+55 (44) 9 9846-8412

Educação min

Vantagens da Tecnologia na Educação: Exemplos e Desafios Dessa Nova Era!

As ferramentas tecnológicas avançaram nestas últimas décadas a passos muito mais largos que a evolução do nosso sistema de ensino. Essa é uma verdade que educadores buscam transformar diariamente e para isso é preciso que todos os atores percebam as vantagens do uso da tecnologia na educação. 

O mundo se transformou muito e alcançar a atenção de crianças e jovens nas salas de aula hoje é um desafio ainda maior que tempos atrás.

Neste artigo vamos entender como a tecnologia se relaciona com a educação, e como as escolas estão se preparando para se adequar aos novos contextos em que smartphones e notebooks são objetos comuns para crianças. 

Vamos conhecer exemplos de como as ferramentas tecnológicas estão transformando o dia a dia de escolas e faculdades e entender quais são os desafios que esta relação entre tecnologia e sistema de ensino apresenta para educadores e para a sociedade.

A revolução tecnológica na educação

Nosso sistema de ensino tem passado por várias mudanças ao longo do tempo, mas no geral ainda se apresenta como atrasado. 

E por quê?

A nossa sala de aula continua sendo um espaço onde estudantes vão para ouvir e aprender e professores vão para falar e educar. Essa dinâmica não desperta mais tanto a atenção de crianças e jovens e todos sabem que transformações precisam ocorrer.

É nesta discussão que inserimos a revolução tecnológica. Ferramentas tecnológicas como computadores, internet, smartphones, notebooks, aplicativos foram surgindo para facilitar muito às nossas vidas. Logo passaram a fazer parte do dia a dia de crianças e jovens. 

São estas as ferramentas que fazem os jovens se motivarem, então por que não as utilizar no sistema de ensino para engajar alunos?

As metodologias ativas de ensino se popularizam justamente por conta da evolução da tecnologia, e educadores pensam em formas de modificar esta relação, fazendo o aluno ser o centro do processo de ensino e o professor um mediador. 

Tudo isso é possível graças ao auxílio de ferramentas tecnológicas, sobretudo, que permitem que o estudante tenha mais autonomia e independência na sua jornada de aprendizado.  

A importância da tecnologia na educação

Percebeu como a revolução tecnológica tem auxiliado na lenta, mas gradual revolução que vem acontecendo na nossa educação?

A tecnologia entrou de vez na sala de aula para transformar o modo como entendemos a educação e para desconstruir aos poucos aquela ideia engessada que temos do sistema de ensino, onde o professor é dono do conhecimento e o aluno é um mero receptor de informações.

Não, isso não é mais uma regra geral, e devemos muito disso ao avanço das tecnologias, que permitiram que professores criassem novas abordagens pedagógicas que tirassem o aluno daquele papel secundário e os colocassem no centro de todo o processo.

Ou seja, a tecnologia auxiliou para que:

  • Novas abordagens de ensino fossem construídas, a partir de metodologias ativas;

  • Alunos deixassem de ser meros receptores de informações e passassem a ser protagonistas, inclusive tendo a iniciativa de buscar informações;

  • Ferramentas como smartphones e computadores ganhassem importância e ajudassem educadores na criação de novas atividades;

  • Aplicativos e softwares foram criados para ajudar alunos no processo de ensino, com uso de realidade virtual, realidade aumentada, gamificação, dentre outras possibilidades.

Vantagens do uso da tecnologia na educação

Podemos perceber que a tecnologia na educação entregou muitos benefícios para todos os envolvidos, correto?

Vamos entender melhor quais são estas vantagens:

Engajamento

É incrível como educadores citam sempre a questão do engajamento e da motivação como vantagens do uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula. Por que será isso?

Bem, a resposta mais direta é: porque crianças e jovens amam tecnologias. 

A partir do momento que escolas, faculdades e educadores entenderam isso e passaram a utilizar essas ferramentas a favor do ensino, as abordagens pedagógicas ficaram muito mais leves e diversificadas, permitindo que os alunos passassem a gostar mais.

E quando um aluno gosta da aula o que acontece? Temos turmas engajadas e motivadas, que acabam ajudando para a própria melhora das atividades.

Personalização do ensino

Hoje em dia há tecnologias que entregam para professores todas as informações existentes sobre alunos e turmas, como estatísticas, notas, resultados de atividades, dentre outras ações, permitindo que professores entendam o perfil de seus estudantes e turmas.

Para que isso serve? Essas informações são essenciais para que educadores elaborem atividades adequadas para alunos e grupos, potencializando pontos positivos, e corrigindo pontos fracos e planejando de forma muito mais produtiva e estratégica as aulas.

Essa personalização é uma das grandes vantagens que a tecnologia proporciona para a educação.

Aprendizagem flexível e expandida

A tecnologia proporcionou também a diversificação e a expansão do ensino e das formas de ensino. Graças a tecnologia os educadores podem escolher trabalhar de forma remota, virtual, presencial ou de maneira híbrida. Essas novas possibilidades aumentam a quantidade de abordagens pedagógicas, e mais alunos se sentem contemplados.

Além disso, abordagens remotas, como o ensino virtual ou através de vídeo aulas, permite que alunos adquiram conhecimento de qualquer lugar do país, contanto que possua uma conexão de internet.  

 Essas ferramentas diversificam e expandem o ensino, ajudando no aperfeiçoamento de todo o sistema educacional.

Autonomia estudantil

Esse é outro importante ponto que a tecnologia entrega como benefício a todo o processo de ensino e aprendizado. O aluno, graças também ao uso de tecnologias, adquire uma autonomia e independência com relação a sua jornada que melhora e muito a sua experiência como estudante.

Objetos como smartphones e computadores permitem que alunos tenham autonomia para buscar fontes de informações e conhecimento e que busquem novas formas de absorver conteúdos, como através de vídeos, animações, jogos, dentre muitos outros formatos.

A tecnologia na educação vem permitindo cada vez mais o desenvolvimento das metodologias ativas de ensino, que colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizado.  

Exemplos do uso da tecnologia na educação

Mas quais seriam estas ferramentas tecnológicas que auxiliam a educação no dia a dia?

Vamos conhecer algumas:

Ambientes virtuais de ensino 

A realidade virtual é uma das ferramentas mais motivadoras no processo de ensino, porque apresenta um mundo sem limitações para os alunos. Através de realidade virtual os alunos podem conhecer museus, o corpo humano, épocas históricas importantes, dentre outras possibilidades.

Os ambientes virtuais de ensino permitem que estudantes interajam e aprendam de forma mais direta e autônoma, facilitando o processo de ensino.

Gamificação

A gamificação é outra ferramenta muito usada por professores para motivar e engajar alunos no processo de aprendizado. As atividades geradas por este formato de ensino são muito mais diversificadas e divertidas, permitindo que os estudantes se engajem e de fato se motivem no processo pedagógico.

Redes sociais 

As redes sociais são exemplos de como as novas tecnologias da comunicação podem gerar conhecimento e aperfeiçoar o processo de ensino. Utilizar redes sociais para criar grupos de estudos e ambientes coletivos de conhecimento tende a ser uma das atividades mais enriquecedoras destas novas abordagens pedagógicas.

Cabe ao professor usar essas tecnologias para gerar informações relevantes para o dia a dia de aulas, e descartar todas as informações desnecessárias e exageradas que essas redes de comunicação apresentam continuamente.

Salas de transmissão e vídeo aulas 

Uma das tendências para a educação no futuro, e que já é uma realidade, a educação a distância só é possível graças a tecnologias que proporcionam aos professores condições de construir planos de aulas e conteúdos direcionados.

As aulas online são um grande exemplo de como as tecnologias têm ajudado na expansão da educação no Brasil.

Assistente virtual

Quase regra entre empresas de médio e grande porte, os assistentes virtuais podem auxiliar muito os alunos em diversos momentos da jornada pedagógica. Podem ajudar na parte de comunicação e para auxiliar em situações burocráticas, mas também podem ajudar na parte pedagógica mesmo, como um assistente de estudos e de pesquisa.

Quais os desafios que o uso da tecnologia na educação apresenta?

Esse é um dos maiores questionamento que educadores fazem quando pensamos na relação entre tecnologia e educação.

Um dos grandes desafios, certamente, é fazer com que as tecnologias sejam inseridas de forma igual em todos as partes do país. O Brasil possui muitas desigualdades e obviamente que há locais onde a tecnologia está sendo usada em grande parte do processo pedagógico e há locais onde sequer existem tecnologias mínimas.

Outro grande desafio é construir um projeto educacional que utilize as tecnologias como aliadas no processo e não o contrário. Sabemos do poder de distração que objetos como smartphones e aplicativos possuem em crianças e jovens, então é importante um planejamento sério e organizado.

Conclusão

Vimos aqui o quanto as tecnologias já estão inseridas dentro do nosso sistema social e de ensino. Aparelhos como smartphones, sem bem utilizados, possuem um poder de auxiliar na educação gigante, e basta que educadores entendam suas limitações para que este uso seja feito de forma eficiente.

Vimos quantas vantagens que a tecnologia proporciona para a educação e entendemos quais são os desafios que educadores e a sociedade como um todo vão precisar enfrentar nestas próximas décadas.

E você, qual a sua opinião sobre a relação entre tecnologia e educação?

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados