(44) 9 9846 - 8412

Tecnologia

Compartilhar:

Acessibilidade digital: O que é? Benefícios? Como implementar?

Podemos considerar a internet uma das maiores invenções já criadas pelo homem e uma das mais festejadas ferramentas criadas dentro da revolução tecnológica que o nosso mundo moderno ainda vivencia. A internet chegou para, em teoria, socializar o conhecimento e dar acesso a todos os usuários do mundo, sem distinção de nacionalidade, cor, raça, etc.

Essa função ímpar da internet em teoria é essencial para a constante evolução do nosso mundo, porém na prática ainda falta contemplar alguns grupos sociais bem conhecidos, e dentre eles a dos deficientes visuais.  

Pode parecer mentira, mas são pouquíssimos os sites que proporcionam acessibilidade digital para deficiêncientes visuais. 

A ação de incluir é das mais esperançosas e benéficas para todos os segmentos sociais e a acessibilidade digital não foge à regra, tendo merecido destaque nos últimos tempos.

E por que sua empresa deve estar atenta à inclusão digital? Neste artigo, iremos mostrar a resposta dessa pergunta em detalhes e você entenderá o motivo do porquê sua organização precisa pensar urgentemente em se tornar acessível para seu público nos meios digitais.

Entendendo Acessibilidade digital

Imagem

Vivemos, já faz muitos anos, a era digital. Uma era onde todos se conectam via internet, estreitando laços, facilitando a vida, consumindo produtos. Se você se enquadra neste universo de pessoas que usufrui integralmente destas ferramentas, parabéns, você é um sortudo.

Tornar acessível o ambiente digital é a premissa do termo que vem se popularizando na medida em que os grupos até então excluídos da revolução tecnológica passam a pressionar pelos seus direitos. Dar acessibilidade significa em linhas gerais otimizar sites, blogs e todo o conteúdo da internet para pessoas com deficiência.

Estima-se que 25% das pessoas no Brasil sofram de alguma deficiência e é por conta disso que se mostra mais necessário que empresas repensem seus valores e invistam em ferramentas de acessibilidade digital para este público.

Aperfeiçoar as plataformas de comunicação de uma empresa é ação imediata para que se atinja esse novo público consumidor que também está ávido por consumo de produtos e de serviços.

Da necessidade de contemplar este universo de gente, que o conceito de acessibilidade digital ganhou força no meio educacional e empresarial.

Como pode ver, aprimorar seu site para atingir novos públicos não é somente uma ação social e humanitária, mas também uma estratégia de negócios das mais inteligentes e rentáveis dentro do mundo corporativo.

Assim, acessibilidade digital, ou inclusão, são ferramentas e ações que visam diminuir este abismo existente entre o público que consome facilmente e integralmente a internet atualmente, e o público que possui dezenas de obstáculos causados pelos próprios canais digitais das empresas Brasil afora. 

Sua empresa deve abraçar a acessibilidade digital 

Imagem

Sua empresa deve abraçar a causa da inclusão digital, e os motivos, além de sociais, são também comerciais. Incluir públicos significa, quase sempre, incluir mercado de consumo. 

Em 2016 foi criada e promulgada a lei de acessibilidade digital, tornando obrigatório para todo site a criação de ferramentas que facilitem a navegação por parte de pessoas com deficiência, seja ela visual, ou outra qualquer (veremos mais detalhes sobre isso logo abaixo).

Mas não é só isso, há diversos motivos para você transformar o site de seu negócio acessível. 

Tornar seu site acessível principalmente para pessoas com deficiência visual proporciona um aumento imediato de potencial público consumidor, seja de seu produto, seja de seu serviço. É impensável que hoje em dia uma empresa não consiga se planejar para aumentar seu leque de clientes.

Se você ainda não se convenceu da importância de ter um site acessível, listamos 5 motivos para você tornar os canais online da sua empresa mais acessíveis:

  • Cumprir a sua missão social de forma completa;

  • Aumentar o público consumidor;

  • Cumprir a lei;

  • Marketing de Inclusão;

  • Criar engajamento do bem.

Vamos detalhar um pouco mais sobre esse motivos.

5 Motivos para pensar em inclusão digital na sua empresa