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As últimas duas décadas foram marcadas por uma revolução tecnológica que obrigou empresas e profissionais a se reposicionarem no mercado de trabalho, e por uma modernização do setor de Recursos Humanos, que proporcionou o surgimento de muitas ferramentas e estratégias corporativas. Uma destas estratégias é o upskilling.
Neste artigo vamos entender o significado desta palavra que vem se popularizando nos setores de RH das empresas, e que tem influenciado na contratação de futuros profissionais e colaboradores. Vamos entender o seu funcionamento e a sua aplicação no dia a dia.
Uma das palavras mais populares na área de Recursos Humanos é Skill, que em nossa língua significa ‘habilidades’. Pensando assim, fica um pouco mais fácil o entendimento do significado de upskilling, que pode ser definido como o aprimoramento contínuo das habilidades profissionais.
O Upskilling é colocado em prática por profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos em áreas nas quais eles já estão inseridos, com o objetivo de aumentar o seu domínio sobre aquele setor ou tema.
Assim, o upskilling dialoga com ideias mais contemporâneas, como o Lifelong learning, que é o aprendizado contínuo ao longo da vida.
O upskilling surge com esta mesma proposta de permitir que colaboradores consigam aprimorar seus conhecimentos sobre uma área, proporcionando que eles se atualizem, e gere entregas cada vez mais otimizadas de produção e trabalho.
Já entendemos que o conceito de upskilling pode ser empregado para profissionais que desejam aprimorar as suas habilidades na área em que atuam, para adquirir ainda mais autoridade naquela função.
Próximo a isso há o conceito de reskilling, que também trabalha com a aquisição de habilidades, só que dentro de outra abordagem.
O reskilling acontece justamente quando o colaborador busca aprender novas habilidades e conhecimentos para se requalificar no mercado de trabalho ou quando a empresa observa a necessidade de desenvolver talentos dentro de sua própria equipe para exercer novas funções e faz isso através de capacitações e treinamentos.
Os dois conceitos trabalham a mesma ideia, de se qualificar e de adquirir habilidades necessárias para o desenvolvimento profissional.
O investimento em capacitações e treinamentos visando o desenvolvimento de habilidades traz frutos não somente para a empresa, mas, sobretudo para os colaboradores.
É uma via de mão dupla, que apresenta de um lado os setores de RH, que desejam que seus colaboradores adquiram habilidades desejadas por todo e qualquer gestor, e de outro lado o profissional, que vê na qualificação ou requalificação a chance de crescer em sua área de atuação ou de mudar de área ou de empresa.
Mas para que a estratégia dê resultados é importante que todos saibam quais seriam estas habilidades desejadas pelo gestor dentro do mundo corporativo. Veremos as principais:
Desenvolver a capacidade de liderança é um dos principais objetivos desejados por todo e qualquer profissional que pretenda crescer na empresa.
Todo gestor busca encontrar no colaborador a capacidade de se fazer ouvir, de motivar seus companheiros de equipe, de conseguir que sua equipe se engaje nas demandas da empresa e que gere sentimentos bons nos seus colegas.
A liderança envolve a capacidade natural das pessoas seguirem você, e por mais que seja uma habilidade que nasça com a pessoa, ela pode seguramente desenvolver ao longo dos anos através de estudos, treinamentos e capacitações.
Um colaborador que tenha versatilidade e que saiba lidar com demandas das mais diversas e com imprevistos.
O profissional flexível é aquele que entende que há uma necessidade de se adequar continuamente às demandas da empresa, às demandas do mercado de trabalho e as demandas da sociedade.
Um profissional flexível é aquele que entende que não há uma verdade única, e que sim, há diferentes pontos de vista que devem ser aceitos e respeitados.
Um profissional que adquire a habilidade de ser proativo e de sempre ter a iniciativa de colocar em prática o que existe na teoria tende a conseguir mais facilmente cargos mais qualificados dentro de uma empresa.
Toda empresa deseja ter colaboradores que sejam ágeis e que busquem a todo instante resolver demandas que surgem sem a necessidade de sempre esperar por orientações dos superiores.
Uma habilidade cada vez mais desejada pelos gestores é a que prega o uso da empatia no dia a dia dentro do ambiente de trabalho.
Ter a capacidade de se colocar no lugar de seu colega de trabalho ou de um cliente gera resultados muito mais produtivos e saudáveis para o profissional e para a empresa.
Se o mercado de trabalho em décadas passadas incentivava a competição selvagem e a criação de um ambiente individual, hoje as coisas mudaram completamente ao desejo de todo gestor em possuir colaboradores que saibam trabalhar coletivamente.
É importante entender que o trabalho coletivo gera melhores resultados para todos e para que seja colocado em prática é fundamental que o profissional esteja aberto a críticas, a conselhos, e ajudas. Saber lidar bem com a cultura do feedback é fundamental para o profissional moderno.
O upskilling funciona principalmente através de estratégias de treinamentos e capacitações, onde a empresa investe para qualificar seus colaboradores e os profissionais buscam por qualificação ou requalificação profissional.
Porém o upskilling é muito mais que estratégias de treinamentos. Para que o conceito seja colocado em prática é importante que empresas invistam sim em novos aprendizados e conhecimentos, mas também que colaboradores sejam proativos e tenham iniciativas de crescimento e desenvolvimento profissionais.
Assim, o upskilling pode funcionar através de algumas práticas:
É importante que a empresa incentive seus colaboradores a pensarem em habilidades que possam ser aprimoradas ou conquistadas.
Esse é o primeiro passo para que um programa de treinamentos funcione na prática. Há a necessidade que cada profissional perceba quais são as skills mais importantes e estratégicas para as funções que ele exerce na empresa e as que ele poderá exercer dentro de um programa de promoção.
A empresa deve entender que de nada adianta ter um plano de desenvolvimento de seus colaboradores se ela não proporciona um ambiente adequado para a qualificação ou requalificação profissional.
É obrigação da empresa oferecer espaços adequados ou o tempo necessário para que haja condições de aquisição de novas habilidades e de novos conhecimentos.
Para uma empresa implementar o conceito de upskilling é importante seguir os seguintes passos:
Tudo começa quando a empresa mapeia as habilidades que ela precisa que sejam desenvolvidas entre seus colaboradores.
É muito importante que o gestor saiba exatamente o que a empresa precisa desenvolver em termos de skills, para que as fases posteriores sejam bem sucedidas.
A fase mais importante do upskilling é quando a empresa coloca em prática treinamentos que visam entregar novos conhecimentos para seus colaboradores, permitindo a aquisição das habilidades desejadas por empresa e por profissional.
Os treinamentos podem ser feitos de diversas maneiras, como presencialmente e treinamentos online, utilizando técnicas de aprendizagem mais modernas, como gamificação ou realidade virtual.
O ambiente de trabalho normalmente é composto por colaboradores de diferentes áreas, idades, e perfis.
O processo de upskilling envolve também criar um ambiente onde as trocas de experiências sejam incentivadas e colocadas como estratégia de treinamento e aprendizado.
É importante que as empresas incentivem a troca de experiências e a criação de equipes multidisciplinares e ecléticas do ponto de vista geracional.
São muitos os benefícios que a prática do upskilling oferece para uma empresa e podemos citar os principais:
É inegável que um dos principais benefícios é o aumento da produtividade, algo natural e inevitável, já que a qualificação contínua de colaboradores, mais treinamentos e um programa de qualificação profissional estratégico proporciona o desenvolvimento da equipe e o aumento da produtividade.
Isso acontece porque a equipe terá domínio cada vez maior sobre as funções exercidas.
Uma empresa que se interessa e se preocupa em desenvolver as skills de sua equipe terá como resposta natural o aumento da motivação e do engajamento dos seus colaboradores.
Colaboradores se engajam por verem novas possibilidades de ascensão profissional dentro da empresa e assim um bom programa de upskilling gera não só engajamento, mas também motivação.
Outro benefício para a empresa é a capacidade maior em reter seus talentos. Profissionais de alto rendimento e de potencial buscam numa empresa desafios e possibilidade de crescimento profissional e de desenvolvimento pessoal.
Se uma empresa proporciona um ambiente assim é natural que ela consiga reter seus talentos, diminuindo também a taxa de saída, a nada agradável taxa de turnover.
Também são muitos os benefícios que o upskilling proporciona para os colabores.
Autoconhecimento: Um profissional que busca entender suas demandas, suas falhas e suas brechas para melhoras é um profissional capaz de crescer e de se desenvolver em termos de inteligência emocional e habilidades profissionais. É um processo de autoconhecimento que resulta no crescimento profissional.
Valorização:Um profissional qualificado é um profissional valorizado, seja dentro da empresa, seja no mercado de trabalho. O upskilling proporciona aos colaboradores novas possibilidades de crescimento dentro da empresa, abrindo novas portas.
O upskilling veio para ficar como estratégia corporativa para qualificação de colaboradores.
Num ambiente novo e tecnológico, quem não se adequar e se atualizar estará fadado ao fracasso profissional.
E você, já conhecia o conceito de upskilling?
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