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A construção de uma sociedade evoluída, democrática e saudável envolve pilares como a relação entre escola e aluno e entre teorias pedagógicas e mundo real. São diversas as possibilidades de apresentar modelos de educação, sendo que uma das mais discutidas é a que envolve a pedagogia renovada, concepção que abraça algumas correntes ligadas ao movimento da Nova Escola.
Neste artigo vamos abordar e entender conceitos como pedagogia renovada, Escola Nova e tendências pedagógicas. Vamos compreender onde cada uma destas concepções pedagógicas se encontra e o que cada uma destas ideias apresenta de novidade para o mundo da educação.
O conteúdo está muito rico, aproveitem.
O passo inicial para chegarmos ao conceito de pedagogia renovada é entender a que ela se contrapõe. O sistema educacional tradicional, já secular, apresenta um modelo de ensino focado na figura do professor como detentor único do saber.
Assim, o processo de ensino e aprendizagem acontece a partir da dinâmica onde o professor expõe o assunto e o aluno de forma passiva recebe.
Não há troca de conhecimento, mas sim, a entrega de conhecimento do educador para o aluno em sala de aula, dentro do formato padronizado, do aluno sentado anotando informações.
Esse modelo traz outra característica, que é o distanciamento da realidade do aluno. O conteúdo é baseado na legislação que rege o tema, e é determinado pela sociedade, de modo engessado e sem flexibilidade e liberdade para adequar a diferentes realidades e contextos.
É nesse contexto que surgem educadores refletindo sobre o real papel do professor, do aluno e novas formas de apresentar a relação ensino e aprendizagem.
A pedagogia renovada, como o próprio nome indica, apresenta novos elementos pedagógicos, sociais e até mesmo psicológicos para entender e propor novas maneiras de ensino na escola.
A concepção pedagogia renovada abraça várias correntes pedagógicas, que de alguma maneira estão ligadas ao movimento “Escola Nova”, que vamos conhecer a seguir, antes de continuar o assunto central.
Nasce no fim do século XIX um movimento de educadores europeus e americanos, que buscava propor uma nova concepção de educação, focada mais na experiência da criança, e menos na figura do educador.
Podemos dizer, no geral, que é uma proposta que visa à renovação da mentalidade dos educadores e das práticas pedagógicas vigentes na época.
Esse movimento chega ao Brasil na década de 1920, junto com a reforma do ensino em diversos estados do país.
Um dos grandes teóricos desta nova mentalidade, o filósofo e pedagogo John Dewey afirmava que a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida.
Assim, o novo pensamento entra em colisão com o sistema tradicional, que como vimos antes, se distanciava da experiência e da realidade do aluno.
Mas não era somente este elemento que separava o modelo de ensino tradicional com estas novas abordagens pedagógicas, que vieram indicar tendências que persistem até os dias de hoje.
Podemos entender a concepção de pedagogia renovada com base em alguns elementos importantes:
Esse é um dos pilares da pedagogia renovada. Enquanto que o modelo tradicional preza pela figura do educador como elemento central do processo pedagógico, as novas formas de pensar a educação propõem um modelo de ensino focado na experiência do aluno, do grupo e entendendo a realidade inserida em suas vidas.
Nesse sentido, é inconcebível a escola como estrutura inflexível e descolada da realidade, focada somente no conhecimento teórico apresentado pelos livros.
Os modelos mais novos propõem que a escola tenha um papel social, se adequando às necessidades dos alunos, promovendo o ensino focado no aluno como ser social.
A escola precisa entender a sociedade e a realidade e a partir de então promover experiências que elevem a capacidade de absorção de conhecimento e de adequação aos contextos sociais que eles vivem.
Falamos da mudança de perspectiva da figura do aluno na pedagogia renovada, mas agora vamos entender melhor o papel do professor.
Sim, o educador deixa de ser figura central, detentora única do conhecimento, e passa a ser um colaborador para o livre desenvolvimento do aluno, com base em suas experiências e com base no momento social estabelecido, que pode mudar, com o professor sendo agente nessas mudanças, readequando sempre os conteúdos e o formato de ensino.
Se no modelo tradicional de ensino o aluno é levado a ficar calado, ouvir o professor e anotar tudo que é escrito, com as novas formas de pensar a educação essa dinâmica é modificada, colocando o aluno como figura importante no processo de ensino e aprendizagem.
O aluno que participa e que respeita o grupo não só tem espaço como é apresentado como ideal no sistema de ensino.
A pedagogia renovada não possuía um consenso absoluto de ideias e por conta disso nós fomos apresentados a diversas tendências pedagógicas que buscavam pensar a relação professor e aluno, além da relação escola e sociedade de alguma forma diferenciada.
Tendência liberal renovadora Progressiva (A escola se ajustando as necessidades individuais ao meio social)
Tendência liberal renovadora não-diretiva (O professor é figura auxiliar das experiências. Procura desenvolver a inteligência, priorizando o aluno)
Tendência liberal tecnicista (A aprendizagem é baseada no aprender - fazendo. O professor é visto como técnico e é o responsável pela eficácia do ensino)
Tendência progressista libertadora (Professores e alunos devem atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social)
Tendência progressista libertária (Foco na livre-expressão e no contexto cultural)
Tendência progressista "crítico social dos conteúdos" (Escola como parte integrante do todo social, orientando o aluno para a participação ativa na sociedade).
O modelo de ensino moderno, que se contrapôs ao sistema educacional tradicional, trouxe algumas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem. Veremos alguns:
Quando pensamos no sistema pedagógico tradicional é impossível não vermos automaticamente um professor sentado na cadeira lendo um livro escrito por algum educador teórico que se limitou a descrever informações baseadas em teorias educacionais.
Por mais que esse modelo tenha alguma função pedagógica, ele é limitador e tira do aluno a possibilidade de absorver conhecimento através da realidade e dos assuntos que rondam a sociedade.
A pedagogia renovada surge para equilibrar esta relação e fazer a escola e o professor trazerem elementos da sociedade e da realidade para dentro da escola, adequando estas informações às necessidades dos seus alunos.
Quando pensamos em todas as novas abordagens educacionais, desde as primeiras, vindas com a pedagogia renovada até as mais atuais, com os modelos ativos, pensamos no aluno como centro de todo o processo de ensino e aprendizagem.
O professor aqui é um auxiliar no processo educacional, que precisa ser pensado e planejado tendo o aluno, a criança, como foco central, e como figura que se encontra dentro de um organismo vivo que é a sociedade, e por isso as abordagens pedagógicas devem ser tão vivas quanto à sociedade.
Aqui não vale mais o conhecimento engessado, estático, sem flexibilidade alguma. A pedagogia renovada já propõe um ensino flexível e de acordo com a realidade que se impõe.
Outra grande vantagem é a possibilidade do aluno aprender fazendo, ou seja, colocando na prática o que os livros apresentam como teoria.
O ensino prático, com o aluno colocando a mão na massa, tem a vantagem de proporcionar ao aluno uma autonomia muito maior pelo seu processo de aprendizado, além de incentivando o trabalho em equipe, o pensar de forma independente ou autônoma, e que transforma o aluno em ser atuante, ativo, motivado e engajado pelo processo pedagógico.
As metodologias ativas pedagógicas são técnicas e práticas que buscam motivar e engajar os alunos nas atividades pedagógicas.
Elas nascem a partir do momento que educadores questionam a eficácia dos métodos tradicionais de ensino, que deixam o aluno como coadjuvante no processo pedagógico, transformando as aulas em experiências monótonas, chatas e que desmotivam os estudantes.
Desta percepção que nascem as metodologias ativas de ensino, focadas em práticas pedagógicas que põem os alunos no centro do processo, fazendo-os serem atores centrais e autônomos.
Vimos que as novas abordagens pedagógicas surgem a partir do questionamento da eficácia do sistema tradicional de ensino, que foca na figura do educador como centro de tudo, e dono do conhecimento passado aos alunos.
A partir de reflexões acerca do lugar que o professor e o aluno devem exercer uma pedagogia ideal, surgem tendências pedagógicas variadas, incluindo a pedagogia renovada, que falamos muito aqui.
Focada na experiência do aluno, e entendendo que o estudante é resultado do meio em que vivem, essas novas tendências buscam modernizar o ensino, criando um sistema escolar mais democrático, igualitário e eficiente.
E você, já conhecia a pedagogia renovada?
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