+55 (44) 9 9846-8412

Educação 15 min

Salas de Aulas Virtuais: Conceitos, Benefícios, Funcionalidades

A tecnologia mudou nossas vidas. Com ela podemos comprar comida sem sair de casa, assistir filmes online, chamar um carro por aplicativo ou fazer uma reunião com dezenas de outras pessoas. 

São muitas transformações, em todos os setores, incluindo o da educação. E uma das maiores novidades do campo pedagógico são as salas de aulas virtuais, que surgiram para melhorar cada vez mais o processo de ensino e de aprendizado.

Neste artigo vamos conhecer o conceito por trás das salas de aulas virtuais, como surgiu, quais são os seus benefícios do ponto de vista pedagógico e mostraremos as funcionalidades que esta nova metodologia de ensino oferece para alunos e professores.

As salas de aulas virtuais

A ideia em si não é difícil de entender. Uma sala de aula virtual é uma reprodução da sala de aula física, só que no campo virtual, ou seja, sem a necessidade de colocar alunos em um espaço físico determinado, podendo assim utilizar o ambiente virtual.

Esse sistema, também chamado de AVA (ambiente virtual de aprendizagem), simula uma sala de aula, oferecendo todos os recursos necessários para que estudantes recebam conteúdos pedagógicos e absorvam conhecimento tal como uma sala de aula tradicional.

O espaço virtual permite que o estudante interaja com seus colegas e com seus professores, criando assim um ambiente de ensino e aprendizagem, através de processos de interação entre professores e alunos.

A grande mudança acontece pelo fato do estudante ter uma maior autonomia para definir o seu ritmo de estudo, seus horários de estudo e o cronograma que mais se adeque ao seu perfil.

Outra mudança, mais óbvia, é que o aluno poderá participar de uma aula estando em casa, ou em qualquer outro local que ele ache adequado.

O que é preciso para criar uma sala de aula virtual

Uma sala de aula virtual precisa possuir algumas características para conseguir entregar uma experiência similar a uma aula convencional, claro que observando as particularidades que o ambiente virtual proporciona.

Assim, é fundamental que uma sala de aula virtual possua:

Biblioteca para compartilhamento de arquivos

 Nesta biblioteca serão guardados todos os arquivos pedagógicos, sejam aulas em vídeo, materiais em pdf, arquivos de áudio, podcasts, pílulas do conhecimento, arquivos em texto, dentre outros formatos.  

Possibilidade de realizar aulas ao vivo

É imprescindível que o sistema de sala de aula virtual permita a realização de aulas ao vivo, pois este formato permite que muitas pessoas assistam às aulas ao mesmo tempo, podendo interagir com os colegas e com o professor, tirar as dúvidas, complementar questões, responder perguntas a participar de qualquer atividade proposta pelo educador.

Chat disponível para troca de mensagens instantâneas entre alunos e professores

Uma ferramenta que permite troca de mensagens entre professores e alunos é fundamental para que haja troca de conhecimento, informações e para que haja um ambiente de maior interação. 

Fóruns para debates sobre diferentes temas

Fóruns são espaços democráticos onde cada estudante expõe seu ponto de vista sobre os mais diversos temas apresentados em aula, ou não. 

Nos fóruns é possível debater, tirar dúvidas, entender melhor uma questão, ou contrapor o pensamento de um colega, de um professor ou de qualquer outra pessoa.

Possibilidade de programar notificações para não perder nenhuma aula ou compromissos.

Uma ferramenta que toda sala virtual precisa possuir é aquela que nossos smartphones já entregam e que é a possibilidade de você ser avisado assim que sair um conteúdo do curso, da disciplina, da matéria. 

Esse recurso é benéfico, pois ajuda o aluno a organizar sua agenda de estudos e a não atrasar conteúdos.

Essas são algumas das características das salas de aulas virtuais, porém para que elas funcionem de maneira completa é necessário que outros recursos sejam adicionados.

Área do aluno para postar notas, exercícios, listas de tarefas e prazos

É adequado em um sistema de sala de aula virtual que haja um espaço para o aluno postar suas notas de aula, exercícios, suas listas de tarefas, enfim, para que ele consiga organizar a sua vida escolar da forma mais otimizada possível. 

Ter um espaço dele tende a gerar mais engajamento e motivação.

Liberação automática das aulas de cada módulo do curso

Assim que uma aula estiver pronta é preciso que haja um sistema de liberação automática dela para os alunos, para otimizar o tempo e para que o professor não perca o seu tempo realizando um trabalho meramente técnico.

Relatórios de desempenho

Uma das funcionalidades mais produtivas e benéficas das salas de aulas virtuais é a possibilidade de se criar relatórios de desempenho. 

Esse espaço é importante para que os professores consigam entender a evolução de cada um de seus alunos, podendo corrigir falhas pedagógicas, ou potencializar as qualidades de algum estudante. 

Emissão automática de certificados de conclusão do curso

Uma parte técnica, mas que apresenta muitos benefícios para estudantes e professores, pois os certificados de conclusão de cursos são importantes para o futuro acadêmico e profissional de cada aluno.

Benefícios das salas de aulas virtuais

A sala de aula virtual trouxe muitos benefícios para estudantes, professores e gestores da educação. São muitas as vantagens que esse sistema oferece, e dentre elas podemos destacar:

Flexibilidade de horários

Sim, talvez seja esta a grande vantagem da sala de aula virtual. Como dissemos, o aluno tem muito mais autonomia para decidir quando estudar. 

Como o material fica disponibilizado na biblioteca e não há um cronograma engessado de conteúdos, cabe ao estudante montar a sua grade de estudos de acordo com a sua vida, com o seu perfil e com as suas particularidades. 

A tendência é que neste formato o aluno consiga absorver muito mais os conteúdos.

Não há limites de alunos

Enquanto que a sala de aula física sofre com a limitação de pessoas, a sala de aula virtual consegue absorver quantos alunos a escola, o curso ou o professor desejar. 

Isso é muito bom para democratizar ainda mais a educação, abrangendo cursos para uma quantidade ilimitada de estudantes, que poderão adquirir bons conteúdos. Há alguns cursos que conseguem receber centenas e milhares de alunos.

Sem necessidade de deslocamento de professor e estudante

Uma vantagem muito significativa no mundo moderno e que as salas de aulas virtuais conseguem entregar é a não necessidade de locomoção, ou seja, o estudante não precisa se locomover até um espaço físico definido, passando por engarrafamentos, trânsito e gastando com o transporte. 

Esse benefício ajuda a otimizar o tempo de todos, professores e alunos, que podem se dedicar mais ao estudo.

Oferece todos os recursos pedagógicos

Outro grande benefício que a sala de aula virtual proporciona é o fato de oferecer todos os recursos disponíveis para que os alunos aprendam a distância. 

Esse sempre foi um dos grandes desafios para este novo formato pedagógico e com o tempo e o aperfeiçoamento, as salas de aulas virtuais hoje em dia conseguem entregar conteúdos que permitem que um aluno tenha uma experiência de aprendizado completa.

Desenvolver habilidades individualizadas e específicas

Estudantes, alunos e profissionais que têm o perfil de aprender sozinhos conseguem com a ajuda do sistema de sala de aula virtual desenvolver suas habilidades de uma forma estratégica. 

É possível desenvolver questões como disciplina, compromisso, foco, dentre outras, através do formato que prioriza uma maior autonomia do estudante perante a sua experiência de aprendizado.

Funcionalidades das salas de aulas virtuais

Essas são as formas de se aplicar a sala de aula virtual no processo de ensino e aprendizagem:

Vídeos interativos

Um dos principais formatos das salas de aulas virtuais são os vídeos interativos e online. São conteúdos onde o professor apresenta um tema, um assunto, e grava as aulas de uma forma didática para que os alunos absorvam em qualquer momento que desejarem. 

Há a possibilidade dos professores estarem online disponíveis para responderem perguntas, ouvirem comentários ou tirar dúvidas.

Fóruns

Como já falamos, os fóruns são espaços importantes para que professores e alunos debatem conteúdos, temas e questões relacionadas com as aulas apresentadas. 

As discussões nos fóruns ficam gravadas e disponibilizadas para que outros estudantes consultem a qualquer momento, gerando conteúdo e conhecimento adicional.

Chat

Outra ferramenta que já falamos, o chat é uma das aplicações que a sala de aula virtual possui, pois gera questionamentos, interações e engajamento.

É um espaço apropriado para alunos tirarem dúvidas e conversarem com os professores.

Conferência em vídeo

É possível disponibilizar um formato de aula ou de debate um pouco mais íntimo, e a teleconferência é um bom instrumento para isso, pois permite que professores e alunos se vejam através de uma conferência em vídeo, ao vivo, permitindo interações, conversas e discussões.

Correção colaborativa de trabalhos

Uma das possibilidades que a sala de aula virtual proporciona é a de alunos realizarem a correção coletiva e colaborativa de trabalhos e atividades. 

Este formato gera engajamento e gera muito mais condições de se absorver conhecimento, já que o formato colaborativo é um dos mais eficazes no processo de ensino e aprendizado. 

Avaliar o trabalho dos colegas é uma responsabilidade, que incentiva os alunos a estudarem cada vez mais.  

Conclusão 

Vimos aqui que a revolução tecnológica e as novas ferramentas de comunicação permitiram o surgimento das salas de aulas virtuais, que chegaram como alternativa e complemento ao modelo mais tradicional de sala de aula.

Com muitos benefícios, a sala de aula virtual consegue ser um grande parceiro da educação em tempos modernos, com muitas possibilidades de melhorias para os próximos anos.

E você, já conhecia o conceito de sala de aula virtual? 

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados