(44) 9 9846 - 8412

Tecnologia

Compartilhar:

Mindset Digital: O que é? Qual sua importância? Como Aplicar?

Uma das maiores transformações sociais de toda a nossa história está acontecendo por conta da revolução tecnológica, que ainda está a todo vapor. Entender e se adaptar aos novos tempos de internet, smartphones e aparelhos inteligentes é tarefa difícil para nós, e por isso conceitos como o de mindset digital se apresenta como importante para empreendedores, produtores de conteúdo e setores de RH.

Mas você sabe o que significa mindset digital?

Nesse artigo vamos entender o seu conceito, qual a sua importância numa sociedade gerida pela tecnologia e ainda veremos como aplicar o mindset digital no dia a dia.

Mindset Digital: o que é?

Imagem

Os dois termos separados são bem conhecidos do universo corporativo, sendo que o mindset deve ser entendido como mentalidade e digital pode ser compreendido como algo similar a era tecnológica, ou tudo que compreende a tecnologia.

Ao juntar os dois termos, entretanto, temos algo um pouco distinto de uma mentalidade digital.  

Mindset digital significa o modo como pensamos, agimos e como nos portamos nesta era tecnológica. O seu uso no universo corporativo visa criar um ambiente de trabalho moderno, saudável e pronto para as demandas atuais, já bastante tecnológicas, e principalmente para o futuro, que tende a ser ainda mais digital.

Assim, o mindset digital tem como função preparar indivíduos, empresas, projetos para as demandas tecnológicas existentes, e criar uma relação produtiva com o universo digital, relação esta fundamental para o sucesso pessoal de cada um de nós ou para o sucesso coletivo de uma corporação.

O Mindset digital e o futuro 

Imagem

Entender esta nova era e saber responder de modo rápido e eficiente a todas as situações e obstáculos tecnológicos é o que deseja dez entre dez líderes, gestores e colaboradores dentro do mundo corporativo. 

O modo como uma empresa promove o mindset digital em seu ambiente de trabalho vai mostrar se ela está ou não preparada para o futuro, ou até mesmo para o presente, visto que boa parte da revolução tecnológica já aconteceu.

Assim, criar um pensamento ágil dentro de uma empresa é tarefa estratégica, e que pode ser responsável pelo sucesso corporativo a curto, médio e longo prazo. 

Criar uma cultura organizacional e comportamental que saiba responder de forma eficiente as demandas digitais e tecnológicas é o objetivo de quem busca desenvolver um trabalho de mindset digital corporativo.

Qual a importância do mindset digital?

Imagem

Para entender a importância do mindset digital no universo empresarial devemos primeiro exercitar a memória e voltarmos ao ano de 2020, quando o mundo foi acometido pela Pandemia do Coronavírus. Neste ano, todos (ou quase todos) os empreendimentos físicos tiveram que fechar as suas portas, e se reinventar para não ir à falência.

Daí se popularizou o home office e empresas foram obrigadas a migrar todas as suas vendas para o mercado digital, usando tecnologias como aplicativos e sites. 

O mindset digital serve justamente para proporcionar para gestores, colaboradores, profissionais e empresas o conhecimento e mentalidade necessárias para responder de forma rápida e eficaz a obstáculos e problemas que possam vir a qualquer momento.

Nem precisamos dizer que as empresas que souberam responder de forma ágil e rápida ao novo contexto do mundo se deram melhor que aquelas que não possuíam essa mentalidade ágil necessária para sobreviver num mundo essencialmente tecnológico.

Os benefícios do mindset digital

Imagem

São muitas as vantagens do mindset digital para empreendedores, líderes e empresas. Confira algumas delas:

  • Cultura da inovação;

  • Comportamento coletivo e colaborativo;

  • Melhora na produtividade.

Cultura da inovação 

Uma empresa que adota a mentalidade ágil como projeto corporativo tende a criar, desenvolver e consolidar uma cultura da inovação que só trará resultados positivos para o negócio. 

Criar um ambiente de trabalho que esteja preparado para o futuro requer muita atenção e rapidez nas tecnologias criadas e desenvolvidas para melhorar a vida das pessoas e de empresas. 

Assim, o mindset digital acaba incentivando uma cultura da inovação que tende a ser um dos diferenciais de empresas, gestores e colaboradores.

Comportamento coletivo e colaborativo

Já é mais que seguro afirmar que empresas que querem ter sucesso hoje e no futuro precisam criar um pensamento colaborativo na sua equipe de profissionais.

O mindset digital, ao lidar com as respostas às tecnologias, acaba incentivando uma empresa a desenvolver foco no trabalho coletivo e colaborativo. 

É muito importante para uma empresa fazer com que seus colaboradores se engajem nas práticas de mindset digital, para que essa junção proporcione respostas cada vez mais rápidas e eficazes às demandas tecnológicas.

Melhora a produtividade

A relação entre produtividade e tecnologia é uma das mais fáceis de entender no universo empresarial. Uma empresa ou equipe que trabalha com o conceito de mindset digital tende a oferecer respostas rápidas e eficientes aos possíveis obstáculos e as demandas futuras que podem chegar a qualquer momento (lembre-se do caso da COVID 19).

Assim, o mindset digital proporciona o aumento de produtividade dentro do ambiente de trabalho, sobretudo por gerar respostas rápidas e eficientes, deixando de perder tempo analisando cenários.

Como Aplicar o mindset digital 

Imagem

Aplicar o mindset digital dentro de sua dinâmica profissional ou dentro do universo corporativo não é algo fácil ou automático. Requer mudanças de comportamentos e por isso pode demandar certo tempo até que os resultados se apresentem.

Mas com algumas dicas dá para encurtar o tempo e principalmente, gerar sucesso mais facilmente.

Incentivar o pensamento plural

Para aplicar o mindset digital é importante ter em mente a ideia de pensamento inclusivo e plural. Ou seja, há muitas formas de entender os problemas, de enfrentar os obstáculos, e por isso, é muito importante que se atente a todas as possibilidades apresentadas. 

Dentro do universo tecnológico isso se mostra importante porque há muitas formas de se trabalhar tecnologias e respostas aos problemas da modernidade. Saiba sempre escolher o modo mais apropriado a partir de um pensamento plural.

Capacitação tecnológica contínua

Dentro do universo empresarial é sempre desejável ter colaboradores preparados para as demandas tecnológicas. Essa pode ser uma função dos líderes, de criarem um ambiente de capacitação contínua, ou de colaboradores, de se atentar aos cursos de capacitação e especialização na área de tecnologias. 

Busque a construção e o desenvolvimento de uma cultura da capacitação tecnológica, que vai deixar seus colaboradores sempre a par das novidades no campo da tecnologia e de todo o seu entorno.  

Aumento da autonomia

O mindset digital, ou a mentalidade ágil, funciona muito melhor se for oferecida aos profissionais juntamente com uma maior autonomia de trabalho e de ação. 

Colaboradores com mais autonomia de ação tendem a se engajar mais nas metas da empresa, e assim acabam se especializando mais facilmente e se capacitando de forma mais produtiva e rápida. 

Criar um ambiente de autonomia gera sim respostas eficientes dos colaboradores e quem ganha são todos os envolvidos, profissionais e empresas. 

Caso você seja um profissional, busque então criar condições para que utilize essa maior autonomia a seu favor, sendo proativo e produtivo.

Aperfeiçoe habilidades estratégicas 

Possuir uma equipe que gere respostas rápidas e certeiras aos problemas tecnológicos, que responda de forma eficiente a demandas estratégicas e que seja proativo é umas das fórmulas do sucesso dentro de uma empresa. Assim, desenvolve e aperfeiçoe habilidades estratégicas para o mercado de trabalho atual. 

Existem cursos de especialização e capacitação que buscam incentivar nas pessoas a otimização de qualidades vistas como essenciais no mundo dos negócios. Entenda que um profissional pronto para as demandas do futuro é tudo o que mais uma grande empresa procura no mercado.

Desenvolver abordagem ágil 

Ter uma abordagem ágil não significa somente estar preparado para dar respostas rápidas e produtivas as demandas tecnológicas dentro de uma empresa. Possuir uma abordagem ágil é, em muitas das vezes, estar um passo à frente dos possíveis problemas e oportunidades que o mercado pode apresentar. 

É preciso que colaboradores e gestores desenvolvam uma capacidade de prever o que está por vir, no campo das tecnologias, no campo do comportamento ou em qualquer outra área que gere resultados positivos ou negativos para a empresa. 

Se preparar para mudanças, indo atrás sempre de novos conhecimentos e novas formas de responder às oportunidades apresentadas, é uma das qualidades mais exaltadas em profissionais e gestores.

Se adaptar facilmente 

Um dos conceitos que mais se familiariza com a era tecnológica é o de adaptabilidade. Sim, saber se adaptar facilmente às mudanças fará de você um profissional bem sucedido, ou não, e fará de uma empresa bem sucedida, ou não. 

Entender a função estratégica que a adaptabilidade gera no mundo corporativo é essencial para que colaboradores e gestores tenham sucesso. Você precisa estar pronto para todas as mudanças que estão por vir, pois o modo como você se adapta a novas situações vai dizer se você está ou não preparado para o futuro.

Conclusão 

O mindset digital é um dos conceitos essenciais para que empresas e profissionais consigam se enxergar num futuro próximo. Estar preparado para os obstáculos de hoje e de amanhã é regra básica no mundo empresarial. 

Ser um colaborador capacitado para trabalhar nesse novo contexto é a principal meta para os profissionais que desejam ter lugar de destaque no mundo. 

E você, já ouviu falar de mindset digital? Já usou para seu benefício ou para benefício de seu negócio?

Navegue para outros conteúdos como este em nosso blog. Até a próxima batalha!

Compartilhar:

Posts Relacionados

Ver Categoria

Receba conteúdos exclusivo no seu e-mail, como notícias, eventos, ofertas e muito mais.

Por favor aguarde...

Obrigado!

Nosso oráculo recebeu sua solicitação. Fique atento para novidades em seu e-mail.

Solicitação Falhou

Nossos corvos não receberam sua requisição Por favor, tente novamente!

Voltar