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Infoproduto

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Tipos de lançamentos: 6 estratégias para vender seu infoproduto.

O marketing digital se transformou nesses últimos vinte anos em uma poderosa ferramenta estratégica que vem alavancando a vida profissional de dezenas de milhares de empreendedores Brasil afora. Produzir infoprodutos sem ter conhecimento de estratégias de venda e de lançamento é estar fadado ao fracasso.

Esse artigo vai te ajudar a entender quando o seu infoproduto precisa de um lançamento, e quais tipos de lançamentos são mais adequados para o perfil do produto digital. Além de entender essa divisão, vamos também oferecer estratégias mais que necessárias para que o seu projeto seja um sucesso de vendas.

Entendendo infoproduto e para que serve os lançamentos

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É sempre bom entendermos cada um dos termos mencionados aqui, para que iniciantes não tenham nenhuma dúvida sobre o assunto. Infoproduto é qualquer produto digital, que não demanda a necessidade de ser físico. Podemos dar como exemplos e-books, vídeo aulas, cursos online, dentre outros tipos.

Os lançamentos servem para uma série de funções, dentre as quais a função de proporcionar visibilidade para o produtor do infoproduto, para o próprio produto digital, além de alavancar as vendas dentro de um período de tempo específico. 

Existem alguns tipos de lançamentos e é muito importante que você entenda a diferença entre eles para poder escolher de forma correta qual estratégia usar no lançamento de seu produto.

Tipos de lançamentos

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Lançamento semente

Para entender este tipo de lançamento de infoproduto é muito importante compreender o significado da palavra: semente vem de semear algo que mais para frente se transforma num fruto ou em algo acabado, finalizado, pronto.

O lançamento semente acontece quando o produtor de conteúdo ainda não tem o infoproduto, mas já quer ir semeando junto a sua audiência possibilidades para serem desenvolvidas e serem transformadas em produtos digitais.

Nesse caso, o produtor de conteúdo começa alimentando seu público com conteúdos, gerando engajamento e criando uma relação de conexão com a sua audiência. Essa conexão será parte fundamental para que a audiência ofereça feedbacks que servirão de ponto de partida para a criação de seu infoproduto.

Esse lançamento é adequado para quem ainda não possui um infoproduto e para quem tem muita criatividade com produção de conteúdo, pois sua audiência precisará ser alimentada até o dia do lançamento do seu produto digital. Se você não conseguir fidelizar sua audiência, as chances de fracasso serão bem significativas.

Lançamento interno

O lançamento interno trabalha com a base de contatos do infoprodutor. Ou seja, os emails que você já possui em seu banco de dados. Em tese esse lançamento é mais lucrativo, pois você já possui o produto digital e já conhece a sua audiência.

Você tem um curso online sobre saúde e bem estar, algum tópico mais específico, e a sua audiência é aquela que te encontrou por conta de seus conteúdos sobre saúde e bem estar. Nesse caso é como juntar a fome com a vontade de comer. Você criou um infoproduto sobre um tema que a sua audiência está faminta para consumir.

Neste tipo de lançamento os investimentos podem ser maiores, já que demanda estratégias profissionais de venda, e há pouca brecha para falhas, pois apesar de ser mais lucrativo, é também mais arriscado.

Lançamento externo

Vamos imaginar a sequência: você criou um ambiente para falar sobre um tema específico com a sua audiência. Fez germinar um produto digital. Lançou este produto tendo como base a sua lista de emails interna, com um público alvo já conhecido e com chances reais de lucro.

Agora chega o momento de ganhar o mundo, não é verdade? O lançamento externo tem esta função, de buscar todo o público que ainda não conhece o seu infoproduto. Neste caso vale muito utilizar todas as estratégias possíveis, como parcerias, rede de afiliados e especialistas em marketing digital.

O lançamento externo, por conta destas características, exige um investimento muito maior, e por isso é natural que ele venha como consequência de um lançamento interno, onde já houve lucratividade.

Lançamento relâmpago

O lançamento relâmpago é aquele adequado para você fazer caixa rápido, usando a sua caixa de emails e criando algum fato novo. A ideia aqui é o infoprodutor alimentar a lista de emails com três ou quatro conteúdos para logo depois fazer o lançamento do produto digital.

Tem entre três e dez dias de duração, e por conta disso, é muito importante que o infoprodutor consiga passar para o seu público alvo aquele senso de urgência tão necessário para que as pessoas adquiram o seu produto naquele período específico.

 É um tipo de lançamento difícil de gerar grandes retornos financeiros, mas merece uma tentativa por ter um investimento baixo. 

Lançamento afiliado

Esse é o tipo de lançamento que você não faz sozinho, mas sim em companhia de uma rede de afiliados. E o que é um afiliado? Bem, para quem ainda não sabe, afiliado é alguém que vai vender o seu produto em troca de uma comissão de vendas.

Ou seja, todos ganham. Você, detentor do infoproduto, ganha, e o filiado, detentor do poder de venda, também ganha. E nesse sentido um lançamento nesse contexto é aquele em que o empreendedor digital vai recrutar seu time de afiliados para ajudar nas vendas do seu produto digital.

É importante que seu infoproduto tenha uma demanda e seja de boa qualidade comercial, pois quanto melhor for o seu produto nesse sentido, mais pessoas vão se engajar nas vendas.

Lançamento perpétuo

Outro lançamento que faz jus ao nome. É aquele lançamento que é atemporal, que vai receber a todo o momento novas pessoas interessadas em adquirir o infoproduto em questão.

Se pegarmos outros tipos de lançamentos, vemos sempre aquele tom de urgência na divulgação e criação de conteúdo direcionada para aquele período específico do lançamento. No lançamento perpétuo a geração de conteúdo é feita de tempos em tempos para receber sempre novos públicos e novos interessados em consumir o seu infoproduto.

É um tipo de lançamento que garante receitas contínuas, mas que demanda estratégias sempre criativas para incitar o interesse em pessoas a todo o instante.

6 estratégias para vender seu infoproduto

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Entendendo os tipos de lançamentos e os perfis adequados para cada um deles, chegou a hora de aprender a como vender seu produto digital por meio de estratégias de venda eficazes.

Por isso, listamos 6 estratégias para você aplicar em seus lançamentos.

  1. Antecipe parte de seu conteúdo e gere expectativa em seu público

Já vimos aqui o quanto a criação de bons conteúdos pode influenciar na compra de seu infoproduto. Se atente a essa parte de pré-venda e gere em seu público uma expectativa sobre o que está por vir. 

Entenda o que a sua audiência precisa e deseja, assim alimente-as com os conteúdos personalizados para resolver suas principais dores.

Nesse sentido, é muito importante um trabalho de pesquisa para entender o que seu público quer de verdade e a partir de então direcione por completo o lançamento de seu infoproduto com as necessidades de seu público.

  1. Crie presença nas redes sociais

Não devemos negar que as redes sociais possuem uma importância imensa no processo de vendas de produtos digitais. Como infoprodutos e internet se confundem, é mais que adequado criar uma presença tanto sua, como do infoprodutor, como do seu produto digital, nas redes sociais.

Mas não faça isso de forma desordenada e sem planejamento estratégico. Estude bem o seu público e entenda detalhadamente o público alvo de seu produto. A junção dessas duas coisas vai lhe proporcionar conhecimento sobre qual ou quais as redes sociais adequadas para você marcar presença. 

Enquanto Tik Tok, por exemplo, tem um público juvenil, Facebook abraça um público mais generalizado enquanto que o Linkedin possui um público bem específico.

  1. Faça SEO

Trabalhar com SEO tende a dar resultados, tanto para as vendas de seu infoproduto, quanto para vendas de produtos físicos. Trabalhar com otimização do seu site ou blog para gerar mais público vindo de buscadores como o Google desde sempre se mostrou uma estratégia muito válida, por ser barata (requer, no entanto, muito conhecimento), e ter resultados maravilhosos.

Para um bom trabalho de SEO é preciso, antes de qualquer coisa, ótimos conteúdos, bem escritos, bem produzidos, e que gerem satisfação do público. A partir daí é só dar atenção a questões mais técnicas, relacionadas à tags, palavras chaves, e uma série de elementos que uma boa leitura de SEO vai te ajudar.

Vale a pena também contratar uma empresa especializada em otimização de sites, blogs ou páginas de vendas, que certamente vai te oferecer todo o suporte nesta estratégia que dá ótimos resultados.

  1. Segmente ao máximo seu infoproduto e seu público alvo. Tenha nicho

Produtos genéricos tendem a ser muito difíceis de vender, pois não há autoridade que dê conta para assuntos muito amplos. Por isso, uma das melhores estratégias de vendas é você saber segmentar o seu público, o seu infoproduto, e assim trabalhar muito mais facilmente com a ideia de quem produziu o produto digital foi alguém com autoridade.

Além disso, entenda o seu nicho para saber qual o melhor formato de infoproduto para aquele público, para assim gerar um maior retorno e engajamento.

Se você quer trabalhar com educação, pense em criar então um curso online com vídeo aulas. O segmento aceita bem esse formato e as suas vendas terão mais chances de serem bem sucedidas.

  1. Marketing de influência

Estamos na era dos influenciadores digitais, então nada mais natural que você usar este tipo de estratégia para alavancar as vendas de seu infoproduto. Faça parcerias com influenciadores do seu nicho ou que dialogue de alguma forma com o seu público alvo.

Crie uma rede de influenciadores que replique o lançamento de seu produto e gere muitas vendas.

  1. Ofereça brindes, bônus e conteúdos especiais

No marketing digital a premissa mais importante para gerar vendas é fazer o seu público alvo se sentir especial, único e amado. Desta forma você terá alguém disposto a gastar dinheiro para adquirir o seu infoproduto.

Para que seu cliente se sinta especial, crie estratégias para eles, como brindes, ou aulas bônus, conteúdos extras, materiais de apoio, materiais especiais para quem adquiriu no lançamento, dentre outras estratégias.

Seja muito cuidadoso com a sua audiência, pois dela depende o sucesso de seu produto digital.

E você, tem mais alguma estratégia de vendas arrebatadora?

Continue conosco para mais conteúdos como este. Até a próxima batalha.

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