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Você já deve ter ouvido falar em metodologias ativas no ensino, com certeza. São novos modelos de aprendizado, onde o estudante tem um papel de protagonista na busca por conhecimento e o professor funciona como mediador nesta jornada do aluno.
Um desses métodos ativos é a Aprendizagem baseada em problemas, que vem ganhando espaço nas salas de aula por estimular no jovem o desenvolvimento de diversas competências e habilidades.
Neste artigo vamos conhecer a Aprendizagem baseada em problemas, seu conceito, sua importância e todos os seus benefícios tanto para o trabalho do professor e do educador, quanto para a vida escolar do estudante.
A Aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia que é posta em prática a partir da criação de um problema, ou o uso de situações problema reais, e se desenvolve através de um processo de construção coletiva, começando por reflexão, pesquisa, construção coletiva, debate e por fim a resolução do problema em questão.
Pode parecer que a finalidade é encontrar soluções para problemas propostos pelos professores, mas na verdade o que interessa para essa metodologia de aprendizado é todo o percurso percorrido, recheado de possibilidades cognitivas e que incentivam os estudantes a criarem ou desenvolverem diversas habilidades e competências.
Na ABP os estudantes sempre são incentivados a problematizar, a refletir e a desenvolver o autoconhecimento, a? medida que conseguem as respostas para os problemas propostos pelos professores.
Desta forma, a Aprendizagem baseada em problemas estimula também o senso crítico, o trabalho coletivo, além da criatividade e da comunicação, habilidades e competências fundamentais para um futuro profissional no mercado de trabalho e na vida.
É importante entender que esta metodologia visa proporcionar ao estudante autonomia e protagonismo nas jornadas individuais em busca de conhecimento, e também possibilita que eles exercitem o poder do trabalho coletivo, pois o ser humano é por definição sociável, precisa saber conviver com o outro de forma saudável e produtiva.
A metodologia pode ser dividida em algumas etapas:
A prática desta metodologia se inicia com a introdução do problema proposto pelo educador. Aqui os estudantes são informados do contexto ao qual o problema proposto se insere e de todos os elementos importantes para que os alunos possam refletir e entender a questão de uma forma mais ampliada e abrangente.
Neste momento o professor apresenta todas as informações importantes, deixando já as brechas para que os estudantes consigam caminhar para as próximas etapas.
O professor então apresenta o problema, e divide as turmas em grupos de quatro alunos, ou mais.
Neste momento os grupos recebem as orientações básicas sobre o que está sendo proposto e os estudantes passam a ter autonomia para de forma coletiva iniciar a jornada de pesquisa, reflexão, debate e construção de consenso.
É de se entender que esta prática envolve etapas, como uma jornada do conhecimento, que serve para que o aluno perceba que a solução de um problema proposto só é encontrada a partir de um trabalho feito em etapas.
Neste momento, o grupo já recebeu todas as orientações do professor, e também começou as pesquisas sobre o problema proposto.
Neste momento há um trabalho coletivo de reflexão, debate, delegação de ações, tanto individuais quanto coletivas, e construção consensual da resolução do problema.
Neste momento, estudantes e professor podem discutir e debater sobre os caminhos percorridos e sobre as respostas encontradas para se resolver o problema existente. Lembre-se que a Aprendizagem baseada em problemas funciona como construção coletiva de conhecimento, e por isso deve-se sempre incentivar a participação de todos no grupo.
Este é o momento em que os grupos acabam conhecendo as resoluções propostas por todos.
À medida que cada grupo for apresentando o resultado de seu trabalho, abre-se para debates coletivos e intervenções de outras pessoas, pois todo trabalho pode e deve ser colocado para discussão coletiva, já que um dos pilares da ABP é a construção coletiva de conhecimento.
Neste momento também que cada estudante vai entender quais habilidades e competências ele precisou desenvolver, e compreender que as resoluções de problemas reais envolvem atenção às etapas de construção do aprendizado. E que, tanto para o aluno quanto para o professor, o processo de aprendizado deve ser contínuo.
Depois de terminado o trabalho e encontrado as soluções, todos devem fazer uma auto-análise do que foi conquistado de conhecimento e de informações importantes para a jornada de aprendizado de cada um deles.
É importante que eles consigam também avaliar o trabalho de seus colegas, desenvolvendo senso crítico, seja para observar seus erros e acertos, seja para avaliar erros e acertos de seus colegas de turma.
É muito importante que todos entendam que a solução em si não é a finalidade da ABP, mas sim o caminho percorrido, que deve ser rico e extremamente produtivo do ponto de vista cognitivo.
Essa prática pedagógica apresenta uma série de benefícios, individuais e coletivos, que podemos listar aqui:
O grande diferencial das metodologias ativas de ensino é a mudança de papel que o estudante passa a exercer. Se antes, o aluno era uma figura passiva, que dependia do professor para adquirir conhecimento, hoje ele consegue ser autônomo e buscar por conta própria o conhecimento necessário para a sua jornada de aprendizado.
A ABP incentiva essa autonomia e coloca o professor como um tutor, um mediador que visa facilitar essa jornada de construção do conhecimento.
A Aprendizagem baseada em problemas estimula o estudante a pensar, refletir, contextualizar, exercer o papel de ser coletivo e estimula principalmente a busca por conhecimento de forma autônoma.
O estudante deixa de vez a postura passiva, característica do ensino tradicional, e passa a ser incentivado a protagonizar toda a sua jornada de aprendizado, buscando entender seu perfil para assim adequar todo o processo de conhecimento a sua personalidade.
É fundamental que as novas abordagens pedagógicas valorizem a ideia de que o estudante é parte de um todo, e este é tão importante quanto a sua individualidade.
O trabalho em grupo, e a construção coletiva de conhecimento é uma tendência para o futuro próximo, e quem souber entender que somos partes de um grupo social, que demanda habilidades sociais, como a de construir soluções em grupo, vai se sobressair nas demandas da vida.
Trabalhos coletivos, onde a construção da resposta para um problema depende de todos, acaba incentivando naturalmente o exercício da empatia, ou seja, a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, de tentar entender o porquê daquela opinião, daquela sugestão e daquela afirmação.
O estudante antes de julgar deve buscar a compreensão, e esta se dá através do exercício contínuo da empatia. Este benefício não serve somente para os alunos, mas também para os educadores.
Um dos grandes desafios das atividades pedagógicas é conseguir engajamento dos estudantes.
Em metodologias ativas como a ABP este é um problema que acaba sendo resolvido naturalmente, pois atividades coletivas, que incentivam o pensamento crítico e a participação coletiva, o engajamento acaba acontecendo inevitavelmente.
E nada mais rico para uma experiência pedagógica que o engajamento dos estudantes. Os resultados são muito mais ricos e a experiência é mais completa.
Uma das habilidades mais desejadas nos setores de RH das grandes empresas mundo afora é a criatividade.
Esta habilidade, por mais que seja natural para muitas pessoas, também pode e deve ser desenvolvida com práticas e atividades.
A metodologia da Aprendizagem baseada em problemas incentiva o estudante a ser criativo em todas as etapas da construção do conhecimento, seja na contextualização, na reflexão, na pesquisa, na discussão e na apresentação das soluções.
A criatividade é sempre incentivada por se tratar de uma das competências mais produtivas e ricas que alguém pode desenvolver, valendo não somente para a vida profissional, mas também para todos os outros momentos.
A Aprendizagem baseada em problemas incentiva o estudante a exercitar e desenvolver uma série de habilidades e competências, como reflexão, senso crítico e capacidade de entendimento, e todas estas práticas proporcionam um desenvolvimento cognitivo acentuado.
Esta metodologia, como todos os outros métodos ativos, projetam no estudante esta capacidade de desenvolver suas capacidades cognitivas, e de incentivar a autonomia de sua jornada de aprendizado.
Uma das metodologias ativas mais completas, a Aprendizagem baseada em problemas tem como foco o estudante e a sua capacidade de conquistar autoconhecimento a partir de sua relação com o outro.
Na ABP o estudante deixa para trás aquela abordagem passiva que entrega ao professor a chave do saber. Agora o professor funciona como um facilitador da aprendizagem, que deve ser protagonizada pelo aluno, proporcionando assim uma jornada pedagógica muito mais rica e completa para estudantes e professores.
E você, já conhecia a Aprendizagem baseada em problemas? Nos conte a sua experiência.
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