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Como ser um empreendedor digital? Tudo sobre negócios online

Uma das maiores revoluções do universo do empreendedorismo nestes últimos 30 anos atende pelo nome de mercado digital. Criar um negócio online se transformou rapidamente em uma das formas mais criativas e inteligentes de se tornar um empreendedor bem sucedido.

Mas como ser um empreendedor digital? Será que realmente é tão fácil assim como mostram algumas publicações na internet?  Neste artigo você saberá tudo sobre negócios digitais, e como começar o seu trabalho online do zero e com chances de  sucesso.

Como começar a empreender na internet?

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Começar um negócio digital envolve os mesmos elementos que abarcam qualquer tipo de empreendimento, e entender eles é o melhor dos pontapés iniciais possíveis.

Para começar, entenda que você deve antes de tudo, fazer algo que ama e que, sobretudo, entende.

Amar e entender a área em que está empreendendo

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Um dos elementos que quase todos os bem-sucedidos no universo digital têm em comum é o fato de fazerem algo que gostam, e que principalmente, entendem. Não há muito mistério nesse quesito: se você ama educação e entende de educação, então seu projeto comercial digital poderia ser iniciado a partir desta constatação.

Gostar do que faz deixa o trabalho mais leve e prazeroso, o que vai te ajudar a ganhar qualidade de vida mesmo tendo que trabalhar por mais tempo que o normal. 

Já entender o que faz vai te proporcionar credibilidade no mercado, algo essencial para se ganhar clientes e parceiros, e para ganhar também uma robusta divulgação espontânea, o melhor tipo de divulgação existente no mundo dos negócios.

Pesquisando o seu nicho

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O próximo passo já vai necessitar de algum conhecimento sobre o mundo do empreendimento. Pesquisar sobre a sua área de atuação significa mapear tudo que existe no mercado online sobre os possíveis negócios que você pretende começar.

E aqui já existe uma grande diferença entre o empreendedorismo tradicional e o digital. Enquanto que no primeiro há a necessidade de avaliar elementos como a localização, a entrega, os custos de aluguel de espaços, dentre outros exemplos, no seu negócio digital o céu será o seu limite, porque a internet até então não possui limites de crescimento.

Não há restrição temporal nem de lugar, porém a concorrência também é infinitamente maior. 

Por isso você deve entender que é necessário possuir elementos diferenciais no seu produto. Se você pretende criar um curso online sobre educação você precisa perceber que este curso online precisa proporcionar a solução para alguma demanda existente, e essa solução precisa ser inteligente, criativa e bem produzida.

Pesquise seu nicho, busque ideias diferenciadas e comece a rascunhar de fato o seu negócio online.

O formato de seu negócio

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Com o rascunho do seu negócio digital já feito, vem a resposta para uma das principais questões existentes no mercado digital: que tipo de formato de negócio eu vou escolher?

No exemplo dado no tópico anterior vimos uma das formas mais populares de ser empreendedor digital, que é utilizando-se de conteúdo de qualidade através da criação de um curso online. 

Mas podemos usar outro exemplo de infoproduto para melhorar seu entendimento, como o e-book. Criar um e-book requer conhecimento do conteúdo a ser produzido, bem como é necessário ter conhecimento de mídias sociais, de publicidade e de estratégias de divulgação.

Você pode oferecer também um podcast, algo muito comum em tempos atuais, que se potencializou sobremaneira no mundo após a pandemia da COVID 19.

Você pode oferecer o seu trabalho (advogado, engenheiro, paisagista, etc) através de um bom site na internet, ou de boas páginas nas principais redes sociais. 

O seu conhecimento será o ponto de partida para o empreendedorismo digital, já que os clientes virão a partir de boas técnicas de divulgação e de popularização do seu site e redes sociais.

 

Tirando o negócio do papel e colocando na internet

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Achou algo que gosta e entende, pesquisou o que existe dele no mercado, escolheu o formato que você pretende construir? Agora é o momento certo para tirar ele do papel e colocá-lo em prática. E a primeira coisa é criar um plano de negócio, algo muito comum nos negócios mais tradicionais, mas que vem se mostrando importante também para o empreendedorismo na internet.

É preciso entender qual o seu público alvo e como fazer para conseguir alcançar este público da maneira mais eficiente possível. Se o seu negócio vai ser um e-book sobre educação, você pode já pensar em parcerias com sites de educação, com faculdades ou escolas privadas, com influenciadores digitais da educação. Você precisa criar um plano de viabilidade.

Você precisa mapear a concorrência, observando os pontos fortes dos empreendedores que estão no topo naquele momento. É muito fácil saber quem são eles, pois muito provavelmente os sites/mídias sociais deles estarão no topo dos buscadores como o Google.

Você precisa também pensar em um plano de parcerias estratégicas e buscar os melhores fornecedores, caso isso se adeque ao seu negócio.

Ou seja: quem eu preciso ter ao meu redor para que o meu negócio cresça? Lembre-se que sozinho a caminhada será infinitamente mais árdua. É preciso ter parceiros para aumentar a visibilidade de seu produto ou serviço.

Criando estratégias de marketing

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Você já tem seu produto ou serviço, já sabe como vai colocar em prática o seu negócio, agora falta um planejamento de marketing, vital para que seu negócio prospere. De nada vale construir o melhor dos sites, ou ter o melhor dos serviços ou produtos, se na prática ninguém consegue te achar. 

O mercado digital abraça os negócios que conseguem ser achados facilmente no mundo. Para isso busque um plano eficiente de divulgação, via Google, ou via redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter, Youtube, etc.).

Entenda cada um desses formatos de divulgação e busque dominar cada um deles. Conseguindo oferecer conteúdo de qualidade você certamente chamará a atenção de muita gente.

Pense em outras demandas digitais, como por exemplo, a entrega de produtos físicos, no caso do seu negócio ser um e-commerce. Por sinal, o e-commerce tem sido um dos mais populares meios digitais de empreendedorismo.

Focando em nosso exemplo, de um e-book sobre educação, pense em como será a liberação deste material, se será através de download direto, ou se o conteúdo estará em outra plataforma, como o Hotmart, por exemplo.

Conseguindo tráfego

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Se nós estamos falando de mercado digital, e estamos falando de internet, então um dos elementos chaves para se conseguir êxito com o seu empreendimento é conseguir tráfego. Se os potenciais clientes não te acharem, você irá morrer na praia antes mesmo de conhecer o mar.

Para ganhar tráfego na internet o ponto inicial é construir bons conteúdos. Se você possui um site de vendas de um produto, crie um blog e produza conteúdos legais, que tenham o poder de viralizar.

Se você possui um e-book de educação, então crie um site ou um blog específico para ele, e o divulgue nas redes sociais. Crie espaços no blog para interação com os leitores que já leram o seu material. Crie uma relação estreita com seus clientes e potenciais clientes.

A regra aqui é bem clara: quanto mais pessoas entrarem nos canais de vendas do seu negócio, mais vendas você vai conseguir ter. Então produza bons conteúdos que divulguem o seu empreendimento digital, e que te dê credibilidade também.

Você vai precisar gastar mais da metade de seu tempo com este elemento aqui. Ganhar tráfego é a chave para o sucesso de um produto ou serviço eficiente e útil. E para ganhar, vale a pena investir seu tempo em opções como Google ADS, Facebook, Instagram, e outras plataformas que visam divulgar o seu negócio.

Converta visitantes em clientes

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Chegamos então no momento derradeiro de seu negócio, que é o momento em que você converte os visitantes em clientes. De nada adianta o site de seu e-book ter milhares de visitas por dia, se as vendas são quase nulas. Por que isso acontece?

Bem, porque não há um plano de vendas bem definido. E precisa ter. Você precisa fisgar o visitante de tal forma que ele não vai aceitar fechar a página sem antes clicar em comprar o produto ou serviço.

Para que isso ocorra é importante ter uma página bem destacada sobre o produto ou serviço, e criar uma narrativa com roteiro bem definido, respondendo a algumas perguntas:

  • Por que meu negócio é útil?

  • Por que meu negócio vai resolver uma questão?

  • Por que meu negócio vai preencher uma lacuna de mercado?

  • Por que meu negócio proporciona que pessoas fiquem felizes ou melhores?

Posto isso, o empreendedor digital deve sempre:

  • Se atualizar, pois o mercado digital corre como um foguete, e você precisar estar no mesmo ritmo;

  • Marcar território nas redes sociais, afinal de contas, dominar o Instagram é dominar parte do mercado;

  • Realize testes e testes até conseguir taxas de conversão satisfatórias;

  • Aprenda sempre com seus concorrentes, pois se eles estão no topo, é porque devem ser bons no que fazem;

  • Produza, sempre, conteúdos de qualidade. O Google atualmente se interessa por isso preponderantemente;

  • Produza vídeos, podcasts e use todas as ferramentas possíveis de divulgação;

  • Crie um funil de vendas e observe até onde seus clientes vão no processo de aquisição de seu serviço ou produto. Se identificar erros, corrija-os;

  • Deixe seu negócio digital regularizado e totalmente legal. Muitos acham que a internet é terra sem lei, e que para ganhar mercado pode-se fazer tudo como cada um de nós quer. Não é verdade. Siga as regras e ganhe o jogo de forma limpa.

E aí guerreiro, está pronto para construir um legado por meio do seu negócio digital?  Explore outros conteúdos como este em nosso blog, e esteja preparado para os próximos desafios.

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