo o processo de criação e produção de um curso online. Invista neste auxílio e colha os frutos futuramente desta acertada escolha.

  • Não pesquisar sobre o seu público alvo – Se você tem um conteúdo direcionado a bem estar, com um curso que pretende falar de como melhorar a qualidade de vida com uma nova alimentação, ou com novas abordagens sobre atividades físicas, você deve estudar que tipo de pessoa você irá impactar com este assunto. Você deve investigar bastante o mercado já existente sobre o tema, o tipo de pessoa que se interessaria por seu curso, quanto esse público estaria disposto a gastar com ele e como este tipo de cliente em potencial quer consumir o curso produzido por você. Sem essas informações, a possibilidade de você tornar inacessível o seu curso serão bem maiores.

Esses erros acabam tornando o seu curso online um produto digital bonito na sua cabeça, mas completamente diferente quando posto na realidade.

Como deixar seu curso online acessível

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Entendendo quais falhas você não pode cometer na criação de seu curso online, o próximo saber é entender exatamente todo o processo que resultará em um bom e relevante produto digital com grande potencial de venda.

E a primeira grande dica é entender o “o que” e o “como”.

O que eu irei ensinar no curso online? E como irei repassar esta mensagem para o meu público? Para que a primeira questão seja resolvida é importante você se conhecer o suficiente para buscar em sua vida assuntos e temas de domínio. Seu conteúdo precisa ser algo que naturalmente você entenda e que o seu conhecimento vá ajudar de alguma forma a vida de outras pessoas. Passando por esta questão, você vai pensar no formato que o seu curso online terá, se será um curso em vídeo, se será um e-book, um seminário, um Webinar. A escolha deve ser feita de forma planejada e depois de análise de mercado e de suas características. Não adianta criar um curso em vídeo se você não consegue se comunicar bem para a câmera.

Vamos detalhar agora os pontos de suma importância para o sucesso de seu curso online:

  •   Definindo o assunto – Para definir o assunto de seu produto digital busque analisar a sua linha de atuação profissional. Analise o que as pessoas mais te perguntam sobre a sua área. Pense também no que você é bom para ensinar. Reflita sobre quais informações valiosas que você possui sobre determinado tema que você pensa que podem valer dinheiro. Sim, conhecimento vale dinheiro. Além disso, vale aquela dica básica de você perguntar para as pessoas o que elas gostariam de saber.

  • Definindo o formato para criar o seu curso online - Você já resolveu a questão do assunto, agora a preocupação será entender quais formatos serão aptos para você empacotar seu infoproduto, e escolher o melhor. Um dos mais famosos e que geram mais receitas são os cursos online em formato de vídeo aula. Vídeo aulas é o formato que certamente mais gera autoridade para o produtor de conteúdo e por isso a sua aceitação tende a ser melhor com seu nicho. 

  • Definindo um cronograma – Reserve um bom tempo, mas bom mesmo, para definir o cronograma de seu projeto. Quantos módulos o seu curso terá? Qual a ordem dos assuntos abordados? Qual a quantidade de videoaulas cada módulo terá? Seu curso vai oferecer algum conteúdo bônus? Todas essas questões devem ser respondidas neste momento da produção do curso online. 

  • Escrevendo o roteiro das aulas – Esse é o momento chave para que o seu conteúdo seja acessível ou não para o teu público. Essa fase demanda tempo, e é importante que você já esteja preparado para passar o teu conhecimento para aquele vídeo, ou aquele e-book. Aqui você irá colocar no papel tudo que já foi planejado, revisar e compreender se o resultado final de sua proposta é mesmo algo relevante para um determinado segmento.

  • Gravando ou escrevendo o seu curso – Neste momento você irá tirar do papel tudo que foi planejado. Chegou o momento de executar uma das partes mais importantes de seu curso online. Decida, caso o curso seja em vídeo, se você irá aparecer em todo o curso, ou somente em parte dele. Escolha as capturas de tela e materiais de apoio que vão te ajudar na produção. 

  • Editando o material – Esse é o momento para você repassar tudo a limpo, inserir textos, animações, Powerpoint, reescrever tópicos, cortar tomadas, e tudo o mais. Se você não tem um conhecimento satisfatório sobre edição, invista em um trabalho profissional e contrate alguma empresa que seja especializada. Entre em contato com a Vikings Digital para mais informações.

  • Hospedando o seu produto digital – Um passo importante também é escolher as plataformas corretas para hospedar o seu curso online. Existem dezenas e dezenas, e você precisa ter muito cuidado ao escolher a ideal para o teu projeto, para o formato escolhido e para o público alvo. Hoje as mais comuns são Hotmart, Eduzz e Monetizze.

  • Divulgando e vendendo – Nessa fase, não menos trabalhosa que as demais, você irá divulgar e vender. Na parte de divulgação, vale a pena usar todas as suas redes sociais, além de buscar parceiros que trabalhem com o seu tema, ou assuntos próximos, mas que não sejam concorrentes. É o momento para você lançar e vender o seu curso.

Além de todos estes passos, nunca esqueça:

  • Saiba precificar o seu produto. Definir o preço de seu curso online é das tarefas mais complicadas que existe, mas não desanime, coloque tudo no papel, compare com outros cursos que existem no mercado, e valorize o seu trabalho.

  • Crie uma página de vendas mais profissional, um blog ou site. Vai oferecer ao público alvo um tom de profissionalismo que vai dar autoridade para o seu projeto.


Conclusão

Trabalhar com produtos digitais e com cursos online pode parecer à primeira olhada, algo fácil e enriquecedor, mas não é. É preciso ter conhecimento de algo, e é preciso saber passar este conhecimento da forma correta para as pessoas. Entender seu nicho, sua audiência e fazer tudo da maneira certa tornará seu curso online acessível para todos. É esse o resultado que você espera? Então comece agora a criar seu projeto. 

E aí guerreiro, está pronto para criar seu legado por meio de produtos digitais e empreender nessa área tão promissora? Explore outros conteúdos como este em nosso blog, e esteja preparado para os próximos desafios.


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