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O que é podcast? Quais Benefícios? Como Produzir?

Meio de comunicação mais popular durante décadas, o rádio, que muitos apostaram na sua extinção, se reinventou e buscou outros formatos para continuar importante na sociedade atual. O podcast é um desses formatos, que traz toda a dinâmica de um programa de rádio, mas com elementos de nosso mundo contemporâneo.

Nesse artigo você saberá tudo sobre o que é podcast, seu conceito, suas características, quais os benefícios para você que deseja criar um para diversão própria ou para a sua empresa, e ainda terá muitas dicas de como produzir um que seja eficiente na mensagem que você quer passar.

O que é podcast?

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De uma maneira bem didática podcast é um programa de rádio, mas que é produzido sob demanda e que pode ser escutado a qualquer momento e em qualquer lugar, já que o seu conteúdo fica disponibilizado em formato de streaming, ou em arquivo para você fazer o download. 

Podcast é só áudio?

Muitos podcasts também disponibilizam a gravação em vídeo, principalmente em plataformas como o Youtube, então, sim, o elemento essencial de um podcast é o áudio, mas também há a opção de usar o elemento visual para melhorar a experiência de quem for consumir. Esse formato é muito conhecido como videocast.

O que significa conteúdo sob demanda no podcast?

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Diferente do rádio, que apresenta conteúdos diversos e programas de variedades, o podcast tem essa particularidade de ser criado sob uma demanda específica. Você deseja criar um programa sobre marketing digital? Pode criar um podcast somente sobre esse assunto para aquele público que quer ouvir.

O mesmo vale para um podcast sobre esportes, empregos, fofocas, saúde e até mesmo sobre a sua empresa. 

Percebeu que o podcast pode ser criado tanto para diversão quanto para trabalho? Além de ser uma poderosa ferramenta empresarial. Agora que você entendeu o que é podcast, vamos ver as suas vantagens para uma estratégia de Marketing.

Podcast como poderosa ferramenta empresarial 

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Sim, se você pensar no podcast como um programa leve, descontraído e que atrai muitas pessoas, você logo vai perceber que criar um podcast para o seu negócio só tende a trazer benefícios para ele, pois vai gerar engajamento, vai estreitar relacionamento com o seu público consumidor, com seu público alvo e com as pessoas no geral, pois seu alcance é infinito.

E principalmente, vai gerar bem estar e entretenimento para as pessoas, pois essa é uma das funções primordiais de um podcast: informar, entreter e gerar aquele sentimento gostoso de bem estar.

Quais os benefícios do podcast para você e para a sua empresa?

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Um podcast pode ser uma ferramenta maravilhosa para você se conectar com os ouvintes, e compartilhar seus valores, suas opiniões, seu conhecimento, ou curiosidades. Os benefícios são inúmeros, seja pensando em um programa voltado para a sua diversão, seja um programa voltado para a sua marca, o seu negócio.

Vamos ver alguns desses benefícios:

  • Podcast constrói pontes entre a sua marca e ouvintes

  • Construção ou consolidação de identidade 

  • Podcast é uma forma para inovar 

  • Podcast gera conhecimento para seu público

Iremos detalhar um pouco mais sobre essas vantagens.

Podcast constrói pontes entre a sua marca e ouvintes

Um dos benefícios mais visíveis é a construção de um canal de comunicação entre a sua empresa e seu público, seja ele qual for. Criar um podcast abre a possibilidade para milhares de pessoas conhecerem os valores da sua marca, de conhecerem de forma mais divertida e informal a missão que o seu negócio carrega, e de participarem de alguma forma do dia a dia da empresa.

Saber se comunicar em tempos atuais é um dos maiores diferenciais corporativos, que faz uma empresa ser bem sucedida ou ser um fracasso.

A construção dessa ponte entre você e seus ouvintes só gera benefícios e possibilita que você de fato seja visto e conhecido por milhares de pessoas mundo afora. Assim, mesmo que o seu podcast seja criado somente por diversão, ele vai te possibilitar ser visto, reconhecido e ainda tende a gerar receita num futuro próximo.

Construção ou consolidação de identidade 

Esse benefício é válido tanto para podcasts pessoais quanto para programas mais corporativos. O podcast possibilita que você construa ou consolide a identidade de sua marca. 

Outro diferencial para empresas de sucesso é a construção de identidade, é aquela familiaridade que seu cliente possui com os valores e missão que a sua empresa apresenta para eles no dia a dia. Assim, um podcast acaba sendo uma ótima ferramenta para que você apresente ao seu público as suas ações, a sua missão, os seus valores e a sua identidade como um todo.

Ter uma identidade gera credibilidade, respeito e fidelidade. 

Podcast é uma forma para inovar 

Um dos maiores desafios hoje para você ou para a sua empresa é entender as demandas do mundo atual e se adequar a elas, sabendo usar sempre as ferramentas do momento. Pois bem, o podcast é a ferramenta do momento, então saber usar é saber fincar seus pés no mundo atual.

Ter um podcast para você ou para a sua empresa vai logo de cara expandir muito a capacidade de comunicação de sua marca, levando ela para muitas pessoas, de jovens a adultos.

Se a sua marca tem como público alvo jovens, então é essencial produzir conteúdos para eles, e dentro de um formato que eles amam consumir. Um desses formatos hoje em dia é o podcast.

Podcast gera conhecimento para seu público

Mesmo sendo comumente programas descontraídos, podcasts geram também conhecimento, seja sobre marketing, sobre o mercado empresarial, sobre vendas, sobre empregos, sobre saúde, relações interpessoais. Por isso ele é tão popular atualmente, pois você aprende se divertindo, aumenta o seu leque de informações de uma forma leve.

Assim, investir em um podcast vai fazer de sua marca geradora de informações e conhecimento para o seu público, e seus ouvintes saberão recompensar a sua marca por todos estes benefícios gerados para eles.

Assim, ao criar um podcast, lembre-se de, mesmo de forma leve, descontraída e informal, gerar informações, conhecimento ou novas formas de pensar.

Como Produzir um podcast

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Se você já entendeu o que é podcast e as dezenas benefícios que ele pode gerar para a sua marca, então chegou a hora de colocar em prática a ideia de criar e produzir um para engajar seus futuros ouvintes.

Vamos te apresentar agora um passo a passo para pensar, criar, produzir e divulgar um podcast.

  • Foco no tema do podcast

  • Pense no formato do podcast

  • Crie roteiros

  • Escolha um o local perfeito para gravar

  • Cuidado com a edição

  • Hora de divulgar

Foco no tema do podcast

O passo inicial é pensar naturalmente em um tema que ao mesmo tempo apresente a sua marca e visão de mundo, mas também gere conhecimento e valor para os ouvintes. Assim, se a ideia é construir um podcast para a sua empresa, o tema deve dar continuidade aos conteúdos gerados pela empresa nas redes sociais, em posts patrocinados ou em campanhas publicitárias.

É importante que você tenha muito domínio sobre o tema, para que você consiga desconstruir tudo e colocar de uma forma leve, informal, divertida até. Para isso é necessário entender dele.

Pense no formato do podcast

Se você já ouviu podcasts então sabe que há diversas maneiras de criar um: você pode entrevistar pessoas, você pode dividir o programa com alguém sempre e conversar com ele sobre tudo, ou você pode também apresentar o podcast sozinho, como num monólogo.

Pense e descubra qual o formato mais interessante para seu conteúdo, e corra atrás do que falta. Se você acha interessante dividir o programa com mais alguém, busque este alguém. Se a escolha for ter entrevistados em cada programa, então crie um cronograma com bastante antecedência e já confirme com os entrevistados.

Crie roteiros

Muitas pessoas acham que o podcast é feito de forma anárquica, e basta ligar o microfone e falar o que vier à cabeça. Bem, não é nada disso. Para criar um podcast é importante que você pense em um roteiro, no tempo de duração do programa e como esse tema será recheado com conteúdos.

O roteiro tem uma importância muito grande, pois te dará um norte para não se sentir perdido quando estiver gravando o programa. Coloque os tópicos, os temas e subtemas daquele programa. Se tiver entrevistados, já deixe prontas todas às perguntas. Se você for falar sozinho, liste as palavras chaves de cada assunto que você falará.

O jeito informal e divertido só dará certo se por trás de tudo isso houver um roteiro eficiente e uma preparação mínima.

Escolha um o local perfeito para gravar

Tema pronto, formato definido e roteiros feitos, chegou então a hora de colocar o podcast para andar, ou melhor, para gravar. Escolha um lugar agradável, silencioso. Pode ser um espaço seu, ou pode ser um espaço alugado, ou utilizando empresas que oferecem esse serviço. Pode ser um ótimo investimento.

Tenha equipamentos bons, microfone, sobretudo. Claro que dá para fazer de um modo mais amador, usando somente o celular. Mas lembre sempre que a sua marca está em jogo, então proporcione uma boa qualidade de áudio para o seu público ouvinte.

Na Vikings Digital, contamos com uma estrutura completa para gravação de podcast e videocast. Sala totalmente tratada a prova de som proporcionando uma captura de aúdio perfeitas com a qualidade que sua marca exige. Venha conhecer nossa estrutura para gravar podcast.

Cuidado com a edição

A edição é uma das partes mais importantes de um podcast. Afinal, ela é quem vai aperfeiçoar as qualidades do conteúdo, com vinhetas, músicas e outras formas. A edição vai ser importante para que você melhore o áudio, divida o conteúdo, acrescente outras falas, enfim, é o acabamento do podcast.

Hora de divulgar

Tudo prontinho, então chegou o momento de dividir seu conteúdo com as pessoas de todo o mundo. Utilize as redes sociais para antecipar parte do conteúdo e para já gerar engajamento e curiosidade. Divulgue através das próprias plataformas que hospedam podcasts, como Google, Spotify, dentre outras. Abra espaço para engajamento e comentários e interaja com seu público de forma natural, mas acima de tudo, profissional.


E você, já pensou em criar o seu podcast? Já pensou em utilizar o podcast para gerar conteúdos para a sua empresa?  

Confira outros conteúdos como este em nosso blog. Até a próxima batalha!


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