(44) 9 9846 - 8412

Tecnologia

Compartilhar:

O que é LMS? Quais benefícios? Como Escolher a melhor para sua empresa?

O melhor caminho para o crescimento pessoal, profissional e corporativo é o do aprendizado contínuo, disso não dá para ter dúvida. Para uma empresa, esse aprendizado acontece através de sistemas de capacitação, treinamento e de ensino, e um dos métodos mais inteligentes e eficazes é o de LMS, que vem ganhando muito espaço no mundo corporativo.

Neste artigo iremos entender o que é LMS, e qual a sua importância para empresas e colaboradores. Veremos ainda quais os benefícios que esse sistema proporciona para a gestão empresarial e daremos dicas para você escolher o melhor caminho para o seu negócio.

O que é LMS

Imagem

LMS, ou Learning Management System, significa Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, e é uma plataforma de aprendizagem muito utilizada por empresas em seus treinamentos corporativos de colaboradores. 

São sistemas de aprendizagem à distância, que servem para viabilizar treinamento e capacitação pessoal e corporativa, gerando conhecimento específico e estratégico para funcionários de uma empresa, com muito mais flexibilidade e funcionalidades que os treinamentos presenciais mais tradicionais.

Um LMS permite que se crie conteúdos personalizados para treinamentos, organização de cursos de capacitação e treinamento e a inscrição de pessoas. Desta forma ela proporciona todo um processo completo de treinamento corporativo para funcionários de uma empresa, por exemplo. 

Essas plataformas trazem como diferenciais a possibilidade do gestor fazer análise em tempo real do desempenho dos colaboradores, além de acompanhamento do progresso de cada um dos profissionais da equipe.

Quais benefícios de um LMS

Imagem

São diversos os benefícios que uma empresa terá ao trabalhar com plataformas LMS para os treinamentos de suas equipes. Dentre as principais vantagens, estão:

  • Flexibilidade;

  • Redução de custos de treinamentos;

  • Aumento do engajamento dos colaboradores;

  • Capacitação padrão para todos os colaboradores;

  • Diminuição do Turnover e retenção de talentos.

Flexibilidade

Os sistemas de ensino a distância vieram para aperfeiçoar de vez a vida de gestores e colaboradores no que diz respeito a política de treinamentos corporativos. 

Por serem disponibilizados a todo o momento, não há a necessidade de deslocamento, flexibilizando e muito a vida do colaborador. Flexibilidade é certamente uma das principais vantagens do treinamento em LMS, já que o colaborador pode organizar da forma que achar melhor seu cronograma de treinamento e aprendizado, gerando assim mais interesse e chances do treinamento ser bem sucedido.

Redução de custos de treinamentos

Basta voltarmos um pouco no tempo para lembrar que as empresas precisavam de um espaço físico e de um dia específico para desenvolver seus treinamentos pessoais, muitas vezes era preciso contratar uma equipe especializada, para passar os conteúdos e isso, devemos observar, era feito com certa frequência, gerando custos em cada um destes treinamentos. 

Com o uso de plataformas LMS a empresa reduz consideravelmente os custos, a começar pela não necessidade de possuir um espaço físico, e, sobretudo, por já possuir um curso pronto e criado sob medida para aquele treinamento, bastando somente disponibilizar para os novos colaboradores.    

Aumento do engajamento dos colaboradores

Uma equipe que recebe treinamentos contínuos tende a gerar um comportamento de engajamento muito maior com a empresa por se sentir mais valorizada. 

Criar um sistema de treinamentos para o seu grupo de colaboradores passa a mensagem de que a empresa se preocupa com a jornada de cada um de seus profissionais e que deseja que cada um deles cresça dentro do ambiente de trabalho. 

Colaboradores tendem a responder a estas ações com mais engajamento, oferecendo melhores resultados e melhor produtividade para a empresa.

Capacitação padrão para todos os colaboradores

Umas das melhores mensagens que uma empresa pode passar para a sua equipe é a de que todos são tratados com o mesmo cuidado e atenção. 

Quando você utiliza as plataformas LMS para treinamentos e capacitações você acaba por padronizar o treinamento para todos os seus funcionários, que receberão o mesmo conhecimento de forma igualitária, sem gerar ruídos negativos e falta de clareza. 

O treinamento padronizado serve para capacitar todos os funcionários igualmente, permitindo que eles realizem as mesmas tarefas com as mesmas ações padronizadas e passadas nos treinamentos.

Diminuição de turnover e retenção de talentos

Um dos maiores benefícios do LMS é proporcionar, quando bem feito, uma diminuição significativa de saídas de colaboradores, o chamado turnover, que quando acontece de forma exagerada tende a prejudicar e muito o ambiente corporativo, e também proporciona, por outro lado, a retenção maior de talentos, que se sentindo bem e valorizado, não cogita em sair da empresa, gerando produtividade.

Construir um programa eficiente de treinamentos e de capacitação, usando as plataformas LMS, certamente vai gerar esses dois resultados, que juntos vão beneficiar e muito o presente e futuro de uma empresa.

Como escolher o melhor sistema LMS para sua empresa

Imagem

Antes de qualquer coisa, é muito importante que o gestor entenda e conheça minuciosamente a empresa e as necessidades que ela possui. Assim, ele vai entender o tipo de treinamento que se pretende oferecer, qual seria o foco dos treinamentos e capacitações, além de saber, em última análise, se é de fato fundamental possuir um sistema de treinamento baseado em LMS.

Partindo destes pontos, podemos identificar logo depois as melhores possibilidades de LMS para a sua empresa.

Essas são as dicas para escolher a melhor LMS para a sua empresa. 

Objetivos precisam estar claros: Entenda que se a empresa não tiver um planejamento claro e com o foco nos objetivos que ela pretende conseguir com o sistema de treinamentos via LMS, não vai adiantar nada fazer escolhas sobre a melhor opção para a sua empresa. Você só deve procurar uma LMS para contratar após ter de forma muito clara os objetivos, finalidades e metas para serem alcançadas.

Saber as necessidades da empresa: Esta parte é uma consequência do primeiro ponto, só que de forma mais aprofundada e detalhada. Aqui você vai precisar entender as necessidades de sua empresa, para assim ter em mente o tipo de LMS que pretende escolher para criar o sistema de treinamentos de seu negócio.

Conhecer o público alvo dos treinamentos: É muito importante conhecer o público que receberá os treinamentos, e conhecer significa entender seus hábitos, seus costumes, seus comportamentos, seus perfis tecnológicos, pessoais, profissionais. Tudo isso juntos vai gerar uma percepção mais eficiente de que tipo de LMS deverá ser escolhida para gerar os treinamentos. Errar nesta parte do processo pode gerar resultados muito aquém do planejado, simplesmente por não ter percebido que seu público não tinha afinidade com a LMS escolhida.

Saber quanto pretende investir: Outro fator muito importante para ser pensado antes de escolher a melhor LMS é o valor que deve ser investido. Não adianta muito buscar investir em um LMS com custo alto se a empresa não terá como dar continuidade ao processo de treinamentos. Ao mesmo tempo não é viável buscar ferramentas baratas, ou gratuitas atém, e não entender as muitas limitações que elas possuem, gerando resultados incompletos ou com resultados não tão bons. É importante sempre buscar um equilíbrio, ou principalmente, entender quais os limites de investimento da empresa.

Conhecer os recursos disponíveis do LMS: É muito importante que gestores conheçam mais a fundo os recursos que aquele LMS vai oferecer para a sua empresa. O tipo de software, tecnologia, recursos como chats ou outros similares. Tudo isso deve ser colocado na conta para saber se aquele LMS é o mais adequado para a sua empresa. Busque saber se será gerado conteúdos em gamificação ou com ferramentas mais eficientes e agradáveis de aprendizado. É muito benéfico para as equipes de trabalho o uso de recursos que engajem mais e que gerem sentimentos de bem estar. No fim das contas o processo de aprendizado pode até mesmo ser divertido, e muitas empresas têm dado a devida importância a este fator.

O sistema pode ser personalizado ou não: Outro fator importante para se analisar é a possibilidade do sistema escolhido gerar conteúdos e estrutura personalizados. Um sistema personalizado tende a proporcionar conteúdos e uma dinâmica de aprendizado muito mais eficiente, pois terá sido pensado integralmente para aquela necessidade específica da empresa que contratou.

Verifique se a empresa oferece suporte: Elemento que serve para diferenciar uma empresa da outra é o suporte oferecido pelo LMS. É muito importante que a empresa escolhida possua uma equipe de suporte para tirar dúvidas, resolver problemas ou auxiliar no desenvolvimento e aplicação do treinamento.

Design é agradável, intuitivo e fácil de ser acessado: Outro ponto importante e que acaba sendo negligenciado é o design. E não vale somente ver se é bonito do ponto de vista estético. A ideia aqui é entender o quão agradável, intuitivo e fácil de ser acessado é o LMS. Escolher o LMS pelo projeto visual somente é um erro, mas a sua interface precisa ser de fácil entendimento, para gerar resultados eficientes nos treinamentos. 

Conclusão

Vimos neste artigo a importância que os sistemas de gerenciamento de aprendizagem possuem no trabalho de treinamentos corporativos. Os LMS proporcionam equipes cada vez mais qualificadas e empresas cada vez mais eficientes.

Possuir um projeto voltado para o treinamento contínuo de sua equipe é um elemento diferenciador para a sua empresa, que se bem feita, tende a gerar resultados muito melhores.

Você já pensou nisso?  

Navegue em nosso blog e veja mais conteúdos como este.

Compartilhar:

Posts Relacionados

Ver Categoria

Receba conteúdos exclusivo no seu e-mail, como notícias, eventos, ofertas e muito mais.

Por favor aguarde...

Obrigado!

Nosso oráculo recebeu sua solicitação. Fique atento para novidades em seu e-mail.

Solicitação Falhou

Nossos corvos não receberam sua requisição Por favor, tente novamente!

Voltar