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As evoluções tecnológicas vêm causando um efeito dominó em vários setores da sociedade e no ensino não poderia ser diferente. O modelo tradicional já não dá conta das novas gerações de crianças e jovens, e é preciso pensar em novas formas de passar conteúdos sem que seja aquela onde o professor fala e o estudante escuta passivamente. As metodologias ativas nascem para de alguma maneira aperfeiçoar essa dinâmica, é um dos mais eficientes métodos é a aprendizagem baseada em projetos.
Neste artigo vamos conhecer mais profundamente esta metodologia ativa de ensino que coloca o estudante como protagonista de sua jornada de aprendizagem e vamos entender qual a sua importância para o sistema pedagógico.
Vamos também conhecer os benefícios da aprendizagem baseada em projetos e por fim apresentar maneiras de implementar este modelo em sua escola ou organização.
O conceito de aprendizagem baseada em projetos nasce a partir do surgimento das metodologias ativas de ensino e tem como premissa central aquela ideia de colocar o estudante para colocar a mão na massa.
Como assim?
Simples, os métodos ativos mudam o foco da dinâmica de ensino e aprendizado, tirando o professor daquele lugar central e mais importante, que é o de detentor do saber, e colocando em seu lugar o aluno, que agora é o verdadeiro protagonista da jornada de conhecimento.
As metodologias ativas seguem essa direção e a aprendizagem baseada em projetos é um dos mais eficientes exemplos.
Ela tem como foco a construção do conhecimento a partir de projetos, ou desafios, que vão exigir de todos uma série de habilidades e capacidades úteis para a vida real. Ou seja, não estamos focando somente em teoria, mas sim como ela dialoga com a vida prática.
Nesta metodologia os estudantes são motivados e instigados a buscarem a solução de problemas reais através de projetos que muitas vezes são interdisciplinares, contribuindo assim para um modelo de aprendizagem muito mais rico e diverso.
Quem já estudou sobre metodologias ativas já deve ter ouvido falar de aprendizagem baseada em problema, onde a construção do conhecimento nasce a partir da apresentação de problemas.
Você deve ter percebido a similaridade com esta metodologia baseada em projetos, não é verdade?
São duas ideias diferentes, e vamos explicar o porquê agora.
Enquanto a aprendizagem baseada em problemas tem como foco o “problema”, a aprendizagem baseada em projetos pode até nascer de um problema apresentado, mas o seu foco é o projeto.
Ambas nascem do conceito de aprendizado ativo, onde o estudante é convidado a participar ativamente do processo de construção do conhecimento, e mesmo tendo premissas parecidas, o foco delas são distintas e é importante entender o que diferencia uma da outra.
Entender como funciona esta metodologia ativa não é tão difícil, até mesmo porque as etapas são bem simples e de fácil compreensão:
O professor apresenta um problema, que tem como foco a vida real, ou seja, estamos falando de problemas do nosso dia a dia. Vamos imaginar que começamos como o problema: “como melhorar a qualidade das águas dos rios de nossa cidade”
Os estudantes tomam para si o problema e começam a pensar nas hipóteses que sustentam o problema. No caso, quais são os motivos que fazem a qualidade da água dos rios de nossa cidade ser baixa.
Os alunos já conhecem o problema, e já conhecem as hipóteses ou as possíveis causas, então chegou o momento de elaborar o projeto que se propõe solucionar o problema.
Com o projeto estabelecido, chegou o momento de executá-lo, transformando a construção do conhecimento em soluções para os problemas do nosso cotidiano.
Essa é a dinâmica da aprendizagem baseada em projetos, que pela sua definição acaba tendo o ensino como centro de sua atividade, mas nada impede que uma organização utilize a sua fórmula com a sua equipe de colaboradores.
Como toda metodologia ativa, a aprendizagem baseada em projetos apresenta uma série de vantagens se comparada com o modelo tradicional.
O principal benefício é a mudança completa da dinâmica de construção do conhecimento. As metodologias ativas prezam pelo protagonismo estudantil, ou seja, a jornada de aprendizado do aluno é feita por ele, tendo ele como centro do processo.
Esta mudança muda completamente a forma como entendemos a educação, pois tira do professor aquela função endeusada de dono do conhecimento e o coloca como um mediador, um mentor, alguém que vai auxiliar a jornada de aprendizado do estudante.
Já o estudante passa a colocar a mão na massa, como falamos anteriormente. Ele será o responsável por buscar a solução de problemas, por refletir as situações apresentadas e a partir de um processo colaborativo com outros alunos chegar a conclusões e fomentar o saber.
Se tem algo que a aprendizagem baseada em projetos estimula no aluno é a capacidade de encontrar soluções para os problemas através do exercício do raciocínio lógico e do uso da criatividade.
Não é difícil entender o motivo, já que problemas nascem para serem solucionados, e a busca por soluções demanda muitas reflexões, pesquisas e conversas colaborativas. Nesse processo o raciocínio lógico é continuamente exercitado, já que muitas vezes as soluções são encontradas de forma “lógica”.
A criatividade é instigada a todo o momento, já que a busca por soluções para problemas reais muitas vezes não segue o caminho mais comum, necessitando de opções criativas e diferentes.
Estamos vivendo um momento em nossa história onde o individualismo está sendo protagonista das relações sociais. Este é um dos males de nossa época, e é preciso que se construa ferramentas que mudem esta forma de enxergar o mundo.
A aprendizagem baseada em projetos é uma destas ferramentas, que estimulam a construção do conhecimento a partir de diálogos, conversas e colaborações coletivas.
O professor tem um papel importante de criar o espaço e alimentá-lo, para que os alunos saibam exercitar a arte de trabalhar em equipe e encontrar de forma coletiva as soluções para os problemas da vida real.
São vários os passos que você, professor, pode dar para iniciar um trabalho de aprendizagem baseado em projetos. Basta segui-los e ir aperfeiçoando as etapas do processo.
Lembra do nosso exemplo?
“Como melhorar a qualidade das águas dos rios de nossa cidade”
Tudo começa com uma questão feita pelo professor juntamente com os estudantes e que vai nortear todo o resto dos trabalhos na sala de aula.
Perceba que até mesmo a questão que dá início à atividade é elaborada de forma colaborativa, e o professor tem um papel essencial de direcionar e auxiliar os alunos na busca pelo problema e pelas soluções.
É fundamental que esta pergunta desafie os alunos e cultivem neles a curiosidade, a motivação e o engajamento para que se busque coletivamente a solução em forma de projeto.
Este tipo de conhecimento precisa ser produzido de forma planejada, organizada e colaborativa. Não adianta jogar uma pergunta direcionadora e esperar que a mágica aconteça de forma aleatória.
É função do professor estimular os alunos para que eles elaborem um plano de ação, com todos os passos seguintes.
Essa responsabilidade alimenta a capacidade de cada aluno em ser protagonista de sua jornada de aprendizado e estimula a equipe a trabalhar em grupo.
Nesse momento é preciso que eles planejem as pesquisas, as novas perguntas que poderão ser produzidas, e também as possíveis soluções.
É um momento adequado para que haja divisão de tarefas, uma organização completa da atividade e, sobretudo, o início do processo de investigação por parte do grupo estudantil.
Outro passo importante que o professor deve ter atenção é o que define o calendário e o cronograma de ações. Fazer o aluno entender que é preciso ter responsabilidade e entregar as atividades nas datas marcadas é uma das funções desta etapa.
O aluno precisa aprender desde cedo a cumprir com as responsabilidades, e ao mesmo tempo o professor precisa perceber o quão profundo é o tema da atividade, para que ela não se prolongue demais e faça os estudantes perderem a curiosidade e a motivação.
Este é o momento que percebemos o quão produtivo tem sido esta metodologia na vida escolar dos alunos. É aqui que os alunos apresentam as soluções encontradas em forma de projetos para resoluções das questões direcionadoras.
Cabe ao professor monitorar as ações individuais dos alunos e entender ao mesmo tempo como o grupo se comporta enquanto corpo coletivo. É essencial que haja um equilíbrio entre jornada de aprendizado individual e exercício coletivo e colaborativo do conhecimento.
Para finalizar um ciclo de aprendizagem baseada em projetos cabe ao professor, e aos estudantes, avaliarem os resultados para, caso seja necessário, buscar aperfeiçoar futuramente o projeto ou a questão que norteia.
Vimos neste artigo uma das formas mais eficazes de metodologias ativas de ensino, a aprendizagem baseada em projetos.
Conhecemos seu conceito, suas vantagens, e entendemos de uma vez por todas o quanto ela tem a oferecer de novidade e de novas abordagens ao sistema tradicional de ensino, que precisa sempre se atualizar e se aperfeiçoar.
E você, já conhecia esta metodologia ativa? Nos conte a sua experiência. Acesse outros conteúdos como este em nosso blog.