(44) 9 9846 - 8412

Design Gráfico

Compartilhar:

Identidade visual: O que? Qual a Importância? Quais Benefícios?

Criar uma empresa de sucesso não é tarefa das mais fáceis e requer ações em todas as áreas do universo corporativo. É preciso ter uma política de preços competitiva, um bom ambiente de trabalho, um programa salarial benéfico, além de alguns outros fatores, como uma identidade visual profissional e que proporcione aos seus clientes uma boa sensação.

Neste artigo vamos focar especificamente a identidade visual como fator de sucesso para a sua empresa. Você vai entender o conceito de identidade visual e todos os benefícios que ela traz para o seu negócio.

O que é identidade visual

Imagem

Já se foi o tempo que a identidade visual de uma empresa era somente a logomarca ou as cores principais de sua fachada. O conceito por trás desse nome é muito mais complexo e pode ser definido como uma série de elementos gráficos e visuais que constroem toda a atmosfera e espírito de uma empresa. 

A identidade visual consegue inclusive apresentar para as pessoas os valores e a missão daquela empresa para o mundo.

Os elementos da identidade visual 

Imagem

Podemos entender como identidade visual de uma empresa aquele conjunto de elementos, onde evidentemente incluímos a logomarca, porém adicionamos muitos outros, como tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação, outdoor, redes sociais, site, blog e canais de vendas. 

Deu para perceber que o universo de coisas que constroem a identidade visual de uma empresa é extenso e por conta disso, é preciso todo um cuidado para que as mensagens que você propaga com a identidade visual de seu negócio produzam os mesmos efeitos dos valores que você evoca.

Resumindo, os elementos da identidade visual são:

  • Logomarca

  • Paleta de cores

  • Ações publicitárias

  • Tipografias

  • Decorações

  • Frases

  • Slogans

A importância da identidade visual

Imagem

Com uma identidade visual bem definida, e entendida pelo público, a associação que as pessoas farão dela com a sua empresa vai acontecer de forma imediata e automática, gerando uma relação muito mais estreita e psicologicamente produtiva do público e de sua empresa.

Não é difícil perceber isso, basta-nos lembrar das identidades de marca icônicas existentes no mercado, como a da Coca-Cola, com um projeto visual na cor vermelha, ou do Mcdonalds, com as paletas em amarelo que são facilmente identificáveis por qualquer pessoa neste mundo.

Assim, uma boa identidade visual gera reconhecimento da empresa pelo público, que tende a converter em vendas, consumo, interações e engajamento, tudo que uma empresa precisa para crescer ou se consolidar como marca.

Benefícios que uma identidade visual gera para sua empresa

Imagem

São muitos os benefícios que a construção de uma identidade visual acarreta para o seu negócio, e dentre estes destacamos:

  • Engajamento – Um projeto visual bem definido e que é facilmente identificado pelo público acaba gerando engajamento natural e orgânico, pelo fato desta identidade acabar sendo inserida no dia a dia das pessoas quase que involuntariamente. Basta lembrar a Apple e a sua icônica maçã, que é identificada em qualquer canto deste mundo;

  •   Gera confiança – Uma boa identidade visual gera nas pessoas uma sensação muito maior de confiança e segurança na marca, pois há uma associação imediata entre o profissionalismo da construção da identidade visual com o respeito que a marca tem pelos seus clientes em todas as perspectivas;

  •  Pertencimento – Uma identidade visual que apresenta os valores de uma empresa e que mostra a sua missão gera no público um sentimento de pertencimento, como se ele fizesse parte desta cultura criada e divulgada pela marca. Isso é importante para que uma marca não somente gere vendas, mas, sobretudo, ajude a construir um mundo melhor.

Motivos para ter uma boa identidade visual

Imagem

São muitos os motivos para uma empresa construir uma identidade visual profissional e adequada para os valores difundidos por ela:

  1. Reconhecimento – A identidade de marca de sua empresa será um dos elementos mais importantes no processo de reconhecimento dela no mundo. Esse reconhecimento resulta numa vontade inconsciente do consumidor em adquirir os produtos vendidos pela empresa, seja um notebook da Apple, seja um refrigerante da Pepsi ou um big mac do McDonalds. O que esses três exemplos possuem em comum: identidade visual forte.

  2. Profissionalismo – Outra associação que as pessoas fazem inconscientemente é a identidade visual e o profissionalismo da empresa. Uma empresa que se preocupa em construir um projeto de identidade de marca propaga para o público um grau de profissionalismo que gera confiança e segurança das pessoas para consumirem seus produtos ou serviços.

  3. Diferencial de mercado – Possuir uma identidade visual forte e que impacta na vida das pessoas gera um diferencial de mercado desta empresa frente aos seus concorrentes diretos. Imaginemos uma turma de garotos na rua, e que em algum momento um deles sugere ir comer algo no shopping. Automaticamente eles irão lembrar que existe uma Subway, um Bob’s ou um Mcdonalds. A identidade visual destas marcas criou uma indução à compra de maneira natural. 

Como criar uma identidade visual

Imagem

Primeiro de tudo, é preciso conhecer de perto a empresa. Parece óbvio, mas a construção da identidade visual de uma empresa está estreitamente ligada à identidade dela no geral, que se dá através da divulgação de seus valores e de sua missão.

A partir desta reflexão acerca da função dela no mundo, outros passos se mostram importantes:

  • Crie um projeto – Nada melhor do que lápis e papel para que as ideias comecem a surgir. Neste momento é importante colocar no papel todos os elementos importantes para a empresa e buscar traduzir em cores e peças gráficas essas ideias simbólicas;

  • O nome da empresa ajuda – Um nome que tenha o poder de viralizar, ou de se tornar icônico, tem muito mais chances de sucesso se comparamos com nomes mais comuns e simples. Ainda assim, mesmo que a empresa não possua um nome de impacto, é possível conseguir essa reação de surpresa e alegria no público se a equipe buscar um slogan ou frase de efeito que construa a identidade visual dela;

  • Conexão com o público – Nos dias de hoje, uma empresa que não se comunica com seu público está fadada ao fracasso. De nada adianta ter o melhor projeto visual do mundo, se a empresa não consegue tirar proveito do engajamento gerado por ele. Tenha consciência de que uma relação estreita com seus possíveis clientes é um passo fundamental para que a sua identidade visual lhe dê retorno produtivo e financeiro;

  • De olho na concorrência – Como em qualquer área corporativa, ter uma visão geral do mercado, e, sobretudo, de seus concorrentes, é fundamental para que você possa melhorar e corrigir erros, ou se adequar às necessidades do mercado naquele momento. Observe o que as marcas concorrentes já fizeram no quesito identidade visual e busque criar uma identidade própria, que se distancie delas, para não gerar confusão entre as pessoas;

  • Entenda a psicologia ligada ao marketing – Existe uma quantidade bem grande de pessoas que ainda acham mito a ideia de que as identidades visuais das empresas são pensadas de acordo com a psicologia das cores. Pois bem, é mais que verdade e é preciso entender desta área para não acabar passando a mensagem errada somente pela escolha inadequada da paleta de cores da identidade visual.

Conclusão

Em um mundo imagético, o poder que uma identidade visual adequada gera para a empresa é gigante, e este poder resulta em maior produtividade e vendas de produtos, além de promover uma relação cada vez mais estreita e engajada com o público.

Por isso é tão importante pensar na identidade visual para o seu negócio.

E aí guerreiro, está pronto para criar seu legado por meio de uma identidade visual única e impactante? Navegue por outros conteúdos como este em nosso blog, e esteja preparado para os próximos desafios.


Compartilhar:

Posts Relacionados

Ver Categoria

Receba conteúdos exclusivo no seu e-mail, como notícias, eventos, ofertas e muito mais.

Por favor aguarde...

Obrigado!

Nosso oráculo recebeu sua solicitação. Fique atento para novidades em seu e-mail.

Solicitação Falhou

Nossos corvos não receberam sua requisição Por favor, tente novamente!

Voltar