+55 (44) 9 9181-2171
+55 (44) 9 9181-2171
Com a rotina cada vez mais intensa e recheada de afazeres, parar para ler um livro, seja de literatura ou idiomas, se tornou um desafio dos maiores nessa vida. Nesse sentido, a inovação educacional, e claro, tecnológica, tem ajudado a introduzir ferramentas como o audiobook, que vem ganhando muito espaço entre os consumidores de livros.
Nesse artigo vamos conhecer o que é audiobook, suas características, suas vantagens, seja para quem consome, seja para quem produz, e finalmente, daremos muitas dicas de como produzir o seu audiolivro, e gerar receita com o conhecimento que você tem para oferecer.
Não é muito difícil entender o que é audiobook. Eles são livros falados, ou seja, feitos em formato de áudio. Para serem ouvidos, e não lidos. Pode ser uma versão completa de um livro, pode ser um resumo, dentre outras possibilidades.
Ao respondermos o que é um audiobook, acabamos revelando indiretamente qual era a função inicial do formato, que era oferecer conteúdos literários para deficientes visuais.
Os audiobooks se popularizaram muito na década passada, com um leque cada vez mais numeroso de títulos de livros de literatura, mas também pela inclusão de livros que ofereciam conteúdos estratégicos, como audiobooks de marketing, saúde, bem estar, finanças, etc. O audiobook havia entrado definitivamente dentro da categoria de infoprodutos.
É muito comum ouvirmos a pergunta: o que é um audiobook, afinal?
O audiobook não é um livro de papel, isso todos nós sabemos. Então não dá para oferecer aquela mesma experiência de leitura que uma pessoa que compra um livro físico numa livraria possui. Mas isso não significa que a experiência do audiobook seja inferior, muito pelo contrário.
Dentre as vantagens do audiobook, podemos listar:
Acessibilidade e praticidade;
Proporciona inclusão social;
Aprendizado através de áudio;
Perfeito para aprendizado de idiomas;
Fáceis de criar e produzir;
Tendência de mercado.
Quando pensamos no que é um audiobook, e nas suas vantagens, é impossível não colocarmos essas duas características em primeiro lugar. Um audiobook pode ser escutado em praticamente todos os lugares em todos os momentos. Enquanto que é impossível você abrir um livro enquanto está pedalando, dirigindo ou na academia, o audiobook acaba preenchendo esta lacuna, oferecendo conteúdo em momentos como estes.
Assim, a acessibilidade faz do audiobook uma ferramenta maravilhosa de lazer e de conhecimento, vai depender somente do título escolhido para consumo.
E ele é muito prático, pois não pesa absolutamente nada. Essa é outra vantagem, bem característica dos infoprodutos. Eles não pesam e não ocupam espaço físico. Um audiobook pode ser escutado via streaming, ou através de arquivo baixado no seu smartphone, ou no seu notebook.
Falamos que a origem do audiobook nos remete aquela função de proporcionar lazer e leitura para deficientes visuais. Pois essa é uma das mais bonitas vantagens do audiolivro: ele gera inclusão social.
Numa sociedade como a nossa atual, que busca diminuir as desigualdades existentes entre pessoas, o audiobook cumpre a sua função gerando conhecimento e cultura para pessoas tão especiais.
Estamos acostumados com o formato de aprendizado através de leitura, então o audiobook chegou para expandir as possibilidades de aquisição de conhecimento. Desta forma aumentamos a quantidade de pessoas que consomem conhecimento, já que não devemos esquecer que há muita gente que não se adequa a forma mais tradicional de leitura, vinda dos livros físicos.
O audiobook acaba gerando conhecimento para um público que pode possuir dificuldades em se concentrar na leitura de livros físicos, ou para aquele público que não tem tempo de sentar e ler um livro na tranquilidade de casa.
O audiobook acaba sendo uma ferramenta de conhecimento para uma série de pessoas que se via prejudicadas por não se adaptarem aos livros físicos, ou simplesmente não gostavam de ler.
Os cursos de idiomas, mesmo antes da popularização dos audiobook, já produziam conteúdos em áudios para os estudantes, afinal de contas, para aprender uma nova língua é fundamental ouvi-la. Assim, o audiobook se apresenta como o formato perfeito para você aprender um novo idioma.
Os audiobook voltados para o ensino de línguas são dos mais populares e há muitas opções no mercado, mostrando que a produção desse conteúdo além de gerar conhecimento para quem consome, gera receitas para quem produz.
Aprender inglês, francês, alemão ou espanhol sem o auxílio de audiobook acaba se tornando um desafio muito mais difícil.
Essa é uma vantagem direcionada aos produtores de conteúdo. O audiobook, tal como os e-books, são fáceis de criar e produzir, basta, é claro, você possuir um conhecimento para passar para as pessoas, e entender um pouco sobre o mercado digital, alguns conceitos. Ou então investir em uma empresa que possui todo o know how para te ajudar em absolutamente tudo.
Assim, o audiobook se mostra como um dos infoprodutos mais interessantes do ponto de vista educacional, já que ele carrega um formato fácil e leve de ensino e aprendizagem, e do ponto de vista comercial, já que a sua criação, produção e divulgação envolvem mais conhecimento que dinheiro.
Vivemos em um mundo que as pessoas buscam por soluções fáceis e rápidas para as suas demandas. Nesse sentido o audiobook se mostra como uma tendência bem evidente para hoje e para o futuro, já que oferece conhecimento, lazer e diversão de uma forma leve, rápida e prática.
Entender que esse formato será um dos principais formatos de aquisição de conhecimento pode gerar muito sucesso para produtores de conteúdos Brasil afora. O audiobook vem crescendo a cada dia como infoproduto e já possui um leque bem extenso de assuntos e temas abordados. De curso de idiomas a livros sobre saúde, você vai encontrar um livro em formato de áudio em várias lojas especializadas.
Agora que você sabe exatamente o que é audiobook e suas vantagens, vamos apresentar 6 passos para você produzir o seu do zero absoluto.
Defina um tema;
Planeje e escreva um roteiro;
Treine antes da gravação;
Grave o conteúdo;
Edite e revise o material;
Divulgue seu audiobook.
Vamos detalhar cada passo, logo abaixo.
Toda criação de conteúdo começa com a parte mais básica: sobre o que vou falar? Nesse caso, pense primeiro em quais conhecimentos você possui e que podem ser passados através de um audiobook. Depois desse passo é muito importante você pesquisar no mercado de infoprodutos e nos buscadores o quanto esse tema gera interesse nas pessoas.
Claro que um tema como saúde da mulher gera muito interesse, então para você ser bem sucedido com o seu audiobook vai precisar de um conteúdo diferenciado, pensado estrategicamente para seu público-alvo. Outros temas, mais específicos, tendem a ser mais fáceis de entrar no mercado, mas podem gerar bem menos receitas.
Tema definido, o passo seguinte é elaborar e escrever o roteiro de seu audiobook. Se o seu audiobook se originou de um e-book ou livro então o primeiro passo é entender tudo que está no formato de leitura e que não fará tanto sentido no formato de áudio. Imagens, links, gráficos, planilhas, dentre outros elementos devem ser retirados ou transformados.
A divisão de capítulos, tópicos e temas é bem similar ao de um e-book, então é só seguir a mesma estratégia de dividir seu conteúdo para gerar uma experiência positiva de prazer ou de aprendizado.
Sim, não é aconselhável você já sair do roteiro direto para a gravação, até porque gravar não é nada fácil. Então treine muito, treine dicção, treine o tom de voz, treine todas as nuances que você deseja passar para quem for ouvir o seu audiobook.
Não é necessário que você narre o seu audiobook, esse serviço pode ser terceirizado, e inclusive há muitas pessoas especializadas nesse trabalho, gerando resultados muito mais profissionais. Porém, ao decidir você mesmo narrar, o tom pessoal e personalizado acaba sendo um dos trunfos do seu infoproduto.
Chegou aquele momento derradeiro, onde você e o microfone ficam frente a frente.
Em primeiro lugar, esteja bem tranquilo e bem disposto. Depois escolha um local silencioso, para não gerar ruídos que podem atrapalhar o resultado final de seu audiobook. É muito importante escolher bem o local. Caso não tenha nada adequado, pense na ideia de contratar uma empresa que ofereça esse serviço, o investimento será recompensado.
Faça a leitura do conteúdo de forma tranquila, e certifique-se que você está bem para dar continuidade. Beber água é muito importante para manter o mesmo pique e a mesma qualidade.
Se você já passou por todas as fases do processo e falta somente a edição e revisão, então o caminho já está meio andado. Entretanto a edição dá trabalho, e a regra é a mesma da gravação: se você não tem o conhecimento e as técnicas necessárias, cogite contratar o serviço de uma empresa especializada para te ajudar em tudo.
Na edição você vai poder cortar conteúdos que não ficaram bons, poderá adicionar outros, fazer uma divisão diferente da gravada, enfim, você poderá mexer em toda a estrutura do seu audiobook.
Escolher músicas, efeitos sonoros ou outros elementos de áudio podem dinamizar ainda mais o seu audiobook, gerando mais prazer para quem for ouvir. Pense sempre no consumidor final, em como ele vai querer consumir o seu audiolivro.
Momento final do processo é na divulgação que você será ou não recompensado pelo trabalho que teve para gravar e produzir o seu conteúdo em áudio.
Foque inicialmente nas redes sociais, e principalmente, nas plataformas especializadas em infoprodutos, como a Hotmart. A partir daí pense em parcerias, em divulgação específica através da plataforma paga do Google e do Facebook.
E você, já pensou em produzir um audiobook?
Confira outros conteúdos como este em nosso blog. Até a próxima batalha.