+55 (44) 9 9846-8412

Educação min

Big Data na Educação: Análise de dados para melhorar a eficácia do ensino

Você já parou para pensar na quantidade de informações que são disponibilizadas na internet? Além destes dados, ainda podemos contabilizar informações vindas de sistemas internos, de aplicativos, de softwares, dentre outras fontes. E quando junta tudo isto o resultado é uma infinita base de dados chamada de Big Data, que vem sendo usada em setores como a educação para melhorar a eficácia do ensino.

Neste artigo vamos entender melhor o conceito de Big Data, como ele pode ser usado para diversas situações, desde aquelas recomendações de filmes e séries que serviços de streaming lhe apresentam quando terminam de assistir algo, até análises de relatórios de desempenho de alunos.

Vamos entender como o Big Data vem se transformando em um instrumento eficaz para aperfeiçoar o sistema de ensino e para gerar cada vez mais conhecimento para professores e alunos. 

Mas para entendermos isso é preciso começar pela pergunta essencial.

O que é big data?

Podemos definir big data como sendo um volume muito grande, gigante mesmo, de dados que vão sendo coletados de forma sistemática e que podem ser utilizados em diferentes setores para diferentes objetivos, dentre eles para aperfeiçoar processos dentro de uma empresa, ou para gerar conhecimento para um grupo específico de pessoas, ou para tomada de decisões estratégicas, em organizações.

O conceito de Big Data vem sendo utilizado de forma mais constante em empresas que buscam entender seu público consumidor, e que utilizam de toda a base de dados existente para criar perfis de clientes, direcionar campanhas e ações estratégicas, além de construir um sistema de comunicação mais eficaz.

Porém, outros setores sociais perceberam o quanto o uso de Big Data pode resultar em melhorias e aperfeiçoamento de processos e um dos setores que mais vem se utilizando desta base de informações para gerar conhecimento é o setor educacional.

O que faz o big data?

É preciso entender também como se dá o funcionamento do big data, afinal de contas, não basta somente coletar dados e informações, é preciso agrupar, organizar, relacionar e interpretar para que gere análises eficientes.    

Vamos entender o processo de uma forma mais simples: ao entrar em uma rede social, você visita alguns perfis de marcas de smartphones.  Neste instante, todo o sistema de dados capta estas suas ações e agrupa junto com todo o volume de informações já existente para direcionar para você novos conteúdos sobre o assunto.

O resultado é que pouco tempo depois você começa a observar a rede social sugerindo empresas de vendas de smartphones, ou perfis de influenciadores que produzem conteúdos sobre aparelhos de celular.

Ou seja, tudo que você faz ou não faz na internet é captado e coletado, e passa a se juntar a milhões e milhões de outros dados que vão ser utilizados para gerar experiências otimizadas para você, com base no seu perfil.

É isso que faz o Big data.

Tecnologias envolvidas em Big Data

  • Sistemas de arquivos distribuídos

  • Processamento paralelo massivo

  • Computação em nuvem

  • Grids de mineração de dados

  • Redes de alta velocidade

  • Sistemas de armazenamento escaláveis

  • Algoritmos específicos

  • Técnicas de Inteligência artificial

Os tipos de dados coletados pelo big data

Podemos dividir os tipos de dados em estruturados, semiestruturados e não estruturados.

  • Estruturados

Nesse tipo as informações são armazenadas em bancos de dados tradicionais e organizadas em tabelas. Podemos usar como exemplos as Planilhas eletrônicas, como Excel, bancos de dados, arquivos XML e arquivos CSV.

  • Semiestruturados

Os dados semiestruturados podem seguir diversos padrões, de forma heterogênea. É uma espécie de meio termo, dos dados estruturados e dos dados não estruturados. Em banco de dados semiestruturado, eles não são guardados em tabelas e sim em outras formas, como o XML por exemplo.

  • Não estruturados

É uma mescla de dados originários de diversas fontes, como vídeo, texto, imagem, XML, dentre outras. Eles não possuem uma estrutura definida e não podem ser, por exemplo, organizados em tabelas.

E como o Big Data pode ajudar a educação?

Chegamos então ao setor educacional, que vem se utilizando cada vez mais de agrupamento de dados para gerar melhorias em todo o sistema de ensino. 

E como isso acontece?

Vamos primeiro lembrar que a educação vem passando por uma série de transformações nas últimas décadas, e uma destas mudanças acontece a partir das chamadas metodologias ativas de aprendizado.

As metodologias ativas buscam modificar a dinâmica de ensino, substituindo aquela ideia tradicional do professor como o detentor do conhecimento em uma sala de aula dando aula para um grupo padronizado de alunos que estão ali somente para ouvir e decorar informações, por outra ideia, mais moderna, onde o aluno é o grande protagonista de sua jornada de aprendizado.

E nesta jornada o aluno passa a ser visto de forma mais individualizada, sendo preciso então algum sistema ou método que gere informações detalhadas dos alunos e turmas para os professores, para que estes elaborem conteúdos mais direcionados.

E é neste momento que o Big Data surge como grande aliado da educação.

Vamos imaginar que a escola utilize uma plataforma online, que ofereça atividades de aula, cursos extras, provas e testes diversos e aulas em vídeo, e-books, infográficos, dentre muitas outras possibilidades.

Cada vez que o aluno utiliza essa plataforma, seja para fazer uma avaliação, ou para entregar alguma atividade, o sistema vai coletando os dados e vai agrupando, gerando bancos de dados diversos, desde específicos de cada aluno, até de turmas ou de grupos de alunos.

O sistema então vai captando os assuntos que cada aluno domina mais, ou tem mais dificuldades, coleta as notas das avaliações, o tempo demorado para finalizar as atividades e a partir destas análises vai propondo novas atividades, mudança de roteiro de aulas, dentre outras ações.

Este é o trabalho que algumas das principais plataformas online na área de educação faz:

Geekie Lab

Ela é uma plataforma virtual construída para desenvolver atividades para professores, gestores e alunos.

A Geekie Lab explora todas as possibilidades mencionadas anteriormente, e oferece para professores e alunos uma série de videoaulas, resumos de aulas, exercícios e diversos tipos de aulas.

O sistema coleta todos os dados a partir das atividades feitas por cada um dos alunos. E a partir de uma primeira análise o sistema identifica as dificuldades passadas por cada aluno, gera relatórios de desempenho, com os assuntos e atividades mais difíceis para cada um deles, sugerindo possíveis mudanças no processo de ensino e aprendizado.

É através do big data que são sugeridas essas mudanças para os alunos, seja no roteiro de atividades, seja nos assuntos abordados, buscando uma maior eficiência no processo de ensino de conteúdos.    

Assim, o Geekie Lab acaba atuando como um suporte para organização, distribuição e correção das tarefas, otimizando o tempo dos professores, que podem se dedicar somente ao trabalho de planejamento de novos conteúdos e novas abordagens de ensino.

Datastorm

A Datastorm é uma empresa com atuação em diversos setores sociais e econômicos, como seguradoras, empresas de varejo e telecomunicações, dentre outras. 

Ela também oferece para empresas do setor educacional sua tecnologia que permite criar relatórios individuais de desempenho dos alunos, possibilitando a partir disso a personalização do conteúdo, uma das características das metodologias ativas.

As vantagens do uso de big data na educação

Podemos citar alguns dos benefícios que o uso do sistema de big data proporciona para a educação:

Mapeamento da vida escolar dos alunos

Como já vimos, esse é um dos maiores benefícios do uso de um sistema de coleta de dados como o big data. A partir deste banco de dados extenso e detalhado, professores e gestores podem entender melhor as suas turmas e os seus alunos individualmente. 

A análise destes dados pode se transformar numa poderosa arma para educadores e gestores da educação criarem novas ações pedagógicas, mudarem o roteiro de aulas e de atividades e realizar mudanças de rotas para aperfeiçoar o plano pedagógico das turmas e dos alunos.

Diminuir a evasão escolar

Quando você possui um sistema que te fornece todas as informações dos alunos, e por conta disso se consegue acompanhar de forma permanente o desempenho e as atividades dos mesmos, então a tendência é que se crie um ambiente que vai dificultar a evasão escolar.

Os professores vão conseguir acompanhar a permanência de cada aluno em sala de aula, as notas e a partir destes dados antecipar problemas e já buscar possíveis soluções.

Conclusão

Vimos aqui que cada vez mais organizações se utilizam do conceito de big data para gerar informações que sustentem tomadas de decisões inteligentes, ou planejamento otimizado, dentro de suas empresas.

Vimos também que no campo da educação o uso de big data proporciona um benefício muito grande, que é a possibilidade de personalização do ensino. A análise de dados de alunos permite que professores planejem de forma individualizada e mais adequada as atividades e os conteúdos oferecidos para alunos ou grupos e alunos.

Esse é o grande benefício que o conceito de big data proporciona para o sistema de ensino e por conta disso vem sendo utilizado por escolas para aperfeiçoar os métodos pedagógicos e melhorar a jornada de aprendizado de cada aluno.

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados