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Um dos pilares de todo e qualquer projeto pedagógico que deseje ser bem sucedido é o planejamento. O planejar possibilita uma escola desenvolver ao máximo seu potencial pedagógico, sem colocar em risco a saúde financeira ou gerencial da organização.
Dessa importância estratégica surge a necessidade de gestores da educação trabalharem em suas escolas um plano de ação pedagógico. Mas você sabe o que é um plano de ação pedagógico?
Neste manual vamos te apresentar o conceito por trás do plano de ação e a sua importância para o crescimento e desenvolvimento sustentável de qualquer empresa do ramo educacional, principalmente escolas.
E vamos mostrar que um planejamento estratégico bem feito vai potencializar o aprendizado e aperfeiçoar todo o processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Estão prontos?
Um plano de ação pedagógico é um documento essencial para que a escola organize e oriente o trabalho de todas as pessoas envolvidas no ambiente escolar.
O plano apresenta as diretrizes que devem ser seguidas por todos os funcionários, ou seja, afeta diretamente todos os profissionais envolvidos no ambiente escolar, que vai desde gestores, passando por professores, secretários, dentre outros funcionários.
É muito importante que gestores entendam que o plano de ação pedagógico não é um documento engessado, e que pode ser modificado e flexibilizado durante o ano letivo. Isso pode acontecer em escolas que projetam dezenas e centenas de metas, o que acaba sendo inviabilizado pela própria dinâmica diária.
O plano de ação pedagógico envolve basicamente todas as demandas que uma escola poderia ter durante o ano letivo, ou mais especificamente durante um período específico, que poderia ser mensal, bimestral, trimestral ou semestral.
O plano de ação determina, por exemplo, qual será o material didático que a escola irá trabalhar durante aquele período, e por quais razões a escolha foi deste material. E também o que se espera dos professores, e do projeto pedagógico, a partir da escolha de tais materiais.
Óbvio que a escolha não pode ser feita sem discussão e, sobretudo, sem atender às diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Além da escolha do material didático, o plano de ação envolve questões burocráticas, como o detalhamento financeiro da escola para aquele período.
Uma das partes mais estratégicas envolve um detalhamento da saúde financeira da escola, e de todos os investimentos que ela poderá realizar no período específico.
É através de um planejamento bem feito que a gestão escolar busca equilibrar o valor da mensalidade com o serviço prestado, com o pagamento da folha salarial e com os investimentos que poderão ser executados para benefícios da escola.
O plano de ação pedagógico é essencial para que as atividades administrativas de uma escola estejam completamente alinhadas com as iniciativas pedagógicas executadas durante o período.
Através do plano de ação que professores conseguem vislumbrar as metas da escola e assim conseguem executar o projeto pedagógico de modo claro, sem ruídos e em consonância com os valores e missão da escola.
Nesse sentido, é importante que gestores e professores consigam caminhar juntos em prol de um projeto único e de um planejamento orgânico e harmonioso.
Um plano de ação pedagógico precisa conter o que a escola pretende fazer em todas as séries naquele período letivo. Isso é necessário para que os professores tenham um norte bem definido de metas escolares, e de projeto pedagógico utilizado.
Esse plano deve ser seguido à risca por todos os professores, porém, como já dissemos, ele não é um documento engessado, e pode ser flexibilizado, aperfeiçoado, e modificado durante o ano.
A partir das metas planejadas e apontadas, gestores e professores podem analisar e avaliar ao final do ano se o planejamento foi bem sucedido, o que deu certo, o que deu errado, o que pode ser ainda aperfeiçoado. Enfim, é através desta avaliação que gestores e professores podem partir novamente para o plano de ação pedagógico do ano seguinte.
Por isso, é primordial que este planejamento envolva o maior número de pessoas, professores e gestores.
Um plano de ação pedagógico é de suma importância para a boa gestão escolar. Ela possibilita uma série de benefícios:
Um dos grandes benefícios que um plano de ação possibilita é a tomada estratégica de decisão. Quando você tem um planejamento feito a médio e longo prazo, com metas bem definidas, com as receitas já direcionadas, e com as etapas de implantação dos objetivos previstos, todo o processo de tomada de decisão é facilitado, pois há menos imprevistos e notícias novas que podem interromper ou modificar as ações.
Com base nessas diretrizes já definidas, a decisão fica mais clara e fácil de ser tomada pelos gestores, visando a execução de um planejamento bem feito e já consolidado.
Um plano de ação pedagógico além de definir tudo o que poderia ser feito, também consegue diagnosticar problemas e vislumbrar erros e falhas possíveis. Com tudo isto posto dentro de um documento, fica muito mais fácil detectar os possíveis erros antes que eles aconteçam, evitando-os de serem postos em prática.
Se você consegue prever situações problemáticas ou arriscadas demais, logo você poderá criar mecanismos de evitar ou minimizar.
Além disso, um bom plano de ação conta também com mecanismos eficazes de contingenciamento de crises. Ou seja, ainda que o erro venha a ocorrer, também é mais fácil lidar com ele, pois já estava previsto.
Outro grande benefício de um plano de ação pedagógico é conseguir melhores resultados gerais, em todos os setores da escola, desde a parte burocrática, até a parte pedagógica.
O planejamento tem o poder de deixar a execução das ações muito mais fácil e com muito mais chances de serem bem sucedidas.
As atividades escolares, seja no campo administrativo, seja no campo pedagógico, são executadas de forma mais clara, sólida e com embasamento para que não haja contestações de pais ou outros entes externos.
Um bom planejamento diminui e muito os riscos de um empreendimento deste nível ter resultados negativos.
Para um plano de ação pedagógico ser bem sucedido, ele precisa de uma série de elementos e de muita atenção para detalhes.
O plano de ação precisa ser escrito e bem detalhado em todas as suas ações. As metas precisam ser claras e o cronograma de ações bem definido.
As metas não precisam ser todas postas de uma vez, é muito mais saudável e viável que elas sejam desmembradas para que a realização delas sejam mais fáceis de serem feitas.
É preciso também entender que o documento é vivo, ou seja, está apto a mudanças durante o ano letivo.
O plano de ação pedagógico deve especificar quais as áreas que serão abordadas no documento, definindo-as e dando justificativas para a inclusão de cada uma delas no documento.
Isso é importante para que todos percebam quais serão as prioridades da gestão escolar naquele período específico.
Assim, cada um dos assuntos definidos devem vir juntamente com justificativas coerentes sobre o porquê da inclusão deles.
Nesta fase é importante que se detalhe todos os objetivos e metas definidas. Como estas metas serão alcançadas? Em quanto tempo? A partir de quais ações? E principalmente, qual o resultado esperado quando estes objetivos forem alcançados.
As metas servem para resolver um problema bem específico da escola, como algo estrutural ou a compra de um equipamento, ou pode dar seguimento para um objetivo mais amplo, feito em etapas. Em todos os casos, deve-se detalhar todas as ações.
Esta parte do plano de ação pedagógico indica como as ações planejadas serão colocadas em prática. Como todas as fases do documento, esta também é estratégica, porque envolve a parte prática, de metodologia.
Como serão realizadas tais atividades, ou de que forma será feito esse investimento, ou como esta disciplina específica vai lidar com tais assuntos.
A definição do cronograma finaliza a parte teórica do plano de ação pedagógico, pois coloca prazos e prioridades, o que deve ser sempre pensado e avaliado pelos gestores. Ou seja, quais as metas mais importantes para agora?
Vimos neste manual como o plano de ação pedagógico é um instrumento essencial para que gestores e professores consigam colocar em prática um projeto educacional de qualidade e bem pensado.
Através dele que uma escola vai conseguir definir metas e objetivos e principalmente, vai conseguir colocá-los em prática de modo eficiente e com resultados benéficos para todos os envolvidos.
É primordial para o desenvolvimento de uma escola.