+55 (44) 9 9181-2171

Educação 12 min

Aprendizagem adaptativa: O que é? Como Funciona? Quais Vantagens?

Parece lógico utilizar um método de ensino que se adequa às necessidades do indivíduo, mas essa é uma realidade bem nova no mundo educacional e corporativo. O conceito de aprendizagem adaptativa surge com esse objetivo, de perceber o que é relevante naquele momento e assim promover atividades personalizadas a fim de otimizar o processo de capacitação corporativa, por exemplo.

Neste artigo vamos entender detalhadamente o conceito de aprendizagem adaptativa, entender como funciona na prática esse modelo de ensino que vem ganhando espaço nas empresas e conhecer todas as principais vantagens em desenvolver este tipo de abordagem educacional para entregar melhores conteúdos para estudantes e colaboradores.

A aprendizagem adaptativa

A aprendizagem adaptativa é uma metodologia de ensino que busca personalizar e individualizar o processo de aprendizagem do indivíduo, que pode ser um estudante, dentro do sistema de ensino tradicional, ou de um colaborador, dentro do sistema de ensino corporativo.

Esse modelo de ensino busca entender as necessidades de cada um e a partir de então elaborar atividades para adequar o ensino ao indivíduo.

Essa metodologia conta com uma ajuda fundamental, já que podemos imaginar que somente o esforço do professor e do corpo docente não seria suficiente para criar um ambiente que possibilitasse a implementação dessa metodologia.

Assim, para o método funcionar é necessário o auxílio da tecnologia, que através de plataformas que conseguem interpretar as respostas apresentadas pelos indivíduos, elabora conteúdos adequados para aquele perfil específico, otimizando a relação ensino e aprendizagem.

Como já percebemos, a aprendizagem adaptativa pode ser adotada tanto por instituições que fazem parte do ensino tradicional, quanto por empresas, que utilizam para a capacitação aperfeiçoada de seus colaboradores.

Tendência nas escolas e nas capacitações

Esta metodologia vem se tornando cada vez mais popular e é tendência tanto para o ensino tradicional quanto para o ensino corporativo, porque possui características que ajudam na otimização do aprendizado, focando somente em preencher lacunas de aprendizado.

A ideia de propor uma metodologia inteligente para auxiliar na aprendizagem de estudantes e colaboradores não é tão nova, mas somente com a evolução de recursos tecnológicos que podemos ver na prática isso acontecendo.

Enquanto que no ensino tradicional todos os indivíduos aprender as mesmas coisas, da mesma forma e na mesma velocidade, no método da aprendizagem adaptativa há o reconhecimento da diversidade que existe em turmas e equipes, e que assim, para que a abordagem seja mais bem sucedida, é preciso que se entendam as particularidades de cada um e elabora ações específicas para cada.

Como funciona a aprendizagem adaptativa

Na metodologia da aprendizagem adaptativa os conteúdos, atividades, testes e conhecimentos como um todo são oferecidos de forma individual, tendo como base o perfil de cada colaborador ou estudante, que passa a ter sua jornada acompanhada por um sistema que lê, interpreta e sugere atividades específicas.

Tudo isso acontece por meio de plataformas e softwares, de forma automatizada, que absorvem as informações passadas através das respostas dadas em conteúdos anteriores. Desta forma as plataformas sugerem conteúdos e atividades que atendam as necessidades observadas por cada pessoa nesta jornada de ensino.

A aprendizagem adaptativa, como metodologia inteligente, entrega um processo que entende as dificuldades de cada pessoa, suas aptidões e suas particularidades, sugerindo assim conteúdos, atividades e ações que visam preencher exatamente as lacunas detectadas pelos sistemas inteligentes.

Podemos pensar nas LMS (Learning Management System ou Sistema de gestão de aprendizagem) como plataformas que conseguem ler e identificar as particularidades de cada aluno, interpretando suas respostas, analisando as suas reações, e entendendo o seu ritmo.

Essas interações existentes entre pessoa e sistema são gravadas e analisadas, buscando entender como foi o tempo de resposta, o desempenho, ou seja, como cada colaborador trilhou a sua jornada para absorver conteúdos entregues pelo gestor ou pela empresa.

Com essas informações todas, os próprios sistemas sugerem mudanças das atividades, nos conteúdos, na velocidade das atividades, otimizando toda a jornada de aprendizado e personalizando ao máximo a entrega de conteúdos estratégicos, que podem ser fundamentais para a capacitação de um colaborador numa empresa.       

As vantagens da aprendizagem adaptativa

Percebemos então que a aprendizagem adaptativa promove uma readequação de conteúdos e atividades para atender as necessidades de cada pessoa. Essa metodologia é muito produtiva para empresas, que precisam potencializar seus conteúdos e suas capacitações da melhor forma possível.

Mas não é somente esta a vantagem que a metodologia da aprendizagem adaptativa apresenta. Podemos conhecer outras vantagens:

Maior motivação e produtividade

É muito comum em capacitações corporativas que colaboradores tenham dificuldade em absorver muitos conteúdos, mas fiquem constrangidos em informar por diversos receios. Assim, o processo de aquisição de conhecimento do colaborador na empresa fica incompleto, gerando frustrações e pouca motivação, resultando muitas vezes em menor produtividade. 

Quando você personaliza o processo de capacitação, entrega os conteúdos certos na hora certa e na velocidade certa a tendência é que este mesmo colaborador absorva muito mais conhecimento, gerando uma maior potencialização de habilidades, gerando uma jornada de aprendizado de sucesso, que resulta em motivação e maior produtividade.

Melhor absorção de conteúdo

A relação entre motivação e produtividade com melhor absorção de conteúdo faz todo sentido. 

Por isso que o método de aprendizagem adaptativa, ao entregar melhores conteúdos, recebe dos colaboradores uma melhor absorção deste conhecimento passado.

Isso acontece porque a aprendizagem adaptativa leva em consideração todo o histórico do colaborador, todo o conhecimento de mundo que ele possui, e isso faz toda a diferença, tanto para a escolha de conteúdos corretos, como para a escolha das formas corretas, podendo se utilizar de vídeos, textos, jogos, podcasts, ou outros meios, para melhor entregar atividades para cada um.

Maior engajamento de todos os envolvidos

Muitas vezes nos perguntamos por que, num grupo com acesso aos mesmos conteúdos, temos grandes diferenças de nível. 

O que faz que aquele colaborador assista a um vídeo até o fim e outro não, ou aquele estudante leia um texto até o fim e outro não. O engajamento gerado pelo processo de aprendizado acaba sendo falho ao não entender as particularidades de cada pessoa.

Na aprendizagem adaptativa esse entendimento é regra, e por isso que os conteúdos apresentados para cada colaborador tendem a gerar um maior engajamento, pois o engajamento é resultado da motivação, que é consequência do interesse e do envolvimento de cada um com os conteúdos.

Otimização do tempo

Essa é uma das vantagens mais facilmente observadas, pois temos a sensação na aprendizagem adaptativa que não há perda de tempo alguma no processo de ensino e aprendizado.

Além de não haver perda de tempo, há algo ainda mais interessante, que é a flexibilidade sendo usada a favor do processo de conhecimento.

Trabalhadores que possuem rotinas corridas, com trabalho, atividades extras, e questões pessoais, familiares ou acadêmicas, possuem cada vez menos tempo para adquirir conhecimento profissional. 

Assim, a aprendizagem adaptativa consegue proporcionar para este colaborador a chance de estudar e agregar conhecimento nos momentos que ele achar mais adequado, no local que ele se sentir mais confortável e na velocidade que proporcionar o melhor entendimento dos conteúdos.

Esse aperfeiçoamento do tempo permite uma melhor relação do ensino com o aprendizado, seja no ensino tradicional, seja no ensino corporativo.

Redução de custos

A metodologia de aprendizagem adaptativa traz essa vantagem de forma indireta, ao otimizar o processo de capacitação de colaboradores, entregando exatamente os conteúdos e atividades pertinentes para aquela demanda observada.

Nos métodos mais tradicionais, nem sempre as capacitações conseguem altas taxas de sucesso, e aí é preciso novas capacitações para corrigir questões abordadas de forma incompleta ou que os colaboradores não tenham absorvido da melhor maneira.

Assim, as capacitações dentro da metodologia de aprendizagem adaptativa são feitas com planejamento estratégico, que permite otimizar os recursos, ao aproveitar 100% da capacidade individual de cada colaborador participante dos processos.

Possibilidade efetiva de acompanhar resultados

Na aprendizagem adaptativa professores e gestores possuem as ferramentas certas para de fato acompanhar a evolução de cada um no processo de ensino e aprendizagem. 

Essas informações, com o auxílio das ferramentas automatizadas, permitem que os profissionais elaborem uma série de ações para otimizar a jornada de aprendizado de cada um.

Isso é muito importante porque acaba permitindo desvios de rotas, a busca por caminhos diferentes no processo de aprendizado, e potencialização dos conhecimentos já existentes no colaborador.

Quando você consegue acompanhar a evolução de um colaborador no processo de capacitação, há muito mais chances desse processo terminar bem sucedido.

Automação de processos de RH

A metodologia de aprendizagem adaptativa é muito produtiva para gestores de RH, que munidos de relatórios estratégicos, e muitas informações, vão conseguir identificar problemas mais urgentes dentro de suas equipes, e corrigi-los através das capacitações personalizadas. 

Conclusão

A aprendizagem adaptativa é um modelo de ensino de conteúdo perfeito para empresas que buscam otimizar tempo e reduzir custos, aumentando a produtividade.

Essa metodologia permite criar uma dinâmica aperfeiçoada de absorção de conhecimento, gerando mais conhecimento, e possibilitando que colaboradores melhorem suas habilidades no tempo de cada um.

E você, já participou de ações envolvendo a aprendizagem adaptativa? Qual a sua opinião? 

Leia outros conteúdos como este em nosso blog!

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados