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Um dos maiores desafios que professores e pesquisadores da educação possuem atualmente é o de encontrar métodos e fórmulas que ajudem a construir um modelo pedagógico rico e plural, um eficiente gerenciamento administrativo e um alinhamento correto com as normas municipais, estaduais e federais de ensino. Neste sentido, desenvolver uma gestão educacional que esteja de acordo com essas ideias se apresenta como a solução mais adequada.
Neste artigo vamos conhecer o conceito de Gestão Educacional e entender como ela é uma das principais personagens de um bom projeto escolar, que precisa unir eficiência no setor de ensino e aprendizado, com uma administração correta e que esteja de acordo com todas as legislações educacionais, incluindo a mais importante que é a LDB, a Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira.
Vamos também entender como funciona a Gestão Educacional e, principalmente, compreender como a tecnologia pode ser um dos maiores aliados de um bom projeto educacional, proporcionando eficiência pedagógica e administrativa juntas.
Vamos começar?
A Gestão Educacional é o elo que unifica todos os setores dentro de uma escola ou projeto da área da educação. É definida a partir dos trabalhos pedagógicos, administrativos e políticos, inclusive.
Cabe aos gestores entenderem o funcionamento da escola para assim organizar e planejar todas as demandas necessárias para o bom funcionamento do projeto educacional. E isso envolve entendimento sobre gestão, sobre educação, sobre política e sobre legislação.
É da responsabilidade do gestor adequar aquele projeto educacional a todas as legislações que o sistema de ensino do qual ele faz parte possui. Esse é, de longe, um dos trabalhos mais complexos e necessários dos gestores na área da educação.
A gestão Educacional no setor privado ainda lida com a viabilidade econômica do projeto, que precisa ser gerenciado de forma eficiente e inteligente, e não pode ser apresentado somente como uma empresa capitalista visando o lucro e a produtividade, já que a educação não é um produto, mas sim um bem social.
A Gestão Educacional funciona a partir de setores e áreas que devem ter autonomia, mas ao mesmo tempo estarem integradas ao planejamento central, que é definido pelo gestor ou gestores.
Esses setores podem ser definidos assim:
Setor administrativo;
Setor financeiro;
Setor de gestão de pessoas;
Setor pedagógico;
Setor de recursos humanos;
Setor de comunicação.
Percebeu como é complexa a engrenagem que dá vida a Gestão Educacional?
Ela precisa encontrar meios de atender as demandas dos alunos, dos clientes, do corpo docente e de todos os elementos que se encontram no entorno da escola ou Instituição de ensino.
O funcionamento da Gestão Educacional se assemelha ao de qualquer empresa da iniciativa privada, e é necessário que cada setor esteja alinhado com o elemento central, para que se desenvolva um trabalho eficiente, colaborativo, produtivo, e por se tratar de educação, precisa contemplar todos os direitos exigidos nas legislações.
Agora que entendemos o conceito de Gestão Educacional, podemos partir para uma abordagem completamente necessária atualmente, que é a inserção da tecnologia nas atividades educacionais, seja no ensino propriamente dito, seja na área de gestão e administração escolar.
Já existe um entendimento bem claro de como as tecnologias têm auxiliado projetos pedagógicos, e têm dado sustentação às novas metodologias de ensino, como as metodologias ativas, por exemplo.
Com a revolução tecnológica, as novas gerações já nasceram tendo entendimento abrangente sobre ferramentas como smartphones, internet, computadores e sistemas de comunicação e redes sociais.
Assim, o desafio de contemplar essas gerações no campo pedagógico cresceu de forma exponencial, e não houve outra alternativa senão a de inserir as tecnologias nos novos projetos de ensino e aprendizado.
Essas novas abordagens têm criado novas perspectivas na educação e contribuído para uma nova revolução pedagógica, liderada pelas metodologias ativas de ensino.
Se a tecnologia tem sido uma grande aliada de professores e educadores no campo pedagógico, o mesmo podemos dizer do campo administrativo, onde as tecnologias têm se mostrado uma eficiente maneira para gerenciamento educacional.
Um sistema tecnológico de Gestão Educacional tem como função automatizar todos os processos burocráticos e otimizar os processos, tanto administrativos quanto pedagógicos.
Ou seja, a tecnologia auxilia o gestor a otimizar toda a parte burocrática de uma escola, deixando mais tempo livre para educadores utilizarem com o ensino propriamente dito, aperfeiçoando assim o projeto pedagógico, permitindo, por exemplo, que professores acompanhem de forma mais personalizada a jornada de aprendizado de seus alunos.
A tecnologia, se bem utilizada em um projeto de Gestão Educacional, tem o poder de otimizar o tempo de gestores e educadores, deixando-os mais livres para pensar em novas abordagens pedagógicas, buscando aperfeiçoar o projeto educacional da escola, enquanto as ferramentas tecnológicas, como softwares, se encarregam de fornecer todas as informações burocráticas e objetivas.
Essas informações podem ser usadas em diversos setores da escola, auxiliando a organização como um todo a se desenvolver de forma eficiente e saudável.
Vamos agora conhecer novas maneiras que a tecnologia pode ajudar a Gestão Educacional:
Já falamos aqui que a Gestão Educacional engloba diversos setores dentro da Instituição de Ensino, e que esses setores são autônomos, mas que precisam estar integrados em um sistema único e central.
É justamente nessa integração que o uso da tecnologia se faz necessário.
Existem softwares que unificam dados de todos os setores de uma escola, automatizando processos que antes eram manuais, e gerando um mar de informações que podem ser acessadas por todos os envolvidos, gerando muitas possibilidades de planejamento e ações estratégicas.
Essa integração de sistemas é fundamental para que haja uma organização em todas as atividades promovidas pela escola, seja na área de comunicação, de ensino ou administrativa, diminuindo os ruídos e falhas de comunicação entre os setores da escola.
A tecnologia tem sido uma grande aliada de gestores e líderes nas tomadas de decisões. Hoje em dia há ferramentas que entregam tantas informações técnicas e tantos dados estratégicos para gestores que as suas tomadas de decisões estão cada vez mais aperfeiçoadas, gerando menos erros e mais eficiência.
As tecnologias conseguem auxiliar a tomada de decisões, tanto de gestores, que veem nas informações passadas ótimo suporte para realização de ações estratégicas, quanto de professores, que podem usar as informações para personalizar a jornada de aprendizado de seus alunos, potencializando qualidades e corrigindo falhas que possam estar acontecendo dentro do projeto pedagógico.
Não é difícil entender como a tecnologia tem sido responsável pelo aumento da produtividade em projetos educacionais.
No modelo tradicional de escola, que existia há duas, ou três décadas atrás, professores e gestores passavam grande parte do tempo focados nas atividades burocráticas, como preenchimento de notas, de listas de presença, de formulários de diversos tipos e funções.
Todo este trabalho burocrático pode ser feito hoje em dia por sistemas automatizados, que além de organizarem melhor e com mais eficiência, ainda entregam informações estratégicas que podem ajudar gestores a aperfeiçoar processos e professores a aperfeiçoar ações pedagógicas.
Atualmente, com o uso cada vez mais constante de ferramentas tecnológicas, profissionais da educação têm passado cada vez mais tempo com o que verdadeiramente importa dentro de uma empresa do setor, que é no planejamento pedagógico e nas atividades de ensino.
Vamos imaginar uma escola que não se utiliza de sistemas tecnológicos para armazenar dados diversos, como notas de alunos, formulários dos mais variados tipos, dentre outros exemplos.
Essa escola terá um custo adicional com papel infinitamente maior que uma escola que utiliza sistemas inteligentes.
Esse é só um pequeno exemplo de como as tecnologias têm gerado redução de custos e economia de recursos para gestores e empresas do setor.
Escolas hoje podem armazenar seus documentos na nuvem, por exemplo, criando um sistema que pode ser acessado de forma direta e sem burocracia por qualquer pessoa envolvida no processo pedagógico da escola.
Sistemas assim podem ser usados também para que a administração, o corpo docente e os estudantes se integrem, criando espaços onde todos os envolvidos possam tirar dúvidas, ter acesso a documentos e informações relevantes, dentre outras possibilidades.
Já falamos aqui como ferramentas tecnológicas podem auxiliar professores na construção de jornadas de aprendizagem mais personalizadas. Isso beneficia, sobretudo, alunos, que terão mais condições de potencializarem suas qualidades e corrigirem seus pontos fracos.
Isso acontece através das informações que os sistemas automatizados passam para a equipe docente, que permitem que professores analisem dados e entendam como estão sendo desenvolvidas as jornadas pessoais de cada um dos estudantes de sua turma.
Essas informações são essenciais para que se aperfeiçoe ações e atividades.
Neste artigo conhecemos o conceito de Gestão Educacional e como ele é responsável pela boa condução de um projeto escolar.
Vimos que a tecnologia é atualmente uma das principais aliadas de uma boa gestão, e que ela proporciona a educadores e profissionais da educação as ferramentas necessárias para desenvolver ações estratégicas, criar atividades pedagógicas eficientes, e não perder tempo com a parte burocrática.
E você, já teve alguma experiência na área de Gestão Educacional? Nos conte! Leia outros conteúdos como este em nosso blog.