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Estratégias de vendas online: Guia para melhorar sua performance

É bem provável que estejamos vivendo o ápice da era da internet, onde todas as coisas são potencializadas no mundo virtual, inclusive seus negócios. Assim, umas das chaves para se ter sucesso no mundo empresarial é possuir um bom plano de vendas online e para isso é fundamental possuir estratégias eficientes que tragam melhores resultados para o seu produto ou serviço. 

Neste guia iremos conhecer as melhores estratégias de vendas online, que se bem conduzidas levarão o seu negócio para o caminho do sucesso, melhorando o desempenho, aumentando a produtividade e gerando com isso uma otimização de receitas tão necessária para que sua empresa ganhe mercado e cresça tanto no mundo físico quanto no mundo digital.

Vendas online

Você não precisa ser um estudioso do mercado financeiro para perceber que nestes últimos anos houve um grande aumento de vendas online no mundo inteiro. A Pandemia, junto com o isolamento social e o fechamento dos comércios tradicionais, fez com que os negócios pela internet ganhassem terreno de uma forma muito rápida, gerando um aumento gigantesco de receitas, principalmente para quem soube se atualizar. 

Se atualizar, neste caso, significa entender todas as mudanças de costumes pelas quais passamos, e aproveitar as novas formas de se fazer negócio para crescer a sua empresa, seja ela pequena, média, ou uma grande marca de um nicho específico. Tudo tem sido potencializado através das vendas online.

Assim, é fundamental possuir estratégias de vendas na internet para conseguir gerar cada vez mais receitas, melhorando a performance de seu negócio.

Marketing é marketing 

Quando se fala em estratégia de vendas online automaticamente pensamos no conceito de marketing digital, correto? Pois bem, podem retirar por enquanto o digital do termo e foquem basicamente na ideia geral de marketing, que continua sendo a alma do seu negócio.

Estudar marketing é e continua sendo um ponto prioritário para quem quer vencer no mercado online. As ferramentas podem até mudar, mas ainda assim todos os conceitos e definições permanecem. Construir um bom plano de marketing para o seu produto ou para o seu negócio é peça essencial para que ele ganhe mercado e atinja o máximo de potenciais clientes.

Então a primeira dica é esta: tenha um plano de marketing bem feito para o seu produto, e a partir daí você estará capacitado para inclusive buscar ajuda de empresas especializadas em marketing digital, que vai focar prioritariamente nas ferramentas mais novas, como redes sociais, por exemplo. 

Não adianta nada você ter toda a ajuda que há no mundo para divulgar o seu produto, se ele foi mal concebido do ponto de vista do marketing.

Um site eficiente, seguro e atualizado é essencial

Uma das ferramentas mais tradicionais do universo digital é o site, que nada mais é que o endereço virtual de seu negócio. Se antes você precisava ter um endereço físico onde as pessoas iriam conhecer o seu leque de produtos à venda, hoje em dia basta ter um site, que possui basicamente a mesma função.

 

Assim, é muito importante que seu site seja o mais atualizado possível, e para isso o foco deve seguir três princípios: ser 100% responsivo, ser completamente seguro e ser otimizado com as melhores técnicas de SEO.

Site responsivo 

Quando falamos em um site 100% responsivo estamos falando da sua usabilidade. Ele precisa ter um design fácil e intuitivo, e precisa ser muito rápido e leve, pois se em menos de 3 segundos ele não carregar será muito provável que o internauta saia de seu site e busque outros mais rápidos. E isso é tudo que você não quer que aconteça, correto?

Site seguro

Ter um site completamente seguro é outra necessidade, haja vista que estamos vivendo a era das fraudes digitais, com um número cada vez maior de golpes feitos através de sites falsos. Por isso é essencial que você passe segurança para os seus possíveis clientes.

Usar técnicas de SEO

Já possuir técnicas avançadas de SEO é oferecer ao Google e a outros mecanismos de buscas todas as informações necessárias para que o seu site seja sugerido no topo das buscas naquele nicho que o seu negócio está inserido. 

Se você não domina técnicas de SEO, estude bastante ou procure uma empresa parceira que vai te auxiliar em tudo.

Se você entende um pouco, então vai uma dica extra: foque bastante nos conteúdos, em textos que ofereçam algum benefício para os leitores, que os ajudem de alguma forma.

Entenda detalhadamente o seu público alvo

Sabemos que o mundo virtual é ilimitado, e que você pode alcançar todos os públicos existentes nesse mundo. Ainda assim, continua sendo uma ótima estratégia de vendas você conhecer bastante o seu público alvo, para entender as necessidades que eles possuem, e assim poder oferecer um produto e um marketing especialmente voltados para eles.

Então busque conhecer seu público alvo: qual a média de idade, profissão, gênero, grau de escolaridade, hábitos comportamentais, hobbies, como eles consomem e o que eles consomem, quais são as suas necessidades, seus desejos.

Use formulários online

Essas informações você pode obter via formulários online ou como troca por algum brinde que a sua empresa ofereça para as pessoas que preencherem. 

A partir desta análise será muito mais fácil planejar as ações de marketing e de vendas, e como resultado você terá uma conversão muito maior de negócios finalizados no mundo virtual.

O que está achando das Estratégias de vendas online? Ainda não acabou!

Use as redes sociais para coletar dados e gerar vendas

As redes sociais atualmente são o que de melhor existe para gerar vendas e potencializar clientes no mundo virtual. Sendo assim, seu produto ou serviço precisa estar nas redes de uma forma profissional e com estratégias bem definidas.

Ter um canal de vídeo no Youtube, ter um perfil no Instagram que foque em fotos ou ter um canal de comunicação mais direto e popular como Facebook ou Whatsapp são exemplos de estratégias fundamentais para que seu negócio se desenvolva.

Conteúdos certos para as pessoas certas

Crie conteúdos e mensagens específicas para alcançar as pessoas certas gerando assim mais vendas e conversões. O uso das redes sociais possui também uma função muito importante, que é a de coletar informações como e-mails ou telefones, e a partir daí você elaborar estratégias de vendas online como o email marketing. 

Email marketing 

O email marketing inclusive é uma das estratégias de vendas online mais eficientes que existe, gerando as melhores conversões até então. Ela pode ser usada tanto para captar novos clientes e potenciais clientes, como para reter os já existentes, com divulgação de conteúdos, promoções e brindes. 

Landing pages

Uma ótima sugestão é o investimento em landing pages (páginas de conversão) com foco em proporcionar algo de útil para que seu cliente permaneça na página. Você pode oferecer um e-book gratuito, um infográfico ou algum material que seja rico em conteúdo e que gere alguma melhoria para aquele cliente ou possível cliente. Em contrapartida solicite email ou telefone de contato e foque numa relação saudável e rica a partir do recebimento destes dados.

Construa uma relação saudável com seu público

Você precisa tratar muito bem o seu público alvo para que ele permaneça vendo os seus conteúdos, ou continue conhecendo os seus produtos. Assim, não faça uso excessivo de emails, de conteúdos e interações. 

Aposte na educação de seu público alvo, oferecendo sempre conteúdos que ajudem de alguma forma a vida deles. Foque em produzir estratégias que melhorem a vida de seus clientes em potencial, oferecendo consultorias, e-books gratuitos, cursos online sobre algo interessante (disponibilizamos um artigo completo que ensina como montar um curso) e que não seja somente sobre vendas.

Ofereça conteúdos de qualidade

Ofereça sempre dicas de qualidade, sobre algo que você domine. Se o seu produto é um curso sobre concurso público, ofereça sempre conteúdos relacionados, informe os principais concursos abertos, explique os pré-requisitos de estudo para um concurso específico, converse sobre questões comportamentais que atrapalham o concurseiro na hora da prova. Seja produtivo e ofereça sempre ajuda, ao invés de só focar na venda de seu produto ou serviço.

Se adeque às necessidades de pagamento de seus clientes

Resumindo este tópico com uma frase: aceitamos pix. Sim, esteja antenado com o que existe de mais atual no mundo das vendas online e se atualize. No que diz respeito às formas de pagamento usadas para a venda de seu produto, seja o mais flexível possível, e aceite todas as formas de pagamentos seguras.

Ofereça segurança, pois ela é a chave para a fidelização do cliente. 

Diversificar as formas de pagamento é uma das estratégias de vendas online mais eficientes na prática para fazer o seu negócio crescer. Muitas vendas não são finalizadas mundo afora porque o cliente não se sentiu contemplado com as formas de pagamento daquela loja online, ou então não se sentiu seguro o suficiente para finalizar aquela compra.

Ofereça diversidade de formas e, sobretudo, segurança.

Essas são as principais estratégias de vendas online que certamente vão te oferecer muito mais possibilidades de vendas e de crescimento para o seu negócio. Invista nelas e aguarde os resultados, que com certeza em algum momento virão. 

Para complementar leitura, acesse nosso artigo de sobre estratégias comerciais, indicado para quem deseja montar um planejamento de vendas.

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