+55 (44) 9 9181-2171

Educação min

Gestão Educacional: Definições e Maneiras que a Tecnologia Pode Ajudar

Um dos maiores desafios que professores e pesquisadores da educação possuem atualmente é o de encontrar métodos e fórmulas que ajudem a construir um modelo pedagógico rico e plural, um eficiente gerenciamento administrativo e um alinhamento correto com as normas municipais, estaduais e federais de ensino. Neste sentido, desenvolver uma gestão educacional que esteja de acordo com essas ideias se apresenta como a solução mais adequada.

Neste artigo vamos conhecer o conceito de Gestão Educacional e entender como ela é uma das principais personagens de um bom projeto escolar, que precisa unir eficiência no setor de ensino e aprendizado, com uma administração correta e que esteja de acordo com todas as legislações educacionais, incluindo a mais importante que é a LDB, a Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira.

Vamos também entender como funciona a Gestão Educacional e, principalmente, compreender como a tecnologia pode ser um dos maiores aliados de um bom projeto educacional, proporcionando eficiência pedagógica e administrativa juntas.

Vamos começar?

O que é Gestão Educacional

A Gestão Educacional é o elo que unifica todos os setores dentro de uma escola ou projeto da área da educação. É definida a partir dos trabalhos pedagógicos, administrativos e políticos, inclusive.

Cabe aos gestores entenderem o funcionamento da escola para assim organizar e planejar todas as demandas necessárias para o bom funcionamento do projeto educacional. E isso envolve entendimento sobre gestão, sobre educação, sobre política e sobre legislação. 

É da responsabilidade do gestor adequar aquele projeto educacional a todas as legislações que o sistema de ensino do qual ele faz parte possui. Esse é, de longe, um dos trabalhos mais complexos e necessários dos gestores na área da educação.

A gestão Educacional no setor privado ainda lida com a viabilidade econômica do projeto, que precisa ser gerenciado de forma eficiente e inteligente, e não pode ser apresentado somente como uma empresa capitalista visando o lucro e a produtividade, já que a educação não é um produto, mas sim um bem social.

Como funciona a Gestão Educacional

A Gestão Educacional funciona a partir de setores e áreas que devem ter autonomia, mas ao mesmo tempo estarem integradas ao planejamento central, que é definido pelo gestor ou gestores.

Esses setores podem ser definidos assim:

  1. Setor administrativo;

  2. Setor financeiro;

  3. Setor de gestão de pessoas; 

  4. Setor pedagógico;

  5. Setor de recursos humanos;

  6. Setor de comunicação.

Percebeu como é complexa a engrenagem que dá vida a Gestão Educacional?

Ela precisa encontrar meios de atender as demandas dos alunos, dos clientes, do corpo docente e de todos os elementos que se encontram no entorno da escola ou Instituição de ensino.

O funcionamento da Gestão Educacional se assemelha ao de qualquer empresa da iniciativa privada, e é necessário que cada setor esteja alinhado com o elemento central, para que se desenvolva um trabalho eficiente, colaborativo, produtivo, e por se tratar de educação, precisa contemplar todos os direitos exigidos nas legislações. 

A tecnologia na educação

Agora que entendemos o conceito de Gestão Educacional, podemos partir para uma abordagem completamente necessária atualmente, que é a inserção da tecnologia nas atividades educacionais, seja no ensino propriamente dito, seja na área de gestão e administração escolar.

Já existe um entendimento bem claro de como as tecnologias têm auxiliado projetos pedagógicos, e têm dado sustentação às novas metodologias de ensino, como as metodologias ativas, por exemplo.

Com a revolução tecnológica, as novas gerações já nasceram tendo entendimento abrangente sobre ferramentas como smartphones, internet, computadores e sistemas de comunicação e redes sociais.

Assim, o desafio de contemplar essas gerações no campo pedagógico cresceu de forma exponencial, e não houve outra alternativa senão a de inserir as tecnologias nos novos projetos de ensino e aprendizado.

Essas novas abordagens têm criado novas perspectivas na educação e contribuído para uma nova revolução pedagógica, liderada pelas metodologias ativas de ensino.

A tecnologia na Gestão Educacional