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Vender produtos digitais, eis o desafio. Com a evolução do mercado de vendas de serviços e de produtos, o marketing tradicional, aquele que vemos como propaganda de televisão, de forma objetiva e direta, teve que dividir espaço com outras possibilidades e estratégias de vendas. Uma dessas possibilidades atende pelo nome de Inbound Marketing e pode ser muito útil para seu projeto digital.
Neste artigo vamos conhecer o conceito por trás da palavra, seu significado e função estratégica no mercado digital, e vamos enumerar as formas como esta ferramenta de vendas pode auxiliar no seu projeto digital.
Para começar, devemos lembrar primeiro do chamado marketing direto, que é o que vemos normalmente em propagandas de televisão, rádio, dentre outros meios de comunicação. Nesse formato, a empresa produz seu projeto de vendas baseado em marketing direto e capta clientes desta forma, com uma taxa de sucesso específica.
O Inbound Marketing surge da necessidade de se buscar outros caminhos para a captação de clientes para venda de produtos ou serviços. Se antes você apresentava direto o produto, agora você cria primeiro uma relação de parceria com seu potencial consumidor. Daí entra o Inbound, ou seja, o marketing de entrada.
Assim, o Inbound Marketing é um conjunto de ações voltadas para a criação e divulgação de conteúdo específico para gerar no cliente uma relação de parceria, e assim inserir de forma orgânica e gradual o produto a ser vendido.
Inbound e produtos digitais - Para o mercado de produtos digitais o Inbound surge como uma mão na roda, já que seus custos são infinitamente inferiores ao marketing direto, que requer investimentos pesados para haver um retorno financeiro, e, além disso, o Inbound consegue afunilar o público alvo de tal forma que o projeto de vendas acaba gerando taxas muito mais altas que as do marketing tradicional.
Há uma mudança de lógica na captação do cliente. Enquanto que na propaganda tradicional o produto vai até o cliente, no marketing de entrada temos uma perspectiva contrária, criando uma relação que leva o cliente até o produto. Isso acontece através da geração de conteúdo relevante divulgados em redes sociais, blogs e canais de vídeo como o YOUTUBE.
Não é muito difícil entendermos esta relação, e, sobretudo, visualizarmos este processo através de exemplos práticos.
Vamos imaginar que você possua um e-book completo sobre alimentação natural para cães. Se você escolher investir sua verba em compra de espaço na Tv, no rádio ou em um outdoor, gastará muito dinheiro e acabará afastando potenciais interessados no produto.
Entender o produto e o público-alvo é fundamental para que as decisões de quais canais e quais estratégias seguir na venda de um produto digital. Neste exemplo do e-book uma boa alternativa seria a criação de blogs.
Criar um blog, uma página nas redes sociais, e começar a publicar conteúdos relevantes direcionados a donos de cães, é a primeira ação a se realizar para atrair as pessoas com potencial de compra . Afinal, apenas quem tiver interesse nesse assunto irá interagir com seu material.
Nesse momento você já capta o potencial cliente, mas ainda sem apresentar o produto que você quer vender, no caso um e-book sobre alimentação natural para cães. Você continua alimentando esta parceria com conteúdos complementares, relevantes, e com interações que visam estreitar cada vez mais esta relação de parceria.
O momento certo de captar o cliente – Com uma relação já construída e relativamente consolidada, chegou a hora de apresentar de uma maneira natural e orgânica o seu produto. Normalmente isso acontece na última parte deste funil de vendas, ou seja, é a última parte do processo de vendas de seu e-book, quando você apresenta todas as vantagens que ele vai trazer, e ao fim, sua precificação.
Com o exemplo acima conseguimos observar algumas características do Inbound marketing:
Sua venda acontece em etapas;
O engajamento gerado é muito maior que no marketing tradicional;
A comunicação acontece em via de mão dupla, com cliente e empresa interagindo;
Marketing é feito por meio de geração de conteúdo;
Prioriza questões como SEO e captação de audiência.
Nos tempos atuais, com um leque quase infinito de opções de produtos, físicos ou digitais, vender se tornou um desafio dos mais difíceis. Assim, o nascimento do Inbound Marketing acabou gerando no produtor de conteúdo uma nova perspectiva de sucesso nas vendas.
E isso acontece por diversos motivos:
Direcionamento de público – Uma das maiores vantagens do marketing de entrada é a possibilidade de afunilar de tal forma a captação de sua clientela, que seu negócio vai ganhar não apenas em quantidade de pessoas, mas sim na qualidade delas. De nada adianta você entregar uma mensagem para cem mil pessoas se a sua grande maioria não tem interesse em recebê-las. Muito mais válido e produtivo estreitar relação com um grupo bem menor de pessoas, mas que estão interessados no que você tem para apresentar;
Maior engajamento – Assim, o engajamento dentro deste sistema de Inbound marketing é muito maior, gerando navegação no blog, curtidas nas redes sociais, interações através de comentários, e tudo isso ajudará a vender produtos digitais;
Interação com clientes – Uma das maiores queixas das pessoas é a existência de uma relação fria, ou inexistente com as marcas e empresas donas dos produtos que elas consomem. Assim, o Inbound marketing acaba preenchendo esta lacuna, produzindo uma relação estreita e de parceria entre o produtor de conteúdo e o seu público consumidor;
Menores custos – Uma das maiores vantagens do marketing de entrada é o seu custo, que torna viável a produção e comercialização de seu produto digital. Com um bom conhecimento em SEO, e com talento para produzir conteúdos relevantes para a sua audiência, você consegue captar um público muito qualificado e converter este trabalho criativo em vendas para o seu infoproduto;
Podemos então entender o marketing de entrada como um conjunto de ações que visam basicamente:
Aumentar de maneira consistente e com baixo custo a visibilidade de seu produto digital – Isso será feito com produção de conteúdo relevante para o seu público alvo.
Diminuição de custos – O grande investimento aqui é na produção de conteúdos e na capacitação de uma equipe para construir e gerir canais de informação, de interação e de vendas;
Atrair os clientes certos – O grande diferencial do Inbound Marketing é a troca de lógica, fazendo o cliente procurar pelo produto e não o contrário. Esta mudança gera uma taxa de conversão de vendas muito maior e mais qualificada;
Criação de conteúdos que fazem a diferença – Uma das principais características do Inbound Marketing é a sua capacidade de produzir conteúdo relevante e ajudar na melhoria de vida de seus clientes, isso mesmo antes de apresentar o produto digital a ser vendido. Essa criação de conteúdos estratégicos gera uma relação de confiança e parceria entre produtor de conteúdo e potencial cliente.
O marketing de entrada se estrutura através de duas bases fundamentais: captação e conversão.
Essa etapa do processo conta com a ajuda de ferramentas digitais como blogs e redes sociais. Neste momento é fundamental você conseguir produzir conteúdos de qualidade e relevantes para o público que você deseja atingir.
SEO – Escrever conteúdos para internet demanda conhecimento de mundo, mas também um entendimento avançado de técnicas de SEO, que direciona seu projeto na internet para os serviços de busca como o Google. Somente com um trabalho bem feito de SEO que o Google vai te achar e, sobretudo, te indicar para as pessoas.
Redes sociais – As redes sociais servem para potencializar e otimizar a relação que nasce entre o produtor de conteúdo e seu público. Entender deste universo, de suas características, e de suas necessidades é meio caminho andado para o sucesso de vendas de seu produto digital.
Com um bom trabalho de captação feito, com blogs e redes sociais, chegou a hora de apresentar o seu produto digital.
Apresente de forma natural, orgânica, quase como um passo necessário dentro de seu projeto de produção de conteúdo. Crie uma promoção, para conseguir impactar ainda mais a sua audiência que certamente está interessada no seu produto.
Crie uma página de conversão, oferecendo brindes e conteúdos extras para quem comprar seu produto digital.
Faça um pós venda impecável, com muito diálogo com o seu agora cliente, e com a possibilidade dele ser sempre atualizado caso haja esta opção.
Publicamos um artigo que lista algumas estratégias de vendas online que ajudarão a aumentar a performance de vendas dos seus produtos digitais. Não deixe de explorá-lo.
O Inbound Marketing vem ganhando cada vez mais espaço no mercado publicitário. Empresas que comercializam produtos físicos e empreendedores digitais entenderam de vez que construir uma relação de parceria com seus potenciais clientes geram vendas maiores, um sentimento maior de satisfação, que aperfeiçoa de vez todo o processo de comercialização de um produto digital.
E aí guerreiro, está pronto para construir um legado? Explore outros conteúdos como este em nosso blog, e esteja preparado para os próximos desafios.