(44) 9 9846 - 8412

Educação

Compartilhar:

Educação corporativa: Conceito, Vantagens, Como aplicar?

São muitos os diferenciais que tornam uma empresa bem sucedida no mercado. Ter uma cultura da inovação, construir um ambiente de bem estar entre os colaboradores e instalar um projeto de educação corporativa são alguns exemplos que proporcionam crescimento sustentável dentro de uma corporação.

Este artigo tem como foco um desses diferenciais, a educação corporativa. Vamos entender o conceito que gira em torno da ideia, e ainda veremos as vantagens que seu negócio terá ao desenvolver a educação corporativa.  Veremos também como aplicar esta prática em seu negócio, criando o cenário ideal para o sucesso de sua empresa.

Educação corporativa

Imagem

Educação corporativa é uma prática de gestão que serve como alicerce para uma capacitação contínua dos colaboradores, visando o crescimento e desenvolvimento profissional deles, bem como da empresa. 

Seu conceito, entretanto, é ainda mais abrangente, podendo ser definido como uma série de ações que promovem e desenvolvem práticas corporativas eficientes para benefício individual, de cada funcionário, bem como de uma equipe enquanto ideia coletiva, e da empresa como um todo.

A educação corporativa modifica uma lógica profissional que existia anteriormente, onde as empresas selecionavam seus funcionários somente tendo em vista suas qualidades curriculares.  Atualmente, elas mesmas oferecem as condições para que seus colaboradores cresçam continuamente como bons profissionais, criando um padrão de qualidade que, se mantido, será um diferencial dentro do mercado.

Objetivo da educação corporativa 

Imagem

O objetivo mais aparente de um projeto de educação corporativa é o de disseminar conhecimento entre os colaboradores de uma empresa, criando condições para que funcionários desenvolvam habilidades estratégicas, aprimorem suas qualidades e melhore rendimentos, seja de produtividade, seja de relacionamentos interpessoais, seja de outras naturezas.

É importante entender que o objetivo aqui não é somente de capacitar profissionais, mas sim germinar e fazer crescer todo um processo de evolução profissional e empresarial, baseado na ideia de capacitação e aprendizagem contínua, tanto para os colaboradores, quanto para os gestores e líderes.

A importância da educação corporativa nas empresas 

Um projeto sólido e eficiente de educação dentro do ambiente empresarial é importante tanto do ponto de vista dos colaboradores quanto do ponto de vista da corporação. Para os profissionais, fazer parte de uma empresa que alimenta ações de educação corporativa é importante por proporcionar um crescimento profissional contínuo, evoluindo como funcionário, se especializando cada vez mais e se transformando em peça estratégica para a empresa.

Já para a empresa, a importância da educação corporativa reside na ideia de construir uma equipe extremamente qualificada, aumentando assim a produtividade, gerando aumento de receitas, e solidificando um ambiente de trabalho saudável, rico e produtivo, com funcionários sempre empolgados. Essa é a receita ideal para o sucesso de seu negócio.

Vantagens da educação corporativa 

Imagem

São inúmeras as vantagens que uma empresa tem ao desenvolver a prática de educação corporativa. Por isso, listamos as principais delas nesse artigo, confira.

Aumento de produtividade 

As práticas de educação corporativa visam sempre aprimorar habilidades individuais, consertar defeitos coletivos, preencher lacunas existentes no ambiente de trabalho e aperfeiçoar as qualidades de cada colaborador, gestor e líder, para que a empresa colha os resultados esperados a curto, médio e longo prazo. Com um cenário desses é mais natural, é inevitável, que a produtividade dentro do ambiente corporativo aumente, gerando mais receitas para o seu negócio.

Retenção de talentos 

Um dos grandes problemas que empreendedores e gestores têm dentro de uma empresa é o contínuo entra e sai desequilibrado de colaboradores. 

Em um ambiente de trabalho confuso, a retenção de talentos é quase inexistente e volta e meia o gestor tem que se deparar com situações de desligamentos de funcionários e pedidos de demissão. 

Assim, a prática eficiente de educação corporativa proporciona um aumento significativo de retenção de talentos, primeiro por oferecer um ambiente de bem estar, saudável e que proporciona ao colaborador uma experiência constante de qualificação, capacitação, que culmina em promoções dentro da empresa, principal desejo dos bons profissionais. 

A empresa consegue criar um cenário de qualificação contínua de seus colaboradores, diminuindo sobremaneira a prática de demissões e contratações, que em excesso prejudica por demais qualquer negócio.

Ambiente de bem estar e profissionais motivados

Pilar do sucesso de uma empresa, o ambiente de bem estar deve ser sempre promovido no mundo corporativo. 

A prática eficiente de educação corporativa gera um ambiente de trabalho saudável, rico e produtivo, que resulta em profissionais motivados que abraçam mais facilmente o projeto e a missão da empresa. 

Construir uma relação rica com a sua equipe de colaboradores possibilitará ao seu negócio ser sempre um espaço produtivo, com pessoas sempre dispostas a crescer profissionalmente. 

Este cenário é o ideal para que todos os envolvidos no processo (empresa, colaboradores e gestores) tenham cada vez mais sucesso.

Desenvolvimento de liderança

Uma empresa que investe em educação corporativa, aprimorando habilidades de líderes e colaboradores, oferecendo ininterruptamente ações de capacitação, especialização e aprendizagem, tende a ser uma empresa preparada para o mercado, preparando líderes para que nunca lhe falte nomes estratégicos para estas funções essenciais. 

Assim, criar um ambiente rico para que as qualidades de um líder sejam externadas, potencializadas e aumentadas é fundamental para um negócio prosperar nos dias atuais.

Valorização profissional 

Um colaborador que participa sempre de ações de capacitação profissional dentro da empresa, e que continuamente se especializa, agregando conhecimentos gerais e específicos, inevitavelmente terá uma valorização profissional, seja dentro da empresa, seja futuramente na busca por outras possibilidades de trabalho.  

Como aplicar educação corporativa em sua empresa

Imagem

O pontapé inicial para construir na prática a ideia de educação corporativa é através do planejamento, que vai possibilitar que a empresa liste as suas metas e os seus objetivos, além de apresentar os pontos que devem ser corrigidos, melhorados ou aperfeiçoados.

Após o planejamento, é necessária uma pesquisa interna para entender a dinâmica da empresa, o perfil das equipes de colaboradores, atrelando a isso a missão da empresa dentro do mercado.

Com isso será mais fácil elaborar ações coerentes com os valores da empresa e que visem preencher lacunas ou aprimorar qualidades.

Nesta fase do processo, é importante responder esses questionamentos:

  • Qual o objetivo da educação corporativa em meu negócio?

  • Quais são os perfis de colaboradores que temos na empresa?

  • Quais os tipos de dinâmicas que usaremos na educação corporativa?

  • Quais obstáculos a empresa terá no processo de prática de educação corporativa?

O programa de educação corporativa pode então ser colocado em prática através de ações como estas:

  • Treinamentos contínuos

  • Workshops

  • Palestras presenciais ou à distância

  • Programas de mentoria

Também será necessário planejar e listar todas as ferramentas que serão usadas no programa, tais como:

A partir de então, busque criar os conteúdos para as ações de educação corporativa, como as vídeoaulas, os e-books, os workshops, dentre todos os formatos escolhidos.

Nessa hora é de grande importância também buscar empresas que já possuem o know how em capacitação de equipe e em educação corporativa. Parcerias estratégicas como estas só farão bem para o seu negócio.

Monitorando os resultados da educação corporativa 

Imagem

Uma das fases mais importantes do processo de educação corporativa é o monitoramento de resultados, essencial para que se descubra onde se está acertando ou errando, possibilitando assim melhorias e aperfeiçoamentos, além de mudanças de estratégias.

Neste momento é essencial também refletir sobre o andamento das ações de capacitação de colaboradores e gestores, e se estas ações são coerentes com a missão da empresa. Um trabalho de educação corporativa que não vá de encontro aos valores da empresa tende a fracassar e gerar resultados negativos.

Conclusão

Construir ações eficientes de educação corporativa tende a oferecer uma base sólida de crescimento e desenvolvimento tanto da empresa quanto de sua equipe de colaboradores, além de líderes e gestores. Não nos resta dúvidas que um projeto de educação corporativa é uma das respostas mais eficazes para aquela pergunta: como fazer o meu negócio prosperar?  

E você, já pensou em implementar a educação corporativa em sua empresa?

Leia outros conteúdos como este em nosso blog. Até a próxima batalha.

Compartilhar:

Posts Relacionados

Ver Categoria

Receba conteúdos exclusivo no seu e-mail, como notícias, eventos, ofertas e muito mais.

Por favor aguarde...

Obrigado!

Nosso oráculo recebeu sua solicitação. Fique atento para novidades em seu e-mail.

Solicitação Falhou

Nossos corvos não receberam sua requisição Por favor, tente novamente!

Voltar