(44) 9 9846 - 8412

Tecnologia

Compartilhar:

O que é AVA? Quais Vantagens? Como ela influencia no aprendizado?

Os avanços tecnológicos trouxeram grandes mudanças na sociedade, e a educação foi uma das áreas que mais abraçou essas transformações. Se antes tínhamos como elementos do ensino a sala de aula, os livros, a lousa e o giz, hoje nós temos o computador, os e-books, e os chats online. Dentro desse contexto está o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que vem aperfeiçoando ainda mais o processo de ensino e aprendizado.


Neste artigo vamos entender o significado completo desta sigla que vem trazendo grandes mudanças no processo pedagógico. Vamos saber também quais vantagens possuem o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e quais as vantagens que ele possui dentro da relação entre o ensino e o aprendizado.

O que significa AVA?

Imagem

Ambiente virtual de aprendizagem, AVA é um espaço desenvolvido para ajudar professores e pedagogos no processo de ensino e aprendizado com grupos de alunos. 


Podemos defini-lo como um sistema (software) que gerencia conteúdos, atividades, fóruns e oferece tudo que é necessário para que se desenvolva dentro de um ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de um espaço físico, todo o processo educacional.


Nesse ambiente é possível que professores ofereçam cursos online, disciplinas semipresenciais, diversos conteúdos e ainda espaços de interação e discussão. É como uma grande e completa sala de aula, só que no mundo virtual.  


Se pudéssemos resumir em uma frase a resposta para a questão: o que é um ambiente virtual de aprendizagem, nós poderíamos dizer simplesmente que se trata da transformação de uma sala de aula física em uma virtual, online.

AVA na prática

Imagem

Claro que para que isso aconteça se faz necessária a existência de um método pensado exclusivamente para o ensino em AVA, tornando a ideia que é simples em um processo mais rebuscado.


Outra característica do ambiente virtual de aprendizagem é a reprodução do ensino tradicional, só que utilizando elementos mais modernos e ágeis. Se antes tínhamos CDs, livros e apostilas, hoje nós temos e-books, arquivos em Word, PowerPoint, dentre outros. 


Ou seja, não há uma ruptura entre os conteúdos propriamente ditos, mas sim uma atualização do formato de entrega dos conteúdos, para gerar um maior engajamento por parte dos alunos e uma melhor experiência de ensino e aprendizado.


E por que gera esse maior engajamento por parte dos alunos?


Bem, vamos entrar em outro tópico que explica exatamente isso, o tópico que lista todas as vantagens de se utilizar uma plataforma AVA, de ambiente virtual de aprendizagem, no processo pedagógico.

Quais Vantagens do ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

Imagem

São muitos os benefícios que um ambiente virtual de aprendizagem oferece tanto para professores, quanto para alunos, e, sobretudo para a relação entre professor e aluno.


  • AVA gera maior interação entre os estudantes

Muito se discutiu sobre a possibilidade de ambientes virtuais de aprendizagem se transformarem em espaços que produziriam um comportamento mais individualista por parte dos estudantes. Porém o que se percebe é o oposto. 


O AVA proporciona uma maior interação entre alunos, através de chats, fóruns, e de outros mecanismos que oferecem a possibilidade de conversas e discussões em muitos momentos do dia.


A plataforma virtual consegue aumentar a interação entre eles, gerando mais engajamento dos conteúdos oferecidos.


  • Aprendizado híbrido

Aprender tanto na sala de aula quanto fora da sala de aula, este é um dos maiores benefícios dos ambientes virtuais de aprendizado. Como complemento do ensino tradicional, o AVA consegue proporcionar aos estudantes a entrega dos conteúdos didáticos necessários para uma boa formação escolar.


Desta forma o aluno acaba tendo uma jornada mais rica de ensino, que envolve experiências em sala e fora delas, gerando ainda mais pluralidade e riquezas na recepção de conhecimento.


  • Extrema facilidade de acesso aos conteúdos

Uma das maiores vantagens do ensino em ambiente virtual de aprendizagem é a facilidade de um estudante acessar todos os conteúdos disponíveis para o aprendizado. Essa facilidade gera maiores chances de uma jornada pedagógica de sucesso, com alunos aprendendo e professores intermediando a entrega deste conhecimento.


Com estas facilidades, os alunos podem criar a sua própria jornada de aprendizado, acessando os conteúdos em momentos que para cada um deles é o mais propício para aprender. Esta personalização tende a criar uma experiência mais completa de ensino.


  • Gamificação 

A gamificação veio para proporcionar grandes evoluções no sistema de entrega de conteúdos para estudantes. Dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a gamificação pode ser produzida e reproduzida de diversas formas, fazendo o ensino ser mais envolvente, ágil e divertido.


Uma das grandes mudanças de pensamento reside justamente no fato de professores entenderem que o processo de aprendizado quando feito de forma divertida, menos sisuda e mais ágil tende a ser melhor aceito pelos alunos e gera melhores resultados pedagógicos.


  • Protagonismo do aluno em sua jornada pedagógica

Uma das maiores mudanças na educação nestes últimos anos, com o desenvolvimento de sistemas como AVA é a que oferece ao estudante o protagonismo sobre a sua jornada de aprendizado. 


O ambiente virtual de aprendizagem proporciona ainda mais esta relação de protagonismo, já que o estudante vai estar no centro do ensino, contestando, discutindo, e moldando os conteúdos de acordo com o seu perfil de personalidade.


Este protagonismo proporciona que o estudante crie uma maior autonomia sobre seu desenvolvimento pedagógico, que alimente seu senso crítico, sua capacidade de refletir sobre as coisas da vida, tenha uma maior liberdade para decidir como vai aprender conteúdos e exerça melhor a liberdade de se expressar, um dos pilares da vida em sociedade.


  • Trabalho do professor otimizado

O AVA consegue oferecer ao professor uma série de dados, informações e estatísticas que vai dar suporte ao trabalho educacional, fazendo com que o professor se preocupe cada vez mais com a produção dos conteúdos, o que de fato é mais importante no processo de aprendizado dos alunos.


A tecnologia já o ajuda sobremaneira em trabalhos como avaliações e registro de notas, fazendo o trabalho do professor ser otimizado.


  • Acompanhamento personalizado 

Um dos maiores benefícios do AVA é a possibilidade do professor acompanhar de maneira personalizada a evolução de um aluno, através de todos os dados, informações, notas e observações que o sistema pode acolher e gravar. 


Esta personalização da experiência de ensino e de aprendizado entrega resultados muito melhores e aperfeiçoa a produção de conteúdos, podendo ser direcionado para um aluno somente, para preencher brechas que o professor percebeu nesta avaliação mais personalizada.


  • Comunicação mais eficaz e rápida

Outra vantagem do ambiente virtual de aprendizagem é a possibilidade de uma comunicação muito mais rápida e eficiente entre professores e alunos. Essa otimização do tempo gera uma comunicação muito mais clara e produtiva, e tende a beneficiar o processo de ensino.


E como as interações acontecem de forma instantânea há sempre a possibilidade de uma comunicação que facilite o conhecimento, tirando dúvidas em tempo real, gerando discussões produtivas e conhecimento compartilhado de forma mais rápida.

Como AVA influencia no aprendizado?

Imagem

O AVA, ambiente virtual de aprendizagem, surge da necessidade dos processos educacionais evoluírem à medida que o mundo se transforma - principalmente na parte tecnológica.


Com um sistema projetado para funcionar no ambiente digital e virtual, o AVA influencia o processo educacional desde sua origem, ao entregar novas possibilidades de conteúdos, novos formatos de ensino e novas propostas de aprendizado, até a parte mais técnica, ao proporcionar que o professor centra seus esforços na busca de bons conteúdos e na intermediação de debates e discussões.


O professor se transforma em um intermediário do conhecimento, e o aluno se transforma no protagonista maior de sua jornada de aprendizado.

Gestão de alunos  

O AVA influência ao gerar um processo otimizado e aperfeiçoado de gestão de alunos, onde os professores conseguem personalizar o ensino e acompanhar de maneira mais individualizada a jornada pedagógica de todos os estudantes.


O sistema de gestão personalizada é uma das formas mais concretas de influência que o ambiente virtual de aprendizagem tem sobre a educação nos tempos mais modernos.

Trabalhos coletivos

Outra forma de vermos a influência que o AVA possui no processo de aprendizado é através das muitas possibilidades de trabalhos em grupos e atividades coletivas, que incentivam cada vez mais os alunos a buscarem saídas e respostas colaborativas para todos os problemas enfrentados, seja no ambiente da escola, seja no ambiente social.


Os ambientes virtuais de aprendizagem propiciam e incentivam os trabalhos colaborativos e as discussões e interações online, que acabam por caracterizar o sistema de aprendizado.

Conclusão

Não dá para ficar preso ao passado, principalmente quando se trata de educação. Umas das áreas que mais evoluíram com a chegada de novas tecnologias, a educação vê em novas possibilidades, como o AVA, a resposta para uma das questões que mais inquietam os educadores: como fazer os alunos se interessarem cada vez mais pelo ensino e pelo aprendizado.


A resposta está no formato de entrega dos conteúdos e em mecanismos que transformam a jornada de aprendizado de um jovem em uma jornada mais interativa, ágil, independente e divertida. 


O ambiente virtual de aprendizagem proporciona que esses elementos e que estes sentimentos sejam postos em prática.


E você, conhecia todas as possibilidades do AVA?


Navegue por outros conteúdos como esse em nosso blog. Até a próxima batalha.

Compartilhar:

Posts Relacionados

Ver Categoria

Receba conteúdos exclusivo no seu e-mail, como notícias, eventos, ofertas e muito mais.

Por favor aguarde...

Obrigado!

Nosso oráculo recebeu sua solicitação. Fique atento para novidades em seu e-mail.

Solicitação Falhou

Nossos corvos não receberam sua requisição Por favor, tente novamente!

Voltar