+55 (44) 9 9181-2171

Educação 15 min

Microlearning: Conceitos, Vantagens e Guia de Como Aplicar

Com a vida cada vez mais corrida, temos aquela sensação que falta tempo para aprender o necessário para melhorarmos profissionalmente, ou de estudar na velocidade que os tempos atuais impõem. No mundo corporativo não é diferente, e empresas buscam capacitar seus colaboradores de formas cada vez mais otimizadas. Uma destas formas, das mais eficientes, é o microlearning.  

Neste artigo vamos conhecer o microlearning, e entender porque esta metodologia de ensino e aprendizado tem sido muito usada na capacitação de colaboradores em empresas. Vamos entender todas as vantagens que este formato de entrega de conteúdo possui e também vamos apresentar um guia completo de como aplicar esta técnica no seu projeto.

Conceituando microlearning

Vamos imaginar um formato tradicional de capacitação corporativa, com assuntos sendo apresentados por inteiro, muitas vezes complexos, e com conteúdos de longa duração. 

A tendência é que este modelo dificulte o aprendizado, e crie obstáculos aos colaboradores, que possuem rotina de vida cada vez mais cheia, com muitas atividades para fazer e pouco tempo para aprender novos conhecimentos profissionais.

O microlearning serve justamente para buscar eliminar estes problemas.

Podemos definir o microlearning como uma metodologia de aprendizagem que transmite pequenas doses de conhecimento em um curto tempo de duração e de forma simples e objetiva.

Seu objetivo é justamente facilitar a entrega de conteúdos para grupos específicos, ajudando no processo de capacitação e na aquisição de novas habilidades e competências.

O ambiente online é o mais adequado para este tipo de metodologia, já que os conteúdos são de curta duração, perfeitos para que o colaborador consuma em algum intervalo, ou horário que ele definir.

Características do microlearning

As principais características do microlearning são:

  • Informações sendo apresentadas em conteúdos de 2 a 5 minutos: A duração na verdade pode variar mais, dependendo do objetivo do conteúdo e do seu público, podendo chegar até mesmo a conteúdos de 15 ou 20 minutos.

  • Linguagem objetiva, simples e muito compreensível: O objetivo do microlearning é facilitar e otimizar o processo de aprendizado de conteúdos e para isso é fundamental que ele seja um material simples e fácil de entender, com linguagem compreensível e objetiva.

  • Possuir um objetivo principal: Os conteúdos produzidos dentro da metodologia do microlearning precisam ter um objetivo principal, seja capacitar uma equipe para um novo processo corporativo, seja quando a empresa quer introduzir um tema que será abordado de forma tradicional mais para frente.

Quando utilizar o microlearning

O microlearning tende a ser utilizado em diversas situações, e vai depender do tipo de conteúdo que a empresa quer produzir:

Conteúdos de contextualização

Nesse tipo de conteúdo há contextualização de um assunto, ou seja, a empresa deseja mostrar a visão geral de algum tema para seus colaboradores. 

Assim, o método apresenta conteúdos com explicações rápidas, sem se aprofundar.

Conteúdos de conexão

Esse tipo de conteúdo é intermediário para algum tema mais geral que a empresa quer abordar com seus funcionários, e que precisa de uma compreensão antecipada de alguns termos para que este tema seja entendido.

Conteúdos complementares  

A empresa precisa reforçar conteúdos já apresentados em capacitação, ou então precisa reforçar orientações já dadas em outros momentos.

Repositório de informações

Esse tipo de conteúdo é adequado para que os colaboradores tirem suas dúvidas ou consultem técnicas e procedimentos para determinados processos. Deve ser feito de forma simples, objetiva e deve ficar à disposição da equipe.

Conteúdos de correção

A empresa realizou uma capacitação, e alguma informação foi passada de forma errada? Alguma orientação passada antes foi atualizada? Para estes casos existem os conteúdos de correção, que também é um dos formatos de microlearning. 

Vantagens do Microlearning

Já vimos aqui que o microlearning apresenta um modelo mais curto, simples e objetivo para uma empresa passar conteúdos para seus colaboradores. Essa é uma das grandes vantagens que podemos observar, mas não é a única:

Otimização do tempo é a regra de ouro

A principal vantagem da metodologia do microlearning é a otimização de tempo que ela proporciona para a empresa e seus colaboradores. 

No mundo cada vez mais agitado e corrido, elaborar técnicas que utilizem de forma aperfeiçoada o tempo é um grande passo para o sucesso. 

Maior motivação dos colaboradores

Ao invés de aulas longas, chatas ou complexas, conteúdos curtos, objetivos, simples e fáceis. Esse tipo de estrutura ajuda os colaboradores, ou qualquer outro grupo, a ter mais motivação quanto ao conteúdo passado. 

A sensação de estar aprendendo novos conhecimentos de forma mais simples cria um sentimento de motivação que só ajuda, tanto os funcionários, quanto a empresa.

Personalização dos conteúdos

Ainda não falamos aqui, mas este tipo de metodologia é perfeita para personalizar ou individualizar o conteúdo, e assim direcionar o conteúdo para uma pessoa específica, um colaborador específico ou um pequeno grupo. Como o material é curto, essa abordagem personalizada é possível.

Aumento de produtividade

O Microlearning proporciona conhecimento específico em bem menos tempo para o colaborador, propiciando que a atualização de novos conhecimentos geram maior produtividade nos processos da organização. 

Maior flexibilidade

Outra grande vantagem deste formato é a possibilidade do colaborador acessar o conteúdo a qualquer momento do dia, a depender de sua rotina. 

Essa maior flexibilidade é muito importante para que colaboradores consigam aprender melhor, gerando maior engajamento e melhores resultados.

Materiais mais fáceis de produzir

Não que sejam fáceis, mas claro que produzir conteúdos curtos demandam menos tempo de produção. Além disso, pode utilizar elementos diversos como vídeo, slides, dentre outros, para auxiliar no processo de assimilação dos conteúdos.

Como aplicar o microlearning

Agora que você já sabe o conceito e entendeu quais são as principais vantagens desta metodologia, vamos ensinar como se dá a aplicação.

Planejamento e passos iniciais

Tudo começa com um planejamento bem feito. A primeira tarefa é identificar o objetivo do curso, de capacitação ou da série de conteúdos que serão produzidos. 

Para isso pode-se fazer algumas perguntas:

Quais as necessidades que a equipe de trabalho possui?

Quais os conhecimentos que precisam ser atualizados na empresa?

Depois é preciso conhecer o perfil das pessoas atingidas pelo curso. Ou seja, conhecer seus colaboradores, para então definir uma linguagem mais coerente e não gerar ruídos de comunicação.

Escolha os recursos que serão utilizados

Essa é uma das partes mais importantes. 

Assim que foi definido o perfil dos colaboradores atingidos pelos conteúdos de microlearning, é preciso definir os recursos que serão utilizados para passar os conteúdos.

Recursos como vídeos, podcasts, animações e infográficos podem ser muito atraentes e gerar ótimos resultados no processo de capacitação. Basta saber qual formato é o mais adequado para determinada pessoa ou equipe.

Dívida ou mapeie o conteúdo

Se você estiver produzindo um curso, e ele puder ser dividido em pequenas partes, faça. Esse processo de divisão de conteúdos é muito importante e estratégico, e o sucesso do microlearning vai depender de fazer essa divisão de forma adequada.

Muitos cursos podem ser entendidos a partir de uma divisão de conteúdos, porém todos estes conteúdos devem ser entendidos separadamente, para que assim a ideia de microlearning seja colocada em prática. Cada conteúdo precisa oferecer um conhecimento estratégico para o colaborador.

Lembre-se que nem todos os conteúdos podem ser divididos, então busque primeiro entender o objetivo do curso e a melhor forma de apresentar.

Mapeie também o conteúdo. Delimite as informações essenciais, destaque as informações mais importantes e exclua todo o resto, pois é secundário. 

O microlearning só funciona porque o conteúdo é muito otimizado, direto, objetivo, simples e fácil. Tudo que for periférico deve ser eliminado do trabalho de construção de conteúdo.

Pense nos pilares do microlearning

Pense em treinamentos de curta duração, que duram de 3 a 10 minutos no máximo. Esse é o diferencial do microlearning.

Prepare os conteúdos de forma objetiva e ofereça conteúdos que possam sempre ser consumidos de forma independente e que gere conhecimento para aplicação imediata.

Escolher alguma ferramenta online

Já falamos aqui que o formato online é o mais utilizado para o microlearning, por isso é preciso que a empresa possua algum suporte online para auxiliar na produção ou no armazenamento dos conteúdos. Busque alguma ferramenta de aprendizagem online.

Criar formas de avaliar

É muito importante que a empresa crie formas de avaliar a eficiência das capacitações feitas com o uso de microlearning. É preciso criar testes e outras avaliações e entender como vem sendo a evolução dos colaboradores, individualmente. 

Será através destas avaliações que a empresa vai ter como saber se o conhecimento tem sido absorvido pelos colaboradores, e de que forma esse conhecimento tem gerado melhorias para a organização.

Sem estes dados não é possível entender a eficiência da metodologia usada para ensinar conteúdos para os funcionários.

Conclusão

O microlearning é uma metodologia que se bem utilizada tende a gerar muito conhecimento otimizado para os colaboradores de uma organização.

Se pensarmos no mundo atual, com diversas atividades diárias e grande correria, este formato de conteúdos curtos, fáceis e que podem ser acessados a qualquer momento através do celular, ou do notebook, tende a ser o mais adequado para empresas que desejam capacitar continuamente suas equipes.

E você, já consumiu conhecimentos através da metodologia de microlearning?

Leia outros conteúdos como este em nosso blog!

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados