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Aprendizagem Baseada em Projetos: Veja Como Implementá-la

As evoluções tecnológicas vêm causando um efeito dominó em vários setores da sociedade e no ensino não poderia ser diferente. O modelo tradicional já não dá conta das novas gerações de crianças e jovens, e é preciso pensar em novas formas de passar conteúdos sem que seja aquela onde o professor fala e o estudante escuta passivamente. As metodologias ativas nascem para de alguma maneira aperfeiçoar essa dinâmica, é um dos mais eficientes métodos é a aprendizagem baseada em projetos.

Neste artigo vamos conhecer mais profundamente esta metodologia ativa de ensino que coloca o estudante como protagonista de sua jornada de aprendizagem e vamos entender qual a sua importância para o sistema pedagógico.

Vamos também conhecer os benefícios da aprendizagem baseada em projetos e por fim apresentar maneiras de implementar este modelo em sua escola ou organização.

Aprendizagem Baseada em Projetos

O conceito de aprendizagem baseada em projetos nasce a partir do surgimento das metodologias ativas de ensino e tem como premissa central aquela ideia de colocar o estudante para colocar a mão na massa.

Como assim?

Simples, os métodos ativos mudam o foco da dinâmica de ensino e aprendizado, tirando o professor daquele lugar central e mais importante, que é o de detentor do saber, e colocando em seu lugar o aluno, que agora é o verdadeiro protagonista da jornada de conhecimento.

As metodologias ativas seguem essa direção e a aprendizagem baseada em projetos é um dos mais eficientes exemplos. 

Ela tem como foco a construção do conhecimento a partir de projetos, ou desafios, que vão exigir de todos uma série de habilidades e capacidades úteis para a vida real. Ou seja, não estamos focando somente em teoria, mas sim como ela dialoga com a vida prática.

Nesta metodologia os estudantes são motivados e instigados a buscarem a solução de problemas reais através de projetos que muitas vezes são interdisciplinares, contribuindo assim para um modelo de aprendizagem muito mais rico e diverso.

Solução de problemas VS criação de projetos 

Quem já estudou sobre metodologias ativas já deve ter ouvido falar de aprendizagem baseada em problema, onde a construção do conhecimento nasce a partir da apresentação de problemas.

Você deve ter percebido a similaridade com esta metodologia baseada em projetos, não é verdade? 

São duas ideias diferentes, e vamos explicar o porquê agora.

Enquanto a aprendizagem baseada em problemas tem como foco o “problema”, a aprendizagem baseada em projetos pode até nascer de um problema apresentado, mas o seu foco é o projeto. 

Ambas nascem do conceito de aprendizado ativo, onde o estudante é convidado a participar ativamente do processo de construção do conhecimento, e mesmo tendo premissas parecidas, o foco delas são distintas e é importante entender o que diferencia uma da outra.

O funcionamento da aprendizagem baseada em projetos

Entender como funciona esta metodologia ativa não é tão difícil, até mesmo porque as etapas são bem simples e de fácil compreensão:

  • O professor apresenta um problema, que tem como foco a vida real, ou seja, estamos falando de problemas do nosso dia a dia. Vamos imaginar que começamos como o problema: “como melhorar a qualidade das águas dos rios de nossa cidade”

  • Os estudantes tomam para si o problema e começam a pensar nas hipóteses que sustentam o problema. No caso, quais são os motivos que fazem a qualidade da água dos rios de nossa cidade ser baixa.

  • Os alunos já conhecem o problema, e já conhecem as hipóteses ou as possíveis causas, então chegou o momento de elaborar o projeto que se propõe solucionar o problema. 

  • Com o projeto estabelecido, chegou o momento de executá-lo, transformando a construção do conhecimento em soluções para os problemas do nosso cotidiano.

Essa é a dinâmica da aprendizagem baseada em projetos, que pela sua definição acaba tendo o ensino como centro de sua atividade, mas nada impede que uma organização utilize a sua fórmula com a sua equipe de colaboradores.

Quais são os benefícios da aprendizagem baseada em projetos

Como toda metodologia ativa, a aprendizagem baseada em projetos apresenta uma série de vantagens se comparada com o modelo tradicional.

O protagonismo do aluno é o foco

O principal benefício é a mudança completa da dinâmica de construção do conhecimento. As metodologias ativas prezam pelo protagonismo estudantil, ou seja, a jornada de aprendizado do aluno é feita por ele, tendo ele como centro do processo.

Esta mudança muda completamente a forma como entendemos a educação, pois tira do professor aquela função endeusada de dono do conhecimento e o coloca como um mediador, um mentor, alguém que vai auxiliar a jornada de aprendizado do estudante.

Já o estudante passa a colocar a mão na massa, como falamos anteriormente. Ele será o responsável por buscar a solução de problemas, por refletir as situações apresentadas e a partir de um processo colaborativo com outros alunos chegar a conclusões e fomentar o saber.

Estímulo do raciocínio lógico e da criatividade 

Se tem algo que a aprendizagem baseada em projetos estimula no aluno é a capacidade de encontrar soluções para os problemas através do exercício do raciocínio lógico e do uso da criatividade.

Não é difícil entender o motivo, já que problemas nascem para serem solucionados, e a busca por soluções demanda muitas reflexões, pesquisas e conversas colaborativas. Nesse processo o raciocínio lógico é continuamente exercitado, já que muitas vezes as soluções são encontradas de forma “lógica”.

A criatividade é instigada a todo o momento, já que a busca por soluções para problemas reais muitas vezes não segue o caminho mais comum, necessitando de opções criativas e diferentes.

Estímulo ao conhecimento colaborativo e ao trabalho em equipe

Estamos vivendo um momento em nossa história onde o individualismo está sendo protagonista das relações sociais. Este é um dos males de nossa época, e é preciso que se construa ferramentas que mudem esta forma de enxergar o mundo.

A aprendizagem baseada em projetos é uma destas ferramentas, que estimulam a construção do conhecimento a partir de diálogos, conversas e colaborações coletivas. 

O professor tem um papel importante de criar o espaço e alimentá-lo, para que os alunos saibam exercitar a arte de trabalhar em equipe e encontrar de forma coletiva as soluções para os problemas da vida real.

Como Implementar a aprendizagem baseada em projetos

São vários os passos que você, professor, pode dar para iniciar um trabalho de aprendizagem baseado em projetos. Basta segui-los e ir aperfeiçoando as etapas do processo.

Tudo começa com uma pergunta direcionadora

Lembra do nosso exemplo?

 “Como melhorar a qualidade das águas dos rios de nossa cidade”

Tudo começa com uma questão feita pelo professor juntamente com os estudantes e que vai nortear todo o resto dos trabalhos na sala de aula.

Perceba que até mesmo a questão que dá início à atividade é elaborada de forma colaborativa, e o professor tem um papel essencial de direcionar e auxiliar os alunos na busca pelo problema e pelas soluções.

É fundamental que esta pergunta desafie os alunos e cultivem neles a curiosidade, a motivação e o engajamento para que se busque coletivamente a solução em forma de projeto.

Elaborando um plano para o projeto 

Este tipo de conhecimento precisa ser produzido de forma planejada, organizada e colaborativa. Não adianta jogar uma pergunta direcionadora e esperar que a mágica aconteça de forma aleatória.

É função do professor estimular os alunos para que eles elaborem um plano de ação, com todos os passos seguintes.

Essa responsabilidade alimenta a capacidade de cada aluno em ser protagonista de sua jornada de aprendizado e estimula a equipe a trabalhar em grupo.

Nesse momento é preciso que eles planejem as pesquisas, as novas perguntas que poderão ser produzidas, e também as possíveis soluções.

É um momento adequado para que haja divisão de tarefas, uma organização completa da atividade e, sobretudo, o início do processo de investigação por parte do grupo estudantil.

Calendário de atividades e cronograma

Outro passo importante que o professor deve ter atenção é o que define o calendário e o cronograma de ações. Fazer o aluno entender que é preciso ter responsabilidade e entregar as atividades nas datas marcadas é uma das funções desta etapa.

O aluno precisa aprender desde cedo a cumprir com as responsabilidades, e ao mesmo tempo o professor precisa perceber o quão profundo é o tema da atividade, para que ela não se prolongue demais e faça os estudantes perderem a curiosidade e a motivação.

Desenvolvimento do projeto e construção da solução

Este é o momento que percebemos o quão produtivo tem sido esta metodologia na vida escolar dos alunos. É aqui que os alunos apresentam as soluções encontradas em forma de projetos para resoluções das questões direcionadoras.

Cabe ao professor monitorar as ações individuais dos alunos e entender ao mesmo tempo como o grupo se comporta enquanto corpo coletivo. É essencial que haja um equilíbrio entre jornada de aprendizado individual e exercício coletivo e colaborativo do conhecimento.

Avaliação dos resultados

Para finalizar um ciclo de aprendizagem baseada em projetos cabe ao professor, e aos estudantes, avaliarem os resultados para, caso seja necessário, buscar aperfeiçoar futuramente o projeto ou a questão que norteia.

Conclusão

Vimos neste artigo uma das formas mais eficazes de metodologias ativas de ensino, a aprendizagem baseada em projetos.

Conhecemos seu conceito, suas vantagens, e entendemos de uma vez por todas o quanto ela tem a oferecer de novidade e de novas abordagens ao sistema tradicional de ensino, que precisa sempre se atualizar e se aperfeiçoar.

E você, já conhecia esta metodologia ativa? Nos conte a sua experiência. Acesse outros conteúdos como este em nosso blog.

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