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Tecnologia 12 min

Acessibilidade digital: O que é? Benefícios? Como implementar?

Podemos considerar a internet uma das maiores invenções já criadas pelo homem e uma das mais festejadas ferramentas criadas dentro da revolução tecnológica que o nosso mundo moderno ainda vivencia. A internet chegou para, em teoria, socializar o conhecimento e dar acesso a todos os usuários do mundo, sem distinção de nacionalidade, cor, raça, etc.

Essa função ímpar da internet em teoria é essencial para a constante evolução do nosso mundo, porém na prática ainda falta contemplar alguns grupos sociais bem conhecidos, e dentre eles a dos deficientes visuais.  

Pode parecer mentira, mas são pouquíssimos os sites que proporcionam acessibilidade digital para deficiêncientes visuais. 

A ação de incluir é das mais esperançosas e benéficas para todos os segmentos sociais e a acessibilidade digital não foge à regra, tendo merecido destaque nos últimos tempos.

E por que sua empresa deve estar atenta à inclusão digital? Neste artigo, iremos mostrar a resposta dessa pergunta em detalhes e você entenderá o motivo do porquê sua organização precisa pensar urgentemente em se tornar acessível para seu público nos meios digitais.

Entendendo Acessibilidade digital

Vivemos, já faz muitos anos, a era digital. Uma era onde todos se conectam via internet, estreitando laços, facilitando a vida, consumindo produtos. Se você se enquadra neste universo de pessoas que usufrui integralmente destas ferramentas, parabéns, você é um sortudo.

Tornar acessível o ambiente digital é a premissa do termo que vem se popularizando na medida em que os grupos até então excluídos da revolução tecnológica passam a pressionar pelos seus direitos. Dar acessibilidade significa em linhas gerais otimizar sites, blogs e todo o conteúdo da internet para pessoas com deficiência.

Estima-se que 25% das pessoas no Brasil sofram de alguma deficiência e é por conta disso que se mostra mais necessário que empresas repensem seus valores e invistam em ferramentas de acessibilidade digital para este público.

Aperfeiçoar as plataformas de comunicação de uma empresa é ação imediata para que se atinja esse novo público consumidor que também está ávido por consumo de produtos e de serviços.

Da necessidade de contemplar este universo de gente, que o conceito de acessibilidade digital ganhou força no meio educacional e empresarial.

Como pode ver, aprimorar seu site para atingir novos públicos não é somente uma ação social e humanitária, mas também uma estratégia de negócios das mais inteligentes e rentáveis dentro do mundo corporativo.

Assim, acessibilidade digital, ou inclusão, são ferramentas e ações que visam diminuir este abismo existente entre o público que consome facilmente e integralmente a internet atualmente, e o público que possui dezenas de obstáculos causados pelos próprios canais digitais das empresas Brasil afora. 

Sua empresa deve abraçar a acessibilidade digital 

Sua empresa deve abraçar a causa da inclusão digital, e os motivos, além de sociais, são também comerciais. Incluir públicos significa, quase sempre, incluir mercado de consumo. 

Em 2016 foi criada e promulgada a lei de acessibilidade digital, tornando obrigatório para todo site a criação de ferramentas que facilitem a navegação por parte de pessoas com deficiência, seja ela visual, ou outra qualquer (veremos mais detalhes sobre isso logo abaixo).

Mas não é só isso, há diversos motivos para você transformar o site de seu negócio acessível. 

Tornar seu site acessível principalmente para pessoas com deficiência visual proporciona um aumento imediato de potencial público consumidor, seja de seu produto, seja de seu serviço. É impensável que hoje em dia uma empresa não consiga se planejar para aumentar seu leque de clientes.

Se você ainda não se convenceu da importância de ter um site acessível, listamos 5 motivos para você tornar os canais online da sua empresa mais acessíveis:

  • Cumprir a sua missão social de forma completa;

  • Aumentar o público consumidor;

  • Cumprir a lei;

  • Marketing de Inclusão;

  • Criar engajamento do bem.

Vamos detalhar um pouco mais sobre esse motivos.

5 Motivos para pensar em inclusão digital na sua empresa 

  1. Cumprir a sua missão social de forma completa. Toda empresa possui uma missão e certamente o que todas elas possuem em comum é o fato de lutarem por um mundo mais justo e igual. O seu negócio pode de fato colocar isso em prática, criando mecanismos de acessibilidade digital em todos os canais que ela possui. Fazer cumprir o papel social que toda empresa possui é uma tarefa difícil, porém absolutamente recompensadora.

  2. Aumentar o público consumidor. Parece óbvio, mas pessoas com deficiências - sejam visuais, sejam por idade elevada, sejam por falta de uma educação mais elaborada, também são consumidoras. Existe um público muito grande que ainda está refém de lojas físicas, por não se sentirem contempladas no processo de compras on-line, ou aquisição de serviços através da internet, por exemplo. Portanto, ao se importar com estas pessoas, o seu negócio está dando um passo importante para expandir o seu público consumidor.

  3.   Cumprir a lei. Sim, existe uma lei que preconiza que a web deve ser acessível a todos. O ambiente virtual, que para uma parcela da população é algo corriqueiro, não está sendo utilizado por outro grande público, e a lei brasileira determina que este possível problema seja resolvido ou então as empresas poderão sofrer sanções. Evidente que o sistema judicial é falho, mas ainda assim, a sua empresa deve ser uma amiga da lei e buscar contemplar todos os públicos em seus canais de comunicação.

  4. Marketing de inclusão.  A acessibilidade digital é uma das grandes ‘amigas’ do marketing de inclusão. Enquanto um (o marketing) preconiza a inclusão representativa nas propagandas e meios de divulgação, a outra (acessibilidade) prioriza a inclusão de públicos diversos nos meios de comunicação de uma empresa. Criar um projeto com ferramentas e ações de marketing de inclusão e acessibilidade digital dará a sua empresa o título de marca comprometida com o futuro do nosso país. E os consumidores sabem recompensar ações positivas e inclusivas, sobretudo quando feitas de forma orgânica e honesta.

  5. Criar engajamento do bem. Quando uma empresa torna pública uma ação de inclusão digital, ela está promovendo empatia, e divulgando ações com potencial engajamento positivo. A famosa corrente do bem. Criar mecanismos para facilitar o acesso de seu site ao público com deficiência, ou criar mecanismos que facilitem o conteúdo, para que os mais diferentes perfis educacionais entendam, gera um engajamento natural e do bem para a sua empresa, para a sua missão, e para a sociedade. Abraçar causas de inclusão e acessibilidade digital é uma forma de sua empresa dizer ao mundo que se importa com todos.

Como tornar seu site acessível

Saber como tornar seu site acessível é o primeiro passo para que a sua empresa evolua com a corporação e aumente o seu desempenho comercial

Deficientes visuais utilizam em sua grande maioria de programas e ferramentas de leitura e de acessibilidade digital. Sendo assim, o trabalho que o programador de seu site terá, envolve proporcionar a estes programas e ferramentas acesso total e facilitado ao seu site.  Como fazer isso?

  • Utilize linguagem direta e simple;

  • Organize o ambiente de navegação;

  • Se preocupe com conteúdo de vídeo;

  • Transcreva as imagens de seu site.

Utilize linguagem direta e simples 

Primeiro é criando uma linguagem simples, fluida e direta sobre o conteúdo do site . Escolher palavras comuns, e de fácil entendimento é ponto importante para criar um ambiente acessível para deficientes visuais.

Organize o ambiente de navegação 

Um site com muitas abas, links, itens e subitens tende a se tornar um espaço mais que completo na internet, correto? Porém não adianta nada ele ser completo se não for acessível. Invista em uma organização simples, que proporciona ao deficiente visual a leitura desses links. 

E como fazer isto? Não colocando imagens sem textos de descrição. 

Muitos sites organizam seus links através de imagens. Usuários sem deficiências são contemplados, mas deficientes visuais não, pois os muitos programas que leem o conteúdo de sites não conseguem ler uma imagem ou gráfico.

Outra maneira de contemplar esse público é tornando a seção de subitens de seu site acessível para usuários que utilizam a internet através do teclado e não do mouse, e que é o caso de deficientes visuais. Normalmente para chegar aos subitens de uma categoria o usuário precisa rolar com o mouse. 

Se preocupe com conteúdos de vídeo 

Os conteúdos em vídeo são cada vez mais comuns e sempre geram um engajamento maior dos usuários. Porém, é preciso ter um cuidado muito grande se a sua empresa resolveu apostar nesse tipo de conteúdo para vender seu serviço ou produto.

É necessário que o roteiro do vídeo seja feito de tal forma que o áudio por si só já seja autoexplicativo para pessoas com deficiência visual. O deficiente visual deverá, ao ouvir este conteúdo, se sentir contemplado e incluído na mensagem passada pelo seu negócio.

Transcreva as imagens de seu site 

Um dos maiores problemas encontrados nos principais sites de e-commerce no Brasil é o da falta de transcrição das imagens. Não é possível saber do que se trata aquela imagem usando a descrição existente. Essa é uma das maiores falhas que a sua empresa não vai querer possuir.

O acesso às imagens por pessoas com deficiência visual se dá através de leitores de tela que buscam textos alternativos para retornar para o usuário através de áudio. Se o texto alternativo for inexistente ou não coincidir com a imagem, o usuário deficiente não será contemplado, gerando uma violação da lei, além do fracasso na missão de sua empresa quanto a acessibilidade digital para deficiêntes visuais.

Problemas de acessibilidade que a sua empresa NÃO pode ter 

Tornar um site completamente acessível para deficientes visuais não é tarefa das mais fáceis, mas se mostra cada vez mais necessário para o mundo atual. Um dos primeiros passos é entender o que não se pode fazer.

Seu site não pode:

  • Ter descrição de imagens incompletas ou inexistentes. Além disso, há também as descrições incompreensíveis;

  • Ter os dados da sua empresa em locais escondidos. Ter o nome e o CNPJ da empresa bem destacado é essencial para ganhar credibilidade entre usuários com deficiência visual.

  • Ter um suporte dificultado para usuários possuidores de deficiências visuais. É importante a criação de chats, e-mail, telefone, dentre outras ferramentas de suporte para todos os públicos.

  • Ter um menu não preparado para programas que fazem leitura de tela, como, por exemplo, subitens que não podem ser acessados por teclado, mas somente com mouse.  

Oferecer acessibilidade digital é ter empatia 

Por mais que seja lei e que seja uma estratégia comercial para abranger o público consumidor, criar um site acessível para deficientes visuais é um gesto gigante de empatia, e essa deve ser uma das características mais importantes de qualquer empresa mundo afora.

Tenha empatia enquanto pessoa jurídica e se coloque no lugar de uma infinidade de pessoas que não conseguem navegar por um site por ter deficiência visual.

Comece com pequenas adaptações 

O processo para tornar seu site acessível a pessoas com deficiência é longo e certamente não irá contemplar todos os públicos de todas as deficiências. Por isso é importante focar em públicos específicos de maneira gradativa e começando por pequenas mudanças que já farão uma diferença enorme.

Somente o uso do atributo HTML ALT nas imagens já tem potencial de ajudar usuários com deficiência visual.

Deixe seu site fácil para navegação com teclado.

Crie conteúdos para diversas plataformas e das mais diferentes maneiras. Tenha conteúdo em vídeo, em texto, em áudio e use seus conteúdos de acordo com os públicos que quer atingir.

Conclusão 

E aí, a sua empresa já contribui com a acessibilidade digital? O que falta para que comece a implementar ações simples de inclusão digital, social e econômica? 

Deixar o site de sua empresa pronto para receber pessoas com deficiência visual é um gesto estratégico do ponto de vista corporativo, mas, sobretudo, é um gesto de empatia que elevará o nível de seu negócio.

Atente-se que tornar suas plataformas acessíveis é lei e pode proporcionar sanções a sua empresa. Mas não pense na punição quando for criar um ambiente mais completo e abrangente para seus usuários consumidores. Pense somente no fato de estar fazendo a coisa certa.

Está pronto para criar seu legado através da acessibilidade digital e levar seu negócio a outro patamar? Explore outros conteúdos como este em nosso blog, e esteja preparado para os próximos desafios.

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