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Uma das maiores, senão a maior, preocupação de qualquer empreendedor reside naquele questionamento que inevitavelmente tira o sono de todos: como fazer meu negócio crescer e as vendas aumentarem? Uma das respostas mais inteligentes recai sobre o conceito de estratégias comerciais, e principalmente, na relação existente entre o marketing e o aumento de suas vendas.
Neste artigo vamos entender o significado de estratégias comerciais, como elas podem alavancar o seu negócio e vamos entender também como o marketing pode ser utilizado para aperfeiçoar sobremaneira seu plano de vendas. E claro, daremos muitas dicas e sugestões de como fazer a sua empresa ganhar mercado através de um eficiente projeto de marketing.
Estratégia comercial é a arte de coordenar ações que visam melhorar ou aperfeiçoar um projeto de vendas de uma empresa. A sua origem é militar, bastante usada em guerras, e é claro que fazendo uma analogia genérica com a contemporaneidade, a estratégia comercial de uma empresa não deixa de ser uma arma que o seu negócio irá usar para vencer batalhas numa guerra comercial.
Para uma estratégia comercial ser colocada no papel, e depois em prática, é necessário que exista uma equipe capacitada na empresa para agrupar questionamentos sobre as marcas parceiras, sobre as marcas concorrentes e sobre o mercado de seu segmento.
A partir da análise deste tripé que uma estratégia comercial pode ser elaborada, a fim de melhorar a produtividade de um negócio.
No processo de construção de estratégias que visam aumentar as vendas de seu negócio, algumas informações devem ser levadas em consideração, tais como:
As tendências de consumo observadas através de pesquisas ou experiências próprias;
Número de clientes de sua empresa, contextualizando com os números da concorrência;
Métricas sobre os valores médios pagos por clientes em um determinado produto;
Enquanto que uma estratégia comercial constrói uma abordagem técnica e bem corporativa, o marketing se utiliza de um viés lúdico para buscar satisfazer os desejos das pessoas. Sua função é identificar desejos e a partir de então construir uma relação com o seu público alvo, transformando pessoas em clientes, transformando cidadãos em consumidores.
Assim, o primeiro trabalho do marketing é investigativo. É buscar entender as condições do mercado na qual a empresa está inserida, ou pretende futuramente se inserir, para depois listar os pontos fortes, fracos, oportunidades, riscos, ameaças, concorrência e posteriormente elaborar estratégias de vendas.
Ações elaboradas através de um trabalho de marketing para a sua empresa:
Analisar o cenário atual na qual se insere o seu negócio, pensando no âmbito local, nacional e global; com base nessa investigação se pontua riscos e oportunidades, observa tendências e contextualiza;
Buscar conhecer e entender o ambiente no qual a empresa está inserida: seus concorrentes, o segmento, os consumidores, fornecedores, parceiros comerciais e públicos que podem fazer parte do segmento, mas que ainda não faz;
Construir estratégias de vendas a partir de toda esta análise inicial, buscando criar um projeto de vendas para o período seguinte.
Qualquer empresa, pequena, média ou grande, necessita de um plano de marketing visando o aumento das vendas. Ela é vital para que a sua empresa prospere e sobreviva dentro de mercados competitivos. Esse plano de marketing deve ser estratégico e contar com números, metas, objetivos e tudo que auxilie nessa união de fatores.
Para que um projeto de marketing funcione e alavanque as vendas de seu negócio, é importante que:
Sim, o pontapé inicial acontece quando você pesquisa e depois conclui que o seu público alvo possui um perfil específico.
Somente entendendo este perfil que qualquer estratégia de marketing pode ser construída para melhorar as vendas.
Não adianta você possuir o melhor produto do mercado, aquele produto maravilhoso que dá de dez na concorrência, se ninguém sabe disso. E quando falamos ninguém, estamos nos referindo às pessoas que fazem parte de seu público alvo.
É impossível você pensar em grandes marcas como Coca-Cola, Doritos, Bono, e não associar imediatamente ao seu aspecto visual chamativo e com personalidade.
Quando você pensa em colocar um produto no mercado, você deve entender que o seu projeto visual vai ser a primeira impressão que seu público alvo terá de seu produto. Ou seja, capriche, crie uma identidade com seu público e faça ele se interessar não somente pelo produto, mas pelo que ele representa;
O termo promoção aqui tem uma relação maior com o verbo promover que com a ideia de oferecer descontos para um consumidor adquirir o seu produto.
No nosso caso, é preciso criar um plano contínuo ou não para promover o produto perante seu público alvo.
Se você vende produtos que o consumo é maior no verão, como cerveja, picolés, cremes para pele, dentre outros, elabore um plano utilizando praias, por exemplo, ou eventos de verão.
Estreitar relação com o seu público é uma das estratégias de vendas mais eficientes que existem.
Mais uma vez é importante entender as necessidades de seu público alvo, e ampliar este público com o uso das redes sociais, por exemplo.
Uma estratégia eficiente de comunicação engloba o uso contínuo de redes sociais, email marketing, um site responsivo e bem construído e uma equipe capacitada para estreitar relações e proporcionar uma experiência agradável para cada um dos seguidores.
Se a sua empresa seguiu à risca as sugestões acima, então ela estará mais que preparada para transformar seus seguidores em clientes e consumidores de seus produtos.
Neste estágio a equipe de vendas precisa elaborar ações contínuas, tanto para chegar a novos clientes quanto para fidelizar os consumidores já existentes. Criar um programa de fidelização, com descontos progressivos, brindes e ações pontuais faz parte do plano de marketing.
De nada adianta um projeto de marketing que segue todas estas etapas se ele não consegue mensurar os resultados obtidos.
Para que isso aconteça é fundamental que a equipe consiga monitorar todos os resultados e comparar com os planos antigos, ou com os resultados obtidos quando a empresa ainda não possuía um plano de marketing de vendas.
Será a partir do alcance de metas e objetivos que o plano de marketing será melhorado, aperfeiçoado e seguirá para um novo ciclo de etapas.
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Marketing e vendas são dois conceitos que andam lado a lado dentro da estratégia comercial de uma empresa. É muito por conta do marketing que um negócio cresce em produtividade, alcançando novos mercados, fidelizando seu público, e aumentando o leque de potenciais consumidores.
Porém, se o marketing leva a sua empresa para novas pessoas, é o processo de vendas que faz o seu produto ganhar mercado na prática, gerando mais receitas, favorecendo o crescimento da empresa e de tudo que a cerca, tal como a sua equipe de colaboradores, parceiros comerciais, dentre outros.
Um bom plano de marketing consegue alavancar todo o processo de vendas de sua empresa, ao construir uma marca que as pessoas irão se identificar, ao estreitar a relação desta marca com o seu público consumidor e potencial consumidor, e, sobretudo através de ações que irão fidelizar seus clientes, fazendo com que eles pensem sempre em sua empresa quando tiverem que indicar uma empresa do seu segmento.
Um bom plano de marketing tem o poder de alavancar as vendas dentro de sua empresa. Se utilizando da ideia de investigar o que o seu público alvo deseja, o marketing é uma das estratégias comerciais mais inteligentes dentro do mundo corporativo.
Investir em marketing é investir em um processo contínuo e sólido de fidelização de clientela, ideia cada vez menos vista num mundo onde cada empresa precisa matar um leão todo dia para conseguir não somente novos consumidores, mas principalmente a retenção de quem já deu um voto de confiança na sua empresa.
Acesse outros conteúdos como este em nosso blog. Até a próxima batalha!