+55 (44) 9 9181-2171
+55 (44) 9 9181-2171
A tecnologia pode ser considerada a principal aliada da revolução educacional que o mundo vem passando desde as últimas duas décadas. São muitos os avanços conquistados, e dentre estes podemos destacar o uso cada vez mais comum do Learning analytics como conceito para o desenvolvimento da educação e de projetos pedagógicos.
Mas o que seria o Learning analytics?
Neste artigo vamos conhecer tudo sobre este termo que vem sendo usado cada vez mais na educação, seja no formato EAD, onde o conceito surgiu, seja nos modelos mais tradicionais de ensino, mostrando que esta ferramenta já é uma realidade.
Vamos conhecer as funções e as vantagens que o Learning analytics possui hoje em dia para a educação, além de saber como utilizar esta ferramenta para aperfeiçoar um projeto pedagógico, desde o ensino básico até graduações acadêmicas.
Vamos começar?
O termo vem do inglês e podemos definir como sendo a análise de dados para uso na educação.
Dá para perceber que seu conceito é abrangente e engloba todos os processos da jornada educacional que podem ser aperfeiçoados através do uso e da análise de dados.
Dentro de um projeto pedagógico, a sua importância é imensa, já que uma das maiores tendências no ensino atualmente é a ideia de personalização e otimização da jornada de aprendizado do aluno.
Assim, o Learning analytics consegue enquanto ferramenta analisar e gerar muitas informações para professores, educadores e gestores, para que eles consigam criar estratégias personalizadas para pequenos grupos ou até mesmos alunos individualmente.
Esses dados são acumulados e analisados através de ferramentas como big data ou Inteligência artificial.