+55 (44) 9 9846-8412

Educação 12 min

Learning Organization: O que é? Quais Vantagens? Como se Tornar Uma?

Ter colaboradores que buscam constantemente novos aprendizados e conhecimento contínuo é o objetivo de qualquer empresa. Porém, por que não fazer desse desejo uma política estratégica corporativa? Assim nasce o Learning Organization, ou melhor, “organização que aprende”, que vem ganhando espaço no mundo empresarial.

Neste artigo vamos entender o conceito que segue o termo Learning Organization, conhecer todas as principais vantagens que esse conceito apresenta para o universo corporativo e mostrar como uma organização pode se tornar uma empresa que busca sempre o aprendizado.

A Learning Organization

Learning Organization são empresas que estimulam um ambiente de contínuo aprendizado e busca por conhecimento de seus colaboradores, para que eles se capacitem continuamente, adquiram sempre novos conhecimentos, resultando em profissionais preparados para novos desafios e empresas atualizadas para as demandas futuras.

O termo Learning Organization ficou conhecido a partir dos estudos do autor Peter Senge. A ideia apresentada por ele é que empresas que aprendem continuamente e se reinventam se tornam mais competitivas no mercado e têm mais chances de sucesso.

A ideia em si, de que empresas precisam sempre se atualizar para continuar competindo no mercado, não é tão nova e sempre fez parte de debates sobre o universo corporativo.

Entretanto, o Learning Organization prega uma necessidade ainda maior e mais profunda de organizações se atualizarem e adquirirem novos conhecimentos, administrativos, de planejamento estratégico, e de pessoal, com a capacitação e evolução contínua de sua equipe de colaboradores e até mesmo gestores.

O que Peter Senge expõe com a sua teoria é que uma organização que investe em aprendizagem organizacional e que valoriza a cultura do aprendizado acaba tomando a dianteira no concorrido mercado corporativo. 

Uma empresa que valoriza o Learning Organization busca sempre novos conhecimentos, novas formas de pensar corporativamente, novas abordagens administrativas e incentiva que o seu ambiente de trabalho seja tomado por esta atmosfera, com colaboradores também estando sempre em busca por conhecimento.

Os cinco componentes da learning organization

Peter Senge identificou cinco componentes básicos de uma Learning Organization:

Pensamento sistêmico: Empresas que buscam sempre desenvolver abordagens administrativas que privilegiam o todo ao invés de um ou outro setor específico ou situação pontual têm muito mais chances de criar um ambiente de aprendizado eficiente.

Maestria pessoal dos colaboradores: Resultados corporativos surgem da união de princípios, métodos e técnicas e deve ser estimulada no ambiente de trabalho para que todos os colaboradores consigam evoluir profissionalmente, se engajando nas demandas da empresa e produzindo em benefício tanto dele quanto da organização.

Modelos mentais: Peter Senge definiu modelos mentais como sendo “pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações, imagens ou histórias que influenciam nossa maneira de compreender o mundo e nele agir”. Modelos mentais ajudam você a entender o mundo e a agir neste mesmo mundo.

Visão compartilhada: A ideia de visão compartilhada tem sido bastante usada em empresas que pregam o trabalho coletivo e uma visão de grupo acima da visão individual de cada colaborador. O foco da visão compartilhada é alcançar o sucesso da organização através do esforço coletivo de todos, que vai desde a liderança até os colaboradores.

Aprendizado em equipe: Essa metodologia de aprendizagem é baseada na ideia de incentivo ao trabalho em equipe e de que o conhecimento coletivo dentro de uma empresa tende a proporcionar melhores resultados para todos os setores e envolvidos.

Quais as Vantagens do Learning Organization?

Conheça as principais vantagens de uma empresa que se torna uma Learning Organization:

Aperfeiçoa a comunicação interna

Vimos que a Learning Organization tem como base a ideia de que o trabalho em equipe é um dos pilares da evolução corporativa e de que a visão panorâmica é sempre preferível que aquela visão periférica. Ou seja, o todo tem maior poder de evolução que as partes. 

Um ambiente que prega ideias como esta acaba tendo como resultado uma melhor comunicação interna, pois todos os colaboradores entendem que uma comunicação clara, fluida e sem ruídos só gera benefícios, para eles e para a empresa.

Melhora a produtividade 

Um ambiente que incentiva a busca por conhecimento, que prega e valoriza a ideia de capacitação contínua e de potencialização constante das habilidades certamente terá mais chances de criar uma equipe de colaboradores motivada, engajada e que consequentemente vai produzir mais e de maneira mais eficiente. 

O Learning Organization é uma metodologia que apresenta efeitos em cascata, ou seja, ao melhorar um ambiente, se melhoram todos os outros de uma mesma empresa.

Vantagem competitiva

Já falamos aqui, mas uma organização que busca se preparar para todas as possíveis demandas futuras está mais bem preparada para o mercado corporativo, gerando inevitavelmente uma vantagem competitiva perante seus concorrentes. 

Conhecimento é poder e vontade de aprendizado é uma das molas que fazem de uma empresa um sucesso.

Incentivo à inovação

A Learning Organization se bem promovida dentro de uma empresa cria na mesma uma cultura muito forte de inovação, já que ela estará sempre com uma visão de futuro. 

No mundo dos negócios, ter uma visão de futuro estratégica envolve pensar sempre em elementos inovadores e novas possibilidades corporativas.

Cria uma nova cultura organizacional

Os pilares da Learning Organization possibilitam que uma empresa construa novas políticas organizacionais e administrativas, e crie uma nova cultura organizacional, focada na ideia de conhecimento contínuo, aprendizado estratégico, capacitação constante e busca por atualização regular.

Como se Tornar Uma Learning Organization?

Você já viu o conceito, as características e as vantagens da metodologia de Learning Organization, e agora fica a questão: como fazer com que seu negócio se transforme em uma empresa que aprende?

Aqui temos as dicas:

Construa um ambiente apto a promover a cultura do aprendizado

De nada adianta uma empresa possuir em teoria um projeto de transformação em Learning Organization se na prática ela nem sequer possui colaboradores e gestores interessados genuinamente no assunto.

É preciso ter uma equipe que entenda esta ideia, e essa equipe começa com as lideranças. É preciso que se entenda o que a cultura do aprendizado constante resulta em melhorias para uma empresa. O que o Learning Organization pode trazer de bom para a empresa? É preciso que se tenham objetivos claros de onde se quer chegar com a organização. É preciso que gestores possuam essas habilidades e esse comprometimento, para que gere um efeito cascata em toda a equipe de colaboradores.

Lifelong Learning

Vocês já devem ter lido em algum momento sobre lifelong learning. É a ideia de aprendizado contínuo, voltado para pessoas que querem sempre estar atualizadas com as demandas do trabalho e do mundo. 

Esta ideia se une perfeitamente com a Learning Organization, pois ambas trabalham com o princípio de que o aprendizado é a razão do sucesso profissional, seja de indivíduos, seja de empresas. 

Estar apto para aprender, se atualizar e se capacitar constantemente é um dos passos mais importantes para ter sucesso no mundo corporativo.

Desta forma, as empresas precisam incentivar seus colaboradores a estarem sempre dispostos a aprender, a adquirir novos conhecimentos, e isso envolve as capacitações que a empresa oferece, mas também envolve entrar em cursos de especialização, um mestrado acadêmico ou simplesmente buscar novos conhecimentos de mundo.

Realize análises constantes, e avalie resultados constantemente

Uma empresa pronta para ser uma learning Organization é aquela que nunca para e nunca está satisfeita com seus resultados, não importa quão bons eles sejam. Isso porque é sempre possível conquistar mais.

Assim, é preciso incentivar a cultura do feedback e da avaliação constante. É preciso que gestores e colaboradores estejam sempre prontos para conversarem, pontuarem todos os pontos fortes e fracos da organização e da equipe de trabalho, para assim sempre estar apto a se aperfeiçoar, corrigir falhas e potencializar acertos.

Os gestores podem também utilizar todos os dados possíveis sobre desempenho para um processo de feedback produtivo e construtivo, com elementos mais técnicos e dados mais objetivos. Colaboradores que desejam se capacitar e crescer profissionalmente sabem lidar com críticas construtivas e com abordagens respeitosas.

Construir e compartilhar

Uma empresa que desenvolve o Learning Organization de forma eficiente logo vai perceber resultados, como uma cultura do aprendizado consolidada, com um ambiente de trabalho muito mais produtivo, com colaboradores mais motivados e engajados e com uma cultura organizacional caminhando bem.

Nesse momento é preciso que os gestores se atentem à um dos componentes principais da Learning Organization, que é o pensamento sistêmico. É preciso sempre fomentar o coletivo em detrimento do individual.

O que isso quer dizer? Que é preciso construir ideias e compartilhar conhecimento entre todos da organização, sempre.

É preciso estimular a troca de experiências, e a difusão de conhecimentos que venham beneficiar equipes de trabalho e a empresa como um todo.

Conclusão

Vimos como as empresas podem dar um salto grande de qualidade e desempenho ao trabalhar de forma eficiente a ideia de Learning Organization. 

Criar uma cultura genuína de aprendizado dentro de uma organização é um passo estratégico muito importante para que empresas se preparem sempre para os passos seguintes e para as demandas futuras.

Quem não inova neste mundo globalizado, fica para trás. O que você acha desta ideia?  

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados