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A capacitação contínua do quadro de colaboradores é um dos investimentos mais eficazes e estratégicos que uma empresa pode promover na busca pelo crescimento e desenvolvimento planejados. Neste sentido, vem ganhando cada vez mais importância o conceito de universidade corporativa, que proporciona reprodução de conhecimento personalizado e direcionado para os interesses de cada organização.
Neste artigo bem completo entenderemos o que é universidade corporativa, como ela funciona dentro do ambiente de trabalho e quais os benefícios que esta nova estratégia empresarial proporciona para organizações e colaboradores.
A Universidade é uma instituição de ensino multidisciplinar que tem como função estratégica proporcionar conhecimento para as pessoas. Assim, pensar no conceito de universidade corporativa nada mais é que direcionar esse conhecimento para colaboradores e funcionários dentro de uma empresa.
A universidade corporativa é uma evolução natural das estratégias de capacitação que as empresas propõem para as suas equipes de colaboradores.
É algo maior, mais organizado, planejado e contínuo, porém o objetivo é o mesmo: capacitar, potencializar habilidades, corrigir pontos falhos e construir de um modo bem eficaz a cultura organizacional dentro de uma empresa.
As universidades corporativas tendem a oferecer cursos técnicos, palestras, workshops, treinamentos, graduações voltadas para colaboradores, gestores e líderes, dentre outras possibilidades.
É em suma um espaço plural todo planejado para gerar conhecimento que vai beneficiar especificamente aquela empresa, a sua cultura organizacional, seus colaboradores e que acaba respingando em todo o entorno corporativo, como parceiros estratégicos e clientes.
A universidade corporativa pode ter um espaço físico, com aulas presenciais, ou pode ser desenvolvido em plataformas de EAD, à distância.
Ela funciona como um complemento ao modelo de ensino tradicional, o modelo universitário padrão, e busca desenvolver especificamente conhecimentos na área de desenvolvimento de competências e habilidades.
Agora que já entendemos o seu significado, podemos partir para duas questões muito importantes: como uma universidade corporativa funciona e quais os benefícios que ela oferece.
O termo universidade corporativa pode dar uma ideia errada de grandeza, comum às universidades tradicionais. De fato, qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, pode desenvolver e trabalhar todas as premissas de uma universidade corporativa.
Para entendermos isso vamos entrar no funcionamento desse tipo de estratégia empresarial.
A universidade corporativa pode funcionar de algumas maneiras:
Ela pode ser presencial, com um espaço físico dentro ou fora da empresa
Ela pode ser toda desenvolvida em plataformas de EAD, com o ensino a distância
Ela pode misturar aulas presenciais com ensino à distância.
Na universidade corporativa o foco é o conhecimento direcionado para as necessidades daquela empresa específica.
Assim, todos os cursos, workshops, treinamentos, palestras, aulas online e aulas presenciais terão como foco o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a empresa construir e potencializar seu legado e sua missão estratégica.
Os cursos online, aulas à distância e conteúdos em formatos de podcasts ou gamificação são mostras de como a tecnologia vem auxiliando o desenvolvimento do conceito de universidade corporativa.
Se antes era impossível uma empresa pequena ou até mesmo média investir numa estrutura que possibilitasse a criação de uma universidade corporativa, hoje, com a tecnologia e com o seu uso facilitado e barateado, qualquer empresa pode investir na ideia de capacitação corporativa e educação continuada para sua equipe de colaboradores.
A duração dos cursos oferecidos numa universidade corporativa é, no geral, curta, já que estes cursos precisam se adequar a rotina dos colaboradores. Assim é possível, por exemplo, que os funcionários consigam aprender durante o seu expediente de trabalho e já colocar em prática nas atividades desenvolvidas em tempo real.
A universidade corporativa possui alguns pilares para que o seu desenvolvimento aconteça de forma plena:
O Grande pilar da universidade corporativa é sem dúvida alguma a capacitação de pessoal.
Ela surge como uma evolução do próprio trabalho de capacitação desenvolvido nas empresas, com a adição de um projeto mais planejado e organizado, e utilizando além das práticas tradicionais de ensino, outras vindas da evolução tecnológica, que facilitou bastante as ações estratégicas de capacitação.
Um dos objetivos mais estratégicos que uma empresa pode possuir é a de construção de plano de carreira para seus colaboradores.
Neste sentido, a universidade corporativa auxilia gestores no trabalho de promoção de cargos e realocação de função para colaboradores a depender do potencial apresentado por ele durante os cursos de capacitação.
Uma empresa que consegue preencher vagas de alto padrão utilizando a promoção de seus próprios colaboradores vai certamente economizar muito dinheiro.
Outra premissa estratégica para empresas que trabalham o conceito de universidade corporativa é a de desenvolver habilidades ou reconhecer a existência delas nos seus colaboradores.
É muito produtivo reconhecer potenciais específicos nos seus colaboradores e trabalhar essas potencialidades de forma direcionada e estratégica.
Certamente os resultados que este funcionário dará serão muito benéficos para a empresa. Há também o objetivo de desenvolver habilidades existentes nos colaboradores, mas que ainda não estão bem apresentadas.
Agora que já vimos o significado e como funciona a universidade corporativa, vamos conhecer quais os benefícios que este tipo de investimento proporciona para empresas e colaboradores.
Colocar em prática a ideia de universidade corporativa vai garantir para a empresa a possibilidade de construir um sistema de capacitação e educação corporativa que vai permanecer continuamente.
Isso é bom para criar uma cultura do trabalho padronizada para todos os seus colaboradores atuais e futuros, gerando otimização de tempo e aperfeiçoamento das capacidades individuais de cada colaborador.
Oferecer educação corporativa de modo sistemático e reproduzindo os valores da empresa, além das necessidades que ela possui no mercado, vai gerar uma cultura organizacional que só trará benefícios para a corporação.
Cultura organizacional é um dos fatores mais estratégicos para o sucesso de uma empresa no mercado.
Investir em capacitação contínua e personalizada acaba criando uma relação mais estreita com a equipe de colaboradores, o que gera mais engajamento por parte deles, e gera também uma diminuição considerável da taxa de turnover, ou seja, menos colaboradores saem da empresa, diminuindo os gastos com contratação e entrevistas, e otimizando o trabalho da equipe.
Uma empresa que investe em educação corporativa, que realiza um trabalho contínuo de capacitação de funcionários e aperfeiçoamento de habilidades, certamente vai receber como resultado um maior poder de competição se comparado com os seus concorrentes. Investir em capacitação traz como retorno competitividade, seja por aumentar a produção, ou diminuir os custos, seja por construir uma equipe de trabalho altamente capacitada e habilidosa.
Investimentos em capacitação podem ser bem custosos se não forem feitos com planejamento e organização.
A universidade corporativa oferece essa possibilidade de organizar o projeto de capacitação contínua de tal forma que acaba gerando grande economia de dinheiro e eliminação de alguns custos empreendidos em capacitações conduzidas sem planejamento.
A universidade corporativa permite que empresas desenvolvam um trabalho estratégico de formação de líderes, gestores e colaboradores de alto rendimento.
Essa formação continuada traz como resultados a capacitação completa dos colaboradores da empresa e gera resultados a curto e médio prazo.
Grandes talentos querem trabalhar em empresas organizadas e que, principalmente, ofereçam desafios e possibilidades de crescimento dentro da empresa.
A universidade corporativa proporciona esse sentimento de pertencimento dos colaboradores, além de gerar conhecimento e crescimento profissional, o que aumenta a relação de respeito profissional do funcionário com a empresa.
E desta forma uma empresa consegue manter seus talentos, ganhando competitividade e economizando custos.
Falando da dinâmica dos cursos oferecidos pela universidade corporativa, é um grande diferencial o ensino dinâmico e personalizado que a universidade corporativa oferece aos colaboradores.
O uso de tecnologias auxilia sobremaneira a estrutura dos cursos e gera respostas muito mais satisfatórias.
Capacitar uma equipe de trabalho ou todos os colaboradores de uma empresa não é tarefa fácil e dependendo de como será feita os resultados podem não ser tão bons.
A universidade corporativa, por desenvolver capacitação personalizada, planejada e com metas específicas, acaba gerando melhores resultados é um processo que de fato será bem sucedido.
O fato da universidade corporativa esta conectada ao universo da empresa acaba possibilitando que gestores e líderes consigam monitorar resultados e observar o desenvolvimento de colaboradores ou da equipe como um todo.
Isso gera maiores possibilidades de corrigir falhas e de potencializar acertos.
A universidade corporativa é uma evolução natural das capacitações mais tradicionais, oferecidas pelo RH das empresas ou por empresas terceirizadas.
A ideia de construir um centro de ensino, como foco em desenvolvimento de potenciais e de habilidades, permite que uma corporação consiga projetar seu futuro com base no presente.
Construir uma cultura organizacional, capacitar colaboradores em escala contínua e oferecer capacitações especializadas e personalizadas geram resultados surpreendentes para as empresas.
E você, já participou de alguma universidade corporativa?
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