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Professores e profissionais da educação sempre buscaram novas ferramentas que trouxessem como resultado um maior engajamento dos alunos na sala de aula. As metodologias ativas surgem para auxiliar o educador, ao colocar o estudante no centro do processo de aprendizado, como protagonista. Outro método, o de aprendizagem colaborativa, segue o mesmo caminho.
Neste artigo vamos conhecer o conceito de aprendizagem colaborativa e como ele se define dentro do sistema pedagógico.
Vamos conhecer a importância que o modelo baseado em aprendizagem colaborativa possui e conhecer também as suas vantagens.
Por fim, vamos listar algumas maneiras para se aplicar os princípios da aprendizagem colaborativa no modelo de ensino EAD (Educação à Distância).
Podemos entender aprendizagem colaborativa como uma estratégia de ensino focada na ideia de construção coletiva do conhecimento, através de um trabalho de cooperação mútua entre estudantes e educadores.
Essa abordagem vem de encontro com as metodologias ativas de ensino, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizado e que os eleva à função de protagonistas de suas jornadas pedagógicas.
Ou seja, a aprendizagem colaborativa é desenvolvida conjuntamente por professores e alunos, numa dinâmica de aprendizagem mútua, onde o professor funciona como um mediador, um orientador e um intermediário para o processo de aprendizagem dos alunos.
Essa dinâmica funciona a partir de trabalhos em grupos, onde os alunos são incitados a gerar conhecimento a partir de iniciativas próprias e os professores trabalham como organizadores e orientadores do processo de construção coletiva.
Uma escola que desenvolve a estratégia de aprendizagem colaborativa tende a gerar uma série de benefícios para estudantes e professores.
Quando falamos em aprendizagem colaborativa logo pensamos no trabalho coletivo, em equipe. Esse modelo de ensino e aprendizagem focado na construção coletiva desenvolve no aluno a competência para trabalhar em grupo, como parte de um todo e dentro de uma dinâmica cooperativista e colaborativa. Essa característica comportamental é das mais desejadas tanto no ambiente de ensino quanto no ambiente de trabalho.
Um dos objetivos principais das metodologias ativas é proporcionar uma maior autonomia para os alunos no processo de aprendizado. A aprendizagem colaborativa contribui para que esta característica comportamental seja aguçada nos estudantes, desenvolvendo a capacidade de autonomia em cada aluno.
Ser autônomo e independente significa procurar por conta própria outras fontes de conhecimento fora do ambiente escolar, desenvolvendo também a proatividade de cada estudante.
Como a aprendizagem colaborativa cria condições para que estudantes busquem por novas fontes de conhecimento e tenham mais autonomia para adquirir informações, ela automaticamente incentiva a pesquisa como meio para que haja a troca de conhecimento. Isso cria no aluno uma facilidade maior para pesquisa, o que gera perfis comportamentais muito mais proativos e produtivos.
A aprendizagem colaborativa desenvolve no aluno uma série de habilidades sociais, muito importante para a coexistência em grupo, como saber se comunicar claramente, e tolerar as diferenças, desenvolver o sentimento de empatia pelo próximo e respeitar as opiniões bem como as diferentes personalidades.
Como é desenvolvida a partir de experiências pedagógicas em grupo, a aprendizagem colaborativa aprimora as habilidades de comunicação dos alunos, ajudando-os a desenvolver uma comunicação eficiente e sem ruídos.
Ao incentivar o aluno a ter mais autonomia e independência no processo de aquisição de conhecimento, o modelo de aprendizagem colaborativa acaba ajudando o aluno a desenvolver senso crítico e capacidade de reflexão sobre os mais diversos temas relevantes.
Com o professor não sendo mais a única fonte de conhecimento do processo de aprendizado do aluno, o modelo de ensino baseado na construção coletiva de conhecimento acaba ampliando as possibilidades de aquisição de conhecimento pelo aluno, que agora pode utilizar diversas fontes de conteúdos, e não somente o professor.
O modelo de aprendizagem colaborativa se insere dentro do grupo de metodologias ativas, que tira do professor o papel principal, passando para o aluno o protagonismo pela jornada de aprendizado.
Assim, o professor deixa de ser o único detentor do conhecimento e passa a exercer o trabalho de mediador, de orientador, do trabalho coletivo e colaborativo de aquisição de conhecimento.
O educador passa a ser um facilitador de todo o processo pedagógico gerado pela abordagem da aprendizagem colaborativa. Sua função é conseguir criar um ambiente que incentive o aluno a assumir o protagonismo do processo de aquisição de conhecimento e ao mesmo tempo engaje-os para que de forma coletiva sempre busquem conteúdos e informações que gerem conhecimento.
Já a escola tem como função estratégica planejar junto co seus educadores toda uma prática de ações e atividades pedagógicas que incentivem a aprendizagem colaborativa.
É preciso criar ambientes que promovam o debate de ideias, a discussão e a construção do conhecimento a partir de atividades coletivas e colaborativas.
Até aqui vimos o modelo de aprendizagem colaborativa e como ela se mostra uma parceira da sala de aula que pensa o aluno como peça central do sistema educacional, o verdadeiro protagonista.
Porém precisamos entender e pensar maneiras para que esta abordagem seja rica, produtiva e eficiente em ambiente de educação à distância.
Algumas sugestões podem ser primordiais:
Erra quem acredita que somente em sala de aula presencial é possível desenvolver uma dinâmica de debate coletivo de ideias.
É possível que o professor crie um ambiente virtual onde cada aluno consiga apresentar suas ideias e opiniões, e assim ajude na construção dos conteúdos e dos conhecimentos gerados a partir disso.
A internet e a tecnologia são grandes parceiras da aprendizagem colaborativa. O educador pode, por exemplo, utilizar a realidade virtual para fazer um tour pelo Museu do Louvre, na França, com a sua turma e gerar neles o interesse por história da arte, por história geral e por arte.
A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são duas ferramentas muito eficientes e produtivas para o modelo de aprendizagem colaborativa.
O ensino à distância tem como uma das bases os conteúdos gerados a partir de videoaulas, podcasts, e-books, infográficos, dentre outros meios. Para que essas ferramentas possam ser úteis dentro de uma abordagem de aprendizagem colaborativa é preciso que o professor estabeleça espaços específicos para que os alunos externem suas opiniões sobre os conteúdos.
É preciso uma sala de debate virtual para que cada um dos alunos exercite a ação de apresentar seus argumentos, gerar novos conteúdos e informações, além de ouvir o que seu colega tem para dizer.
Esse processo de fala e escuta é um dos geradores dos conhecimentos.
O feedback é uma das ferramentas pedagógicas mais poderosas que existe, pois é a partir da opinião dos outros que consigo adequar e aperfeiçoar a minha. Assim, um ambiente de EAD precisa ter essa cultura do feedback instaurado e bem desenvolvido, para que todos se beneficiem da abordagem de aprendizagem colaborativa.
A cultura do feedback gera novos conhecimentos entre os alunos e transforma os professores e orientadores que buscam lapidar cada potencial de cada estudante.
Essas são algumas das características que a aprendizagem colaborativa possui:
O ambiente escolar, seja presencial ou virtual, é focado no trabalho coletivo, no processo de aquisição de conhecimento que pode ser gerado por cada um dos envolvidos, seja ele o professor, sejam eles os alunos.
Nesse tipo de ambiente a transmissão de conteúdos, informações e conhecimentos é feita por todos no ambiente pedagógico, sem hierarquia.
Uma das características mais marcantes da aprendizagem colaborativa é a mudança de papel pela qual o professor passa.
Ele deixa de ser o dono do conhecimento, o único detentor das informações e dos conteúdos, e passa a ser um meio usado pelos alunos para gerar conhecimento.
O professor é um guia que orienta os estudantes para que eles tenham as suas próprias jornadas pedagógicas de aprendizado.
Uma das características importantes do sistema de aprendizagem colaborativa é a proatividade, já que estamos falando de um modelo que privilegia e incentiva a autonomia pela busca do conhecimento.
É preciso que o aluno desenvolva a proatividade para que ele possa caminhar a partir de suas pernas.
Vimos aqui que a aprendizagem colaborativa surge como uma nova abordagem de ensino focada na ideia da construção coletiva do conhecimento, diferente dos modelos padrões, centradas na figura do professor como único dono do conhecimento e responsável por passá-lo pros alunos.
Aqui o conhecimento é gerado por todos os atores dentro de um processo coletivo e colaborativo.
Você conhece outras abordagens contemporâneas de ensino que privilegiam o aluno como protagonista do processo de aprendizado? Conte-nos!
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