+55 (44) 9 9846-8412

Tecnologia 11 min

O que é Edtech? Qual sua influência na Educação? Exemplos

A evolução tecnológica tem sido uma grande aliada da educação, proporcionando inúmeras novas possibilidades pedagógicas e ampliando sua área de atuação, que hoje abrange não somente a sala de aula tradicional, mas também a educação corporativa. Nesse sentido, o surgimento das Edtech abriu ainda mais o leque de opções educacionais oferecidas digitalmente e tem oferecido grandes soluções para o mercado de ensino e aprendizagem.

Neste artigo vamos conhecer detalhes sobre o que é Edtech, e entender qual influência ela vem exercendo na educação. Vamos também listar os benefícios que pessoas que escolhem fazer cursos através de uma Edtech, possuem. 

O que é Edtech?  

O termo Edtech não é muito difícil de entender, porque ela une justamente dois conceitos chaves para a compreensão, que é a educação e a tecnologia. 

Edtech neste sentido são soluções educacionais tecnológicas voltadas ao mundo digital.

Podemos definir, num sentido ainda mais específico, como empresas startups que tem como foco soluções digitais para o mercado da educação. 

Essas empresas são especializadas em oferecer programas educacionais, como cursos livres, graduações e pós-graduações, dentre muitas outras soluções estratégicas no campo da pedagogia, seja tradicional, seja voltada para o mundo corporativo.

As Edtechs se utilizam de ferramentas tecnológicas como realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e internet das coisas para desenvolver programas voltados para a área educacional, seja para benefício de professores, seja para benefício de alunos.

Outro destaque sobre as Edtechs é que elas não se limitam a criar soluções para ensino e aprendizagem, seu foco pode ser muito mais amplo, como desenvolver soluções para aperfeiçoar a administração de escolas e universidades, bem como desenvolver ferramentas para serem utilizadas no marketing de instituições educacionais.  

Os benefícios que as Edtech promovem ao ensino

Já vimos que as Edtech atuam no mercado de cursos livres, cursos de graduações e pós-graduações, treinamentos corporativos e capacitações, dentre outros, promovidas sempre de forma digital, através de softwares personalizados, plataformas ou programas online.

Você deve estar se perguntando: quais os benefícios que este modelo de ensino e aprendizagem apresenta para as pessoas sejam elas alunos, professores, colaboradores ou gestores?

Vamos citar os principais:

Desenvolve de modo muito mais eficaz o processo de aprendizagem

Um dos grandes obstáculos para a educação tradicional é motivar, engajar e de fato ensinar crianças, jovens e adultos. 

Aulas engessadas, com o professor sentado explicando o assunto e o aluno escutando e tentando absorver assuntos, desmotivam todo o processo de aprendizagem. 

Nesse sentido, a tecnologia age como solução para este problema, ao desenvolver modelos interativos, envolventes, utilizando recursos de vídeos, de gamificação e de realidade virtual e aumentada, dando muito mais eficiência a todo o processo de ensino e de aprendizado.

Aumenta o interesse pelo estudo

Com uma dinâmica mais envolvente, onde o estudante assume o protagonismo do processo de aprendizado, é mais natural que haja um interesse muito maior para o estudo. 

Isso acontece tanto na educação tradicional quanto na educação corporativa. Um processo de capacitação feita através de uma solução promovida por uma Edtech tem muito mais condições de ser bem sucedida.

Viabiliza novas tecnologias para aprendizagem

As Edtechs sempre prezam pela inovação tecnológica, pois sabem que o futuro da educação está atrelado ao desenvolvimento tecnológico. Assim, ao escolher algum curso, treinamento ou capacitação desenvolvido por uma startup de educação, você certamente será apresentado para os mais modernos recursos tecnológicos existentes. 

Se o foco for educação corporativa, o uso deste método de ensino traz outros benefícios.

Aumenta satisfação dos colaboradores e diminui taxa de turnover

Programas de capacitação e treinamentos que utilizam recursos como gamificação, vídeos online, realidade virtual e interatividade promovem uma maior satisfação, entendimento e engajamento dos colaboradores, o que acaba gerando também uma menor taxa de saída de funcionários e retenção de talentos.

Reforça a cultura organizacional da empresa

Uma empresa que utiliza programas inteligentes para capacitar e treinar seus colaboradores consegue ao longo do tempo implementar e reforçar a cultura organizacional dela, proporcionando colaboradores mais engajados e principalmente, conhecedores dos valores e da missão da empresa.

Permite capacitar colaboradores de acordo com as necessidades

Diferente dos processos tradicionais de treinamento e capacitação, que oferecem uma dinâmica mais padronizada e sem tanta flexibilidade, os cursos online voltados para educação corporativa conseguem personalizar por completo a estrutura de ensino baseada nas necessidades de cada empresa.

Qual a influência das Edtechs na Educação?  

É impossível pensarmos no presente e no futuro da educação sem ligar automaticamente ao uso de tecnologias. Foi a revolução tecnológica que permitiu ao setor educacional se movimentar e buscar novas soluções para uma área que estava sendo colocada em questionamento.

O modelo pedagógico tradicional, baseado na sala de aula e na figura do professor como único detentor do conhecimento, estava sendo criticado por não se atualizar e estar completamente defasado.

Neste contexto surgiram as primeiras soluções e ferramentas educacionais, que vieram junto com a evolução das tecnologias. O professor passou a usar o computador, o tablet, o Smartphone para gerar conhecimento de uma forma mais interativa e colocando o aluno como agente ativo neste modo de ensino e aprendizagem.

As Edtechs surgem para promover e proporcionar soluções inteligentes para esta área, gerando ferramentas interativas, plataformas personalizáveis e diversos formatos de conteúdos, ampliando o leque de opções de professores e também de gestores.

As Edtechs tornaram a relação entre ensino e aprendizagem mais dinâmica e interativa, permitindo que estudantes saíssem daquela função passiva, de somente escutar o professor explicar assuntos, e agora eles mesmos partem para descobertas pedagógicas e são os protagonistas de suas próprias jornadas de aprendizado.

As Edtechs e sua influência na educação corporativa

Se na sala de aula tradicional as Edtechs já realizaram uma pequena revolução, criando novas possibilidades pedagógicas e novas soluções para o ensino, no segmento corporativo, elas conseguiram aperfeiçoar de forma drástica o processo de capacitação e treinamento que as empresas ofereciam aos seus colaboradores.

A educação oferecida aos colaboradores de uma empresa sempre foi um dos principais pontos de melhora no mundo corporativo e aperfeiçoar os processos de capacitação e de treinamento era umas das principais demandas de empresas e de gestores.

Com o surgimento das Edtechs abriu-se um mercado cheio de novas possibilidades e soluções para os programas de capacitação e de treinamentos de colaboradores.

As Edtechs conseguiram entender as necessidades do mercado atual e passaram a desenvolver soluções mais flexíveis, dando autonomia para os colaboradores e fazendo-os escolher a melhor forma de realizar treinamentos e capacitações.

Assim, temos programas de capacitação que oferecem uma flexibilidade de horários, que proporciona conhecimento através de jogos interativos, que se utiliza de realidade virtual e realidade aumentada para promover conhecimento, além de possibilitar aos gestores acompanhamento em tempo real e com variadas ferramentas de análise e monitoramento de pessoal.

Exemplos de Edtechs

É muito provável que você já tenha ouvido falar de algumas dessas Edtechs, que já estão em atividades no Brasil há muitos anos.

Vikings Digital

A Vikings Digital é uma empresa que nasceu em 2016 oferecendo soluções personalizadas para empresas que buscavam extrair todo o potencial de seus projetos. Desde seu nascimento, a Vikings Digital se preocupou em desenvolver as melhores soluções na área de tecnologia, o levou a empresa a se tornar uma referência em desenvolvimento de aplicações educacionais.

Hoje a Vikings Digital conta com uma estrutura completa que permite às empresas e infoprodutores desenvolverem seus treinamentos, sendo eles:

  • O estúdio de gravação  possui equipamentos modernos e uma equipe especializada que contribui para a gravação de videoaulas profissionais;

  • Além da capacidade de desenvolvimento de todo o material educacional e a aplicação de metodologias ativas, como: gamificação, trilha de conhecimento, desenvolvimento de podcast, ebooks, infográficos, etc…

A empresa conta também com uma plataforma de hospedagem de cursos, que facilita para que empresas e infoprodutos apliquem seus conteúdos de maneira eficiente, gerando relatórios de desempenho, extraindo informações referente a efetividade do conteúdo compartilhado e possuindo o controle de realizações das aulas.

Descomplica

A Descomplica tem uma história de vida de mais de uma década. Ela começou as atividades em 2011, como uma Edtech com foco em estudantes que buscavam se preparar para provas do ENEM e dos principais vestibulares do país. 

Com o passar dos anos ela acabou ampliando seu portfólio, abrangendo soluções inteligentes para escolas, vestibulares, universidades, concursos e pós-graduação. Sua plataforma de ensino pode ser acessada por computadores e dispositivos móveis. Ela também possui cursos profissionalizantes e MBAs e no ano passado (2021) entrou para a bolsa de valores.

Alura

A Alura é a maior plataforma de cursos de tecnologia no Brasil, com mais de 1000 cursos voltados para diversos segmentos do setor tecnológico e que apresenta todas as semanas novos lançamentos.

Na Alura você encontra cursos que vão de programação ao design, passando por front-end, mobile e marketing digital. Além dos cursos, a Alura também oferece conteúdos diversos como, por exemplo, podcasts, apostilas, e-books,  workshops, eventos, entre outros formatos de arquivos.

Gama Academy

A Gama Academy foi fundada há pouco mais de cinco anos, em 2016, com o objetivo de capacitar interessados em trabalhar em profissões como programação, design, marketing e vendas. 

Ela possui ao longo destes seis anos mais de 45 mil alunos formados em todos os seus cursos oferecidos. A startup também busca conectar profissionais que acabaram de se formar a oportunidades de trabalho em startups, empresas digitais e outras possibilidades do segmento. 

Conclusão

Vimos como as Edtechs se tornaram uma das grandes parceiras da educação nesta última década, marcada pela revolução tecnológica e digital, e que proporcionou o surgimento de novas possibilidades de ensino.

As Edtechs se destacam ao buscar soluções inteligentes para demandas cada vez mais estratégicas para o futuro. 

Entender que a educação diferenciada terá uma grande importância para o mercado de trabalho futuro e para a sociedade é o que faz das Edtechs tão inovadoras e relevantes.

E você, conhece alguma Edtech?

 Acesse outros conteúdos como este em nosso blog!

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados