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Infoproduto

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O que é infográfico? Quais seus Benefícios? Como Montar o seu?

A revolução tecnológica tem sido responsável pelo desenvolvimento de diversas áreas sociais, e duas das mais visíveis e estratégicas são a área educacional e a produção de conteúdos empresariais. Ferramentas novas, processos atualizados e formatos criados para que a aprendizagem continue sendo aperfeiçoada são hoje em dia comuns. Uma das ferramentas mais produtivas nesse sentido é o infográfico.

O uso de infográficos colabora cada vez mais para que o conteúdo pedagógico chegue de forma mais aperfeiçoada para quem busca o conhecimento e para quem produz o material (educadores, professores, produtor de conteúdo digital, etc.), permitindo uma transmissão mais visual do conhecimento.

Neste artigo você entenderá o que é infográfico, e como seu uso vem auxiliando para o aumento dos resultados para quem utiliza esse formato de conteúdo. 

O que é infográfico 

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O infográfico é uma representação visual de informações ou dados. Mas não para por aí. 

Podemos entender o infográfico de uma forma mais direta como sendo a junção de texto e imagens. É a representação visual de informações, e que sempre teve um uso contínuo no jornalismo informativo

Com o tempo, o infográfico se transformou em um influente instrumento para captação de clientes e passou a fazer parte das estratégias comerciais de empreendedores e produtores de conteúdo.

É uma poderosa ferramenta para comunicação visual. Os infográficos mais personalizados e visualmente criativos são os mais eficazes, pois além de chamarem a atenção do público, faz com que as pessoas não dispensem durante a apresentação.

  • Destaca-se mais no conteúdo apresentado;

  • Tem maior poder de informação, por apresentar conteúdo gráfico;

  • Retém o público leitor de uma forma mais profunda;

  • Consegue detalhar de um modo mais simples e direto informações relevantes.

Os tipos de infográficos 

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Agora que você sabe o que é infográfico e como ele se popularizou, listamos para você alguns tipos possíveis de serem produzidos. Vale destacar que alguns são mais simples de produzir do que outros, então o tipo que você desejar usar, vai depender da sua capacidade de produção e conhecimento para desenvolver.


Os tipos de infográficos, são:

  • Infográfico estático;

  • Infográfico interativo;

  • Infográfico animado;

Vamos detalhar cada um deles a seguir.


Infográfico estático 

O infográfico estático é o mais comum e com certeza você já se deparou com eles na internet, seja para apresentar um mapa, uma linha do tempo, um passo a passo de algum processo, uma comparação, serviços, perspectivas e assuntos educacionais. 

Infográfico interativo 

O infográfico interativo já utiliza recursos mais avançados que o formato estático, e possui sempre elementos de interação entre leitor e conteúdo, tornando uma experiência bem única de consumo de informação.

Isso acontece quando é inserido um elemento de interação no infográfico, e quando o leitor aciona vai direcionando de forma única a sua experiência com o conteúdo.

Infográfico animado

O infográfico animado é o formato mais complexo, mas que proporciona resultados maravilhosos na captação do conteúdo, da informação a ser passada. 

No infográfico animado as informações, ou seja, elementos gráficos e textuais, conseguem se movimentar, criando uma experiência ainda mais aperfeiçoada, facilitando ainda mais o processo de entendimento do conteúdo.


Exemplos de infográficos

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Comparação de ideias 

Este tipo de infográfico tem bastante utilidade para se comparar dois tipos de informações distintas, e tem um efeito muito grande na memória do leitor, pois é de fácil fixação. Isso acontece bastante quando é necessário apresentar fatos históricos, antes e depois, vantagens e desvantagens, dentre muitos outros exemplos. 

Linha do tempo 

O infográfico de linha do tempo pode ser utilizado no material de aprendizagem, apresentando o processo de evolução de determinadas informações que merecem destaque. 

Este tipo de infográfico vem acompanhado de datas, títulos e imagens que contam uma história de progressão temporal.

Fluxograma 

Este tipo de formato se popularizou bastante com o passar do tempo, e é uma boa opção para criar um conteúdo fácil de gerar engajamento. 

O fluxograma acaba guiando o leitor a escolher o próprio caminho para seguir, dependendo das respostas escolhidas. 


Outros exemplos de conteúdos que também podem ser usados em formato de infográfico, são: Como fazer algo (passo a passo), conteúdo hierárquico, processos comparativos, com base em mapa, ou também chamado de geográfico, com foco em dados (trabalhos estatísticos), visualização de números, resumo visual e vídeo infográfico.

Benefícios do uso de Infográficos 

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O uso do infográfico no processo de aprendizagem e ações empresariais proporciona uma série de benefícios, alguns bem lógicos e visíveis, e outros que somente uma reflexão mais apurada confirma.

Alguns dos benefícios de usar os infográficos, são:

  • Dinamiza o processo de entendimento de informações;  

  • Infográfico possui conteúdo mais fácil de lembrar; 

  • Infográficos tornam os conteúdos mais acessíveis; 

  • Proporcionam maior capacidade para interpretar informações;

  • Ajuda com o SEO;

  • Aumenta engajamento do público; 

  • Fácil compartilhamento. 

Infográfico dinamiza o processo de entendimento de informações  

O primeiro benefício é lógico e compreensível: o infográfico dinamiza o processo de entendimento de informações. 

Se usarmos como exemplo um mesmo conteúdo, sendo que na sala (A) o professor utilizou ferramentas exclusivamente textuais e na sala (B) o professor usou infográfico para auxiliar no ensino, perceberemos que o grupo de estudantes da sala B teve muito mais condições de absorver e entender aquela informação.

Isso porque é notório que no nosso sistema de aprendizado, o aspecto visual tem um fator determinante, muito maior que a pura e simples leitura de conteúdo. Não há como refutar a ideia de que conteúdos visuais auxiliam na captação da informação. Assim, o infográfico acaba dinamizando o processo de aprendizagem, tirando aquele monótono da leitura de texto.

Infográfico possui conteúdo mais fácil de lembrar 

Partindo do pressuposto anterior, percebemos que a nossa capacidade visual de retenção de informação é muito maior se comparado com textos somente. Assim, um dos benefícios do uso do infográfico no processo de aprendizagem é a maior possibilidade que o estudante possui em memorizar o conteúdo e se lembrar daquela aula que foi produzida com o auxílio de infográficos. 

Para empresas que estão iniciando suas operações ou desejam expandir o número de clientes, um planejamento estratégico utilizando o infográfico pode ser uma excelente maneira de gerar consciência de marca.

Infográficos tornam os conteúdos mais acessíveis 

Conteúdos muito complexos ou que demandam uma leitura mais apurada tendem a se tornar mais acessíveis com o uso de infográficos como ferramentas de apoio. Não é difícil imaginar, afinal, quantas vezes você leu uma informação, uma matéria, ou um conteúdo que parecia complicado para ser absorvido, mas quando lhe foi apresentado um conteúdo interativo, com imagens, tudo se mostrou mais claro e compreensível? Pois bem, essa é uma das funções dos infográficos no processo pedagógico.

Infográficos proporcionam maior capacidade para interpretar informações

Estamos na era digital, onde tudo acontece ao mesmo tempo e há um sentimento de urgência em grande parte das pessoas, sobretudo no público jovem e nas gerações atuais. Assim, um texto tradicional acaba perdendo bastante visibilidade e o seu negócio, caso tenha escolhido esse formato, acaba sendo prejudicado. 

O formato de infográfico consegue fisgar muito mais os leitores e transformá-los em possíveis clientes. Portanto, foque a criação de seus materiais de divulgação pensando no formato de infográficos.

Ajuda com o SEO 

Quem trabalha com conteúdos digitais, e possui um blog, um site, ou uma página na internet, sabe a importância que o SEO possui para que o seu projeto seja um sucesso. O SEO significa no bom português otimização para os mecanismos de busca.

Um infográfico, se bem feito, ajuda e muito o blog ou site a ganhar autoridade perante os buscadores. Mas fique atento: no caso dos infográficos deve-se privilegiar os textos que descrevem as imagens, já que o Google não faz isso por si só.


Aumenta engajamento do público 

Não basta seu negócio possuir visibilidade, se o público que o vê não interage com a sua marca ou o seu produto. É de fundamental importância que o seu projeto não somente ganhe curtidas, mas sim engajamento. 

Já é notório que o engajamento é um conceito que está muito acima da visibilidade e sendo assim, o formato de infográfico consegue gerar muito mais engajamento para com o seu público.

Fácil compartilhamento 

Uma das grandes vantagens do infográfico é a facilidade que temos para compartilhar a sua imagem nas redes sociais e assim gerar bastante visualização, e, sobretudo, interações, culminando em um alto engajamento, que como já sabemos, é o passo inicial para uma empresa ou marca gerar receita através da venda de produtos ou serviços.


Como produzir um infográfico para sua empresa?

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Antes de começar o processo de criação de um infográfico para a sua marca, é importante seguir uma série de passos que visam assegurar o sucesso do conteúdo perante seu público alvo.

  1. Esboço – Para começar, coloque no papel todas as ideias que você pensa para a criação do infográfico. Quem será seu público alvo? A partir daí as coisas começam a fluir melhor, pois você já terá uma ideia da mensagem a ser passada e do formato escolhido. Com estes dois passos feitos, inicie todo o esboço do projeto;

  2.  Pesquisa – Seu infográfico pretende informar sobre um assunto específico? Caso a resposta seja afirmativa, procure todos os tipos de informação sobre a questão, busque estatísticas, vídeos, matérias, e tudo que vise enriquecer o infográfico, criando com isso um conteúdo diferenciado e acima de tudo, completo;

  3. Aposte no menos é mais – Já no processo de criação, escolha um design claro e bem limpo, evite a todo custo poluir seu infográfico com informações desnecessárias e que só irão dificultar o entendimento das informações. Os melhores layouts são sempre aqueles minimalistas, não fuja desta ideia, porque ela é preponderante por uma razão bem simples: ela funciona.

  4. Cores e fontes – De uma importância estratégica, a escolha da fonte e das cores deve seguir alguma identidade visual pré-estabelecida. Escolha uma paleta de cores condizente com sua mensagem; caso não entenda, busque ajuda de profissionais ou empresas especializadas; vale muito a pena investir em elementos que são estratégicos para o sucesso de sua marca ou empresa;

  5. Escolha as imagens certas para seu projeto – Uma das partes mais importantes da criação de um infográfico é a escolha das imagens. A imagem escolhida deve causar um impacto em seu público e, sobretudo, deve criar uma ligação de harmonia com o texto informativo. Quanto melhor a imagem for, menos texto ela demandará para que seu público entenda a mensagem. Assim, uma boa imagem consegue fazer o público entender a mensagem de modo direto e muito mais impactante;  

  6. Crie uma landing page para fisgar seu público alvo – Uma das ferramentas mais produtivas de captação de clientes, as landing pages podem ser criadas a partir de um infográfico. Basta você fornecer a opção de download dele em tamanho real, e em troca pedir nome e e-mail do leitor. A partir de então você estabelece uma relação mais estreita com este público alvo, que deve ser alimentada em sistema de funil, até chegar no objetivo final: vender um serviço ou produto.

  7. Produza regularmente – Um infográfico sozinho já consegue ótimos resultados nas estratégias comerciais de seu negócio. Então experimente criar infográficos regularmente, com objetivos que se complementam e que visam estreitar cada vez mais a relação da marca com o público alvo.


Como produzir um infográfico para educação? 

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Vamos aprender como esse formato de apresentação de dados pode ajudar na educação, além de colocar em prática tudo que vimos até agora.

A sua utilização na educação nasce a partir de dois fatores bem importantes, que é o desenvolvimento das tecnologias, que passam a ser usadas para o aprimoramento do processo de aprendizagem, e a criação e popularização do ensino à distância (EAD), que incentivou educadores a buscarem formatos diferentes e mais sedutores para captar o foco dos alunos no processo pedagógico.

Essa caminhada já era natural, pois a educação tem sido uma das áreas que mais é afetada pela revolução digital

Crianças que cada vez mais cedo dialogam com ferramentas tecnológicas como computadores, Smartphones e videogames, se tornam muito mais difíceis de serem fisgadas no processo pedagógico. Daí a necessidade constante de educadores refletirem e pensarem em ferramentas que vão auxiliar no processo de aprendizagem. O infográfico é uma destas ferramentas.

Se você educador se interessou pelo tema, mas não sabe como começar, vamos entender agora o que é preciso para que um infográfico de fato desperte a atenção do estudante e seja bem sucedido no seu objetivo.

  • Observe - Primeiro observe outros infográficos. A melhor forma de aprender a fazer um bom infográfico é observar os que são feitos;

  • Conte uma história - Busque contar uma narrativa, com título e introdução, pois desta forma o infográfico passa a ter um sentido mais claro e de fácil entendimento. Não use somente dados e informações sem nada mais pra auxiliar;

  • Seja sucinto - Menos é mais sempre. Não sobrecarregue seu infográfico com informações demais e desnecessárias. Foque no conteúdo principal;

  • Ilustre bem - Procure ilustrações adequadas e simples, de fácil entendimento. Nessas horas é mais produtivo utilizar desenhos vetoriais do que fotografias;

  • Rascunho - Faça um rascunho em papel de toda a estrutura do seu infográfico;

  • Revisão – Revise o conteúdo quantas vezes forem necessárias, a fim de evitar erros de ortografia e de redação. Nada mais indesejável que um infográfico com erros claros;

  • Olhar do outro – Peça a opinião de pessoas com referência na área de educação para que lhe forneça um feedback mais adequado e detalhado.

Conclusão

Surgido no meio jornalístico, o infográfico logo se transformou numa importante ferramenta de compartilhamento de informações. Seu uso adequado tem ajudado bastante no entendimento de dados, tão útil para a construção de uma geração mais consciente de seu papel no mundo.

Entender as novas demandas do mercado é papel fundamental na vida de empreendedores, produtores de conteúdo e educadores. Estar atualizado com as novas maneiras de publicidade e estar por dentro nos novos objetos de aprendizagem é meio caminho andado para estabelecer uma relação de sucesso com sua audiência, seja ela cliente ou aluno. Assim, entender a função que um infográfico pode exercer em sua estratégia é um passo básico para o alcance dos seus objetivos

Navegue por outros conteúdos como este em nosso blog e explore os mais diversos assuntos de seu interesse. Até a próxima batalha


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