+55 (44) 9 9181-2171
+55 (44) 9 9181-2171
Imagina uma sala de aula onde o professor fala e o aluno somente escuta? Bem chata e monótona, não é verdade? O sistema de ensino tradicional sempre valorizou essa dinâmica onde o professor era a peça central do processo pedagógico e o estudante era um mero coadjuvante.
Com o tempo, novas abordagens foram surgindo, o aluno passou a figurar no centro do sistema de aprendizado e a ideia de personalização do ensino passou a ganhar espaço nas discussões acadêmicas.
Nesse artigo vamos conhecer um dos termos mais importantes do atual sistema educacional, que é a personalização do ensino. Para que serve essa proposta de flexibilizar o processo pedagógico para adequar a diferentes realidades e perfis? Vamos entender sua definição, a sua importância, os seus benefícios e como podemos aplicar esse conceito no dia a dia escolar.
Mas o que chamamos de personalização do ensino? Para responder esta questão é preciso fazer um breve histórico do nosso sistema educacional.
Tudo começa com o modelo tradicional de ensino, focado no professor como centro do sistema de aprendizagem, com aulas mais padronizadas, engessadas, em sala de aula, apresentando os conteúdos teóricos retirados dos livros e com os estudantes com um papel secundário, de somente ouvir, anotar as informações e serem testados em provas.
Esse formato passou a ser questionado por professores mais progressistas, que percebiam a necessidade de flexibilizar o ensino e colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem.
Diversas tendências pedagógicas foram surgindo, com um projeto educacional mais flexível, voltado para a realidade dos estudantes e com uma maior brecha para se adequar às necessidades dos alunos. Estávamos vivendo um processo de evolução do sistema de ensino.
Logo depois, com a revolução tecnológica, surgiram as metodologias ativas de ensino, ferramentas pedagógicas que não somente colocavam (e colocam) os estudantes no centro do sistema, como também colocam o aluno como protagonista de sua jornada de aprendizado.
A figura do professor passa a ser de um tutor, mediador, interlocutor, que auxilia o estudante a construir o processo de autoconhecimento.
E é neste contexto que surge a ideia de personalização do ensino, ou seja, um método pedagógico que tem como função atender às necessidades individuais de cada estudante.
Vale destacar que a personalização do ensino não é uma ideia nova, ela sempre foi objeto de reflexões entre educadores e acadêmicos, mas o modo como vemos o termo hoje em dia é resultado de todas essas evoluções que o sistema pedagógico passou.
Personalizar o ensino e a jornada de cada estudante é importante por diversos motivos.
Um sistema de ensino sem flexibilidade para se adequar às diversas realidades está fadado a, no mínimo, proporcionar um aprendizado incompleto.
Quando a escola se adequa aos perfis mais diversos que possuem, ela está proporcionando uma jornada mais rica, detalhada, aprofundada e plural de ensino.
A personalização do ensino é importante para transformar estudantes em seres únicos, com habilidades e características particulares, que não podem ser tratados como um produto padronizado.
A personalização do ensino é importante para otimizar a experiência de cada estudante no ato de aprender, de adquirir conhecimentos.
Enquanto que uns terão atividades mais lúdicas, outros terão abordagens diferentes. Enquanto uns terão um cronograma mais dinâmico, outros terão atividades mais graduais.
Personalizar o ensino é propor soluções de aprendizagem para todos os envolvidos no processo pedagógico.
O método de personalização do ensino cria um ambiente muito mais plural e participativo, pois professores e estudantes estarão numa mesma jornada de descoberta, de conhecimento, de aprendizado mútuo, em um ambiente que deve ser propício para que haja interações, participação de todos e engajamento tanto dos educadores quanto dos alunos.
Uma escola que incentiva a participação dos estudantes no processo de aprendizado tem muito mais chances de proporcionar um ensino personalizado, eficiente e rico.
São muitos os benefícios que a personalização do ensino proporciona para professores e estudantes:
Cada estudante tem um ritmo único de aprendizado e quando você coloca esta ideia como centro do sistema educacional você tem muito mais condições de proporcionar uma experiência pedagógica completa, rica e plural.
A personalização do ensino oferece a vantagem de se adequar constantemente às necessidades individuais de cada aluno, afinal de contas, o que funciona para você pode não funcionar para mim.
Outro termo que dialoga com a personalização do ensino é o de protagonismo estudantil.
Nesta ideia, o aluno possui uma maior autonomia, independência e liberdade para construir a sua própria jornada de aprendizado, fazendo as suas próprias escolhas, buscando o conhecimento através das atividades que mais se adequa ao seu perfil e sendo responsável por grande parte de suas experiências na escola.
A personalização do ensino incentiva o estudante a ser cada vez mais protagonista no processo de ensino e aprendizado.
Umas das principais consequências de um sistema pedagógico flexível e personalizado é que os resultados obtidos tendem a ser muito melhores.
É compreensível pensar que abordagens pedagógicas corretas terão resultados muito melhores em termos de rendimento escolar.
Quando um aluno não está absorvendo direito um conteúdo ou uma disciplina, a primeira ação tomada pelo professor deve ser a de entender o quão errada pode estar sendo a abordagem usada. E assim pode corrigir até que o rendimento escolar apresente melhoras.
O ensino personalizado permite que o professor consiga observar e desenvolver habilidades e competências específicas em cada estudante.
Somente através de um olhar mais atento e de um ambiente rico que a escola vai conseguir promover em seus estudantes a potencialização de habilidades já existentes e a de fazer com que cada aluno perceba características pessoais únicas, podendo aperfeiçoar ou não.
A personalização do ensino é uma grande aliada do estudante para garantir que sua jornada acadêmica seja rica, saudável e produtiva.
Não há muito mistério para que uma escola consiga implementar o método de personalização do ensino. Há, entretanto, algumas dicas muito importantes:
Personalizar o ensino não é uma ação que pode ser colocada em prática sem planejamento e debate.
É preciso primeiro que a escola saiba qual o perfil de seu corpo de estudantes e de seu corpo docente.
É preciso fazer um mapeamento da realidade da escola, dos alunos e dos professores, para entender o tamanho do desafio em propor uma abordagem pedagógica personalizada.
É preciso conhecer os pontos fortes e fracos de todos os envolvidos, capacitar os professores, que terão uma função essencial e contar com a participação de todos os envolvidos, incluindo os pais dos alunos.
Hoje em dia são muitas as ferramentas de ensino que podem ser usadas no dia a dia escolar. É importante entender as funções de ideias como gamificação, ensino híbrido, Realidade virtual, realidade aumentada, e muitas outras ferramentas.
É uma obrigação dos educadores terem total conhecimento estratégico sobre a função de cada possibilidade pedagógica, para assim utilizarem sempre nos momentos certos e com os estudantes certos.
Não há projeto perfeito, e será no dia a dia que o corpo docente poderá observar e corrigir possíveis erros, ou potencializar o que está dando certo.
O fato é que a educação é um organismo vivo que está sempre mudando, se aperfeiçoando e os professores precisam estar atentos para conseguirem acompanhar os passos de cada um dos estudantes.
É preciso que a escola e seus educadores entendam cada vez mais que o processo pedagógico não acontece somente dentro da sala de aula.
É preciso construir novos ambientes de ensino, que podem ser feitos com o uso de ferramentas tecnológicas como realidade virtual, ou através de dinâmicas já famosas como o EAD, o ensino à distância.
O fato é que cada vez mais devemos ter em mente que a sala de aula é só mais uma possibilidade de aprendizado, devendo estar envolta de muitas outras, para enriquecer a experiência educacional de cada estudante.
Não adianta muito construir novas abordagens pedagógicas se o corpo docente não conseguir criar métodos de avaliação eficientes e personalizados também.
Por isso é importante que se planeje com muita atenção o formato do método de avaliação que será utilizado pela escola.
É fundamental que as avaliações aconteçam continuamente, em períodos curtos, para que o acompanhamento seja feito de maneira eficaz.
Vimos aqui que a personalização do ensino surge como resultado de uma série de avanços no campo da educação.
Ela está inserida dentro do que chamamos de revolução da educação, quando o foco do sistema pedagógico deixa de ser o professor e passa a ser o estudante, e ele também é transformado em protagonista de sua jornada de aprendizado.
E você, já conhecia o termo personalização do ensino?
Veja outros conteúdos como este em nosso blog.