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Educação 15 min

O que é sala de aula invertida? Como Funciona? Quais Vantagens?

A revolução tecnológica e a evolução social foram grandes parceiras da educação nestas últimas décadas. Novas formas de se pensar a relação entre ensino e aprendizagem foram colocadas em práticas no dia a dia escolar e uma destas novas metodologias, a sala de aula invertida, é um dos melhores exemplos de como uma mudança de perspectiva pode fazer bem para o processo pedagógico.

Neste artigo veremos o que é sala de aula invertida, seu conceito enquanto metodologia ativa de ensino, e como ele pode existir na prática escolar. 

Veremos também como funciona este novo modelo de ensino e quais as vantagens que ele oferece aos professores e estudantes.

O que é sala de aula invertida?

Para entendermos o que é sala de aula invertida, precisamos pensar em como uma aula é ministrada no modelo tradicional.

Neste modelo o professor, detentor soberano do conhecimento, passa este conhecimento para os alunos através de atividades que eles absorvem através de aulas expositivas dentro da sala de aula. 

Assim, o professor dá a aula, depois apresenta as atividades para casa e os alunos fazem estas atividades com base no que foi pedido pelo professor, de forma bem restrita.

A sala de aula invertida “inverte” esta dinâmica, tornando o estudante protagonista neste processo, e o professor deixa de ser o detentor soberano do saber e passa a ser um intermediário, um mediador de debates, de conversas, de argumentações, e se apresenta como um orientador, que potencializa as qualidades dos alunos.

Entendeu o que é a sala de aula invertida? Ainda não?

Vamos pensar de uma maneira mais objetiva, enquanto na sala de aula tradicional primeiro o professor expõe o assunto e depois acontecem as atividades, na sala de aula invertida primeiro as atividades e conteúdos são apresentados e depois a aula de fato acontece, não mais com o professor sendo o centro do ensino, mas sim com os alunos como protagonistas, que vão debater e tirar dúvidas, além de receber a orientação do professor, que se transforma em um facilitador pedagógico.         

Como funciona a sala de aula invertida?

A sala de aula invertida pode ser considerada uma forma híbrida de ensino, com atividades presenciais e virtuais sendo apresentadas de forma planejada. 

Esse formato mais moderno acaba atraindo mais os alunos, que se vê diante de abordagens mais interativas, como jogos (a chamada gamificação), podcasts, chats, fóruns, dentre outras perspectivas.

Ela funciona a partir de uma mudança de foco, que agora passa a ser o aluno. E justamente por se tratar de estudantes contemporâneos, já nascidos dentro da revolução digital, as abordagens iniciais acabam sendo feitas através de novas tecnologias, como vídeo aulas, games, chats online, fóruns, podcasts e redes sociais.

O conteúdo pedagógico é apresentado inicialmente nestes formatos, de forma virtual, que permite que o aluno adeque o estudo às suas necessidades e ao seu perfil.

Assim, a sala de aula presencial acaba sendo um espaço de debate, de argumentação, de atividades interativas e serve para tirar dúvidas, esclarecer questões, e para o professor apresentar materiais de ensino complementares.  

O papel do professor na sala de aula invertida

Tutor, mediador, facilitador e orientador. São estes os adjetivos que definem o professor dentro da metodologia da sala de aula invertida. 

Esse novo papel contrasta com o tradicional, onde o professor é dono do conhecimento, que é passado para os estudantes através das aulas expositivas apresentadas em sala de aula, com alunos sentados, passivos, recebendo aquele conteúdo pedagógico.

Dentre as responsabilidades do professor na sala de aula invertida, podemos destacar: 

  • Mediador: O professor pode mediar debates sobre os conteúdos estudados, além de mediar conversas, e atividades interativas entre os alunos.

  • Facilitador: O professor está apto a facilitar o processo de aprendizagem para o aluno, escolhendo as atividades corretas e com potencial de estimular a curiosidade do aluno.

  • Auxilia o aluno na busca de aprendizagem a na busca por conhecimento

  • Orientador: Cabe ao professor orientar o estudante que está desenvolvendo uma capacidade mais autônoma e independente de construir conteúdo e de aprender a partir de um comportamento de curiosidade e de busca por saber.

  • Personaliza as atividades de grupo ou individuais, transformando o aprendizado em algo mais divertido e dinâmico.

  • Estimula o aluno a pensar, a resolver questões e a se interessar pelo conhecimento passado através dos conteúdos. 

O papel do estudante na sala de aula invertida

Já o estudante deixa de ser um mero ser passivo, que fica sentado na sala de aula decorando o que o professor escreve e gravando o que o professor fala.

Ele passa a ter um contato prévio com os conteúdos, e é instigado e estimulado a pensar, levar questionamentos e reflexões, além de resolver, junto com seus colegas, as mais diversas atividades propostas.

Quais Vantagens da sala de aula invertida?

São inúmeros os benefícios que a metodologia da sala de aula invertida apresenta para professores, estudantes, pais e para a sociedade.

Otimização do tempo de aula

Se o estudante vai para a sala de aula com o conteúdo já assimilado, a aula acontece de um modo mais dinâmico, e o tempo é utilizado para complementar o conteúdo, com debates, dúvidas e questionamentos. 

Assim, há uma otimização do tempo de aula, que é possível por causa do formato híbrido de ensino, que começa com as atividades online.

Flexibilidade

Outra vantagem que esta metodologia apresenta é a flexibilidade para promover o ensino de conteúdos pedagógicos. 

Há a possibilidade de se produzir vídeos, podcasts, seminários, palestras, fóruns, jogos, realidade virtual, dentre outros. Há uma flexibilidade muito grande na hora de escolher os meios para se introduzir os conteúdos para as turmas. 

Além disso, há toda uma flexibilização na dinâmica do aluno, que passa a gerenciar independentemente a sua rotina de estudos.

Professor valorizado

O método tradicional de ensino ao mesmo tempo em que coloca o professor no centro do processo pedagógico, o deixa como um profissional atrasado e que parou no tempo.

Essa nova função do docente, que busca instigar e incentivar a criatividade e a curiosidade de seus alunos, além de orientar alunos e facilitar o aprendizado, apresenta como um trabalho de atualização a valorização de uma das profissões mais relevantes do mundo.

Ensino personalizado

As atividades virtuais e os conteúdos apresentados através de formatos como vídeos, jogos, dentre outros, trazem uma particularidade muito benéfica ao ensino, que é a possibilidade de se personalizar as atividades pedagógicas com base no perfil e nas necessidades dos estudantes. 

Essa personalização é responsável por atividades direcionadas e uma maior possibilidade de absorção do conhecimento.

Maior engajamento

Quando o professor proporciona uma maior brecha para que o aluno tome a iniciativa de estudar, pesquisar e seja curioso com as atividades propostas e com os temas apresentados, há inevitavelmente um maior engajamento dos estudantes, que se vêem motivados a buscar informações, que geram conhecimento.

E quanto mais engajados, mais donos da sua jornada de aprendizado serão esses alunos.

Autonomia e independência do estudante

Inverter a ordem do ensino gera um comportamento muito mais autônomo e independente no estudante, que é incentivado a pesquisar, a refletir, a debater e a buscar conhecimento através das atividades apresentadas e através dos conteúdos oferecidos e discutidos na sala de aula. 

Mais vantagens da sala de aula invertida:

  • Melhora do rendimento escolar do estudante;

  • Aprendizado em primeiro lugar ao invés de memorização de conteúdo somente;

  • Brecha maior para debates e discussões coletivas, que incentivam a reflexão e argumentação;

  • Maior interação dos estudantes e trabalho coletivo. 

Sala de aula invertida na prática

Você pode estar pensando: mas como colocar em prática o ensino baseado na sala de aula invertida.

Pois bem, aqui estão algumas dicas e sugestões:

  • Produza vídeos explicativos sobre conteúdos do programa ou explicando assuntos curriculares;

  • Faça uso de e-books, formato que as novas gerações possuem muita familiaridade e já gostam;

  • Produza podcasts para os estudantes, já que este é um dos formatos mais populares atualmente, e que apresenta taxas de interação e engajamento muito acima da média;

  • Recorte conteúdos de blogs, sites e redes sociais, que certamente tende a atrair muito mais a atenção dos alunos;

  • Estimule a pesquisa feita em casa, e incite os alunos a serem pessoas curiosas, que querem entender tudo sobre o mundo.

A partir de então o professor pode:

  • Estimular o debate através de dinâmicas de sala de aula;

  • Incitar os estudantes a falarem sobre os conteúdos oferecidos, refletindo sobre os mesmos e gerando questionamentos e respostas sobre o tema;

  • Propor atividades diferenciadas, como a criação de um podcast, de um programa de TV, de rádio ou de um jornal, que vai beneficiar toda a turma.

Conclusão

O que é sala de aula invertida? Começamos o artigo tentando entender o seu significado e estamos finalizando com a missão cumprida. Entendemos que o que está por trás desta metodologia é a inversão da lógica de ensino.

Se antes o professor passava o conteúdo em sala e o aluno decorava para demonstrar em provas a sua capacidade, agora o estudante é estimulado a se engajar no processo de aprendizagem, sendo um protagonista da sua jornada de aprendizado.

Um estudante que fica no centro do processo pedagógico tende a ser mais ativo, proativo, inteligente e acima de tudo, curioso, que é a base do conhecimento.

E você, conhecia a sala de aula invertida?   

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