+55 (44) 9 9846-8412

Educação min

Ensino Híbrido: O que é? Como funciona? Quais Vantagens para Educação?

Os últimos anos foram desafiadores para professores que precisaram pensar e repensar a forma como educavam crianças e jovens em meio a uma pandemia que impossibilitou a presença de alunos nas salas de aulas. O modelo de educação à distância ganhou espaço e hoje, com o fim da COVID 19, se mantém, mas de outra forma. Isso porque o sistema pedagógico acabou incorporando o ensino híbrido como um dos modelos educacionais.

Mas você sabe o que é ensino híbrido?

Neste artigo vamos conhecer tudo sobre esta nova metodologia de ensino, desde o seu significado teórico e prático, até o seu funcionamento.

Também veremos quais são as vantagens que este método proporciona para professores, alunos e escolas.

Confira!

O que é o ensino híbrido? 

O caminho percorrido até chegarmos ao significado de ensino híbrido é um pouco longo, mas precisamos conhecer.

Ele passa pelo processo de evolução da educação, que tem ainda no modelo tradicional o mais popular. 

Neste modelo o método é presencial, e a aula expositiva, com o professor sendo o detentor do conhecimento e passando este saber para alunos que só recebem informações de forma passiva.

Com o tempo este modelo foi sendo questionado e surgiram algumas novidades como as metodologias ativas, que buscavam dar mais autonomia para o aluno no processo de aprendizado, e também o ensino à distância, que nasce com a evolução tecnológica, que permitia que você assistisse uma aula, mesmo que a quilômetros de distância da escola.

O ensino híbrido surge então como uma metodologia que busca unir o que existe de melhor tanto no ensino presencial quanto no modelo online, que independe da presença de professores e alunos.

Assim, o ensino híbrido, ou blended learning, é um modelo combinado que utiliza ferramentas tecnológicas para complementar o ensino presencial dentro de um sistema onde eles se complementam e se completam.

Porque sim, eles precisam se complementar dentro de um projeto planejado de ensino, não basta somente oferecer aulas online e aulas presenciais para que o sistema seja considerado híbrido.

Mas isso veremos a seguir.

Como funciona o ensino híbrido? 

O modelo híbrido pode funcionar a partir de diversas dinâmicas e possibilidades, mas sempre tendo como norte o uso de ferramentas tecnológicas, e aulas que podem acontecer no universo online e no ambiente físico.

Podemos entender o funcionamento do ensino híbrido através de alguns exemplos:

A sala de aula invertida

Se no sistema tradicional de ensino as aulas acontecem presencialmente e as atividades extras são feitas fora da escola, na sala de aula invertida a lógica é transformada.

O aluno estuda a parte teórica do assunto em casa, e a sala de aula serve para que o professor organize discussões e atividades complementares ao assunto.

Como a ideia é que o aluno vá para a sala de aula já com conhecimento sobre o assunto, as atividades presenciais tendem a potencializar o conhecimento e aperfeiçoar o processo de aprendizado.

A rotação de laboratório

Nesta dinâmica pedagógica as atividades acontecem somente na escola, utilizando, por exemplo, o laboratório de informática. Nele, um grupo de alunos passa um período estudando os assuntos enquanto outro grupo está na sala de aula com o professor. 

E fazem essa rotação continuamente.

A rotação individual

Nessa dinâmica o professor desenvolve roteiros individuais para suprir as necessidades de seus estudantes. Desta forma é possível trabalhar as disciplinas de uma forma mais abrangente e produtiva, além de atender as demandas de cada aluno ou grupo de alunos.

O que é necessário para que o ensino híbrido funcione na prática?

Para que o ensino híbrido possa funcionar de forma satisfatória dentro de um projeto de ensino é preciso estar atento a estes preceitos básicos:

Infraestrutura tecnológica

Uma das bases do modelo híbrido de ensino está na tecnologia, que vai permitir que alunos estudem de casa, que usem computadores e smartphones e que tenham experiências de realidade virtual e aumentada, por exemplo.

Nesse sentido, é preciso que a instituição de ensino possua uma infraestrutura tecnológica que proporcione esta experiência para os envolvidos.

Planejamento pedagógico

Como falamos, o modelo híbrido não é somente mesclar aulas presenciais e atividades online. É preciso que haja todo um planejamento pedagógico do corpo docente para que as atividades se complementam e sejam aperfeiçoadas pelas outras.

Treinamentos e capacitações para professores

É preciso que a escola ofereça treinamentos para seu corpo docente, para que este esteja apto a colocar em prática as atividades envolvendo ferramentas tecnológicas.

É preciso que os professores consigam manusear as plataformas de ensino escolhidas e também conhecer os objetos tecnológicos usados na sala. 

Quais Vantagens do ensino híbrido para a Educação?

A implementação do modelo híbrido de ensino apresenta algumas vantagens, para professores, alunos e escolas. 

Vamos conhecer as principais:

Maior autonomia para os alunos

Uma das grandes vantagens do modelo híbrido é a de proporcionar para o aluno uma experiência de aprendizado mais autônoma, onde ele é o protagonista de sua jornada pedagógica.

Você já deve ter ouvido que as metodologias ativas de ensino transformam o aluno em protagonista e o coloca no centro do aprendizado. Bem, esta é uma das vantagens que o sistema híbrido de ensino oferece.

Mas como isso acontece? 

O estudante tem maior controle sobre seus estudos, principalmente nas atividades online, onde ele de fato vai ser o responsável pelas leituras e atividades.

O aluno também terá mais espaço para intervir nas discussões, já que o modelo permite e incentiva que os estudantes interajam e busquem informações e conhecimentos por conta própria também. 

Otimização do tempo para professores e alunos

O modelo híbrido, que se utiliza de muitas ferramentas tecnológicas, permite que professores e estudantes otimizem seus tempos para o que de fato interessa.

O professor pode já apresentar os conteúdos e assuntos da aula na plataforma online de ensino, para que os alunos já façam a leitura dos conteúdos. Assim, a sala de aula será um espaço somente para discussões e esclarecimentos, além de tirar as dúvidas.

O professor não vai precisar ensinar o assunto do zero e o aluno vai conseguir absorver parte dos conteúdos no momento que achar mais adequado, usando a sua autonomia para escolher quando estudar.

Personalização dos conteúdos

No ensino híbrido o professor tem muito mais condições de entender o perfil de seus alunos. Com a possibilidade de acompanhar mais de perto as atividades dos alunos, professores podem conhecer os pontos fortes e fracos de sua turma e assim elaborar conteúdos direcionados para atender às necessidades de seus estudantes.

A personalização de conteúdo é uma das grandes armas para um maior aproveitamento do processo de ensino e aprendizado. Pensar as atividades de forma estratégica tende a aperfeiçoar o aprendizado dos alunos.

Melhora engajamento dos alunos

Um dos grandes problemas do sistema tradicional de ensino é o pouco engajamento que ele gera com os estudantes, que como agentes passivos normalmente estão desestimulados para a prática do aprendizado.

Em um modelo que proporciona mais autonomia para eles, a tendência é que os estudantes se sintam mais motivados e entusiasmados com as atividades e com o uso de tecnologias como fonte de conhecimento.

E esse entusiasmo gera engajamento nas aulas e atividades, o que melhora todo o processo como um todo.

Aprendizado mais prático

No modelo híbrido os conteúdos teóricos são passados para os alunos de forma online, para que eles estudem em casa ou onde acharem melhor. 

Com a parte teórica já iniciada, as aulas presenciais acabam sendo focadas em atividades mais práticas, onde o conhecimento acaba sendo mais completo e voltado para o mundo real.

Incentiva a inovação pedagógica

O ensino híbrido nasce dentro de um contexto moderno, onde as tecnologias tomam conta da sociedade e onde os alunos são cada vez mais aversos com o modelo tradicional de ensino.

Desta forma, o modelo híbrido força os professores a buscarem cada vez mais novidades pedagógicas e novas atividades para conquistar a atenção de suas turmas.

O modelo híbrido incentiva professores a pensarem em formas cada vez mais atuais e leves para desenvolver atividades educacionais e promover uma pedagogia mais completa e abrangente.

Conclusão 

Vimos nesse artigo todo o percurso que a educação trilhou até chegar em metodologias como o ensino híbrido.

Do modelo tradicional, até as metodologias ativas, a educação precisou evoluir com o passar do tempo, e com as revoluções tecnológicas pelas quais o nosso mundo tem passado.

O ensino híbrido é uma representação bem adequada deste novo mundo, onde o online está cada vez mais popular, mas ainda precisamos de uma experiência presencial para que a jornada de aprendizado seja mais abrangente e completa.

E você, já ouviu falar do ensino híbrido? Qual a sua opinião sobre esta metodologia mista de ensino?

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados