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Uma das consequências mais diretas da atual revolução tecnológica é o aumento da importância que o mercado digital ganhou no mundo dos negócios. Empreendedores digitais encontraram nessa área uma forma muito bem sucedida de construir sua marca e fazê-la prosperar. Se você está pensando em entrar neste universo, fique atento aos primeiros passos, e certamente estude o branding pessoal.
Neste artigo vamos entender o significado de branding pessoal e como você deve pensar seriamente em trabalhar sua marca antes de lançar um infoproduto no mercado.
O que seria então o branding pessoal? Numa primeira abordagem, podemos encarar o branding como um processo investigativo e estratégico que traz uma clareza maior de direção e apresenta ao mundo os seus valores e a sua essência.
É com o branding que é possível compreender e definir o diferencial que você possui e assim conseguir planejar projetos como a criação de um infoproduto, por exemplo.
O branding pessoal acaba sendo assim uma estratégia de negócios que se bem feita cria presença de sua marca nas diversas ferramentas sociais, como Facebook, Instagram, Google, Twitter, Tik Tok, dentre muitas outras, além de construir autoridade para a sua marca, gerando seguidores e clientes, que te seguirão por conta de sua trajetória, seus valores, seu conhecimento de mundo e de seu comportamento.
Podemos entender o conceito de branding pessoal utilizando uma pergunta somente: como você quer ser lembrado?
A resposta será o ponto de partida para o seu branding.
Com a era digital, o branding pessoal acabou ganhando uma importância ainda maior, pois com alguns fenômenos negativos que as redes sociais produzem - como a cultura do cancelamento - ter cuidado com as mensagens que você passa e com os valores que você propaga se tornou ponto fundamental para você ter a sua imagem bem vista.
Assim, enquanto a sua marca é construída e consolidada em anos de trabalho, o tempo demorado para que ela seja destruída é infinitamente menor.
Por isso, apresentar a sua marca da forma mais adequada é muito importante para que ela consiga colher bons frutos no futuro.
E como apresentá-la da melhor maneira?
Para começar o branding pessoal é importante seguir uma série de passos para assegurar que a mensagem emitida para a sua audiência seja realmente aquela que você acredita.
Assim:
Invista em você e no autoconhecimento – Parece óbvio, mas essa dica é muito importante e muitas vezes é negligenciada por pessoas que desejam tão somente ganhar notoriedade. Se o objetivo é vender a sua marca pessoal, nela deve ser transmitida tudo que você acredita e pensa. Busque entender quais são as suas habilidades, seus objetivos, profissionais e pessoais, suas crenças de mundo e sua missão neste universo. A questão, que chega a ser filosófica, é o ponto de partida para um branding bem sucedido.
Entenda a visão de quem te segue – O que as pessoas que são influenciadas por sua mensagem pensam sobre o mundo, sobre as coisas, e sobre você? Entender a sua audiência e analisar como a mesma te enxerga é um ótimo passo para aprimorar ações, aperfeiçoar seus valores, e modificar pensamentos e ações que de alguma forma incomodam seu público. Receba feedbacks de modo racional, e reflita sobre todos.
Deixe o amadorismo de lado – Um dos passos mais importantes no branding é eliminar tudo que lhe for prejudicial. Neste momento, investir em profissionalismo e se afastar do amadorismo é uma boa dica. Isso não significa que a sua comunicação com o público deva ser engessada e formal, mas sim que ela deve ter o cuidado de evitar situações e comportamentos que tragam danos à sua imagem. Uma boa marca é aquela que gera sentimentos bons nas pessoas, e nunca coisas ruins, como bullying, homofobia, racismo, dentre outras coisas. Foque no bem.
Marque presença contínua nas redes sociais – Esse é o ponto de virada em seus objetivos profissionais. Hoje em dia, ter autoridade nas redes sociais vale mais que muitos empregos formais. Invista seu tempo e esforços para criar e consolidar a sua marca nas redes sociais, seja ela o Instagram, Facebook, LinkedIn, Tik Tok, Twitter, e afins. Construir uma relação saudável e constante entre as suas redes e o seu público será meio caminho andado para fazer deles o seu mercado consumidor. Com um público fiel, que te entenda e, sobretudo, possua valores semelhantes aos seus, você está pronto para passar ao próximo nível do processo de construção de marca e apresentar ao seu público os seus produtos.
Comunique-se da forma certa – Um dos grandes motivos que fazem marcas serem canceladas ou boicotadas é a falha na comunicação. Invista seu tempo e dinheiro em cursos que te ofereçam ferramentas para escrever bem, e para conseguir passar em palavras e falas as suas crenças e opiniões de forma cristalina e sem margem para duplas interpretações. Se posicione sempre com empatia e pense que muitas vezes uma opinião emitida sem cuidado pode gerar situações de frustração, tristeza e angústia em seus seguidores. Crie uma ponte honesta e clara entre você e seu público, pois assim ele sempre terá confiança em sua marca.
Ofereça conteúdos relevantes – O universo das redes sociais e da internet propriamente dita está recheada de informações inúteis, e que muitas vezes são até prejudiciais. Neste sentido, se preocupe em oferecer conteúdos saudáveis e motivadores. É importante também entender a sua audiência justamente para produzir conteúdos que sejam relevantes para eles. Oferecer um conteúdo que ajude alguém de alguma forma é o melhor caminho para fidelizar pessoas.
Trabalhar o branding pessoal resulta em benefícios que podem ser sentidos em curto e médio prazo. Dentre os principais benefícios, estão:
Amplia e aprimora o alcance de sua mensagem – Não adianta você falar para 10 mil pessoas que não compartilham dos seus interesses, valores e crenças. No universo dos negócios mais vale possuir um público menor e mais específico do que ter um público amplo e muito generalizado. Porém com um bom trabalho de branding pessoal você consegue avançar para uma situação ideal, que é possuir um público grande e de nicho. Com mais pessoas te seguindo para compartilhar seu estilo, mais são as chances de seu infoproduto ser um sucesso de vendas quando for lançado.
Constrói autoridade de marca – Trabalhar bem a sua marca pessoal traz como resultado uma relação maior de autoridade e respeito dela com o mercado consumidor. E nada mais propenso ao sucesso que uma marca com autoridade.
Oferece notoriedade – Ganhar notoriedade com a sua marca pessoal traz inúmeras vantagens, que vão desde o melhor gerenciamento de seus negócios, como a criação de um infoproduto, até o convite para realizar palestras, cursos e afins, que te proporcionarão muitos benefícios profissionais também.
Entrega valor e relevância ao teu público – Não há nada mais animador que saber que as suas ações, as suas mensagens, e os seus produtos, de alguma forma ajudam as pessoas a viverem melhor. Essa sensação gera prazer e bem estar necessários para que os trabalhos sejam vistos de um modo muito mais saudável.
Reforça seu diferencial – Quando as pessoas perceberem de forma clara que você é uma referência para o assunto que você trabalha, é sinal de que o seu branding pessoal alcançou o sucesso máximo, o mais alto dos níveis. Um bom branding reforça as suas qualidades para o mundo e apresenta continuamente seus diferenciais profissionais e pessoais.
Entender o branding pessoal é um passo importante rumo ao sucesso enquanto marca ou produtor de conteúdo. Iniciar o trabalho de criar um infoproduto sem antes ter certeza que a sua marca pessoal está bem inserida no mercado é um erro que pode custar seu tempo e seu dinheiro.
Invista no processo de criação e consolidação de sua marca pessoal, realize parcerias com empresas que possuam um know how que possa te ajudar neste processo e se prepare para colher os frutos rapidamente.
E aí guerreiro, está pronto para criar seu legado? Explore outros conteúdos como este em nosso blog, e esteja preparado para os próximos desafios.