+55 (44) 9 9181-2171
+55 (44) 9 9181-2171
Você também já teve aquela sensação de que o tempo está passando mais depressa? Com o mundo cada vez mais dinâmico, as técnicas de ensino precisaram se readequar a um contexto onde as pessoas não conseguem parar para estudar por horas ou absorver conteúdos longos. Nesse sentido, as Pílulas de aprendizagem conseguem entregar conhecimento de forma simples, rápida e compacta.
Neste artigo conheceremos as Pílulas de aprendizagem, também chamadas de Pílulas do conhecimento ou Pílulas do aprendizado.
Veremos a sua definição, além de oferecermos dicas práticas de como utilizar e exemplos de como ela é usada nos treinamentos corporativos ou no ensino tradicional.
Pílulas de aprendizagem são conteúdos completos sobre um assunto produzidos de forma compactada, em curta duração.
A técnica consiste em oferecer conhecimento utilizando conteúdos feitos de forma compacta, para contemplar o usuário que não tem tempo para estudar por horas um assunto, ou aquele usuário que não consegue ficar atento ao estudar um conteúdo muito longo.
É uma abordagem que se adequa ao momento em que vivemos, onde as pessoas ou não têm tanto tempo para absorver conteúdos mais extensos, ou não conseguem ter foco para aprender a partir de conteúdos de longa duração.
Assim as Pílulas de aprendizagem oferecem conhecimento de forma simples, direta, com conteúdos compactos, porém completos e independentes.
Essa abordagem aparentemente pode ser considerada incompleta, mas está longe disso, na verdade. Conteúdos de curta duração, produzidos de forma estratégica, tendem a gerar resultados muito melhores em treinamentos corporativos, por exemplo.
As Pílulas de aprendizagem, ou de conhecimento, podem e devem ser utilizadas como ferramenta de ensino tanto para a educação formal quanto para a educação corporativa.
Os conteúdos podem ser em forma de lembretes, de dicas, de esclarecimentos sobre um assunto, como complemento de um tema já dado ou para destacar um tema relevante que o educador ou gestor queira.
Assim, podemos utilizar as Pílulas em treinamentos corporativos, processos de capacitação, como complemento às aulas presenciais ou em EAD, ou em outras diversas situações.
É muito importante que haja um planejamento em volta desta ferramenta, com objetivos a serem cumpridos. Não adianta produzir conteúdos aleatórios ou sem uma meta a ser cumprida, principalmente quando falamos de capacitação corporativa.
As Pílulas de aprendizagem devem sempre sanar dúvidas dos colaboradores, ou esclarecer uma questão que envolve o ambiente de trabalho e os atributos das funções, ou complementar os conteúdos disponibilizados em manuais ou em treinamentos presenciais.
O formato de Pílula serve justamente para oferecer de modo direto um conteúdo feito estrategicamente para aquela situação, com um objetivo específico.
Não é produtivo utilizar as Pílulas de aprendizagem para abordar assuntos muito técnicos ou complexos. Isso porque devemos ter em mente que o objetivo desta ferramenta é oferecer uma forma simples, direta e compacta de conhecimento e determinados assuntos demandas tempo e profundidade.
Assim, as Pílulas de conhecimento podem, em casos assim, servir de complemento para treinamentos presenciais ou feitos em modo EAD, mas de forma completa. Com o conteúdo já apresentado aos colaboradores, ou estudantes, as Pílulas podem somente reforçar o que já foi abordado, ou destacar o que aconteceu de mais importante no treinamento.
Podemos destacar alguns benefícios que a ferramenta gera tanto para educadores e gestores, como para colaboradores e estudantes:
Um dos grandes benefícios vem da facilidade que é produzir conteúdos mais curtos, com abordagens mais simples e diretas.
Enquanto que a produção de conteúdos longos demanda tempo, e muito planejamento, tanto para construir o roteiro, quanto para gravar, as Pílulas de aprendizagem podem ser criadas rapidamente e gravadas também de forma mais acelerada.
Porém essa facilidade não pode ser confundida com pouca qualidade.
As empresas, por exemplo, podem mudar, podem atualizar ou criar Pílulas de forma bem dinâmica e rápida, sem que haja a necessidade de planejamento e organização prévia.
Basta perceber que aquele conteúdo está defasado, que substitui por outro atualizado. Essa possibilidade se torna mais inviável se o conteúdo for longo, ou produzido de forma mais complexa.
Um dos grandes benefícios é a possibilidade de personalizar completamente as Pílulas de Aprendizagem e entregar exatamente os conteúdos para os perfis específicos.
É preciso um tipo de conteúdo para a equipe de vendas? Basta produzir Pílulas direcionadas para este setor.
Necessita entregar conhecimento específico para o setor de produção? Basta direcionar os conteúdos para os colaboradores da área.
Isso vale para a educação corporativa, mas também vale para a educação formal, com o professor podendo criar Pílulas de aprendizagem para turmas específicas, e até mesmo alunos específicos.
Talvez o grande benefício desta ferramenta seja a facilidade com que colaboradores e estudantes absorvem os conteúdos compartilhados.
O formato simples, compacto e de Curta duração acaba entregando informações bem diretas e de fácil entendimento.
Desta forma, nosso cérebro consegue entender e fixar de maneira muito mais fácil e rápida os conteúdos, gerando entendimento, compreensão e engajamento.
Com uma comunicação clara, a tendência é que os resultados gerados pelas Pílulas de conhecimento sejam muito satisfatórios, gerando benefícios para a empresa e para os colaboradores.
Já falamos aqui, mas de fato um dos grandes benefícios das Pílulas de aprendizagem é a possibilidade de atualização constante dos conteúdos e do planejamento de capacitação dos colaboradores, ou então do planejamento de aulas de um professor.
Agora você aprendeu a definição de pílulas de aprendizagem e conheceu também os impactos que essa metodologia de ensino pode trazer para sua organização, vamos apresentar alguns passos para que você consiga aplicar no dia a dia.
A primeira dica serve para lembrar a função das Pílulas de aprendizagem: ela é uma estratégia voltada para passar informações sobre a rotina diária dos colaboradores, atualização de políticas da empresa, habilidades que sejam simples e fáceis de aprender, além de reforço para aulas já oferecidas.
Utilizar esta ferramenta para apresentar temas longos e complexos tende a dar resultados muito aquém do desejado.
Vamos usar um exemplo: a empresa acabou de realizar um trabalho de capacitação para o setor de vendas.
Nesse caso, é interessante criar conteúdos em formato de Pílulas de aprendizagem para destacar os principais pontos abordados e para complementar a capacitação.
Importante definir desde cedo quais seriam os objetivos das Pílulas do conhecimento na empresa ou escola.
Entendendo seu objetivo você pode traçar metas para serem alcançadas, como por exemplo, capacitar a equipe de vendas para um novo produto da empresa.
A metodologia só será funcional se o planejamento for feito com base em objetivos e metas bem definidas.
As Pílulas de aprendizagem podem ser um ótimo recurso para corrigir provas ou exercícios, tanto na educação tradicional quanto na educação corporativa.
Utilize pílulas para resolver questões, explicando de forma clara e simples, para que os colaboradores entendam de forma clara a resolução daquele problema apresentado.
Outra dica prática é o uso para normatizar o uso de ambientes de trabalho, como uma sala de lazer, banheiros, escritórios, e outros diversos ambientes.
Pílulas neste sentido servirão como lembretes e serão úteis para evitar ruídos de comunicação, além do mau uso do ambiente corporativo.
Não adianta criar um conteúdo, por mais simples e direto que seja, que não seja adequado ao perfil daquele grupo, turma ou profissional.
Adeque a criação de Pílulas ao perfil de seus colaboradores, de sua equipe, de sua turma, e tenha melhores resultados.
As Pílulas de aprendizagem podem ser exemplificadas através de possibilidades como estas:
Um ótimo exemplo de Pílulas de aprendizagem é o Podcast que pode ser corporativo e envolver a equipe de trabalho nos assuntos cotidianos da empresa.
Além de esclarecer temas sobre a rotina de trabalho, ele pode também ser utilizado para apresentar novos protocolos da empresa, regras de convivência ou de uso de espaço, além de complemento para assuntos que foram abordados em treinamentos ou palestras.
Pequenos vídeos tendem a gerar um maior impacto na absorção de conhecimento. Assim, as pílulas podem ser usadas para gerar conteúdos estratégicos para um setor, para a capacitação de grupos, ou para aprendizado de turmas inteiras.
Vídeos podem ser utilizados como complementos de capacitações, e também como forma de destacar o que foi aprendido nos treinamentos.
Pílulas do conhecimento podem ser geradas a partir de exercícios curtos de gamificação. A gamificação é uma metodologia de ensino que segue as premissas do jogo.
É uma ótima ferramenta para prender a atenção dos alunos, permitindo que eles absorvam ainda mais o conteúdo compartilhado.
Outra forma de produzir Pílulas de aprendizagem é criando textos curtos sobre determinado tema.
Áudios podem ser direcionados para equipes inteiras, setores, ou colaboradores específicos, e geram resultados muito bons, pois somos mais receptivos a conteúdos sonoros.
Vimos o quão produtivo podem ser as Pílulas de aprendizagem, se bem utilizadas e planejadas.
Elas podem ser uma importante ferramenta para gerar conteúdos estratégicos em processos de capacitação, treinamentos, ou até mesmo na sala de aula tradicional.
Seu formato casa perfeitamente com a dinâmica imposta pelos dias atuais, onde temos cada vez menos tempo para estudo, e temos cada vez menos capacidade de absorver conteúdos longos e extensos.
E você, conhecia as Pílulas de aprendizagem?
Navegue em nosso blog e confira outros conteúdos como este.