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Pedagogia Renovada: Conceitos e Vantagens Dessa Tendência

A construção de uma sociedade evoluída, democrática e saudável envolve pilares como a relação entre escola e aluno e entre teorias pedagógicas e mundo real. São diversas as possibilidades de apresentar modelos de educação, sendo que uma das mais discutidas é a que envolve a pedagogia renovada, concepção que abraça algumas correntes ligadas ao movimento da Nova Escola.

Neste artigo vamos abordar e entender conceitos como pedagogia renovada, Escola Nova e tendências pedagógicas. Vamos compreender onde cada uma destas concepções pedagógicas se encontra e o que cada uma destas ideias apresenta de novidade para o mundo da educação.

O conteúdo está muito rico, aproveitem.

Entendendo a pedagogia tradicional 

O passo inicial para chegarmos ao conceito de pedagogia renovada é entender a que ela se contrapõe. O sistema educacional tradicional, já secular, apresenta um modelo de ensino focado na figura do professor como detentor único do saber.

Assim, o processo de ensino e aprendizagem acontece a partir da dinâmica onde o professor expõe o assunto e o aluno de forma passiva recebe. 

Não há troca de conhecimento, mas sim, a entrega de conhecimento do educador para o aluno em sala de aula, dentro do formato padronizado, do aluno sentado anotando informações.

Esse modelo traz outra característica, que é o distanciamento da realidade do aluno. O conteúdo é baseado na legislação que rege o tema, e é determinado pela sociedade, de modo engessado e sem flexibilidade e liberdade para adequar a diferentes realidades e contextos.

A pedagogia renovada

É nesse contexto que surgem educadores refletindo sobre o real papel do professor, do aluno e novas formas de apresentar a relação ensino e aprendizagem.

A pedagogia renovada, como o próprio nome indica, apresenta novos elementos pedagógicos, sociais e até mesmo psicológicos para entender e propor novas maneiras de ensino na escola.

A concepção pedagogia renovada abraça várias correntes pedagógicas, que de alguma maneira estão ligadas ao movimento “Escola Nova”, que vamos conhecer a seguir, antes de continuar o assunto central.

Movimento Escola Nova

Nasce no fim do século XIX um movimento de educadores europeus e americanos, que buscava propor uma nova concepção de educação, focada mais na experiência da criança, e menos na figura do educador.

Podemos dizer, no geral, que é uma proposta que visa à renovação da mentalidade dos educadores e das práticas pedagógicas vigentes na época.

Esse movimento chega ao Brasil na década de 1920, junto com a reforma do ensino em diversos estados do país.

Um dos grandes teóricos desta nova mentalidade, o filósofo e pedagogo John Dewey afirmava que a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida.

Assim, o novo pensamento entra em colisão com o sistema tradicional, que como vimos antes, se distanciava da experiência e da realidade do aluno.

Mas não era somente este elemento que separava o modelo de ensino tradicional com estas novas abordagens pedagógicas, que vieram indicar tendências que persistem até os dias de hoje.

Entendendo as bases da pedagogia renovada

Podemos entender a concepção de pedagogia renovada com base em alguns elementos importantes:

Aluno como sujeito do conhecimento

Esse é um dos pilares da pedagogia renovada. Enquanto que o modelo tradicional preza pela figura do educador como elemento central do processo pedagógico, as novas formas de pensar a educação propõem um modelo de ensino focado na experiência do aluno, do grupo e entendendo a realidade inserida em suas vidas. 

Escola promove o bem estar do aluno de acordo com suas necessidades

Nesse sentido, é inconcebível a escola como estrutura inflexível e descolada da realidade, focada somente no conhecimento teórico apresentado pelos livros. 

Os modelos mais novos propõem que a escola tenha um papel social, se adequando às necessidades dos alunos, promovendo o ensino focado no aluno como ser social. 

A escola precisa entender a sociedade e a realidade e a partir de então promover experiências que elevem a capacidade de absorção de conhecimento e de adequação aos contextos sociais que eles vivem.

Professor como colaborador

Falamos da mudança de perspectiva da figura do aluno na pedagogia renovada, mas agora vamos entender melhor o papel do professor. 

Sim, o educador deixa de ser figura central, detentora única do conhecimento, e passa a ser um colaborador para o livre desenvolvimento do aluno, com base em suas experiências e com base no momento social estabelecido, que pode mudar, com o professor sendo agente nessas mudanças, readequando sempre os conteúdos e o formato de ensino.

Aluno ideal é o que participa, e não o que se cala

Se no modelo tradicional de ensino o aluno é levado a ficar calado, ouvir o professor e anotar tudo que é escrito, com as novas formas de pensar a educação essa dinâmica é modificada, colocando o aluno como figura importante no processo de ensino e aprendizagem. 

O aluno que participa e que respeita o grupo não só tem espaço como é apresentado como ideal no sistema de ensino. 

Conhecendo as tendências pedagógicas

A pedagogia renovada não possuía um consenso absoluto de ideias e por conta disso nós fomos apresentados a diversas tendências pedagógicas que buscavam pensar a relação professor e aluno, além da relação escola e sociedade de alguma forma diferenciada.

  • Tendência liberal renovadora Progressiva (A escola se ajustando as necessidades individuais ao meio social)

  • Tendência liberal renovadora não-diretiva (O professor é figura auxiliar das experiências. Procura desenvolver a inteligência, priorizando o aluno)

  • Tendência liberal tecnicista (A aprendizagem é baseada no aprender - fazendo. O professor é visto como técnico e é o responsável pela eficácia do ensino)

  • Tendência progressista libertadora (Professores e alunos devem atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social)

  • Tendência progressista libertária (Foco na livre-expressão e no contexto cultural)

  • Tendência progressista "crítico social dos conteúdos" (Escola como parte integrante do todo social, orientando o aluno para a participação ativa na sociedade).

 Vantagens da pedagogia renovada

O modelo de ensino moderno, que se contrapôs ao sistema educacional tradicional, trouxe algumas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem. Veremos alguns:

Aprendizado menos teórico e mais prático

Quando pensamos no sistema pedagógico tradicional é impossível não vermos automaticamente um professor sentado na cadeira lendo um livro escrito por algum educador teórico que se limitou a descrever informações baseadas em teorias educacionais. 

Por mais que esse modelo tenha alguma função pedagógica, ele é limitador e tira do aluno a possibilidade de absorver conhecimento através da realidade e dos assuntos que rondam a sociedade. 

A pedagogia renovada surge para equilibrar esta relação e fazer a escola e o professor trazerem elementos da sociedade e da realidade para dentro da escola, adequando estas informações às necessidades dos seus alunos.

Aluno no centro do conhecimento

Quando pensamos em todas as novas abordagens educacionais, desde as primeiras, vindas com a pedagogia renovada até as mais atuais, com os modelos ativos, pensamos no aluno como centro de todo o processo de ensino e aprendizagem.

O professor aqui é um auxiliar no processo educacional, que precisa ser pensado e planejado tendo o aluno, a criança, como foco central, e como figura que se encontra dentro de um organismo vivo que é a sociedade, e por isso as abordagens pedagógicas devem ser tão vivas quanto à sociedade. 

Aqui não vale mais o conhecimento engessado, estático, sem flexibilidade alguma. A pedagogia renovada já propõe um ensino flexível e de acordo com a realidade que se impõe.

Aluno aprende fazendo

Outra grande vantagem é a possibilidade do aluno aprender fazendo, ou seja, colocando na prática o que os livros apresentam como teoria. 

O ensino prático, com o aluno colocando a mão na massa, tem a vantagem de proporcionar ao aluno uma autonomia muito maior pelo seu processo de aprendizado, além de incentivando o trabalho em equipe, o pensar de forma independente ou autônoma, e que transforma o aluno em ser atuante, ativo, motivado e engajado pelo processo pedagógico.

Está aberta aos métodos ativos de aprendizagem

As metodologias ativas pedagógicas são técnicas e práticas que buscam motivar e engajar os alunos nas atividades pedagógicas. 

Elas nascem a partir do momento que educadores questionam a eficácia dos métodos tradicionais de ensino, que deixam o aluno como coadjuvante no processo pedagógico, transformando as aulas em experiências monótonas, chatas e que desmotivam os estudantes. 

Desta percepção que nascem as metodologias ativas de ensino, focadas em práticas pedagógicas que põem os alunos no centro do processo, fazendo-os serem atores centrais e autônomos.

Conclusão

Vimos que as novas abordagens pedagógicas surgem a partir do questionamento da eficácia do sistema tradicional de ensino, que foca na figura do educador como centro de tudo, e dono do conhecimento passado aos alunos.

A partir de reflexões acerca do lugar que o professor e o aluno devem exercer uma pedagogia ideal, surgem tendências pedagógicas variadas, incluindo a pedagogia renovada, que falamos muito aqui.

Focada na experiência do aluno, e entendendo que o estudante é resultado do meio em que vivem, essas novas tendências buscam modernizar o ensino, criando um sistema escolar mais democrático, igualitário e eficiente.

E você, já conhecia a pedagogia renovada?

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