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Chatbot Whatsapp: O que, Como Funciona, quais benefícios?

Se você ainda não conversou com um robô, pode ter certeza que isso logo irá acontecer. 

O mercado de comunicação empresarial evoluiu de tal modo que atualmente uma das ferramentas mais fundamentais para o sucesso de uma empresa é o chamado chatbot, que simboliza de forma perfeita esse avanço tecnológico. 

O chatbot Whatsapp então, se mostra ainda mais essencial para que seu negócio consiga prosperar.

Nesse artigo você entenderá o significado do chatbot, os seus benefícios, e como o bot para Whatsapp pode melhorar sobremaneira a produtividade de seu negócio.

O Chatbot 

O termo chatbot tem seu significado facilmente entendível, se analisarmos literalmente a palavra em sua língua original, o inglês. Ele vem de chat (conversa), mais bot (diminutivo de robot, que significa robô). Uma conversa com um robô. 

Conversas com robôs vêm ganhando cada vez mais importância e popularidade no mundo da comunicação empresarial, e isso acontece por alguns motivos:

  • As pessoas teclam muito mais do que falam nos smartphones. 

  • O mercado de aplicativos alcançou um status quase que máximo em termos de pluralidade de ideias. Não há um tema sequer que você pense que não haja um aplicativo que o contemple.

  • A Inteligência artificial alcançou também um estágio que beira o futurista se nós pensarmos em como imaginávamos o mundo 20 anos atrás.

Esses três elementos juntos fornecem o cenário ideal para que pessoas cada vez mais conversem com chatbots, seja nas redes sociais, em sites de grandes empresas, ou em ferramentas e aplicativos de conversas, como o Whatsapp.

Como o chatbot funciona na prática 

A linguagem utilizada por chatbots é basicamente a mesma que usamos quando aprendemos a nos comunicar, ou seja, um chatbot aprende a falar, flertando ao máximo com a nossa linguagem natural. Assim, quando você começa a conversar com um robô, ele vai buscar sempre entender o que você deseja, e se antecipar também a possíveis demandas que você possa ter naquele momento.

Como assim, se antecipar?

A Inteligência Artificial evoluiu de tamanha forma que seu uso pode ser cada vez mais direcionado e restrito a um assunto, um ambiente ou uma empresa. Se você possui uma empresa de telefonia móvel, provavelmente seu chatbot virá com um banco de dados extenso, com todas as principais demandas que um usuário possa ter, e também se antecipando a todas as principais necessidades imaginadas.

Desta forma, enquanto você conversa com um robô, ele vai conseguir por diversas vezes te atender e se antecipar a questões que você ainda nem sequer havia pensado.

Esta dinâmica de conversa, onde o bot continuamente lê e interpreta o que você escreve, faz com que a conversa não pare, e assim o processo de retenção do usuário, ou possível cliente, acontece de forma muito mais produtiva e bem sucedida.

Whatsapp X pequenas e médias empresas

Os últimos anos foram essenciais para transformar ferramentas de conversas como o Whatsapp em um importante meio de retenção e adição de clientes para pequenas e médias empresas. Seu uso deu um salto nunca antes imaginado e nestes anos tem sido a salvação de muitos negócios Brasil afora.

Em dados atuais, temos 60% das micro e pequenas empresas do país que usam o Whatsapp como canal de comunicação com os clientes.

Whatsapp Business 

O Whatsapp se transformou rapidamente num dos principais meios de comunicação no país, e isso a fez criar, por exemplo, a ferramenta Whatsapp Business, direcionada para pequenas e médias empresas. Além disso, criou o Whatsapp Business API, que permite aperfeiçoar ainda mais essa relação, com a possibilidade de chatbots, por exemplo.

Whatsapp ajudando pequenos negócios 

O Whatsapp se tornou assim o principal canal de vendas para restaurantes, farmácias, lojas de roupas, calçados, empresas de doces, festas, casamentos, dentre centenas de outros exemplos. Com isso, a necessidade de você oferecer uma primeira conversa satisfatória e produtiva com potenciais clientes fez com que o uso de automação de Whatsapp se tornasse peça chave para o sucesso.

E esta é uma tendência sem volta, ou seja, se a sua empresa não se adequar aos novos tempos e as novas demandas, ela certamente vai estagnar num mercado cada vez mais competitivo.

Por que a sua empresa precisa ter chatbot para Whatsapp? 

São inúmeros os motivos para a sua empresa pensar seriamente em aderir o serviço de chatbot Whatsapp: 

  • Um primeiro contato ágil e eficiente com o cliente

  • Uma melhora significativa no atendimento de clientes e usuários

  • Redução significativa de custos

  • Autoatendimento, que dinamiza e dá mais independência ao usuário na relação que ela estabelece com o seu negócio

  • Aperfeiçoamento significativo da eficiência operacional

  • Proximidade com o seu público

Um primeiro contato ágil e eficiente com o cliente

A primeira impressão é a que fica. Essa frase certamente já foi escrita milhares de vezes no mundo corporativo, e com razão. 

Causar uma boa primeira impressão para clientes e usuários é fundamental para o sucesso de seu negócio.

O chatbot consegue oferecer uma primeira conversa de maneira ágil e eficiente, conseguindo assim reter uma quantidade muito grande de clientes.

Uma melhora significativa no atendimento de clientes e usuários

Um chatbot, como toda Inteligência Artificial, consegue criar cenários que se adequem às necessidades das pessoas, fazendo isso através de históricos de conversas e banco de dados eficiente. 

Isso vai dinamizar conversas, agilizar atendimentos e aperfeiçoar todo o processo, que vai desde a primeira saudação até a finalização de uma venda. Com este cenário, é muito mais fácil imaginar um cliente ou usuário satisfeito do início ao fim.

Redução significativa de custos

Um serviço eficiente de chatbot consegue diminuir bastante os custos operacionais, já que a necessidade de se contatar o tradicional SAC da empresa, com funcionários à frente, será infinitamente menor. 

O chatbot para Whatsapp consegue absorver uma quantidade de pessoas, clientes e usuários, infinitamente maior que qualquer equipe de colaboradores conseguiria no modelo tradicional.;

Autoatendimento, que dinamiza e dá mais independência ao usuário na relação que ela estabelece com o seu negócio

Automatizar o suporte e o atendimento do Whatsapp vai proporcionar aos seus clientes e usuários uma experiência muito mais independente e produtiva, dinamizando todo o processo, seja de vendas, de suporte ou de informação. 

O bot para Whatsapp consegue simular conversas durante 24 horas por dia. Ou seja, o sistema oferece uma relação estreita, de autonomia e com eficiência, transformando o usuário num cliente independente da intervenção humana em seu negócio.

Esse cenário proporciona possibilidades muito maiores de vendas de produtos, de serviços, e tudo o mais.

Aperfeiçoamento significativo da eficiência operacional

Um chatbot que oferece um primeiro contato eficiente, que consegue resolver os problemas mais comuns, tira as principais dúvidas dos usuários, possibilita uma autonomia do cliente na sua experiência com a empresa, tem certamente como consequência final um aperfeiçoamento operacional de toda a empresa. 

Proximidade com o seu público

Como sistema de comunicação instantânea, o Whatsapp proporciona uma proximidade muito grande entre empresa e público. 

O chatbot para Whatsapp potencializa essa relação de proximidade, oferecendo sempre soluções para qualquer uma das demandas principais sugeridas pelos usuários. 

Todas as possibilidades oferecidas pelo chatbot, que vão desde a sugestão de artigo, inclusão de links e opção para falar com um consultor de vendas ou com o suporte técnico, visam se aproximar de tal forma com seu público que ele terá uma relação de fidelidade muito mais possível que utilizando a forma tradicional de comunicação.

Conclusão

Fica bem evidente que o uso de chatbot dinamiza todo o processo de gerenciamento de uma empresa, aperfeiçoando conversas, melhorando o suporte e oferecendo maior produtividade nas vendas de produtos e serviços.

O chatbot para o Whatsapp consegue produzir resultados ainda maiores, já que estamos falando do principal meio de comunicação usado atualmente no país, por clientes, pequenas, médias e grandes empresas.

Oferecer um serviço de qualidade para clientes que chegam ao seu negócio pela primeira vez é fundamental para que ela cresça e ganhe mercado. Oferecer um suporte eficiente para clientes e usuários é essencial para manter viva sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo. 

A Vikings Digital possui know how completo, com uma equipe capacitada e experiente para oferecer ao seu negócio todo o suporte necessário na criação, desenvolvimento e manutenção do seu chatbot para Whatsapp.

Entre em contato para começarmos a construir seu legado por meio de uma saudável e produtiva conversa.

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