+55 (44) 9 9846-8412

Educação 15 min

Mobile learning: O que é? Quais benefícios? Como funciona?

A revolução tecnológica tem sido uma grande parceira do ensino, seja o corporativo, voltado para empresas, seja o mais tradicional, voltado para a aprendizagem de crianças e jovens nas escolas.

Dentro desta revolução, muitas ferramentas e modalidades foram criadas e aperfeiçoadas para ajudar professores e gestores. O mobile learning, neste contexto, surge como uma das mais eficientes e acessíveis opções de ensino à distância.

Neste artigo iremos entender o significado de mobile learning, que vem ganhando importância no mundo corporativo, com métodos de treinamentos cada vez mais eficientes, e no mercado educacional, sendo usado como um instrumento de auxílio para professores e alunos. 

Iremos compreender também o seu funcionamento, além de conhecer todas as vantagens que ferramentas como ela possuem.

O que é Mobile learning

Podemos entender o mobile learning como uma metodologia de ensino focada no uso de smartphones e aparelhos móveis, permitindo que professores e estudantes construam ambientes de aprendizagem à distância, utilizando dispositivos móveis como instrumento central do processo educativo.

O mobile learning facilita e dá mais acessibilidade ao ensino à distância, já que é muito mais comum o uso de celulares e tablets se compararmos com o uso de desktops, por exemplo.

O m-learning (também é chamado desta forma), entretanto, não se caracteriza somente como o uso de aparelhos móveis no processo de ensino tradicional. É necessária uma adequação de toda estrutura de aprendizagem para que a modalidade de mobile learning funcione com todo o seu potencial. 

O mobile learning já é uma realidade no mundo, principalmente após a popularização dos smartphones e com a evolução tecnológica caminhando a todo vapor. Seu uso é voltado, principalmente, para processos de ensino e aprendizado, como o que acontece nas escolas e faculdades, mas também pode ser utilizado no mundo corporativo, em treinamentos e capacitações, como veremos depois.

Como surgiu o móbile learning

Podemos achar que todas estas novidades tecnológicas apresentadas no campo da educação são de fato novas, mas não são. 

O conceito de mobile learning foi sendo implementado já na década de 1970, quando Alan Kay, um cientista da computação americano, descreveu o conceito do Dynabook, projeto que acabou não indo para frente, como sendo um livro portátil, ou um computador pessoal, para pessoas de todas as idades.

Estava aí a semente para ideias que somente décadas depois foram colocadas em prática. Só nos anos 2000, já dentro do processo de expansão do ensino à distância,  com a internet em processo de ampliação, que o mobile learning foi pensado enquanto conceito.

Por que surge o mobile learning?

Nos anos 2000 um dos grandes desafios para a educação era destravar a barreira da distância no ensino, fazendo que pessoas pudessem aprender mesmo em localidades distantes e longe de espaços físicos tradicionais, como a sala de aula.   

Assim nascia a necessidade do uso de notebooks, laptops e aparelhos móveis auxiliando no processo de aprendizagem. Porém havia ainda o obstáculo da internet, lenta, e do uso de arquivos e ferramentas, pesadas demais para as conexões existentes na época.

E somente com o avanço contínuo da internet e das tecnologias que o formato de mobile learning foi sendo aperfeiçoado, chegando ao estágio atual.

Quais os benefícios do mobile learning

O mobile learning, como toda nova ferramenta de ensino e aprendizagem, trouxe uma série de vantagens para a estrutura educacional, seja a tradicional, seja a corporativa. Veremos então os benefícios que ele apresenta:

Acessibilidade

Quando pensamos no conceito de mobile learning e na ferramenta utilizada, um smartphone, por exemplo, percebemos como a acessibilidade é o grande ponto forte desta metodologia de aprendizagem. 

É muito raro ficarmos desconectados, e estamos falando de uma grande parcela da população que atualmente possui ao menos um smartphone como bem. Então a fácil acessibilidade é um dos grandes trunfos dessa metodologia, que pode também ser utilizada a qualquer momento do dia e em qualquer local.

Motivação

Um dos motivos que levaram educadores e pesquisadores da educação a pensar em novas abordagens de ensino é que o modelo tradicional não motivava o aluno o suficiente. 

Desta forma, o mobile learning, como ferramenta atual, que trabalha com aparelhos que usamos no dia a dia, acaba proporcionando um engajamento e uma motivação muito maiores para os estudantes. 

O aluno se sente muito mais interessado em estudar, sabendo que os meios para a aprendizagem são tão mais divertidos que o uso de livros didáticos e uma sala de aula.

Diferentes formatos de conteúdos

Enquanto que na educação tradicional o protagonista do processo de ensino era o livro físico, nos novos formatos de ensino, incluindo o mobile learning, são diversos os tipos de formatos e conteúdos existentes. 

E-books, vídeo aulas, arquivos de áudio, gamificação, imagens e gráficos, essas são algumas das muitas opções para engajar os alunos e fazê-los aprender com mais motivação e interesse. 

Essa diversidade ajuda a envolver cada vez mais pessoas no processo de aprendizagem, pois vai de alguma forma contemplar os diferentes perfis de estudantes e colaboradores.

Conteúdos mais completos e estudantes mais engajados

O fato de existir diversas formas de conteúdos e eles serem ilimitados permitem ao formato de mobile learning construir conteúdos mais completos para os estudantes, com a junção de livros, áudios, vídeos, gráficos e imagens. 

Todos esses elementos podem ser utilizados para transformar uma aula em uma experiência muito mais completa e prazerosa, gerando com isso muito mais engajamento de quem recebe as informações. 

Interagir em um ambiente tão plural e rico de conteúdos facilita o processo de aprendizado.

Integração de todas as ferramentas de ensino

Em um só smartphone o estudante pode receber os conteúdos de vídeo através do Youtube, os conteúdos de áudio e podcasts através do Spotify, conteúdos específicos em algum aplicativo, além de chats através de ferramentas de chamadas e reuniões. 

Tudo isto integrado em um só aparelho, o que faz do mobile learning uma metodologia integrativa e mais completa, facilitando também o acesso aos conteúdos.

Facilita a personalização da aprendizagem

Uma das reflexões que pesquisadores da educação vêm produzindo é sobre a necessidade de personalizar os processos de ensino, para adequar aos diversos perfis existentes. 

O mobile learning é um dos facilitadores desta tendência ao conseguir personalizar ao máximo o tipo de conteúdo para contemplar os mais diversos perfis de estudantes. 

Como funciona o móbile learning

O mobile learning funciona através da disponibilização de diversos recursos didáticos que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem. Podemos entender estes recursos da seguinte forma:

Aplicativos

Uma das evoluções tecnológicas mais ricas aconteceu quando os celulares se transformaram em smartphones, ou seja, em aparelhos inteligentes. 

E quem ajudou muito nesse sentido foram os aplicativos, que surgiram para facilitar completamente nossas vidas. 

Na educação os aplicativos têm uma importância enorme, pois desde aulas de inglês a conteúdos de matemática, os apps conseguem  ser grandes aliados do mobile learning.

Videoaulas

As videoaulas são formas muito eficientes de produzir conteúdos pedagógicos e deixar disponível por muito tempo, em todos os horários, facilitando seu acesso, e proporcionando uma facilidade maior de entendimento, já que você pode voltar a todo o momento a aula, assistir quantas vezes quiser e pausar para melhorar o entendimento. 

E-books

Os e-books foram um dos primeiros produtos gerados pela revolução tecnológica e ajuda muito o estudante no processo de aprendizado. 

Enquanto que havia um limite físico para o uso de livros tradicionais, com o e-book esse obstáculo foi superado. 

Podemos carregar milhares de e-books em nossos smartphones, ou melhor, podemos tê-los disponibilizados sem sequer precisar colocar na memória do aparelho. 

Gamificação

Um dos chamados métodos ativos de ensino, a gamificação são jogos digitais voltados para o processo de aprendizagem, mas se utilizando de toda a estrutura e dinâmica de um joguinho de videogame, que toda criança e jovem ama. 

A gamificação dinamiza o processo de ensino, e facilita a aprendizagem, gerando mais engajamento e proporcionando mais motivação no ato de aprender.

Mobile learning e a educação

O mobile learning tem contribuído muito como ferramenta educacional. Tem sido alicerce de professores e educadores na construção de novas abordagens de ensino para alunos, além de auxiliar no ensino à distância, que se popularizou bastante como forma de aprendizado nos anos 2000. 

O mobile learning se apresenta como uma abordagem nova que chegou para oferecer opções aos métodos mais tradicionais, que colocavam os alunos como agentes passivos da educação. 

Ele é uma das ferramentas que dão mais poder aos estudantes e os fazem personalizar cada vez mais suas jornadas de ensino.    

Mobile learning no mundo corporativo

O m-learning também se apresenta como uma poderosa ferramenta de educação corporativa, ajudando gestores no processo de capacitação e treinamentos de seus colaboradores.

O formato flexível e acessível se adequa perfeitamente ao universo corporativo, ajudando empresas a capacitar seu quadro de colaboradores utilizando ferramentas como o mobile learning.

Desta forma, o colaborador se adequa aos seus horários e escolhe uma forma personalizada de acompanhar a capacitação ou o treinamento, através de videoaulas, leitura de e-books, gamificação, dentre os mais diversos formatos utilizados.

Os benefícios que o mobile learning leva para o mundo corporativo são muitos, como melhor qualificação do quadro de colaboradores, melhores taxas de retenção, maior motivação da equipe além de maior engajamento dos funcionários.  

Conclusão

Vimos o quanto o mobile learning pode ser útil como uma nova abordagem educacional, criando mais possibilidades de ensino e aprendizagem, e garantindo maior motivação e engajamento para estudantes, que se vêem mais animados em usar aparelhos de uso contínuo na prática pedagógica.

O mobile learning se apresenta como uma opção de ensino que permite que o estudante seja dono de sua jornada pedagógica, ou seja, que adeque o ensino ao seu perfil, melhorando muito o processo de aprendizagem.

E você, já conhecia o conceito de mobile learning?

Navegue em nosso blog e confira outros conteúdos como este!

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados