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Infoproduto 15 min

O que é infoproduto? Veja exemplos e dicas para montar o seu!

Se você é empreendedor e está buscando uma forma de ganhar dinheiro ou montar um negócio, saiba que estamos em plena era digital, e que um dos modelos mais fáceis e interessantes para seguir é o da produção de um infoproduto. 

Mas afinal, o que é um infoproduto? Neste artigo você não somente saberá caracterizar exatamente um infoproduto, como verá exemplos e receberá dicas para montar o seu e começar o seu projeto digital agora mesmo.

O que é infoproduto?

Infoprodutos são materiais com conteúdos produzidos em diversos formatos, mas direcionado para o mercado digital. Cursos online, E-books, podcasts e Audiobooks são exemplos de infoprodutos, e vamos detalhar melhor as particularidades de cada um deles.

Produtos digitais possuem vantagens bem significativas em relação aos produtos físicos: eles não ocupam espaço, não pesam e não se perdem. Caso você tenha apagado sem querer um e-book comprado, por exemplo, é só mandar uma mensagem para o produtor que você irá receber novamente o link de acesso do produto.

Outra vantagem do infoproduto é que após a sua compra, a entrega é imediata, quase que simultânea. Isso é muito diferente do produto físico que você deve ir a uma loja, ou então comprar pela internet e esperar dias até que ele chegue a sua casa. Confira alguns exemplos de infoprodutos que você já deve ter consumido algum conteúdo.

E-books 

Quando se pensa na ideia de produto digital, talvez a primeira coisa que nos venha em mente seja o e-book, que inaugurou o formato e popularizou de tal maneira que durante bastante tempo as pessoas associavam infoprodutos com e-books.

Os e-books foram rapidamente popularizados, e hoje em dia há milhares e milhares de exemplares sendo oferecidos na internet, sejam eles gratuitos, pagos ou para vender outros produtos.

A diversidade de temas também chama atenção no universo dos livros digitais, sendo os mais comuns aqueles da área de educação, marketing ou e-books que visam ensinar as mais diversas coisas.

Para começar a fazer o seu e-book, os passos são os seguintes: você precisa gostar de escrever e ter conhecimento para compartilhar. E pronto! Viu só, como são simples os passos para se produzir um e-book.

Agora, será que ele fará sucesso? Vai depender muito do tema que escolher escrever, do problema que você pretende resolver, da ajuda que você pretende oferecer para quem o comprar.

Um e-book que ajuda estudantes a passar no ENEM, ou que ajuda pessoas a passar em concursos públicos tende a se popularizar mais facilmente, mas ainda assim você vai precisar de um trabalho bem grande de pós-produção do e-book.

Cursos online 

Os cursos online se popularizaram à medida que o ensino à distância foi sendo implementado no Brasil. Dividir o conhecimento através de um curso com um programa mais extenso e completo se transformou em uma ótima possibilidade de ganhos financeiros e cada vez mais produtores de conteúdo se voltam para a vertente dos cursos online.

Você sabe o que é preciso para começar a produzir um curso online? Produzir um curso demanda mais trabalho e conhecimentos se compararmos com o e-book. O produtor vai precisar ter um conhecimento bem extenso sobre o tema que escolheu e, sobretudo, vai precisar ter uma dinâmica bem pedagógica, porque a função de um curso é ensinar, e sem um programa pedagógico eficiente o resultado pode ser frustrante.

Se o curso online desejado for feito através de vídeos, aí entra outro elemento chave para o sucesso do infoproduto: a qualidade técnica do material. É fundamental que você apresente aos seus futuros clientes um trabalho bem feito, produzido com ferramentas de qualidade: câmeras, equipamentos de áudio, ambientação e edição de conteúdo. 

Uma das opções que existem hoje no mercado são as empresas que oferecem todo o suporte necessário para que o produtor de conteúdo grave seu material, bastando somente ele chegar com a ideia e o conhecimento. Todo o resto a empresa vai te ajudar a fazer. Um investimento que vale muito a pena porque normalmente traz resultados muito melhores.

Aqui na Vikings Digital, produzimos todos os materiais necessários para seu curso, desde a gravação e edição das vídeoaulas, até matérias complementares com sua identidade visual.

Podcasts 

Os podcasts se popularizaram de tal forma que hoje eles são usados para os mais diversos interesses, desde comentários sobre séries de tv, ou sobre futebol, até para conteúdos de saúde ou de educação. É um nicho um pouco mais difícil para se obter lucro e retorno, porém o investimento é relativamente pequeno.

Para criar um podcast é interessante possuir um equipamento de áudio satisfatório, para que a qualidade sobressaia e o foco do infoproduto seja somente a mensagem. Tal como os cursos online, é preciso que o produtor do conteúdo tenha articulação com as palavras, pois ele irá propagar o seu conhecimento através da oratória.

Os temas que mais são baixados ou ouvidos em podcasts são os que ajudam as pessoas de alguma forma: educação, saúde, sexualidade, comportamento. Se você, por exemplo, domina um tema ligado à nutrição, você terá muitas chances de criar um podcast que será ouvido por muitas pessoas.

Mas lembrem-se sempre: criar um bom conteúdo é um ótimo ponto de partida, mas não garante sucesso de nada, como veremos mais para frente.

Audiobooks 

Esse formato é muito interessante para cursos completos ou para leituras de livros. Porém, nesses casos, você precisa ser o autor do livro, para não ter problemas judiciais.

Os Audiobooks são bem mais completos que os podcasts, por exemplo, porque podem ser formatados como cursos online, só que sem a produção de vídeos, somente com o áudio do produtor. 

Existem temas que se adequam mais ao audiobook, e você precisa entender este detalhe. Temas mais imagéticos, que precisam de imagens para serem mais bem entendidos, são mais adequados para cursos em vídeo, onde você poderá inserir na edição, gráficos e ilustrações complementares. No audiobook isso não é possível.

Outros exemplos de infoprodutos

Webinars: são eventos ao vivo e online. Normalmente após esses eventos serem finalizados, eles são disponibilizados em formato de arquivo para assinantes, membros ou público em geral.

  • Vídeoaulas: parecido com um curso online feito em vídeo, porém sem a necessidade de possuir um tema mais amplo e um programa mais completo. Um exemplo de vídeoaula que faz bastante sucesso são os resumos para provas de concursos ou do ENEM.

Vantagens em produzir um infoproduto

São muitas as vantagens para você que deseja entrar nesse universo de infoprodutos. O mercado digital está em expansão e dificilmente se estagnará - ao menos em curto prazo. Dependendo do formato que escolher, os custos de produção são relativamente baixos, e o custo benefício é dos melhores. 

Vamos para mais algumas vantagens:

  • Você cria seu cronograma de trabalho, proporcionando que tenha mais tempo para fazer outras coisas;

  • Não há trabalho com logística, pois em regra o infoproduto fica na ‘nuvem’, ou seja, está na internet; sem perigo de extravio;

  • Seu programa de vendas funciona 24 horas por dia sem a necessidade de você estar online durante todo este tempo. A automatização do sistema de vendas garante que seu infoproduto seja vendido a qualquer momento;

  • Uma nova e bem interessante fonte de renda: pensando no custo benefício, produzir um conteúdo digital pode lhe proporcionar uma renda extra muito boa, e em situações de sucesso, pode transformar uma atividade extra na sua principal fonte de renda;

  •  Você terá pessoas vendendo seus produtos sem a necessidade de ter vínculos empregatícios com os mesmos. Os programas de afiliados servem para isso, para criar uma equipe de venda para seu infoproduto de modo natural, espontâneo e com pagamento feito a partir de vendas.

Dicas para criar e ter sucesso com o seu produto digital

Escolha um bom nicho de conhecimento para produzir o seu conteúdo. Se você tiver um conhecimento avançado sobre brinquedos artesanais, entenda qual a sua demanda, se há pessoas com necessidades nesta área e reflita se vale a pena produzir um conteúdo online sobre ele. Se a resposta for não, invista em capacitação e estudo e busque nichos mais atrativos.

Estude, escreva, converse, treine: sim, se você quer ganhar dinheiro com produção de conteúdo e com venda de conhecimento, você precisa ter bastante conhecimento. Seja muito bom, ao menos na área que você se propõe a produzir conteúdo. Faça cursos de especialização, capacitação, leia bastante e treine a sua escrita, caso deseje fazer conteúdos escritos, ou treine bastante oratória, se for fazer cursos em áudio ou vídeo.

Escolha parceiros para te ajudar nessa jornada: se você for criar um curso online, e não tiver a estrutura necessária, contate uma empresa que possua, e criem essa relação de parceria que te dará muito lucro e boas avaliações.

Crie uma rede de divulgação: redes sociais, programas de afiliados, parcerias pagas e estratégicas, blogs, sites e eventos promocionais. Se você confia no seu infoproduto, então invista seu tempo e dinheiro na divulgação dele, porque certamente os resultados virão.

Faça um bom pós-venda: se diferencie dos demais e sempre ofereça feedbacks aos compradores de seus conteúdos. Um bom pós-venda é fundamental para você ter sucesso nesse mercado. Crie conteúdos extras para seus clientes, ofereça bônus e atualize sempre que necessário  seus conteúdos.

Pense sempre de forma estratégica em seu público alvo e direcione as suas forças para este público. Se você produz um conteúdo voltado para skatistas, então saiba que seu público alvo possui particularidades bem grandes. Entenda estas particularidades e invista seu tempo neste público.

Conclusão

Agora você sabe o que é infoproduto e está preparado para começar a produzir seu material de conhecimento. Lembre-se de pesquisar seu público-alvo para identificar qual problema eles querem resolver, qual formato de infoprodutos eles preferem consumir e o quanto estão dispostos a pagar pelo seu conhecimento.

Está na hora de construir seu legado. Explore outros conteúdos como este em nosso blog, e esteja preparado para os próximos desafios.

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