+55 (44) 9 9846-8412

Tecnologia 15 min

Scorm: O que é? Como Funciona? Quais benefícios?

Se você tem alguma familiaridade com plataformas de ensino, cursos online e ambiente virtual de aprendizagem, então a palavra Scorm não é de toda estranha. Espécie de elo entre plataformas de ensino virtual e cursos online de aprendizado, o Scorm é muito importante para que esta relação seja feita com eficiência e perfeição.

Neste artigo vamos entender o significado da palavra Scorm, sua funcionalidade no processo de ensino nas plataformas virtuais e veremos também as suas vantagens e seus benefícios.

O que é Scorm?

Podemos definir o Scorm como um padrão internacional para cursos online. A palavra em inglês significa Shareable Content Object Reference Model, ou Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável.

Em outras palavras, o Scorm é o padrão utilizado quando um material produzido é colocado online. Seguindo o padrão, ele vai conseguir universalizar podendo ser trabalhado em diferentes plataformas LMS.

Por que o Scorm é tão necessário?

Para responder esta questão precisamos voltar um pouco mais no tempo, quando ainda não havia um padrão que desse uniformidade a relação existente entre plataformas de ensino e os cursos online. 

Nesse sistema, que foi o principal nos anos 2000, os cursos eram criados para diferentes plataformas. Um curso online era criado para funcionar em uma plataforma específica, e por conseguinte não funcionava em outra. 

Qual era o problema?

Imagine a sua empresa tendo feito um grande investimento num curso online que funcionava numa plataforma específica, plataforma esta que a empresa decidiu trocar por outra, por entender que esta era mais produtiva, rica em ferramentas, ou por qualquer outro motivo. 

Acontece que este investimento grande feito no curso online se perderia, já que o curso não funcionaria nesta outra plataforma, justamente por não existir um padrão que desse universalidade aos conteúdos produzidos para plataformas de ensino online.

Imagina então uma faculdade ou universidade que precisasse mudar a sua plataforma de EAD? Ela perderia todo o conteúdo produzido através de cursos e conteúdos online criados para aquela plataforma específica.

Entendeu o grande problema que as instituições de ensino, produtores de conteúdos e plataformas de aprendizagem passavam?

Por conta da necessidade em resolver este problema foi criado um padrão de comunicação que ligasse as plataformas LMS, ou seja, plataformas de ambiente virtual de aprendizagem, e os produtos de aprendizagem digital.

Scorm então é um programa? 

Não. Podemos considerar o Scorm um protocolo de comunicação. Fazendo uma analogia, o Scorm funcionaria como um adaptador, que ligaria o curso online de ensino com a plataforma de LMS escolhida para receber este curso.

Antes de continuar entendendo as funcionalidades do Scorm, é necessário o entendimento sobre um conceito muito usado até aqui, que é fundamental para a existência do próprio protocolo Scorm. Estamos falando da plataforma de LMS.

O que são plataformas LMS?

LMS é a sigla que significa em português sistema de gestão de aprendizado. Melhorando, podemos considerar a plataforma LMS uma plataforma online que possibilita a gestão completa de cursos online, e quando falamos completa estamos dizendo desde o gerenciamento de alunos até a entrega de videoaulas, conteúdos estratégicos, materiais de ensino e avaliações.

Assim, o Scorm faz esta ligação entre as mais diversas plataformas de gestão de cursos online e os cursos propriamente ditos.

Como Funciona o Scorm? 

O Scorm funciona como protocolo de padronização de arquivos que permite a leitura de um conteúdo gerado por um produto digital de aprendizado em diversas plataformas de gestão de cursos.

Esse padrão é produzido por desenvolvedores, ou seja, os elementos técnicos são fundamentais para se entender o funcionamento e a criação do Scorm. E desta forma o Scorm possibilita que você consiga empacotar seu conteúdo digital de aprendizagem e desempacote em diversas plataformas de ensino.

A história do Scorm

Para quem acha que a sigla Scorm é uma destas definições mais atuais, que chegaram por conta da revolução tecnológica pela qual passamos, podemos dizer que você está completamente enganado.

O Scorm nasceu há mais de 20 anos, quando o Departamento de Defesa dos Estados Unidos o desenvolveu como parte de sua iniciativa Advanced Distributed Learning (ADL).

O Scorm não é considerado um padrão aberto para conteúdo que pode ser compartilhado. Ele é amplamente aceito e considerado o padrão de fato, pois é esta a sua função, mas não é um padrão aberto. 

Existem inclusive três versões diferentes do Scorm:

  • SCORM 1.1: A primeira versão lançada em janeiro de 2001, que não foi muito bem aceita.

  • SCORM 1.2: A segunda resolveu muitos problemas da 1.1 e foi adotada em outubro de 2001.

  • SCORM 2004: Foi lançada em janeiro de 2004 como uma versão mais sofisticada, feita para suportar o sequenciamento de conteúdo com diferentes caminhos.

Quais benefícios do Scorm?

Podemos destacar entre as vantagens que o Scorm possui para o mercado de ensino à distância:

  • Integração de produtos digitais de aprendizado diversos em um ambiente comum

Esta é a sua função primordial e também é o seu grande benefício. O Scorm funciona como um adaptador que liga os mais diferentes produtos digitais de aprendizado com as plataformas LMS. 

Essa ligação permite que cursos sejam aproveitados em diferentes plataformas, gerando produtividade, e principalmente, evitando prejuízos com investimentos em cursos que podem não rodar em outras plataformas.

O protocolo universal de comunicação vai permitir que as plataformas mais diversas consigam ler as informações contidas nos produtos digitais e assim consiga rodar os conteúdos.

  • Produz um modelo de dados comum

Este benefício propicia que conteúdos digitais de educação sejam produzidos sem a necessidade de se adequar para uma plataforma LMS específica, gerando restrição para o seu uso.

Um modelo de dados comum permite que uma plataforma LMS consiga ler o conteúdo do produto digital, de modo uniforme e universal.

  • Curso vem pronto para ser anexado a plataformas EAD

Se antes havia uma relação de restrição entre os cursos digitais de aprendizagem e as plataformas de ensino LMS, agora com a criação e introdução do protocolo Scorm não há mais. Assim, cada produto digital de aprendizagem vem pronto para ser anexado na plataforma de educação à distância.

Já a plataforma está pronta para ler o conteúdo gerado pelo curso e repassar para a turma de alunos.

  • Muito mais facilidade em migrar de plataforma

Já falamos o quão prejudicial era nos início dos anos 2000, quando uma empresa investia valores altos na compra de um curso online ou na aquisição de um produto digital de aprendizagem, e ao precisar trocar de plataforma LMS ela perdia todo este conteúdo, perdendo também o investimento.

Com o Scorm há muito mais facilidade em migrar de plataforma, saindo de uma que está deixando a desejar, ou então migrando para outra com melhores características, com a tranquilidade de não perder os cursos e todos os conteúdos já existentes e investidos.

Qual a importância do Scorm para o e-learning?

O ensino online passou por um processo de evolução que só deu resultados por conta de criações como a do Scorm.

Sua importância para o mercado de ensino à distância é muito grande, por sobretudo permitir que cursos online pudessem ser rodados nas mais diferentes plataformas de ensino.

Este impedimento fazia o processo de ensino ser limitado, além de produzir bastante prejuízo para empresas que investem em cursos digitais e que não podiam migrar de plataformas sob o risco de perder todo aquele investimento.

A eficiência do Scorm foi tão aparente que todos os principais sistemas de gestão de aprendizagem oferecem suporte para Scorm, ou seja, conseguem ler conteúdos produzidos independente de seu destino inicial.

Conclusão

Vimos aqui como era o mercado de cursos online no início dos anos 2000. Nesta época, cursos eram produzidos para serem rodados em determinadas plataformas LMS e não conseguiam ser utilizadas em outras, por conta de códigos diferentes.

Com o desenvolvimento do Scorm, de um protocolo universal de comunicação, empresas deixaram de ter prejuízos investindo em cursos e perdendo sempre que precisasse mudar de plataforma.

Assim, o Scorm nasceu para resolver um grande problema existente na era inicial dos cursos online, na qual eles não conseguiam produzir um protocolo padrão que pudesse ser lido por qualquer outra plataforma de ensino.

Você conhecia o Scorm? Nos conte a sua experiência com este protocolo.

Acesse outros conteúdos como este em nosso blog! Até a próxima batalha!

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados