+55 (44) 9 9846-8412

Educação min

Learning analytics: O que é? Para que serve? Como utilizar?

A tecnologia pode ser considerada a principal aliada da revolução educacional que o mundo vem passando desde as últimas duas décadas. São muitos os avanços conquistados, e dentre estes podemos destacar o uso cada vez mais comum do Learning analytics como conceito para o desenvolvimento da educação e de projetos pedagógicos.

Mas o que seria o Learning analytics?

Neste artigo vamos conhecer tudo sobre este termo que vem sendo usado cada vez mais na educação, seja no formato EAD, onde o conceito surgiu, seja nos modelos mais tradicionais de ensino, mostrando que esta ferramenta já é uma realidade.

Vamos conhecer as funções e as vantagens que o Learning analytics possui hoje em dia para a educação, além de saber como utilizar esta ferramenta para aperfeiçoar um projeto pedagógico, desde o ensino básico até graduações acadêmicas.

Vamos começar?

O que é Learning analytics, afinal?

O termo vem do inglês e podemos definir como sendo a análise de dados para uso na educação. 

Dá para perceber que seu conceito é abrangente e engloba todos os processos da jornada educacional que podem ser aperfeiçoados através do uso e da análise de dados.

Dentro de um projeto pedagógico, a sua importância é imensa, já que uma das maiores tendências no ensino atualmente é a ideia de personalização e otimização da jornada de aprendizado do aluno.

Assim, o Learning analytics consegue enquanto ferramenta analisar e gerar muitas informações para professores, educadores e gestores, para que eles consigam criar estratégias personalizadas para pequenos grupos ou até mesmos alunos individualmente.

Esses dados são acumulados e analisados através de ferramentas como big data ou Inteligência artificial.

O que é big data?

O big data nada mais é que um processo de coleta, armazenagem, organização, análise e interpretação de grandes volumes de dados. 

Essa quantidade gigante de dados serve para auxiliar empresas e gestores nas tomadas de decisões estratégicas e nas ações a curto, médio e longo prazos.

Sua utilização é ampla, e qualquer empresa pode se beneficiar destas ferramentas de análises de dados, mas na educação o seu uso acabou ganhando uma atenção especial, pois tem gerado novas propostas pedagógicas, além de um aperfeiçoamento de todo o sistema de ensino e aprendizagem.

Como o Learning analytics funciona na prática?

Para que o Learning analytics funcione é preciso que todos esses dados que o big data coleta sejam captados. 

E o que seriam esses dados quando falamos do seu uso na educação? 

Seriam basicamente os dados tirados de cada videoaula que o estudante assiste, de cada simulado que ele realiza, de cada exercício online que o professor passa e o aluno realiza, dentre outras atividades.

Todos esses dados são gerados e podem ser agrupados de diversas formas para ajudar professores e gestores a entenderem o perfil das suas turmas, o nível de absorção dos conteúdos pelos alunos, os assuntos mais fáceis, os temas mais difíceis de abordar, etc.

Esses milhares de dados são analisados e usados para redirecionar temas, atividades, personalizar o ensino para determinados grupos ou alunos, para otimizar o ensino, gerando melhores resultados no processo de aprendizado de cada um.

É neste esquema proporcionado pelo uso do big data e pela ação do Learning analytics que todo um sistema pedagógico pode ser aperfeiçoado, gerando melhorias no processo de ensino, e facilitando o aprendizado do aluno.

Para que serve o Learning analytics?

Pelo que acabamos de ver, dá para concluir que o Learning analytics serve para identificar, analisar e auxiliar na avaliação do processo de evolução de cada aluno dentro de um projeto pedagógico, seja no ensino básico, seja na graduação acadêmica. 

Sua função é gerar dados suficientes para que professores consigam entender os pontos fortes, pontos fracos e mais peculiaridades da jornada de aprendizado de cada aluno.

A partir da leitura e análise destes dados é possível que os professores consigam desenvolver estratégias mais personalizadas para contemplar o perfil específico de cada aluno ou de grupos menores de estudantes.

As vantagens do uso do Learning analytics

São muitas as vantagens que o uso de dados na educação proporciona para professores, alunos e escolas:

Ensino personalizado

Já falamos aqui que o ensino personalizado é uma das grandes marcas de revolução educacional que o mundo tem passado nestas últimas décadas. 

De fato, um dos maiores avanços no sistema de ensino ocorreu com esta mudança de perspectiva.

Se antes o aluno era visto somente como parte de um grupo, obedecendo a regras mais gerais buscando atender todo o coletivo, hoje o mesmo estudante é visto de forma individualizada, analisando e entendendo as suas particularidades, seus pontos de melhores, suas dificuldades e assim proporcionando uma jornada de ensino mais otimizada e direcionada para as suas necessidades.

Dados confiáveis para tomadas de decisão

O Learning analytics fornece todos os dados imagináveis para que professores e gestores consigam entender exatamente a real situação de seu projeto escolar, do perfil de suas turmas, e de como cada estudantes tem evoluído dentro de seu sistema de ensino.

Esses dados são confiáveis, porque são gerados a partir de uma série de atividades realizadas pelos estudantes no dia a dia escolar.

E são esses dados que permitem que a equipe pedagógica entenda a eficácia de suas ações naquele momento. 

A partir desta análise será possível redirecionar atividades, mudar focos de ação, criar novas abordagens e aperfeiçoar todos os processos do sistema pedagógico.

Proporciona feedback individual para cada aluno

Dentro de uma escola, o feedback oferecido pelo professor ao aluno tem uma importância ímpar, pois ele permite o crescimento individual, e gera elementos para que cada estudante foque nos seus pontos fracos e nas suas dificuldades.

O Learning analytics proporciona todos os dados necessários para que professores ofereçam os melhores feedbacks possíveis, permitindo que o educador explique detalhadamente ao seu estudante como tem sido a evolução dele em sua disciplina, ou em sua jornada de aprendizado como um todo.

Aprimoramento das metodologias de ensino

Uma das maiores utilidades do uso do Learning analytics é a de propiciar ao professor a constante evolução das metodologias de ensino utilizadas em sala de aula.

Com todos os dados obtidos das aulas, das atividades online, dos simulados realizados, das provas e teste feitos, o professor consegue entender de uma forma mais clara e detalhada a eficácia das metodologias usadas e assim aperfeiçoar cada processo pedagógico.

Esse é um dos maiores exemplos de como a tecnologia de dados tem beneficiado a educação, gerando aprimoramentos visíveis e grandes evoluções no sistema de ensino e aprendizagem.

Análise de desempenho de estudantes e professores

Como falamos, o uso do Learning analytics beneficia não somente alunos e professores, como também gestores e instituições de ensino como um todo.

Neste caso, a instituição terá condições de analisar o desempenho de todos os seus alunos e professores através dos dados obtidos pelo big data.

Esses milhares de dados vão ajudar as instituições a entenderem o estágio atual de suas equipes discentes e docentes, permitindo avaliar a evolução de cada professor e aluno dentro de suas jornadas pedagógicas na escola.

Como utilizar o Learning analytics?

O primeiro grande passo para que escolas e instituições de ensino utilizem o Learning analytics como ferramenta de gestão é criando um ambiente virtual de aprendizagem e de gestão escolar.

A partir deste pré-requisito é possível criar projetos pedagógicos envolvendo o Learning analytics, seguindo os seguintes passos:

Diagnóstico

Todos os dados extraídos pela escola, pelos gestores e professores, serão importantes para gerar um primeiro diagnóstico do trabalho que vem sendo realizado. Será possível entender a evolução dos estudantes, o trabalho dos professores e a eficiência de todas as atividades geradas e das ações e atividades propostas.

Nesta fase é possível que os professores busquem entender suas turmas, comparando-as, para depois buscar entender estudantes de forma mais individualizada para encontrar pontos de melhora, pontos fracos e pontos fortes de cada estudante.

A fase do diagnóstico é essencial para que a instituição saiba onde se encontra o seu projeto pedagógico.

Personalização da atuação docente

Os dados que o Learning analytics fornece são provenientes de todas as atividades feitas pelos alunos e podem focar em taxas de acertos, envolvimentos dos alunos em fóruns de estudo, ou em temas e disciplinas com melhores resultados e piores resultados.

Todos esses dados serão suficientes para que os professores consigam planejar de forma eficiente as suas aulas e atividades propostas, personalizando o trabalho de cada um deles, e permitindo que eles trabalhem situações percebidas como mais urgentes e necessárias que outras.

Gestão educacional

É preciso que a instituição construa um projeto eficiente baseado na captura de dados educacionais. Será necessário um sistema pedagógico que identifique e aperfeiçoe o trabalho dos professores, as suas abordagens e as atividades propostas no semestre.

Será necessário um sistema que consiga identificar todas as nuances do seu corpo estudantil, para entender o perfil de suas turmas e assim permitir que se crie ações estratégicas voltadas para estas turmas.

Conclusão 

Vimos hoje que a educação é um dos setores que mais foi impactado pelas revoluções que o mundo passou e vem passando, sobretudo a revolução tecnológica.

O Learning analytics surge deste movimento e tem como princípio o uso de dados para promover o aperfeiçoamento de todo o sistema de ensino e aprendizagem.

Sua função hoje em dia é estratégica em cada instituição e aquela que não usar será muito prejudicada na construção de um projeto pedagógico eficiente e moderno.

E você, conhecia o conceito de Learning analytics? Nos conte!

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados