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Apresentação corporativa: O que é ? Qual sua importância? Como fazer?

Quem acompanha o universo empresarial já deve estar familiarizado com a dinâmica de uma apresentação corporativa. De grande importância para a imagem da empresa, essa ferramenta de captação de clientes gera também bons frutos para o profissional que souber utilizá-la com inteligência.

Nesse artigo vamos entender o significado da apresentação corporativa, a sua função no mundo dos negócios e vamos também listar todos os motivos que fazem desta ferramenta uma ótima forma para a sua empresa crescer no mercado.

Apresentação corporativa

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Uma apresentação institucional é um recurso necessário que empresas usam para captar novos clientes, novos parceiros, investidores, fornecedores, dentre outros stakeholders. Ela carrega em seu conteúdo algumas informações importantes da empresa, e sua principal função é ajudar a alcançar um determinado resultado

Toda apresentação corporativa precisa ser pensada, planejada e executada com cuidado, é importante ter muita atenção e bastante inteligência, para que o resultado final seja o imaginado.

A função de uma apresentação corporativa

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Estratégica dentro do planejamento de crescimento de uma empresa, a apresentação empresarial tem como função justamente a realização de novos negócios, que irão possibilitar a sua empresa crescer, se consolidar no mercado, expandir, ou ganhar terreno na área de atuação. 

Ela pode propiciar à sua empresa a fechar um grande contrato de parceria com um cliente, ou, caso seja mal feita, a desistência de uma iminente parceria de negócios. Exatamente por conta do poder que uma apresentação empresarial possui que ela deve ser pensada com extrema atenção e visão estratégica.

Como fazer uma boa apresentação corporativa

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São muitas possibilidades que um profissional possui para pensar, planejar e executar uma boa apresentação corporativa. Dentre estas, temos:

  • Foco na mensagem principal – Qual a mensagem principal que aquela apresentação terá? Será voltado para que stakeholders? A partir desta resposta elabore a apresentação com foco total na mensagem principal. O cuidado aqui é justamente para que a apresentação não saia do tema e perca este poder estratégico de captar o cliente;

  • Pense e planeje muito bem a apresentação – Pense e organize os conteúdos que serão apresentados, sempre buscando entender as necessidades do destinatário da mensagem, para assim elaborar uma apresentação direcionada e com potencial muito maior de atingir o objetivo. A ideia aqui é colocar tudo no papel, revisar, adicionar conteúdos, eliminar excessos e verificar se está tudo certo no final;

  • Pensando no design – Chegamos a uma das partes mais significativas de uma apresentação corporativa, e que vai separar uma ótima e bem sucedida apresentação, de uma fracassada e falha. A sua apresentação corporativa tem que criar no cliente uma sensação boa de que aquele tempo não está sendo gasto à toa. O poder imagético que uma apresentação possui tem o poder de ganhar clientes e de fechar negócios. Pense no design, padronize títulos, subtítulos, fontes e tamanho de texto. Crie uma unidade visual.

  • Identidade visual é fundamental - Identidade visual anda de mãos dadas com o design, mas aqui já são inseridos elementos que apresentam a empresa em sua essência. Uma boa identidade visual oferece harmonia para a apresentação, criando no cliente uma sensação de organização e ordem. A identidade visual deve ser pensada com cuidado para que sejam evitados projetos visuais simplistas ou irrelevantes. Pense em algo que impacte a visão do cliente.

  • Comunicação adequada – A apresentação corporativa é direcionada para um público específico, e por isso deve ser pensada de forma específica, sobretudo a parte de comunicação. Você precisa saber com exatidão como se comunicar com aquele cliente específico e entender o tipo de mensagem que irá passar para que o objetivo seja conquistado.

  • Seja objetivo – Uma das artes mais valorizadas dentro de uma apresentação corporativa é a arte da objetividade, de como ser sucinto e ainda assim passar por completo a mensagem planejada. Sua apresentação deve ser sucinta e rica ao mesmo tempo, e para isso evite excessos na construção do conteúdo e na produção visual;

  • A importância do conteúdo – Apresentações empresariais carregadas de conteúdos já no seu início tendem a refletir numa baixa taxa de sucesso nos negócios com os clientes. Você deve observar se tal informação deve ser logo passada ou se pode ser deixada pro meio ou fim da apresentação. Logo de início a prioridade é falar o importante: o que faz a empresa, quem ela já atendeu e o que propõe. Pense num conteúdo breve para que a mensagem não soe cansativa para o seu cliente;

  • Palavras e imagens em harmonia – O conteúdo de sua apresentação não deve possuir apenas textos, e sim ser intercalado com imagens. A parte visual, unida com as palavras, e adicionada ao elemento de sua fala, deve andar em harmonia para serem sinônimo de sucesso. Conte uma boa história, construa uma narrativa com início, meio e fim bem definidos;

  • Use textos de forma moderada – Uma apresentação empresarial não deve seguir a estrutura de um seminário ou monografia, ou seja, nada de textos longos. O texto deve ser curto, sucinto e deve servir como apoio a sua fala. Textos longos tendem a criar um peso desnecessário para a apresentação;

  • Uma boa imagem vale muito – As imagens de sua apresentação devem ser pensadas de forma estratégica, e deve possuir uma qualidade que siga o mesmo ritmo da parte textual. As imagens devem te ajudar a contar aquela história que você pensou contar ao planejar a sua apresentação corporativa. Cuidado com a qualidade gráfica da imagem, a sua resolução;

  • Credibilidade na apresentação – Proporcionar credibilidade desde o início da apresentação corporativa, eis o objetivo. Crie um vínculo com seu potencial cliente desde os momentos iniciais da apresentação e construa um sentimento de credibilidade nela. Durante a apresentação utilize material de suporte para que esta credibilidade se consolide, seja em formato de dados, ou de estatísticas;

  • Cause impacto – Não deixe de forma alguma seu cliente se sentir desmotivado, cansado ou com foco em outras coisas. A sua apresentação deve causar impacto, mas de uma forma natural e orgânica. Citações poderosas, imagens ricas, retórica bem definida, provocações pensadas para que o cliente reflita e pense naquilo que você disse. São várias as possibilidades para que você consiga de maneira positiva impactar o destinatário de sua apresentação;

  • Ensaie – Antes da apresentação presencial, ensaie bastante, com colegas do trabalho, com pessoas que são referência e que entendam razoavelmente do assunto. Cronometre a sua apresentação, para saber se há falhas de tempo e de velocidade de fala, e planeje toda a divisão de conteúdo. Trabalhe o nervosismo nestes ensaios para que ao se apresentar ele não te atrapalhe. Muitas vezes a parte psicológica acaba estragando uma ótima apresentação planejada;

  • Se prepare para questionamentos – Uma das principais regras acadêmicas é apresentar um conteúdo que você domina, para que ao chegar à parte dos questionamentos você está preparado para responder com propriedade tudo que lhe for perguntado. Pois bem, essa regra vale para uma apresentação corporativa. Domine a mensagem que você busca passar e entenda completamente o projeto que você está ali representando. Não há nada mais frustrante para um cliente do que perceber que aquela apresentação não condiz com o conhecimento passado pelo profissional que está apresentando.

Contrate uma empresa especializada

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Conclusão

Uma boa apresentação corporativa tem o poder de captar clientes e consolidar parcerias. Pensar em como a sua empresa pode causar uma primeira impressão poderosa numa reunião vai indicar o caminho de sucesso que seu negócio irá trilhar. Ter cuidado e planejamento não basta somente, mas é um primeiro passo essencial para que a mensagem passada numa apresentação empresarial seja convincente.

E aí guerreiro, está pronto para construir um legado?  Navegue por outros conteúdos como este em nosso blog, e esteja preparado para os próximos desafios.


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