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Como era o mundo sem computador? Sem internet? Sem smartphone? Se você sabe exatamente como responder estas perguntas, então com certeza você não está no grupo dos nativos digitais. A palavra, nascida nas últimas décadas, foi criada para caracterizar um público que já cresceu envolto dos benefícios da popularização da tecnologia, sobretudo a de áreas como comunicação e informação.
Neste artigo vamos conhecer a fundo quem são os nativos digitais, como este conceito foi sendo criado e o que este público deseja enquanto grupo social. Além disso, vamos dar muitas dicas de como o seu negócio pode se adequar a este público e se beneficiar.
Os nativos digitais são pessoas que reúnem duas características básicas: eles nasceram a partir dos anos 1980 e eles cresceram já familiarizados com os principais elementos da era tecnológica. É importante que reúnam estas características, porque o conceito de nativo digital é justamente esse que a palavra indica, de alguém que nasce já respirando o ar tecnológico como sendo algo normal, intrínseco a sua vida.
Para entender melhor o conceito de nativos digitais, vamos compreender outros dois termos muito usados e populares, que descrevem a evolução social a partir das gerações.
A Geração Y, chamada de Millennials, abrange as pessoas que nasceram entre o início dos anos 1980 e meados dos anos 1990. Esse público já nasce dentro de uma sociedade que está se transformando e que está adquirindo ares modernos, com a popularização dos computadores pessoais, o uso de vídeo games, aparelhos celulares e outros meios tecnológicos.
A Geração Y já tem um contato com essa nova era digital, mas ainda não a vivencia de forma intensa.
A Geração Z, a seguinte, abrange as pessoas nascidas a partir de meados dos anos 1990, até 2010, e que já nasceram sob o ar da modernidade tecnológica. Eles já vivenciam o mundo da internet, dos sites, dos blogs, das redes sociais, e possuem uma naturalidade completa para lidar com as demandas tecnológicas da sociedade.
Evidente que ao comparar as gerações anteriores à revolução tecnológica e gerações posteriores à revolução tecnológica, vamos encontrar profundas diferenças comportamentais.
Os nativos digitais possuem como características básicas uma naturalização ao lidar com as demandas que envolvem o uso de tecnologia, como visitar um site de compras, produzir uma planilha no computador, ou compartilhar um arquivo através das nuvens.
Essas características, mais objetivas, são complementadas com outras mais comportamentais. Os nativos digitais possuem alguns comportamentos bem característicos que veremos mais a seguir.
Os nativos digitais tendem a ter bastante facilidade em realizar ações diversas ao mesmo tempo. A capacidade de raciocínio rápido e de filtrar somente o que de fato é relevante proporciona que pessoas deste grupo consigam desenvolver habilidades para exercer ações multitarefas.
Estudar ouvindo música, escrever um conteúdo falando ao telefone com outra pessoa, realizando as funções do trabalho e se comunicando por mieo de redes sociais ou aplicativos de mensagens. Enfim, os nativos digitais possuem uma facilidade muito maior em realizar tarefas simultâneas, com foco múltiplo e capacidade para ser eficiente mesmo nestas situações.
O que significa responder rápido às informações? Os nativos digitais estão tão acostumados com sites de notícias, blogs, redes sociais, que eles absorvem muito rápido informações, armazenam estas informações aos montes e sabem pesquisar como ninguém mais sabe. São pessoas que buscam sempre informações através de variados meios e possuem muita facilidade em buscar notícias.
É natural que uma personalidade mais ágil, multitarefa e que absorve muitas informações a todo o momento terá dificuldades em se manter focada, com concentração nas atividades do dia.
Os nativos digitais tendem a ter problemas com concentração e foco justamente por ser muito difícil em um contexto tão multifacetado você direcionar seu foco para algo exclusivamente.
É muito comum vermos nativos digitais fechando um livro após a leitura de algumas páginas, ou adicionando uma aba no navegador após a leitura de alguns parágrafos do texto.
Os nativos digitais cresceram já entendendo que a comunicação via mensagens instantâneas oferece uma otimização de tempo necessária para realizar muitas atividades no dia.
Por isso eles utilizam sem economia sites e serviços como Facebook, Messenger, Whatsapp, Instagram, Telegram, dentre diversos outros. A facilidade que eles possuem em teclar com rapidez e oferecer respostas automáticas, seja através de palavras ou de emojis, é tanta que impressiona.
Entender os anseios e desejos de uma geração é tarefa das mais difíceis, mas que sempre foi objeto de estudos de sociólogos e antropólogos.
Sobre os nativos digitais, podemos dizer:
Eles desejam tudo ao mesmo tempo
Eles desejam mudar o mundo
Eles desejam trabalhar em grupo e serem colaborativos
Veremos detalhadamente cada tópico apresentado acima.
Por terem crescido dentro de uma estrutura que oferece muitas possibilidades, os nativos digitais querem tudo, e ao mesmo tempo.
É muito comum vermos pessoas deste grupo com a agenda diária lotada de atividades, como emprego, escola, especialização, academia, natação, trabalho voluntário, e muitas outras ações.
Esta característica comportamental define bastante os nativos digitais, e trazem benefícios, mas também malefícios, pois acabam muitas vezes não finalizando as tarefas e projetos que iniciam. É comum os jovens deixarem a faculdade no segundo ano e migrando para outro curso. E no ano seguinte, novamente.
Há um interesse genuíno dos nativos digitais em contribuir para a melhora do mundo. Nas últimas duas décadas houve um boom de trabalhos voluntários em ONGs e projetos do terceiro setor.
Eles possuem uma consciência social que as gerações passadas não conseguiam possuir, muito por falta de informação. E como já vimos, vivemos na era da informação, e por conta deste fator que temos milhares de projetos sociais abraçados por jovens nascidos nestas últimas décadas.
Há um incentivo ao sentimento de empatia entre as pessoas da Geração Z e este sentimento é traduzido através da criação de projetos e ONGs que buscam proteger as mais diversas coisas no mundo.
Os nativos digitais fazem parte de um contexto onde as chamadas tribos ganharam destaque.
Há cada vez mais grupos sociais restritos, os chamados nichos, que servem para juntar pessoas que pensam do mesmo jeito, que gostam das mesmas coisas, dentre outros fatores.
Eles perceberam que a vida em grupos, com colaboração mútua e cooperação entre eles tende a facilitar e muito a vida de todos. Dentro deste contexto encontramos pessoas mais aptas a trabalhos em equipe, trabalhos coletivos, que garantem maiores chances de sucesso para um projeto, um objetivo, uma empresa ou uma turma específica.
É tarefa das mais difíceis agradar os nativos digitais, pois eles sabem exatamente que há centenas e milhares de opções em cada nicho no mercado e por isso a ideia de fidelização é muito mais desafiadora para a empresa desejar para este grupo.
É preciso estar preparada para atender às necessidades deste grupo e contemplar os desejos e vontades que essa geração possui. Veja as dicas abaixo.
Já vimos que os nativos digitais possuem a consciência social como uma de suas mais marcantes características. Por isso, a sua empresa precisa entender que este público valoriza suas ações, a missão de seu negócio e o modo como ela enxerga o mundo.
Se o seu negócio genuinamente abraça causas sociais e tem como missão ajudar pessoas, então você terá muito mais facilidades em receber este público e ter sucesso com seus produtos e serviços.
Não é admissível demorar para atender clientes dos grupos dos nativos digitais. Sua empresa precisa criar mecanismos que atendam imediatamente todos os clientes, nem que para isso se invista em Chatbots para whatsapp e meios automatizados para uma comunicação entre empresa x cliente.
Com uma primeira comunicação feita rapidamente, o segundo passo é oferecer uma experiência personalizada para cada pessoa.
Os nativos digitais gostam de ter experiências únicas, para adquirir um serviço, realizar alguma compra, em todos os casos a experiência exclusiva fará toda a diferença na hora da finalização.
Sua empresa precisa dominar as redes sociais, ambiente que é a segunda casa dos nativos digitais.
Ter contas no Instagram, Facebook, Tik Tok, não é suficiente por si só. É preciso que haja um uso estratégico, que consiga engajamento e que evite a todo o custo falhas de comunicação ou pior, a publicação de mensagens que não são condizentes com os direitos humanos e o bom senso.
Os nativos digitais são exigentes e isso força a sua empresa a construir uma equipe altamente capacitada para lidar com as demandas iniciais, nos processos de venda e pós-venda, no suporte e no atendimento ao público.
Mais uma vez é indispensável o seu negócio proporcionar para os clientes uma experiência única, agradável e de confiança. Empresas que absorvem os nativos digitais não podem errar, e caso errem, o modo como elas vão lidar com o erro fará toda a diferença.
Estamos na era da informação. Na era tecnológica. E temos toda uma geração que nasceu já respirando este ar mais dinâmico, rápido, meio caótico. Entender que os nativos digitais possuem necessidades particulares é tarefa básica para qualquer empreendedor que deseja ter este grupo com um dos públicos alvos.
Saber quem eles são e o que eles pensam pode ser o diferencial para o seu negócio prosperar.
E você, está preparado para lidar com os nativos digitais?
Navegue em nosso blog e confira outros conteúdos como este. Até a próxima batalha!