+55 (44) 9 9181-2171

Educação 15 min

Educação Digital: O que é? Quais Benefícios? Exemplos de Tecnologias

Quando a gente fala em educação digital, logo nos vem em mente uma aprendizagem realizada por meio de tecnologias, seja tablets, seja smartphones.

Essa é uma visão válida, mas um pouco incompleta. A educação digital também pode ser entendida como o ato de ensinar o uso consciente e crítico da internet, bem como de suas ferramentas tecnológicas.

Neste artigo vamos entender melhor esses pontos de vista, e saber o significado de educação digital. Veremos também os benefícios que o seu uso proporciona para empresas, escolas e estudantes e por fim veremos alguns exemplos de tecnologias que fazem parte do grupo de ferramentas que dão vida à educação digital.

O que é Educação Digital?

Por mais que possamos entender educação digital como a prática do ensino através dos meios tecnológicos, esta visão acaba sendo incompleta e não apresenta de forma direta a importância que ela tem em nossas vidas.

A educação digital envolve habilidades, conhecimentos e comportamentos. Ela ensina o uso correto dos meios tecnológicos, como a internet, e incentiva a utilização consciente, crítica e legal desses meios que exercem um poder muito grande em nossa sociedade atual.

Em um momento em que as redes sociais estão sendo usadas para propagação de notícias falsas e ofensas pessoais, a educação digital se mostra como uma solução para que nossas futuras gerações entendam melhor o poder destas ferramentas e as utilizem com mais consciência.

Qual a importância da educação digital? 

Estamos na era digital, onde cada vez mais pessoas têm aparelhos de smartphones e utilizam planos de internet. Há um uso discriminado das ferramentas tecnológicas e a educação digital tem essa importante missão de ensinar o uso consciente desses meios.

Se por um lado a popularização das ferramentas tecnológicas ajuda a criar um ambiente menos desigual e desequilibrado, o uso desregrado de meios como a internet se mostra um desafio para educadores e pais.

Crianças e jovens vivem em um ambiente com muitos riscos gerados pelas redes sociais e pela internet, e é preciso que professores e escolas, além da família, se envolvam em mecanismos de educação digital voltados para este público.

Por outro lado, há muitas possibilidades propositivas geradas pelo uso de ferramentas digitais no ensino, como aulas online, aulas com gamificação, realidade virtual ou realidade aumentada. 

Nesse aspecto, a educação digital tem uma importância estratégica para escolas e professores que buscam sempre criar ferramentas para captarem a atenção de crianças e jovens no processo de aprendizagem.

Quais os benefícios da educação digital 

São muitos os benefícios que a educação digital proporciona para crianças, jovens, professores e escolas:

Capacidade crítica

Um dos grandes objetivos da educação digital é proporcionar a crianças e jovens uma capacidade crítica, um senso crítico, de poder receber informações de variadas fontes e saber fazer o uso adequado delas, refletindo e construindo as suas opiniões de modo autônomo e independente. 

A educação digital permite que estudantes deixem de ser parte passiva do processo de aprendizado e se tornem protagonistas.

Desenvolvimento cognitivo

As novas ferramentas tecnológicas contribuem para a criação de diversas atividades e ações pedagógicas que ajudam o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. 

Quanto mais possibilidades de aprendizado, maiores são as chances de desenvolvimento da capacidade de raciocínio, da consciência crítica e do desenvolvimento da opinião própria. Essa estrutura pedagógica serve tanto para jovens quanto para crianças.

Criatividade

Não há como negar que aparelhos como smartphones, tablets, e ferramentas como realidade virtual ou o uso de aplicativos, ajudam muito no processo de criatividade de crianças e jovens. 

A educação digital quando bem desenvolvida oferece para crianças e jovens muitas possibilidades de construção criativa, e eles respondem da melhor forma possível.

Aumenta o engajamento dos estudantes

Uma das grandes questões que envolvem a educação tradicional é o pouco engajamento de jovens e crianças nas aulas. De fato, aulas onde o professor fica sentado lendo um livro e os estudantes ficam parados escutando não geram motivação alguma. 

Assim, a educação digital se mostra como uma das soluções para mudar este quadro. Aulas mais envolventes, estudantes sendo participativos e as tecnologias no centro do processo pedagógico proporcionam um maior engajamento estudantil.

Diminui os índices de evasão escolar

Com aulas cada vez mais inovadoras e participativas, é natural e normal que os estudantes desejam permanecer nas aulas e nas escolas. 

Um dos grandes motivos para a evasão escolar no Brasil é a falta de motivação estudantil com as aulas oferecidas pelos professores. 

Desta forma a educação digital acaba gerando ferramentas que auxiliam professores a criarem aulas mais divertidas e uma pedagogia mais eficiente e motivadora.

Interação social

Um dos principais benefícios desse modelo é a possibilidade de gerar interações sociais em todos os processos, praticamente. 

Os formatos de educação inclusiva, com base no uso de tecnologias, incentivam o trabalho em equipe, e a interação social, com trocas de experiência, com ajuda mútua e com compartilhamento de opiniões. 

A própria tecnologia, e a internet, são ferramentas que nascem para serem colaborativas, e o seu uso dentro do ambiente escolar deve seguir esta mesma linha.

Aprendizado lúdico

Outro grande trunfo que a educação digital apresenta é a possibilidade do uso de ferramentas lúdicas nos processos de ensino e de aprendizado. 

As atividades passaram a ser divertidas, passaram a ser criativas, e desta forma passaram a alcançar um público muito maior e mais engajado de crianças e jovens.

Em formatos como gamificação, onde os jogos são protagonistas, o lúdico é peça importante para conquistar a atenção de crianças e jovens, e esse aprendizado com base na diversão gera resultados pedagógicos muito mais eficazes que o modelo tradicional de ensino.

Concentração

Outra grande vantagem que a educação digital e suas ferramentas geram é a maior capacidade de concentração de crianças e jovens no processo de ensino.

Em formatos como a realidade aumentada e mesmo a gamificação é preciso ter muita concentração para se achar a solução do problema ou para encontrar alguma pista inserida no jogo. 

Exemplos de Tecnologias que dão suporte à educação digital

Estes são alguns exemplos de ferramentas que a educação digital promove.

Gamificação

A Gamificação é um formato de ensino, que pode ser produzido para a educação tradicional e para a educação corporativa, e que tem como influência a dinâmica dos jogos, daí o termo gamificação (de games).

Para o professor produzir conteúdos em gamificação na era digital ele precisa se utilizar basicamente da internet, para gerar conteúdos que possam ser acessados de forma online.

A gamificação promove a educação colaborativa, participativa e  coloca o estudante no centro do processo de aprendizado, como protagonista. Neste contexto o professor tem um papel de tutor, de mediador.

A gamificação promove o ensino divertido, através de dinâmicas de jogos, como recompensas e objetivos, e acaba gerando muito mais engajamento e motivação dos estudantes no processo de aprendizado.

EAD

O ensino a distância foi um dos primeiros mecanismos que deram origem ao que conhecemos hoje como educação digital. 

Seu surgimento vem de décadas atrás, mas foi nos anos 2000, com o avanço da internet e a popularização do computador, que o ensino à distância ganhou impulso no Brasil.

Ao invés de aulas presenciais, o ensino à distância promove a educação através de mecanismos digitais, como vídeo aulas, seminários online e outras ferramentas não presenciais.

Esse modelo de ensino se popularizou nos anos 2000 com o surgimento de muitas faculdades especializadas em ensino à distância.

Os benefícios do EAD são muitos, e um dos principais é a flexibilidade que ele oferece para os estudantes, que viram nesse formato a única possibilidade de frequentar um curso de nível superior.

Aplicativos de realidade virtual e aumentada

Outra importante tecnologia que gerou uma revolução no processo de educação digital foi a dos aplicativos, que são até hoje uma das maiores parceiras da educação.

Há aplicativos para praticamente tudo no campo pedagógico e eles ajudam muito no processo de aprendizado do estudante, que já está familiarizado com esta ferramenta.

Há, entretanto, aplicativos que proporcionam atividades em realidade virtual e aumentada que são ferramentas essenciais em diversos projetos educacionais.

A RA e a RV são utilizadas como suporte para atividades de ensino para crianças, para jovens e para universitários, inclusive em programas de pós-graduação.

Conclusão

A educação digital, como vimos, envolve tanto o uso de ferramentas tecnológicas como smartphones e tablets, como também o uso consciente de meios digitais, como a internet e as redes sociais.

O educador se vê atualmente em uma missão árdua, de construir um projeto pedagógico que utilize todas as possibilidades que as tecnologias nos oferecem, mas também construindo um mundo com mais consciência crítica, empatia e uso saudável de todas as partes que envolvem essa nova era digital.

E você, qual a sua opinião sobre a educação digital?

Navegue em nosso site e confira outros conteúdos como este.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados